segunda-feira, 31 de maio de 2010

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE RECEBE DELEGAÇÃO DA FIFA

Joseph S. Blatter, presidente da FIFA esteve na passada terça-feira (25 de Maio), na inauguração do relvado artificial e do Centro Técnico, e em diversas audiências oficiais. Trata-se da segunda escala de uma viagem de três dias pela África Ocidental que teve início na Guiné Equatorial no dia anterior. Segue-se o Gabão.
Em São Tomé e Príncipe, Blatter (na imagem) cumpriu uma agenda bastante preenchida. Pela manhã, a delegação da FIFA esteve com o primeiro-ministro Joaquim Rafael Branco na Capital do país o qual, na oportunidade, disse: Agradeço à FIFA pela contribuição ao desenvolvimento do futebol e pelo comprometimento do seu presidente, que possibilitou que a Copa do Mundo fosse organizada na África", afirmando que "Tenho certeza de que o torneio será um grande sucesso."

-Com o Presidente da Rapública de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes-
Em semana de acontecimentos africanos, esta foi a primeira visita oficial da entidade ao país desde a criação da Federação Santomense de Futebol, há 35 anos. "Neste Dia da África, em que se comemora a independência, sinto-me lisonjeado pelo reconhecimento que vocês demonstram pela ajuda da FIFA", observou Blatter. "Vamos continuar nesta via, porque auxiliar as federações menos abastadas é missão da FIFA. São Tomé e Príncipe agora deve participar de torneios internacionais e, para isso, o governo e a federação precisam trabalhar juntos", completou.

-Com o Primeiro Ministro, Joaquim Rafael Branco-
Em seguida, a delegação da FIFA reuniu-se com o presidente do país, Fradique de Menezes. "É uma grande honra para nós sermos recebidos aqui, a poucos dias do começo da Copa do Mundo na África", declarou Blatter. "Agora só falta São Tomé e Príncipe começar a participar das competições internacionais!" -Na sede da Federação Santomense de Futebol, com o seu presidente Manuel Dende e outras personalidades-
Trata-se de um objectivo ambicioso para a pequena nação de aproximadamente de mil quilómetros quadrados e pouco mais de 212 mil habitantes. Formado por duas ilhas principais — São Tomé e Príncipe — e uma quinzena de ilhotas, o país é considerado um dos mais pobres do mundo, com um PIB per capita de 390 dólares americanos. -Estádio 12 de Julho-
"A nossa meta é encontrar soluções para valorizar a ajuda da FIFA", explicou Menezes. "Estarei na África do Sul para receber as delegações dos outros continentes, pois esta é a Copa do Mundo de toda a África." -Saudando as jogadoras do Sporting da Praia da Cruz-
Depois dos compromissos de carácter formal, o presidente da FIFA inaugurou o piso sintético do Estádio Nacional 12 de Julho, financiado pelo programa da FIFA Ganhar na África com a África. Em seguida, assistiu à partida entre as equipas femininas do Sporting Clube da Praia Cruz e do Desportivo Mezochife.

Blatter também prestigiou a inauguração da Academia Nacional de Futebol. Fruto de dois projectos do programa Goal, o centro técnico foi construído em 2003 (Goal I) e, em um segundo momento, passou por reforma de ampliação e ganhou um relvado artificial (Goal II).

Para encerrar a jornada, a delegação da FIFA visitou a sede da Federação, onde foram distribuídas 200 bolas de futebol através do programa adidas Goal. A ocasião foi marcada ainda pela confirmação do projecto Goal III, que financiará a construção de um centro técnico na Ilha do Príncipe, a fim de preservar a igualdade entre as duas regiões da antiga colónia portuguesa.

Com a devida vénia da FIFA (texto e fotos).

2 comentários:

Sustentabilíssimo disse...

Gente aproveitando a matéria gostaria apenas de expressar minha satisfação em saber que o Globo Repórter desta semana é sobre São Tomé e Príncipe, que passará em rede Nacional aqui no Brasil, possibilitando aos brasileiros conhecer um pouco melhor este país que apesar de todas as suas dificuldades é tão lindo e apaixonante.

Sustentabilíssimo disse...

Você conhece São Tomé e Príncipe? Então sua história nos interessa. Há muitas pessoas a procura de informações sobre este país, ficaremos muito felizes em ouvir sua história: http://principesaotome.blogspot.com/