domingo, 10 de junho de 2012

A TRAGÉDIA DE SUPERGA (04.05.1949)

O meu bom amigo italiano Andrea Ragusa esteve recentemente em Lisboa a dirigir uma equipa cinematográfica que recolheu elementos relacionados com a terrível fatalidade que, naquele dia, atingiu toda a Itália e não só, com a perda da equipa maravilha do Torino Football Club (f. 03.12.1906) e acompanhantes, num total de 31 vítimas mortais devido à queda do avião onde regressavam a casa.
Recorde-se que o clube de Turim veio defrontar o Benfica no lotado Estádio Nacional, na véspera do trágico acidente, num amistoso, em homenagem a Francisco Ferreira, tendo sido o resultado favorável aos lisboetas por 4-3.
A equipa de arbitragem foi liderada pelo inglês, Henry Pearce, de
Luton, tendo como auxiliares Filipe Gameiro Pereira (n. 18.08.1911/f. 28.04.1968) e António Rodrigues dos Santos (n. 29.04.1910/f.), ambos de Lisboa.
Ragusa, que reuniu muito material de interesse histórico de muita boa gente com quem falou e registou os seus depoimentos, ainda teve a felicidade de entrevistar um jogador que participou no desafio, o Rogério Lantres de Carvalho (n. 07.12.1922), mais conhecido pelo “Pipi”, e que marcou o último golo do Benfica, e espectadores que assistiram à partida, casos dos meus bons amigos Tomás de Aquino Rosa Baltazar (n. 15.03.1932) e Dr. David Sequerra (n. 21.06.1933), autênticas e grandiosas enciclopédias, cuja participação muito contribuirá para o êxito do documentário.
Andrea contactou-me graças ao filho de Filipe Gameiro Pereira, o meu bom amigo Jaime dos Santos Pereira.
Nota: Ofereci ao Museu do Torino o jornal Mundo Desportivo, de 06.05.1949, documento que já está em exposição, como a imagem certifica.

2 comentários:

Jaime Pereira disse...

Nos tempos que vivemos é muito estimulante saber que ainda há pessoas que se preocupam em registar a história para memória futura. Parabéns Andrea e Alberto Hélder.

Jaime Pereira disse...

Nos tempos que vivemos é muito estimulante saber que ainda há pessoas que se preocupam em registar a história para memória futura. Parabéns Andrea e Alberto Hélder.