terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O CONSELHO DE ARBITRAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA LEVA A EFEITO ACÇÃO DE FORMAÇÃO PARA OS SEUS FILIADOS


O dinâmico e competente Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja, José Rosa Mâncio Soeiro e seus pares, os ilustres Carlos José Vidonho Alberto e João Batista Crujo, promoveram no passado sábado, dia 23, em Odemira (dista 210 quilómetros de minha casa), conforme programa delineado mais uma iniciativa com vista ao aperfeiçoamento técnico, físico e intelectual dos Árbitros bejenses, que compareceram em grande número, cerca de setenta elementos, destacando-se imensos jovens (rapazes e raparigas), o que é salutar e o garante da renovação e continuidade pretendidas para a valorização do sector.

De manhã, os Árbitros começaram por responder ao teste escrito regulamentar e, a seguir, ouviram as sábias palavras do Formador Albano Rocha Fialho – Responsável pela Comissão de Apoio Técnico da Associação de Futebol de Beja, composta por Jorge Francisco Água-Doce Fontes, José António Teodósio Quinta Queimada e Manuel Joaquim Góis Custódio – sendo-lhes transmitido, em pormenor, o balanço do que até agora se passou das prestações de cada qual, o positivo e o negativo e, os convidados João Manuel Paias Gaspar (Formador da Associação de Futebol de Évora) e Vítor Manuel dos Reis (Técnico de Arbitragem) deram a sua preciosa contribuição com excelentes explanações dos trabalhos que prepararam para o efeito.

Após o almoço-convívio, e, aproveitando a presença de todo o grupo de trabalho, cumpriu-se o previsto colóquio com as diversas personalidades que desenvolverem os seus pensamentos perante o aliciante tema proposto: O papel do Árbitro no futuro, para a sociedade actual.

Responderam ao convite o Presidente da Câmara Municipal local, Dr. António Manuel Camilo Coelho, o Presidente da Direcção da Associação de Futebol de Beja, o Dr. Fernando Manuel Marques Dionísio, o Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Alberto Fonseca Esteves, o Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora, Dr. Vítor Manuel Martins Gonçalves Tomás e o Árbitro FIFA Duarte Nuno Pereira Gomes, que, após as suas intervenções, responderam às diversas questões que lhes foram colocadas.

Quanto à minha contribuição no debate – questionei o Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação sobre assuntos de relevante interesse para a arbitragem nacional – direi que relatarei proximamente o que se passou: as perguntas formuladas e as respostas que obtive publicamente. Chamo, desde já, a sua atenta leitura e respectiva análise para se ficar a saber o pensamento e o modo de actuar do responsável que gere a arbitragem portuguesa e o que se espera de quem tem a obrigação de defender dos seus interesses…

Finda a conferência seguiram-se as provas físicas para os Árbitros que decorreram no modelar Estádio Dr. Justino dos Santos, tento terminado já era noitinha, com muita chuva, vento e frio à mistura…

Por fim, dou conta que senti-me honrado com o convite que o Presidente do Conselho de Arbitragem me fez para que estivesse presente, o que fiz com muito gosto, cumprindo a totalidade do programa, até à entrega dos Diplomas da Federação aos novos formandos. Agradeço as referências que me foram dirigidas. Bem-hajam!

Como curiosidade e alguma surpresa cumprimentei no Estádio a Árbitra Isabel Cristina Fraga Guedes Ferreira (foto), de Vila Real, dado que está a exercer a sua actividade profissional (Enfermeira), no Centro de Saúde de Odemira e faz parte das equipas de socorro da Cruz Vermelha Portuguesa. Pese embora esteja a mais de 580 quilómetros de casa vai, regularmente, fazer os jogos para que seja nomeada nos campeonatos da Associação de Futebol de Vila Real. É de louvar esta atitude, pois só demonstra a nobreza de princípios de quem gosta estar na arbitragem e é um exemplo a seguir.

Entretanto, registo o espectacular, importante e valioso trabalho feito pelo José Dinis Lopes Nunes Godinho Gorjão (foto) – que mantém bem vivo, e apelativo um dos sítios sobre arbitragem mais categorizados e vistos na web e que, desde já recomendo: apitobejense.blogspot.com

Sem comentários: