segunda-feira, 17 de março de 2008

A MINHA IDA A ANGOLA

Iniciei o cumprimento de prestar o meu tributo a todos os Amigos que, lá longe, noutras paragens, perfilham a mesma língua, visitando Angola.


Graças ao especial empenhamento do Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Futebol, o meu Bom Amigo e Senhor Jorge Mário Fernandes e o apoio logístico da Direcção da própria Federação, foi possível a minha deslocação a Luanda, como passo a relatar.

A minha estadia decorreu entre os dias e 16 e 25 de Março de 2007, tendo feito as viagens nos moderníssimos aviões da TAAG-Transportes Aéreos de Angola. Fiquei hospedado no Hotel Trópico. Por parte dos meus anfitriões o acompanhamento que me dedicaram foi simplesmente admirável a todos os títulos. Na noite do dia da chegada encontrei o ex-Árbitro de Futsal dos quadros nacionais, Henrique Manuel Gomes Fernandes, de Leiria, que se encontra a trabalhar na Capital angolana.

Ia com a intenção de presenciar o encontro da selecção angolana com a congénere da Eritreia, que contava para a qualificação do Campeonato Africano das Nações-2008, disputado no dia do meu regresso, mas por condicionalismos diversos e a impossibilidade de alterar o voo para Lisboa, tal não foi possível. Mas, mesmo assim, assisti aos seguintes encontros: 17/3 – Clube Desp. 1º de Agosto, 1-Atlético Sport Aviação, 2 (Girabola), 18/3 – Petro Luanda, 2-Young Africans (Tanzânia), 0 (Champions CAF) e Inter Clube, 0-Mwana Africa (Zimbabwe), 0 (Cup CAF), 20/3 – Sport Luanda Benfica, 0-Estrela Clube 1º de Maio, 0 (Girabola) e, por fim, em 22/3 – Selecção de Angola, 2-Atlético Sport Aviação, 0 (Preparação).

Tive o privilégio de saudar o meu grande Amigo Manuel Pimentel (recordo que se deslocou propositadamente a Luanda, que dista 1.015 quilómetros do Lubango, para me abraçar e felicitar pelo 65º aniversário, data que comemorei junto dos meus Amigos angolanos), o Prof. Oliveira Gonçalves (seleccionador nacional angolano), Joaquim Dinis (seu adjunto), Carlos Mozer (responsável pelo Inter), Manuel Dende (Presidente da Federação Santomense de Futebol, que estava em funções de comissário da Confederação Africana de Futebol), entre outros. Também cumprimentei alguns jogadores angolanos, incluindo Pedro Mantorras. Ainda no dia 21/3 proferi palestra sobre Ética e as Ciências comportamentais a Árbitros, Assistentes, Comissários e Dirigentes e Técnicos desportivos do futebol e de outras modalidades.

Gostei de ter voltado a Luanda, onde já estivera por duas vezes (em 1965, a caminho de São Tomé e 1966, de regresso a Lisboa), conforme ilustram as fotos, ambas tiradas em 30/6/1965 – uma com o Estádio dos Coqueiros a ver-se e na outra com o meu Bom Amigo António Baeta, que cumpria serviço militar em Angola.




Esperando não me esquecer de ninguém, expresso o meu profundo agradecimento pelas atenções com que me distinguiram, aos meus bons Amigos: Justino Fernandes (Presidente da FAF), Engº António Mangueira (Vice-Presidente), Augusto Pereira da Silva (Secretário-Geral), Mário Jorge Fernandes (principal promotor da minha deslocação, que me brindou com uma artística e bonita recordação angolana), Délcio Costa (antigo Secretário-Geral da Federação Angolana e sua esposa que fizeram o favor de me receber em sua casa), José Sá e Vasconcelos e Francisco Carvalho Neto (membros da Comissão de Arbitragem), Pedro Simão dos Santos (Árbitro FIFA), Manuel da Rosa e Helder Martins Carvalho (dirigentes da Associação Angolana de Árbitros de Futebol, que fizeram o favor de me ofertar uma linda peça de artesanato) e todos os restantes (que foram muitos e muitas) que, não sabendo os seus nomes, fizeram o favor de me distinguir com todas as honras. Bem-hajam! Gostei imenso de dar umas banhocas nas tépidas águas da ilha…

Fotos (a partir de cima): Jorge Mário Fernandes, em Fátima; com Vítor Pereira e Vítor Reis no Estágio promovido pelo Núcleo de Lisboa no Seixal; com José Serra, à esquerda e José Santana, dois formadores/colaboradores que estiveram em Luanda; Alberto Helder angolano; eu com Miguel Pimentel no Estádio dos Coqueiros, em Luanda; 1965, Luanda: com o meu amigo António Baeta e perto do Estádio dos Coqueiros; com Helder Carvalho e Manuel da Rosa, dirigentes da Associação dos Árbitros de Futebol de Angola, em Luanda.

3 comentários:

Anónimo disse...

SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Gostei do seu site. como poderei corresponder via mail consigo? www.mybestplay.com/divaldoteixeiraalves ou http//:netlog.com/divasalves ou aínda divasalves@hotmail.com

obrigado
Divaldo Alves

Delcio Costa disse...

Amigo Alberto Helder
O quanto é gratificante ver retratada a sua viagem a Angola.
Os meus agradecimentos e da minha esposa, por se lembrar de nós e termos a honra de pudermos pertencer ao seu nucleo de amigos.
Um feliz ano de 2011.
Delcio/Mizé