terça-feira, 22 de setembro de 2009

CPM 1446 (S. TOMÉ, 1965 A 1967) CONVÍVIO EM LISBOA


2009.09.05 – Uma vez mais os companheiros da Polícia Militar que comigo compartilharam a presença nas mais belas e encantadoras ilhas africanas realizaram o seu convívio anual em Lisboa, no Regimento de Lanceiros 2, na Calçada da Ajuda.
Para além de grande parte do seu pessoal estiveram também outros camaradas que não pertencendo à PM (aquartelada na Cidade) eram elementos de unidades instaladas noutros pontos de São Tomé, casos de Manuel Dias “O Setúbal”, do PART 951 (estacionado no Aeroporto), Joaquim Martins, este acompanhado da esposa, Manuel Chis Nogueira e eu, todos da Companhia de Comando e Serviços (Quartel do Morro), os quais e muitos mais se davam bem com toda a família militar acantonada naquelas maravilhosas ilhas, terra de gente boa, fraterna e afectuosa. Em S. Tomé e no Príncipe nunca houve o mais pequeno conflito entre militares. Noutras paragens, noutros ambientes, por vezes, assim não acontecia.
O programa da reunião foi integralmente cumprido desde a concentração: Recepção, boas-vindas, descerramento de lápida alusiva ao encontro de 2009, homenagem aos que já partiram, foto de família, visita ao Museu do Regimento, almoço com discursos e o tradicional corte e distribuição de bolo comemorativo, com o aditivo correspondente, leia-se champanhe… Falei agora com o então comandante da companhia, Ruben Domingues, coisa que já não fazia desde que regressei a Lisboa em Junho de 1966, do qual guardo o aerograma que me enviou em 06.01.1967, para retribuir os meus votos de boas-festas. Posámos para a posterioridade (ver a última foto). O almoço foi o que foi: comida da tropa! Mas podia estar bem melhor, face ao valor que se pagou… Foi muito falada e polémica a questão da patrulha efectuada por homens da PM a Bindá, com alguns dos intervenientes a chamarem a si algumas façanhas que se verificaram nesta inédita e difícil deslocação ao Oeste da ilha. Entretanto, pretendi usar da palavra para expressar a solidariedade daqueles que não pertencendo à PM e vindos de diversos locais, alguns de longe, estão de alma e coração com os seus camaradas de armas, mas tal não foi possível. Espero que para o ano seja possível, se nos permitirem compartilhar do convívio, claro. Tive a felicidade de obter uma foto da equipa de futebol da Companhia de Polícia Militar 1446 (reforçada com colegas do Pelotão 952), que foi a campeã em 1965, a qual, dentro em breve, irei divulgar aqui, assim como as da Companhia de Artilharia 840 e do Pelotão de Artilharia 951, logo que sejam identificados alguns dos seus brilhantes jogadores. O encontro de 2010 será organizado pelo Alfacinha de Brito e o local será indicado na oportunidade. Confesso que gostei de estar, uma vez mais, com os companheiros de então e os grandes e bons amigos de hoje! Para o ano há mais… Nota: Ofereci CD a Ruben Domingues com as mais de 100 fotos que tirei durante a convivência. Telefonou-me a agradecer e também me ofereceu a foto do painel que ficou a perpetuar este encontro. O 2º Comandante do RL2 recebeu idêntico Compact disque. Ver convívio de 2008 do Pelotão Polícia Militar 952: http://albertohelder.blogspot.com/2008/07/ex-camaradas-de-armas-renem-se-em.html

2 comentários:

António Serrano disse...

É claro que tudo o que diga respeito a S. Tomé e seus militares me interessa, me encanta. Conheci o Cap. Ruben e alguma da "tropa", sobretudo os graduados casados que viviam junto do quartel do CTI, no Morro. Também alguns dos "anexos" da CCS "falam" comigo. Partilhei quarto com o Nogueira, que também esteve no convívio da Cart 840.
Obrigado por mais esta bela reportagem, com muitas fotos de qualidade.

Anónimo disse...

Penso que conhece esta lápide: http://i.imgur.com/oKF2o.jpg

rjmsilva@gmail.com