segunda-feira, 3 de março de 2008

EVANDRO ROGÉRIO ROMAN – ANIVERSARIANTE

Pois este meu Bom Amigo faz hoje 35 anos e felicito-o com um enorme abraço de Amizade e Consideração.

Evandro, que este ano faz parte do quadro de Árbitros da FIFA, tem sido um estudioso, lutador e defensor da arbitragem brasileira, especialmente no seu Estado (Paraná), onde, corajosamente, em Setembro de 2005, denunciou situações que afectavam a credibilidade do sector. Por isso considero-o um exemplo a seguir, uma pessoa às direitas. Em 2007 foi o Árbitro que mais partidas dirigiu no Brasileirão, num total de 22 na série A, uma na série B e 3 na C. Aqui se prova a sua competência, os seus conhecimentos e o rigor que coloca em tudo o que faz, razão da absoluta confiança que os seus dirigentes lhe conferem.

Já esteve connosco em Portugal por duas vezes. A primeira em, Dezembro 2000, em gozo de lua-de-mel com a sua dedicada esposa (Janesca), tendo vindo ao Congresso sobre o Desporto, promovido pela Faculdade de Motricidade Humana, onde se inscreveram mais de setecentos participantes (!). Nessa altura, com a presença dos noivos (na foto) o famoso Jantar de Natal do Núcleo do Barreiro foi elevado ao estatuto de internacional! Seguiram,depois, pela Europa fora... Na segunda vez, em 2006, assistiu e participou no XVIII Encontro Nacional de Núcleos de Árbitros de Futebol, no Algarve e no almoço-convívio dos antigos Árbitros, em Fátima. Seguiu para a Alemanha onde foi partilhar momentos felizes com o escrete canarinho no Mundial… Já voltei a encontrar-me com o casal modelo em São Paulo e, como sempre, é uma alegria, uma satisfação enorme estar com pessoas inteligentes, solidárias e especialmente com quem cultiva e estima a profunda Amizade.

O Prof. Dr. Evandro Rogério Roman é o responsável coordenador da área de Educação Física da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel – que eu saiba, é o único estabelecimento universitário a nível mundial onde os alunos cursam a arbitragem de futebol – é detentor do título de Mestre, pela Universidade Estadual de Campinas, em 1999, com o seu trabalho: Uma análise das alterações nas variáveis fisiológicas e aptidão física (teste da FIFA) e suas prováveis interferências no desempenho do arbitro durante a partida. É o primeiro Árbitro na América latina a obter esta graduação académica.

Em 2004, a mesma Universidade, concede-lhe o doutoramento pelo seu estudo que versava: O Crescimento, composição corporal, desempenho motor de escolares de 7a 10 de idade do Município de Cascavel-Paraná.

Registo também que Evandro foi o principal dinamizador da minha ida ao Brasil, em 2005, para palestrar junto dos seus formandos falando sobre a organização da arbitragem em Portugal. Bem-haja pela iniciativa e pelos dias maravilhosos que me proporcionou. Fiquei muito mais rico ao conhecer tanta e boa gente e que fazem o favor de ser meus Amigos.
Querido Amigo, que este dia e os que se lhe seguem sejam os mais felizes na companhia de quem mais adora. Cá estaremos atentos à sua fenomenal carreira de desportista, que muito admiramos e aplaudimos. Aquele abraço! Aliás, como se confirma na fotografia, obtida nas maravilhosas cataratas de Iguaçu.

8 comentários:

Unknown disse...

Este juiz tinha que ser PRESO. Isto nao sabe apitar jogo, não entende nada de FUTEBOL.
Se eu fosse ele, pediria DESCULPAS em publica pela lambança que ele fez no jogo de Cruzeiro x Vitoria(BA) no dia 16/08/2008
O cara é uma aberração, sem comentarios!

Anónimo disse...

E o jogo do Londrina x Eng. Beltrão? Aquilo lá foi uma verdadeira robalheira. Deveria ser banido da arbitragem e ser proibido de ir a um estádio de futebol.
Vejam só:
http://br.youtube.com/watch?v=1PLPd_FUYQc

Bruno Giovanni Ferraro disse...

JUIZ CASEIRO !!! LADRÃO !!!
Esse juiz é um filha da puta de um ladrão...juiz caseiro....
Tem que ser banido pela CBF pois não qualificação nenhuma...
No jogo entre Palmeiras x Goias marcou um penalti absurdo e deixou de marcar um monte de faltas...., além do segundo gol que estava impedido......

Hydrautec Desentupidora e Dedetizadora disse...

Caramba que mancada!!! Goias x Palmeiras!!!!

Anónimo disse...

VC DEVIA SE ENVERVENHAR E PELO MENOS SER HOMEM E ADMITIR QUE ERROU . SEU FILHO DA PUTA . LADRÃO

Anónimo disse...

Como ainda nao foii preso esse cidado??
Ladraoo do kralhoo....passou a mao discaradamente no jogo da ultima quarta feira a favor do palmeiras!!
Quantos vc ganhou para fazer akele jogo hein ???
palmeiras ser campeao e deu seu jeitinho ne ??

LADRAOOOO! tem q ser banido do futibol

Silvasauro disse...

Seu vagabundo, vc tem q ter vergonha nessa cara de bunda sua seu FILHO DA PUTA! O que foi aquilo que fizeram com o Fabrício seu viado? E no último lance da partida Cruzeiro x Palmeiras que você estava na frente do lance e não marcou de sem vergonha que vc eh o LADRÃO FDP! Se vc for homem admite que vc tah armando o campeonato seu SEM MORAL! Se fosse sua mulher eu tinha vergonha de vc seu merda!

Silvasauro disse...

Como é do conhecimento de todos, em Belo Horizonte no dia do jogo CruzeiroxPalmeiras, na saida do Mineirão , um menino de 13 anos ficou cego da vista direita, e o Sr.Roman foi responsavel indiretamente, pois se houvesse uma arbitragem isenta a torcida do Cruzeiro não iria se confrontar com a Mancha verde e os olhos desta crianca estariam brilhando , então seu filho de uma ???, credite esta fatalidade a sua desonestidade.