quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

APAF - ASSEMBLEIAS-GERAIS DE NOVEMBRO DE 2009

Foi no passado mês, dia 27, que se realizou a reunião magna de sócios, mas com uma fraquíssima presença de filiados (15) para apreciarem, discutirem e votarem 3 propostas apresentadas pela Direcção, liderada por Luís Guilherme. -Quem dirigiu os trabalhos-
Na primeira foi aprovado por unanimidade e aclamação o Plano de Actividades e Orçamento para o exercício de 2010, juntamente com o Parecer do Conselho Fiscal, documentos que poderão ser vistos em: -Sócios a consultar os documentos-
http://www.apaf.pt/apaf/imagens/anexos/1227_Plano%20de%20Actividades%20e%20Orçamento%20para%202010.doc e http://www.apaf.pt/apaf/imagens/anexos/1227_Planos.xls -O último exemplar da Revista O Árbitro, órgão oficial da APAF-
Seguiu-se a questão de alteração dos valores da quotização a qual, após renhida discussão, mereceu a aprovação da maioria, com um voto contra. -Prédio onde se encontra a sede da APAF-
O texto do objectivo colocado à discussão e votação foi o seguinte:
-Galeria dos Presidentes da Direcção-
Como é do conhecimento de todos, quando estes Corpos Sociais, tomaram posse no dia 6 de Março último, um dos problemas que nos defrontamos foi o da existência de cerca de 180.000 euros de quotização em atraso, situação que esta Direcção elegeu de imediato como prioritária para o presente ano.
Durante as várias acções de formação existentes no início desta época, organizadas pela Comissão de Arbitragem da LPFP, Conselho de Arbitragem da FPF (variantes de Futebol e Futsal), onde a APAF esteve presente em todas elas, entregámos a todos os participantes nas mesmas, associados e não associados, uma carta (foram entregues cerca de 700) dando nota aos primeiros da sua situação em termos de quotização perante a APAF, e aos segundos uma saudação de boa época e um apelo para se tornarem Associados.
Acção semelhante já efectuámos junto de alguns Conselhos de Arbitragem Distritais, no entanto os resultados ficaram até ao momento aquém do esperado. Efectivamente, apesar deste enorme esforço, até à presente data, só conseguimos recuperar cerca de 10.000 euros e entraram para a APAF, cerca de 75 novos associados.
Fomos constatando ainda por um lado a vontade de alguns associados pretenderem manter o seu vínculo à APAF, sendo factor impeditivo na maioria das situações as quantias da quotização em débito que na maioria dos casos ultrapassa as duas centenas de euros.
Constatámos ainda que ao nível dos Associados das categorias Distritais, muitos deles se queixaram, tendo em atenção a conjuntura económica do país, e ainda o facto da situação fiscal que lhes é aplicada, não estar ainda resolvida, que o valor da quotização (4,00€/mês=48,00€/ano) ser ainda um pouco excessiva.
Embora a Direcção da APAF entenda que os motivos apresentados não sejam determinantes para a situação existente no que se refere ao atraso do pagamento da quotização, mas compreendendo os motivos atrás referidos:
-Sala dos emblemas-
A Direcção da APAF, ao abrigo do artigo 11º, número 1 dos Estatutos da APAF, propõe à Assembleia-geral extraordinária, realizada no dia 27 de Novembro de 2009, a seguinte proposta: -Gabinete do Presidente-
QUOTIZAÇÃO EM ATRASO
1.1 – Que seja concedido um perdão de 50% do pagamento de quotização em atraso até 31 de Dezembro de 2007, desde que efectuem o pagamento na totalidade da quotização dos anos de 2008 e 2009.
1.2 – O pagamento da quotização em atraso pode ser fraccionado, mediante proposta escrita até 31 de Março de 2010, em 12 vezes, devendo a mesma estar liquidada em 31 de Dezembro de 2010.
1.3 – Caso não seja cumprido o estipulado no ponto anterior a Direcção da APAF, aplicará, de imediato, o que se encontra consignado no artigo 10º, número 2 dos Estatutos (Perda da qualidade de Sócio). ALTERAÇÃO DE QUOTIZAÇÃO
2.1 – Que a partir do dia 1 de Janeiro de 2010, o valor da quota mensal para os associados Efectivos da categoria Distrital passe a ter o valor de 2,50 euros.
-Cartaz-
O último ponto da ordem de trabalhos foi a atribuição do título de Sócio de Mérito, votado por unanimidade e aclamação ao Núcleo de Árbitros de Futebol Almada/Seixal, que no próximo mês de Janeiro irá completar 50 anos de existência ininterrupta e profícua, digna de todos os encómios. -Equipa de Futsal do Núcleo Almada e Seixal-
Eis a proposta apresentada: -Angola-
Considerando que os Núcleos de Árbitros existentes em Portugal, têm tido um papel importante no desenvolvimento da arbitragem portuguesa.
Considerando que Núcleos ao longo dos tempos têm prestado uma colaboração indispensável com as restantes estruturas da arbitragem em Portugal.
Considerando que neste caso particular, o Núcleo de Árbitros de Futebol Almada e Seixal, o mais antigo Núcleo do país, sendo a sua data de fundação de 12 de Janeiro de 1960, e tendo prestado relevantes serviços à arbitragem portuguesa, conforme o seu vasto currículo.
Considerando ainda, que no próximo dia 12 de Janeiro de 2010, comemora o seu 50º aniversário de existência de forma ininterrupta, tendo já sido alvo de inúmeras distinções Autárquicas e desportivas.
A APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol tem a honra de propor à Assembleia-geral extraordinária, realizada em 27 de Novembro de 2009, ao abrigo do artigo 31º, alínea e), dos Estatutos:
-Cabo Verde-
Que seja concedido o título de Sócio de Mérito da APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, ao Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal, tendo em atenção os relevantes serviços prestados à arbitragem em particular e ao futebol português em geral. -França-
Na oportunidade tive a honra de proferir mais os seguintes elogios:
-Guiné Bissau-
1.O facto do Núcleo ser filiado na APAF desde 19 de Dezembro de 1994 (14ª inscrição nos sócios colectivos).
2.O facto do Núcleo, através da sua equipa de futsal, ter participado em todos os 7 torneios internos realizados pela APAF.
3.O facto de ter realizado o primeiro Encontro Nacional de Núcleos, em 18 de Fevereiro de 1989, no ano seguinte após a APAF ter levado a efeito o seu I Congresso de Arbitragem, o que se depreende ter sido uma oportuna e feliz continuidade de juntar anualmente a arbitragem nacional na busca de soluções para os problemas que a afectam.
-Moçambique-
4. O facto de, em 25 e 26 de Maio de 2002, quando voltou a organizar novo Encontro Nacional de Núcleos, o XIV, graças à parceria com a APAF, ter reunido, para além de muitas personalidades e entidades, os 5 Presidentes dos Conselhos de Arbitragem dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, ou seja das Federações de Futebol de Angola (Domingos Tomás), Cabo Verde (Amaro Rodrigues), Guiné-Bissau (Gregório Badupa), Moçambique (Alfredo Machiana) e São Tomé e Príncipe (Helder Costa), e bem assim o homólogo francês, Bernard Saules, da UNAF. Um feito inédito, louvável e histórico na arbitragem portuguesa, diga-se! -São Tomé e Príncipe-

Sem comentários: