sábado, 5 de setembro de 2009

SPORT S. TOMÉ E BENFICA - 43 ANOS DEPOIS!

2009.08.13 – Consegui nesta data ter mais um dia de alegria e de felicidade pessoal partilhada com bons amigos de longa data!

(Dezembro de 1965 - Equipa principal do Sport S. Tomé e Benfica. No primeiro plano: Amadeu, eu, Julinho, Quissanja e Carlitos. 2º Plano: António Mendes, Hilário (Gato preto), o saudoso Vieira, Octávio Mendes, capitão, Luís Carvalho e Mota)

Acontece que promovi para este dia um encontro com três antigos companheiros que comigo jogaram na equipa principal do Sport São Tomé e Benfica na longínqua década de sessenta.

(Eu, aos 23 anos de idade)À chamada e em boa hora compareceram na sede da APAF – onde fizemos uma visita de cortesia – o António Mendes, seu irmão Octávio e Luís Carvalho, e, naturalmente, houve almoço, refeição conjunta que nunca se verificou anteriormente.
(Eu, Luís Carvalho, Octávio e António Mendes)Durante o repasto recordámos montanhas de situações que vivemos naquele tempo, falámos dos desafios realizados e dos seus intervenientes, nos golos que marcámos e sofremos, dos colegas e adversários que já não estão entre nós, caso do Vieira (sportinguista assumido, que, no final dos jogos e ainda com a camisola do Benfica vestida perguntava qual o resultado do seu clube do coração…).

(António Serôdio Duarte Mendes, n. 22.04.1936)Foi muito gratificante o avivar da memória, passado que foi este longo período sem nos reunirmos os quatro, falar da envolvência que nos unia, graças ao futebol, àquela inconfundível e emblemática camisola vermelha, a amizade, o respeito, enfim, tudo o que se possa imaginar num ambiente onde as carências eram enormes para as pessoas, mas todas elas imbuídas de uma grandeza tamanha no que se refere a solidariedade, companheirismo e humildade.

(Octávio Duarte Mendes, n. 29.08.1940)Recordo que qual fosse o resultado tinha sempre direito ao jantar. E era tão bom comer um bom bife com batatas fritas no “Henriques”. Deliciava-me, pois a fome existia, já que no Quartel militar as praças (era o meu caso) passavam muito mal nessa área. Coisas…

(Luís Nunes Carvalho, n. 22.10.1945)Mais. Com alguma surpresa o Sport São Tomé e Benfica, através do seu dirigente José Inácio Peres, entregou-me solenemente a Carta de Desobriga com as melhores referências o que muito me comoveu, pela postura que tinha em defesa do ideal benfiquista que ainda preservo e cultivo, aliado ao respeito e fair-play que sempre pratiquei.

Valeu a pena este reencontro. O próximo será realizado quando o Luís Carvalho, que mora em São Tomé, voltar a Portugal e, talvez, com mais um ou outros colegas de então que, a exemplo dos irmãos Mendes, residem em Portugal, acontecimento que superará as melhores expectativas. Seria fantástico!

1 comentário:

António Serrano disse...

"Ó termpo, volta p'ra trás"!!!
Tantas coisas bonitas que por lá se viveram. Parabéns por mais este episódio. Obrigado pela partilha.
Abração