quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CARLOS VALENTE – O PRIMEIRO A DIRIGIR UMA FINAL ORGANIZADA PELA FIFA

Temos o grato prazer de rememorar um feito da arbitragem portuguesa, acontecimento registado em 1987, pelo Árbitro Internacional Carlos Valente. A FIFA, antes de adoptar definitivamente o Futsal no seu seio, promoveu a realização de três torneios internacionais de Futebol 5 para aquilatar das potencialidades desta variante perante os mais diversos campos da sua intervenção na modalidade. Foi a Hungria que acolheu e venceu a primeira prova, a qual se desenrolou em Budapeste, nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 1986. Classificaram-se a seguir Holanda, Itália, Bélgica, Espanha, EUA, Peru e Brasil. Na segunda competição, levada a efeito em La Coruña (Espanha), de 9 a 13 de Fevereiro de 1987, também a equipa da casa ganhou o torneio. Bélgica, Brasil, Holanda, Hungria, Portugal, EUA e Itália ficaram, por esta ordem, nos lugares seguintes. CARLOS Alberto da Silva VALENTE (n. 25.07.1946), filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, foi indicado para representar a arbitragem portuguesa e de tal maneira a dignificou que foi o Árbitro que dirigiu a final, logo o primeiro português distinguido com tamanha honra!
Primeira selecção portuguesa de futsal
1º plano, Samir, Seninho, Catalim, Lino Oliveira, Carlos Silva e Madié.
2º plano: António Silva (Dirigente), Fernando Lopes (Seleccionador e Treinador), Pedro Miguel, João Trindade, Paulo Mendes (Capitão), Quim, Eusébio e Fernando Santos (Massagista)
O jogo disputou-se entre Espanha e Bélgica e, no fim do tempo regulamentar, subsistia o empate: 1-1. Nos pontapés da marca de grande penalidade os espanhóis foram mais felizes e ganharam, aí, por 3-2. Perto de 11.000 espectadores assistiram a este sensacional encontro.
Carlos Valente, que participou em 5 jogos, com actuações de excelente nível, teve como companheiros neste Torneio os seguintes Árbitros: José M. Chousa, Joaquin Ramos Marcos (FIFA), Raul Garcia de Loza, Jacinto Artigas Aller, Emílio Soriano Aladrén (FIFA), Raimundo Correcher, Carlos Alonso Lopes e Alonso Peres, todos espanhóis e o belga Pierre Meysman.
Quanto à selecção portuguesa, treinada pelo Major Fernando Lopes, obteve os seguintes resultados: Espanha, 0-4. Bélgica, 3-4. EUA, 4-3. Na disputa dos 5º e 6º lugares perdeu com a Hungria por 5-7. Portugal ganhou, com mérito, o prémio Fair-play, instituído pela FIFA, por não lhe ter sido mostrado quaisquer cartões (amarelo ou vermelho). Também foi eleito pela Comunicação Social espanhola como equipa revelação, opinião que teve por base as excelentes exibições produzidas, logo na sua estreia a nível mundial. O saudoso jogador português Seninho (Rui Carlos Semião Figueiredo Felgueira, n. 25.03.1965) foi considerado o melhor jogador do torneio.

Acresce dizer que Carlos Valente foi convocado e actuou no II Mundial de Futsal, promovido pela FIFA e realizado em Hong Kong, em Novembro de 1992, e no futebol de 11, esteve em duas fases finais mundiais: em 1986 (México) e 1990 (Itália). Um fantástico currículo!

Ver mais em:
http://albertohelder.blogspot.com/2007/10/carlos-valente-o-nico-rbitro-portugus.html http://claudiafutsal.blogspot.com/2007/02/1-seleco-de-futsal.html
http://www.futsalplanet.com/story/story-international-02.asp?CompetizioneInternazionale=74

Sem comentários: