domingo, 16 de outubro de 2011

VÍTOR PEREIRA MERECIDAMENTE DISTINGUIDO PELA FIFA

O antigo árbitro internacional português e actual Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Vítor Pereira (na foto), foi distinguido, esta sexta-feira, pela FIFA com a atribuição do “Referees Special Award”, uma honra que o organismo que tutela o “desporto rei” a nível mundial apenas concede a quem tenha contribuído decisivamente para o desenvolvimento e promoção da arbitragem.

Coube ao Presidente da Federação Portugal Futebol, Gilberto Madaíl, proceder à entrega do diploma e da insígnia, numa curta cerimónia, que teve lugar na Sede da FPF, e à qual assistiram os elementos da Direcção da Federação, bem como o Secretário-Geral, Ângelo Brou, e o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Carlos Esteves.

Em declarações ao “fpf.pt”, Vítor Pereira mostrou-se honrado e feliz com esta distinção. “Este é um momento único na minha vida. É o corolário de 23 anos de carreira como árbitro, sendo que 11 deles foram passados enquanto árbitro internacional ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol e do meu País, sendo também o culminar de mais nove anos enquanto dirigente da arbitragem, quer em termos nacionais, quer internacionais”, começou por dizer.

“Tratou-se do reconhecimento da Instituição maior do Futebol em Portugal pelo meu trajecto e honra-me muito o facto de a FPF ter posposto à FIFA esta distinção e de aquele organismo ter decidido outorgar-me este prémio especial. A atribuição desta insígnia – única e rara – deixou-me particularmente feliz”, prosseguiu.

Olhando para trás, Vítor Pereira sente-se recompensado. “Valeram a pena todos estes anos que dei à arbitragem. Dediquei-me a esta actividade de alma e coração, abdicando de quase tudo o resto. Os três Campeonatos do Mundo em que estive presente – dois como árbitro e um como instrutor – constituíram uma importante recompensa por todo o esforço e dedicação que fui dando a esta actividade. Eu dei tudo o que tinha para dar à arbitragem, ao Futebol Português e ao meu País, e creio que Portugal, a FPF e a Arbitragem deram-me tudo aquilo que tinham e que me podiam dar”, afirmou.

“Um dos desígnios de qualquer pessoa com um percurso semelhante ao meu é poder partilhar com os jovens árbitros todo o capital de conhecimentos e experiência que são adquiridos ao longo destes anos. O meu desejo é, pois, continuar a pugnar por uma melhor arbitragem, mais competente, credível e capaz, que consiga garantir uma grande representação dos árbitros portugueses nas competições internacionais. Estarei sempre disponível para contribuir para a melhoria da arbitragem nacional e internacional”, rematou.

Vítor Pereira, 54 anos, iniciou a sua actividade como árbitro na época 1979/80, tendo colocado o ponto final na sua carreira 23 temporadas depois, em 2001/2002. Foi promovido à primeira categoria nacional em 1988/89, aí se mantendo durante 13 épocas. Recebeu a insígnia de internacional, pela primeira vez, em 1992/93.

No principal escalão do Futebol Português (Campeonato Nacional da 1ª Divisão e 1ª Liga), apitou 173 jogos, aos quais se juntaram 104 de competições internacionais (entre as quais 26 partidas de Selecções “A” e 22 da Liga dos Campeões).

Esteve, ainda, nos Mundiais França-1998 (dois jogos), Coreia/Japão-2002 (dois encontros) e Alemanha-2006 (na qualidade de instrutor de árbitros), além dos Europeus Bélgica/Holanda-2000 (três partidas) e Portugal-2004 (aqui como membro do Comité de Árbitros da UEFA).

Outros dos principais marcos da sua carreira como internacional foram as três finais europeias que dirigiu: em 1999 o jogo decisivo da Intertoto, entre a Juventus e o Rennes; em 2001, a Supertaça Europeia, que colocou frente-a-frente o Bayern Munique ao Liverpool; em 2002, a final da Taça UEFA entre o Feyenoord e o Borussia Dortmund.

FONTE: Com a devida vénia do sítio FPF.PT

Entretanto, sobre esta distinção Vítor Pereira enviou-me a mensagem seguinte e, claro, não deixei de lhe responder, felicitando-o:

15.10.2011, às 11H44 – Este prémio também é teu!
Caro Alberto Hélder, Amigo e primeiro mestre.
Neste momento único da minha vida desportiva gostaria de partilhar contigo e com o Alfredo Basílio a minha alegria.
Gostaria também de expressar a minha gratidão pelo exemplo e incentivo que naquela velhinha sala da Rua dos Fanqueiros me demonstraram e de dividir este prémio internacional convosco.
Um abraço amigo de parabéns.
Com os melhores cumprimentos, Vítor Melo Pereira.



15.10.2011, às 12H47 – Agradecimento.
Estimado Amigo e Senhor
Vítor Manuel de Melo Pereira
Honra-me esta referência que fazes o favor de me transmitir.
Sempre tenho dito que os formandos são os principais responsáveis pela sua carreira. Eles é que sabem se têm "jeito" para exercerem a função. Eles é que sabem quais os objectivos a alcançar. Eles é que sabem se o seu potencial é proporcional ao que virá a ser exigido nas várias vertentes, tanto intelectual, como físico e em termos de disponibilidade. Enfim, tudo se resume ao seu talento, à sua capacidade e à forte vontade de aprender e vencer. Tu foste o paradigma disto tudo.
E quem melhor do que a FIFA para reconhecer e homenagear as tuas qualidades? Parabéns, Vítor!
Portugal deve orgulhar-se sobremaneira de ter dois lídimos representantes da arbitragem distinguidos com o prémio "Referees Special Award”, tu e o grande Mestre Joaquim Campos, este em 10 de Fevereiro de 1976 (imagem acima)!
Que a Fernanda e o Diogo, vosso filho, gozem, também, este momento de felicidade pelo muito que passaram com o brilhante, inigualável e fantástico percurso desportivo que alcançaste.
Saudações de Amizade, Apreço, Respeito e Consideração
Alberto Helder

1 comentário:

Sérgio Pereira disse...

Parabéns ao Vitor Pereira, pela distinção que recebeu da Fifa e que vem enriquecer o seu já excelente quadro de bons serviços e distinções desportivas ao serviço da arbitragem.
É de enaltecer e salutar a simplicidade e humildade de partilhar também esta distinção com os seus Formadores, Alberto Helder e Alfredo Basílio, coisa rara de reconhecimento e partilha nos tempos que correm.
Por tudo isto, mais uma vez os meus parabéns.