No passado mês de Agosto decorreram em simultâneo, nos dias 21 a 23, na Figueira da Foz e em Seia e Gouveia estágios para Árbitros de Futebol dos quadros não profissionais no sentido de se prepararem convenientemente com vista aos seus desempenhos na época que se avizinha.
As organizações, independentes, a cargo dos Núcleos da Figueira da Foz (Coimbra) e da Linha de Sintra (Lisboa), tiveram muitas presenças, o que se regista.
As matérias leccionadas foram imensas, das quais se destacam as alterações regulamentares, leis do jogo, alimentação, condição física, ética, treino físico, técnicas de movimentação, preparação e leitura do jogo, trabalho de equipa, enfim, um conjunto de assuntos importantes para o dia-a-dia dos Árbitros quando no exercício de funções ou, até, para além delas.
Este género de iniciativas é sempre bem-vindo a todos aqueles que querem aprender mais e melhor e, assim, estar a par das novas formas de interiorizar conhecimentos, realidade primordial ao rigoroso e cabal cumprimento das obrigações e deveres que merece o desporto-rei por parte de quem o serve.
Vamos desejar que proximamente mais eventos destes apareçam e que todos os Árbitros de Portugal beneficiem das benesses que lhes são proporcionadas, neste caso pelas suas estruturas, ou seja os Núcleos de Árbitros de Futebol.
Contudo, penso que a APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol terá, futuramente, uma palavra a dizer quanto aos restantes Distritos que não foram “contemplados” com estas acções que reporto de valiosas, profícuas e benéficas para a classe.
Sem comentários:
Enviar um comentário