quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

MARIA GABRIELA QUARESMA – COMEMORA HOJE O SEU CINQUENTENÁRIO

A primeira Árbitra de Futebol em Portugal faz hoje anos!

Pois é verdade, a popular Gabi, para os amigos e não só, nasceu neste mesmo dia, há cinquenta anos, na formosa Freguesia de Dois Portos, Concelho de Torres Vedras, Distrito de Lisboa… Cheia de genica e muita vontade de servir Parece que foi há dias que a acompanhei nos primeiros passos da sua longa e brilhante carreira na arbitragem, quando dirigiu um jogo comemorativo do aniversário da APAF, logo nos seus primórdios… Outra lembrança que me acompanha refere-se a um jogo que dirigiu onde um meu colega de emprego (José Manuel Carvalho) que actuava numa equipa amadora e, por ela foi excluído nos primeiros momentos do desafio. Depois de ter sido contemplado com o cartão vermelho, passou por mim – eu estava no sector do público – desabafou, dizendo em voz alta: Oh Helder, fui expulso e logo por uma mulher…

Senhora de um currículo extenso e incomparável, do qual se destaca o ter sido Árbitra de Futebol de 11, como filiada da Associação de Futebol de Lisboa, de 1979 a 1990, onde participou em 549 jogos (!), o facto de ter sido a primeira classificada na 2ª categoria distrital, na época 1983/84, em competição com 70 colegas do sexo oposto! Também arbitrou Futsal a nível associativo, onde deu a sua colaboração em 364 desafios, de 1985 a 1993.

Árbitra dos quadros do INATEL-Instituto para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, desde 1993, nas duas variantes, tendo participado em mais de 700 desafios. Em Fevereiro de 1998 foi nomeada para actuar no Torneio Mundial de Futsal, organizado pelo CSIT-Confédération Sportive Internationale du Travail, na Dinamarca, dirigindo vários jogos incluindo aquele que decidiu o vencedor (a final).

Também exerceu a função de Observadora, quer no F.11, quer no Futsal, tanto Distrital, como Nacional. Em 2006 a APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, da qual é membro dos seus Corpos Gerentes, escolheu-a para patrona do torneio anual de Futsal inter-núcleos.

Desde jovem foi uma devotada praticante desportiva Andebol (Liceu de Cascais e no Benfica), Futebol 11 (Elevadores Fortis, campeã em 1982, Matraquilhos, Clube Académico de Alvalade, Arroios, União Desportiva e Cultural e, por fim, o Camarate. Futsal (Aires, Brandoa, Operário, Torpedos e Amoreiras) e Atletismo (Linda-a-Pastora, como veterana). Uma mulher de armas…

Contudo, há um senão. Quando a FIFA organizou o primeiro campeonato do Mundo Feminino (China-1991), procurou Árbitras aos países seus filiados, incluindo a Portugal, e a Gabi poderia ter aproveitado essa grande oportunidade, mas…

Expresso, pois, como seu acérrimo admirador, as minhas felicitações pelo dia especial de hoje, com votos de muitos parabéns e felicidades à Gabi, uma “miúda” simples, insubmissa, simpática, animadora de excelência, solidária, prestável, senhora do seu nariz, enfim, o que se pode dizer duma companheira de percurso à maneira…

1 comentário:

Joaquim Carvalho disse...

Parabéns à amiga Gabi pelo seu cinquentenário e ao amigo Alberto Helder pela excelente reportagem.