quinta-feira, 4 de outubro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 20º DE 29 EPISÓDIOS – AGOSTO 2015


 
A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…

01.08.2015-SÁBADO

02.08.2015-DOMINGO

03.08.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 07H55.
2.O Dr. Miguel Alexandre de Almeida Pacheco, da Câmara Municipal de Lisboa, respondeu a dar conta que nos contactará logo que tenha novos desenvolvimentos sobre o pedido da distinção que é devida à AFL, por parte da CML.
3.Enviei para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe o Relatório de Atividades do Museu, referente a julho de 2015.
4.Recebi do Engº José Loureiro as normas para exercer o cargo de Delegado nos seguintes dias que se disputará a Taça de Honra de Futsal: 13 e 15 de agosto de 2015, respetivamente quinta-feira (às 19H30) e sábado (às 18H00).
5.Elaborei texto e enviei para o sr. Vítor Badalinho, sobre a visita ao Museu do sr. José Peseiro, treinador de futebol, acompanhado do diretor sr. Carlos Seixas.
6.Pedi as fotos desta visita ao sr. Rui Melo.
7.Pedidas 4 bolas para o Museu oferecer a grupos que o visitem.
8.Da direção da AFL foi recebido convite para estar presente na homenagem aos campeões do Mundo de futebol de praia, no próximo sábado, dia 8, às 16H30, na Praia de Santa Rita, Santa Cruz, Torres Vedras. Respondeu-se a agradecer e a dar conta que será o diretor-adjunto, sr. Guilherme Henriques a representar o Museu, aproveitando a oportunidade, se possível, incentivar o atleta internacional português sr. Madjer a satisfazer a sua promessa em entregar uma sua camisola ao Museu e ao diretor da AFL, sr. Nuno Santos, responsável pela variante para promover um encontro entre a seleção de Lisboa e outra congénere, que seria o primeiro, logo com direito a fotografia no Museu.
9.Continuou-se a pesquisar o palmarés do Sport Lisboa e Águias.
10.Também se verificou o jornal A Capital, procurando notícias da libertação dos troféus conquistados no Brasil.
11.Saí às 17H00

04.08.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H10.
2.José Alberto Costa Santos Fernandes, promissor árbitro lisboeta, voltou a proporcionar a valorização da biblioteca da centenária Associação de Futebol de Lisboa oferecendo o livro “Pierluigi Collina, the rules of the game”, da Pan Macmillan, edição de 2003. Informação a seguir para a página da AFL. A Associação de Futebol de Lisboa agradece, novamente, mais uma agradável e valiosa oferta deste seu filiado.
 3.Em 25 de Julho foi entregue por Rui Melo um cachecol do MTBA destinado ao Museu da AFL.
4.Voltou-se a pesquisar o palmarés do Sport Lisboa e Águias.
5.Continuou-se a procurar no jornal A Capital, notícias da libertação dos troféus conquistados no Brasil, em 1913.
6.O sr. José Carlos Gonçalves Ferreira, sua esposa, Dª Ana Maria, e seus filhos Carla Filipa e Diogo Tomás, adeptos do União Atlético Povoense, visitaram o Museu da AFL.
7.A Dª Maria da Graça Marques, do Departamento de Contabilidade da AFL, solicitou ajuda para encontrar o Diário da República onde conste o registo da última versão dos Estatutos da AFL, cuja escritura notarial se verificou em 05.12.2011.
8.Sobre este assunto, contactei os serviços da Imprensa Nacional.
9.Saí às 16H55.

05.08.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H15.
2.Preparado o alinhamento para a reunião de amanhã, com a chefia do Museu, a quem vai ser remetido para apreciação.
3.Remeti, ontem, de minha casa para o sr. Vítor Badalinho texto e imagens da oferta do árbitro, sr. Alberto Fernandes e da visita da família Ferreira. Estes envios ocorreram separadamente e em horas diferentes, respetivamente às 18H25 e às 19H06.  
4.O Dr. Carlos Ribeiro e a Drª Ana Eusébio, da Imprensa Nacional, responderam à solicitação, indicando que, desde 2006, tal informação já não é publicada no Diário da República, mas sim no sítio do Ministério da Justiça. Disso dei conta à Dª Maria da Graça Marques.
5.O sr. Garry Ribeiro agradeceu a informação da remessa do pin, conforme seu pedido.
6.Obtida certidão do registo notarial dos Estatutos da AFL, versão de 2011, do sítio do Ministério da Justiça, assim como cópia da escritura notarial, documentos que irão ser colocados junto do exemplar em exposição no Museu.
7.O sr. Carlos Peres vai interceder junto do Prof. Silveira Ramos, antigo Treinador dos escalões jovens da AFL, a identificação dos elementos da seleção lisboeta Sub-14, vencedora do Torneio Lopes da Silva, época 1992/1993, a quem se entregou a respetiva fotografia coletiva e a lista da comitiva.
8.O sr. Guilherme Henriques solicitou ao sr. Rui Melo as imagens obtidas aquando da visita do sr. José Peseiro, cujo texto já está elaborado, faltando remeter para o responsável da página da AFL, sr. Vítor Badalinho o conjunto completo.
9.As reportagens da oferta e da visita que ontem se verificaram não estão a cem por cento na página da AFL, pois os dois assuntos foram considerados um só e assim foram divulgados, o que se lamenta. O texto que foi publicado é o da oferta e as imagens divulgadas são das duas iniciativas.
10.Continuou a pesquisa de notícias relacionadas com o desporto-rei, no jornal A Capital (1914).
11.Também se procedeu à recolha de elementos do Sport Lisboa e Águias. 
12.Saí às 16H55.                                                   

06.08.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H10.
2.Ontem, depois de voltar a enviar ao sr. Vítor Badalinho o duplo trabalho relacionado com a oferta e visita da família Ferreira, o sr. Vítor Badalinho, que está fora de Portugal, procedeu à devida correção, ficando tudo bem. Também, afirmou que vai agir conforme tinha sugerido em tempos, que é o facto de acusar a recepção dos trabalhos por mim enviados e avançar com a previsão da sua divulgação, para que não se fique na expectativa e ansiosamente quando será que o trabalho está na página da AFL.
3.O santomense Edison Bragança Dias está em Portugal com a equipa de jovens da Escola de Futebol de São Tomé e Príncipe. Formulei convite para visitarem o Museu da AFL, mas não foi possível a comparecerem.
4.Remetida ao Wiki Sporting informação relacionada com o clube, publicada no jornal A Capital, em 3 de maio de 1914.
5.Na reunião com a chefia, tendo comparecido o Dr. Nuno Lobo, foram apresentados e analisados os assuntos a seguir descritos, isto durante o período das 16H05 às 17H10:
5.1 – Última reunião realizou-se em 23 de abril de 2015.
Tomou-se conhecimento
5.2 – Visitas guiadas: Em 2015: 315. Acumulado, desde 15.01.2014: 533.
Tomou-se conhecimento.
5.3 – Oferta de pins (enviados para o exterior): 33 pessoas.
Tomou-se conhecimento
5.4 – As condições de trabalho dos operacionais continuam deficientes.
O diretor-adjunto continua sem secretária. O Dr. Nuno Lobo vai resolver a situação.
5.5 – Futuras instalações do Museu.
Continua em estudo.
5.6 – Regulamento do Museu, cujo projeto foi entregue em 2014.
Vai ser acionada a sua análise e votação em reunião de direção com a presença de todos os seus membros.
5.7 – Prospeto informativo para a divulgação do Museu.
Presente o esboço pelo diretor-adjunto. Pedir orçamento para 5.000/10.000 exemplares.
5.8 – Oferta de uma pequena e singela lembrança aos visitantes do Museu.
Continua em apreciação pelo diretor-adjunto.
5.9 – Inventariação do espólio do Museu.
É urgente a sua concretização, dado que, entre outros objetivos importantes, não se pode integrar a Rede Nacional de Museus.
5.10 – Objetos destinados ao Museu.
Já se processa o registo oficial em impresso próprio.
Aguarda-se que o Dr. Nuno Lobo faça a entrega de lembrança recebida na FPF.
5.11 – Roldanas dos mastros das bandeiras exteriores continuam inoperacionais.  
Há que resolver esta questão.
5.12 – Sistema informático que apoia o Museu
Continua inadequado e inoperacional. Deve ser motivo de estudo e alteração.
Assim como o diretor-adjunto não tem computador, logo é urgente solucionar esta necessidade para poder desenvolver cabalmente as tarefas que lhe são cometidas.
Assunto entregue ao Dr. Nuno Lobo.
5.13 – Relatórios e Contas da centenária Associação de Futebol de Lisboa
Continuam em falta para completar a coleção iniciada em 1910, os seguintes 8 exemplares das épocas 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1925/26, 1930/31, 1931/32, 1953/54 e 1955/56. Assunto em constante acompanhamento.
5.14 – Galeria fotográfica dos árbitros internacionais lisboetas
Será motivo de singela homenagem aquando do 105º aniversário, procedendo-se à exposição das 46 molduras no local do jantar. Serão convidados todos aqueles que possam estar presentes.
5.15 – A obrigatoriedade de se referir os nomes completos de todos os elementos que façam parte das seleções da AFL.
Assunto a ter em conta pelo rigor exigido na inscrição e depois pouco ou nada se faz para continuar com essa boa prática.
O Dr. Nuno Lobo vai tratar.
5.16 – Comenda a atribuir pela Câmara Municipal de Lisboa à Associação de Futebol de Lisboa.
Aguardam-se novos desenvolvimentos do Dr. Miguel Alexandre de Almeida Pacheco, Chefe de Divisão da direção Municipal Educação, Juventude e Desporto, Departamento de Desporto, Divisão de Apoio aos Projetos Desportivos, que, recentemente, adiantou estar o assunto no bom caminho. Seria agradável que tal distinção fosse entregue à AFL na cerimónia comemorativa dos seus 105 anos de existência.
5.17 – Restauração da Taça de Honra da AFL
Esperam-se notícias do Museu Cosme Damião, que estiveram no dia 20 de fevereiro de 2015 a analisar o troféu para apresentarem a sua comunicação.
Dr. Nuno Lobo vai interceder para que este assunto seja resolvido, o qual já se arrasta desde janeiro de 2014!
5.18 – Registos existentes nos Relatórios e Contas da AFL quanto aos jogos realizados pelas suas seleções e quais foram os jogadores utilizados, atingindo-se, até agora, a época 1986/87.
Assunto em constante acompanhamento.
5.19 – Outras tamanhas tarefas esperam a atenção dos operacionais do Museu.
5.19.1-Os vencedores de todas as provas organizadas pela AFL.
5.19.2-A lista dos dirigentes desde a fundação da AFL.
5.19.3-O registo dos Sócios de Mérito, Honorários, Auxiliares e Efetivos tudo isto desde a criação da Associação (1910).
5.19.4-Procurar dados nos periódicos que abranjam os períodos dos Relatórios e Contas (Anuários) em falta, para se elaborar documento equiparado.
5.20 – A celebração do 105º aniversário da fundação da AFL
Está em andamento o alinhamento da festa, na qual, o maior destaque será a inauguração da galeria fotográfica dos árbitros internacionais lisboetas. Vai-se estudar que, em próximos aniversários, sejam distinguidas as
5.20.1-Mulheres que fizeram parte das primeiras seleções de futebol e de futsal da AFL.
5.20.2-Treinadores, técnicos e dirigentes que serviram as referidas seleções, como Dr. Camacho Vieira, Aurélio Pereira, Manuel Pedro Gomes, entre outros.
5.20.3-Descerramento de placa alusiva ao “Campo do Pau do Fio”, em Belém.
5.21 – Aparelho de visualização de imagens.
Alberto Helder continua a tentar saber algo mais junto da firma Besign, fornecedora da máquina.
5.22 – Emblema da AFL (voltar ao modelo antigo)
Assunto em acompanhamento com a revisão dos Estatutos, a serem presentes a Assembleia-geral.
5.23 – Futuros Sócios de Mérito e Honorários da AFL.
Em breve serão apresentados nomes para serem distinguidos em Assembleia-geral.
5.24 – Levantamento dos locais de todas as sedes da Associação de Futebol de Lisboa.
O sr. Guilherme Henriques deu como concluído esta pesquisa.
5.25 – Placar com dados estatísticos.
Elementos já disponíveis. Vai-se solicitar orçamento para novo cartaz que conterá números acuais de clubes, jogadores, treinadores, dirigentes, massagistas, árbitros, competições e jogos semanais.
5.26 – Limpeza do 6º andar.
Alberto Helder vai saber junto do sr. Carlos Peres o ponto de situação quanto a esta questão.
5.27 – Material promocional para ofertar a grupos.
Em poder do Museu estão 2 bolas de futebol e 2 de futsal.
5.28 – Fonte de água perto do Museu.
Vai ser implementada esta sugestão pela necessidade quer para os visitantes, quer para outras pessoas.
5.29 – Orçamento do Museu para 2016.
Na oportunidade irá ser presente, a fim de contemplar a aquisição de coleções selos comemorativos, filmes sobre o futebol lisboeta e a digitalização de vídeos existentes das partidas onde a seleção de Lisboa seja interveniente.
5.30 – O Relatório e Contas de 2014.
Fez-se a observação de que a direção não se referiu uma única vez ao Museu (movimento, gestão, etc.), o que se lamenta.
5.31 – Oferta do Dr. Jaime Ayash.
Em memória do senhor seu pai, Dr. Moisés Ayash, saudoso presidente da Mesa da Assembleia-geral da AFL, entregou 2 moedas comemorativas (a última editada pelo regime Monárquico e a primeira da República).
5.32 – Equipamentos dos clubes inscritos na AFL (1940).
A Câmara Municipal de Cascais já nos entregou as 189 imagens que fizeram parte da coleção de cromos, editada por si em 2004. É importante que se proceda à reedição desta deslumbrante coletânea para oferta aos visitantes do Museu. Aguarda-se contacto do presidente do Sindicatos dos Jogadores, Dr, Joaquim Evangelista, para saber os contactos da Panini, empresa que faz coleção de cromos de jogadores e que nos pode orientar neste assunto. 
5.33 – Pedidos de palmarés de clubes.
Neste momento estamos a pesquisa a história do Sport Lisboa e Águias e sempre prontos para atender quem quer que seja.
5.34 – Núcleos de Árbitros de Futebol.
Foi proposto e aceite pelo Dr. Nuno Lobo que os Núcleos de Árbitros de Futebol sejam convidados para as iniciativas que a AFL leve a efeito a nível geral, especialmente nas fases finais ou partidas finais de taças ou outros torneios.
5.35 – Próxima reunião
A ser marcada oportunamente.
6.Saí às 17H15.

07.08.2015-SEXTA
1.Entrei às 07H45.
2.Procedeu-se ao desenrolamento das bandeiras hasteadas na frontaria do edifício AFL.
3.Elaborada a lista com os assuntos focados na reunião de ontem, tendo sido enviada para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe, srs. Rui Melo e Guilherme Henriques.
 



4.Quanto à retenção dos 5 valiosos troféus conquistados no Brasil (nas imagens), pela primeira representação da AFL no estrangeiro, acontecimento que se verificou em junho/julho de 1913, foi encontrada notícia no jornal A Capital, edição 1400, de 26 de junho de 1914, página 2, primeira coluna, que se refere a este intolerável comportamento dos serviços alfandegários, os quais, só libertarão, aqueles objetos mediante o pagamento de 135 escudos, o que, naturalmente, não foi feito, pois o único dinheiro que a AFL tinha em caixa, eram 37 escudos! A pesquisa continua até à conclusão deste processo.
5.Saí às 16H15.

08.08.2015-SÁBADO
1.Guilherme Henriques, diretor-adjunto do Museu, esteve presente na homenagem aos campeões do Mundo de Futebol de Praia, acontecimento promovido pela AFL e que se realizou na Praia de Santa Rita, Santa Cruz, Torres Vedras, às 16H30. Falou com o diretor sr. Nuno Santos a incentivá-lo a organizar jogo entre seleções (Lisboa e congénere) no intuito de recolher imagem da primeira seleção lisboeta da modalidade. Também contactou o jogador sr. Madjer, recentemente campeão do mundo, na expectativa de cumprir a sua promessa de oferecer uma camisola ao Museu. Sem despesas para a AFL.

09.08.2015-DOMINGO

10.08.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H35.
2.O sr. Carlos Alberto, de Castelo de Vide, visitante do Museu, enviou a mensagem seguinte, à qual respondi em conformidade:
Sr. Alberto Helder Santos
Já regressei a casa.
Obrigado pela sua gentileza, ao ter-me proporcionado uma visita guiada à história do Museu da AF Lisboa.
Julgo ter sido um privilegiado.
Foi um prazer, ter conversado com o Senhor, muito embora entenda que, quando se fala de futebol, o tempo voa...
Isto, para dizer o seguinte:
Trabalho como voluntário, na organização do torneio de futebol de 7, (formação) cujo nome é "Castelo de Vide Cup" e que se realiza nas férias escolares da Páscoa.
Pessoalmente, gostava que no próximo torneio, estivessem presentes o Atlético, o Casa Pia e, o Belenenses.
Nem respondem aos e-mails...
O Senhor tem conhecimentos (contactos), que possam influenciar a presença de pelo menos um destes 3 clubes?
Se tal for possível, em nome da organização, agradeço.
Cordialmente,
Carlos Alberto
3.Voltei a solicitar a Rui Melo as fotos da visita do sr. José Peseiro ao Museu.
4.Fiz seguir para o sr. Vítor Badalinho texto e 4 fotos da visita do sr. José Peseiro solicitando que considere a ordem cronológica entre esta reportagem e as duas seguintes, as quais já foram publicadas.
5.A pesquisa de mais informação quanto à libertação dos troféus continua, perante o jornal A Capital.
6.Um grupo de 7 cidadãos chineses, pais de jovens jogadores que estão em Portugal a estagiar, visitaram o Museu, acompanhados da árbitra de Futsal lisboeta, Ana Ribeiro, que serviu de intérprete e da qual aguardo mais informação para efeitos de divulgar a reportagem na página da net da AFL.
7.Saí às 17H05.

11.08.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H00.
2.Ontem à tarde cheguei à fala com o jogador jubilado do Sporting Clube de Portugal e antigo treinador da AFL, sr. Mário da Silva Mateus (Marinho), a quem convidei para vir visitar o Museu. Organizou-se um conjunto de informação relacionado com a sua atividade de jogador e de treinador.
3.Recepcionou-se medalha do Freiria Sport Clube.
4.As árbitras sul americanas que visitaram o Museu ofereceram uma camisola de árbitra de elite.
5.Terminou a busca de dados do Sport Lisboa e Águias.
6.Comunicou-se ao presidente da Comissão Administrativa do Sport Lisboa e Águias que pode vir levantar o processo na sede da AFL, no horário normal, o qual foi conseguido durante 5 dias, num total de 16 horas de pesquisa em mais de 50 épocas desportivas, resultando em 63 fotocópias.
7.Perguntei ao sr. Rui Melo, secretário da direção da AFL se os convites para a Taça de Honra de Futsal da AFL já seguiram para os Núcleos. Respondeu que estava a tratar disso.
8.Continuou-se a procurar no jornal A Capital de elementos relacionados com os troféus trazidos do Brasil em 1913.
9.Saí às 16H55.

12.08.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H55.
2.O sistema informático não está operacional, situação que se iniciou ontem à saída.
3.Enviada mensagem ao sr. Vítor Badalinho a perguntar para quando a divulgação do trabalho de reportagem da visita dos cidadãos chineses, que se verificou em 10.08.2015.
4.Convidei o sr. Diamantino Barata Baptista, selecionador da primeira equipa feminina de futebol da AFL, que está em Portugal, a visitar o Museu e recolher informações referentes àquela participação que ocorreu no Porto, em 1982.
5.Recebida a oferta da FPF à Associação de Futebol de Lisboa que estava em poder do Dr. Nuno Lobo, que também entregou uma peça pequena de porcelana da mesma origem.
6.As buscas no jornal A Capital continuam.
7.Saí às 17H05.

13.08.2015-QUINTA
1.Entrei as 08H10.
2.O sr. Vítor Badalinho, dado estar ausente de Portugal, dá conta que vai voltar a contactar com os seus colegas para prestarem a devida atenção aos pedidos do Museu. A reportagem dos cidadãos chineses ainda não está publicada. Foi remetida em 11 de agosto, às 13H51.
3.Recebeu-se agradecimentos de António Xavier Dias, da Wiki Sporting, e de Maria João Gaiato, da Casa da Moeda, pelo envio de elementos para os trabalhos que estão a desenvolver.
4.Voltei a procurar elementos no jornal A Capital, de 1914.
5.O Dr. Nuno Lobo indicou o meu contacto telefónico a quem pretende fazer uma reportagem sobre a presença do clube de futebol argentino, o San Lorenzo de Almagro, em Lisboa, no dia 2 de fevereiro de 1947, quando defrontou e venceu por 10-4, o misto lisboeta (Benfica, Sporting e Belenenses), partida essa que presenciei com quase cinco anos de idade!


6.Saí às 16H30, para o Pavilhão Multiusos de Odivelas, para exercer as funções de Delegado da AFL em dois jogos, marcados para se iniciarem às 19H30 (Leões de Porto Salvo-Venda Nova) e 21H30 (Sporting-Quinta dos Lombos).

14.08.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H10.
2.Ontem, entre as 17H20 e as 23H30, estive ao serviço da Associação de Futebol de Lisboa, no Pavilhão Multiusos, em Odivelas, onde exerci as funções de Delegado da Organização da Taça de Honra de Futsal, seniores masculinos, nas partidas entre Leões de Porto Salvo-Venda Nova e Sporting-Quinta dos Lombos. As despesas para a AFL resultaram nas deslocações de táxi, para o pavilhão (€ 7,65) e regresso a casa (€ 10,20), no total de € 17,85.
3.Elaborei relatório da função ontem exercida como Delegado da AFL aos jogos da Taça de Honra, futsal, seniores, masculinos, chegando à conclusão de que não irei estar amanhã nas partidas para que fui escalado.
4.O sr. Engº José Loureiro respondeu criteriosamente às questões levantadas, as quais aceitei e agradeci.
5.O sr. Gastão da Graça Ferreira, árbitro jubilado internacional de São Tomé e Príncipe e ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Santomense de Futebol fez visita de cortesia.
6.Continuei a pesquisar informações no jornal A Capital.
7.Pessoa perguntou quanto ao centenário do Clube Naval de Lisboa, respondendo à oferta de informações sobre a sua existência, foi devidamente informada onde poderá obter tais indicações.
8.Voltou-se a perguntar ao sr. Vítor Badalinho pela publicação da reportagem da visita dos cidadãos chineses ao Museu, facto que ocorreu em 10 de agosto.
9.Saí às 16H55.

15.08.2015-SÁBADO

16.08.2015-DOMINGO

17.08.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H10.
2.Vi na página na net da AFL a reportagem dos cidadãos chineses que visitaram o Museu e disso dei conta ao sr. Vítor Badalinho.
3.O sr. Vítor Badalinho, responsável pela referida página, dá conta que a situação já está resolvida e que futuramente a normalidade é palavra de ordem. Respondi em conformidade.
4.O jornal A Capital, de 1914, continua a ser pesquisado na busca de informação importante para a AFL.
5.Saí às 16H55.

18.08.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H10.
2.Ontem, de minha casa, falei com o sr. Guilherme Henriques, diretor-adjunto do Museu, que teve uma consulta médica.
3.Enviei ao presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, sr. José Vitorino, informação relacionada com a sua coletividade, ao mesmo tempo que o convidei a visitar o Museu.
4.Também procedi de igual forma com o presidente do Clube Desportivo de Tondela, sr. Gilberto Neves Coimbra.
5.O sr. Valentim Catarino, recomendado pelo Dr. Nuno Lobo, virá à AFL na próxima quinta-feira, dia 20, às 14 horas, para saber pormenores da visita da célebre equipa do São Loranzo Almagro a Portugal e Espanha, trabalho esse já recolhido para efeitos da Comissão que está a tratar de organizar evento no próximo ano.
6.O sr. Francisco Godinho, compareceu no Museu, com acompanhante, e foi-lhe solicitado orçamento para: prospeto de divulgação do Museu, painel com os números acuais de agentes, clubes e competições na AFL, brindes a oferecer aos visitantes e suporte para cerca de 50 molduras para exposição das fotografias dos árbitros internacionais lisboetas. Ele e quem o acompanhava fizeram uma rápida visita ao Museu.
7.Foi encontrada a notícia no jornal A Capital que dá conta da libertação dos troféus da Alfândega de Lisboa (edição 1558, de 3 de dezembro de 1914, página 2, coluna 7).
8.Saí às 16H55.

19.08.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H10.
2.O sr. Diamantino Barata Baptista, o primeiro selecionador da equipa feminina da Associação de
Futebol de Lisboa visitou o Museu, deixou mensagem e prometeu oferecer medalha como melhor
treinador de equipa portuguesa que acuou em França.
3.Preparou-se a reportagem (texto e imagens) da referida visita que foi enviada para o sr. Vítor Badalinho.
4.Trouxe de minha casa o primeiro volume da História do Sport Lisboa e Benfica (1904-1954) onde constam informações que vão ser aproveitadas para os registos da AFL.
5.Saí às 17H00.

20.08.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H10.
2.Convidei o sr. Tomás Baltazar, ilustre presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Esgrima e amigo da AFL, a visitar o Museu.
3.O sr. João Leal, do Sport Lisboa e Águias agradeceu a mensagem que enviámos a dar conta que o trabalho de pesquisa quanto ao palmarés do seu clube está pronto e que passa hoje por cá, ou, na sua ausência, outro colega dirigente.
4.Respondemos ao sr. Frederico Valarinho, presidente da Federação Portuguesa de Esgrima, a informar que, para valorizar os seus trabalhos, poderá consultar a coleção do jornal A Capital, desde 1 de julho de 1910 a 8 de julho de 1938, acedendo ao endereço (que enviámos) da Hemeroteca Municipal de Lisboa.
5.Ontem, por volta das 23 horas, contactei o sr. Vítor Badalinho a dar-lhe conta que a reportagem que lhe enviámos da visita do sr. Diamantino Barata Baptista necessitava de ser melhorada, acedeu a protelar a sua divulgação, que agradeci. Hoje, já lhe enviei a retificação (texto) e nova foto.
6.O sr. Vítor Badalinho informa que, após a hora do almoço, colocou a reportagem da visita do sr. Diamantino Barata Baptista na página da AFL. Contudo, como pedi expressamente que a fotografia da primeira seleção feminina da AFL fosse colocada em último lugar – para ficar de harmonia com o texto – colocou-a logo no início. Solicitei que, por favor, proceda à devida retificação, o que já aconteceu
7.Procedeu-se à atualização do dossier Seleções da AFL (deslocação ao Brasil), com informações recolhidas do livro com a história do Sport Lisboa e Benfica.
8.O sr. Valentim Luis Catarino solicitou informações quanto à digressão da equipa do Club Atlético San Loranzo de Almagro a Portugal, o que se verificou entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 1947, pedido que será satisfeito.
9.O sr. José Farinha, do Sport Lisboa e Águias, acompanhado de um amigo (o sr. António Videira, radicado no Canadá) vieram levantar o processo que se organizou com os registos das participações do clube na AFL. Acompanhei-o, ainda, aos serviços da AFL para saber do que é necessário para que o Sport Lisboa e Águias volte a filiar-se na AFL.
10.Aproveitando esta excelente oportunidade convidámos as três personalidades para visitarem o Museu. No livro de honra expressaram simpáticas mensagens.
11.Saí às 17H05.

21.08.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H00.
2.Ontem, o sr. Francisco Godinho, enviou para minha casa o esboço do panfleto de divulgação do Museu, trabalho esse que vai ser analisado. Aguarda-se a apresentação do orçamento solicitado.
3.Estivemos a analisar e a corrigir o prospeto enviado pelo sr. Francisco Godinho, na expectativa de pormos a informação necessária e oportuna para todos aqueles que queiram, como primeira impressão, saber o máximo do Museu da AFL.
4.Para memória futura e por me ter afetado sobremaneira uma situação que ocorreu esta manhã, não deixo de referir o caso, pelo envolvimento que, até agora, tenho dedicado com a colaboração séria e digna, sempre em nome dos princípios da Associação de Futebol de Lisboa. Quando me dirigi do muito acanhado gabinete, que é partilhado pelos diretor e diretor-adjunto do Museu e o responsável das Relações Institucionais, Dr. Castanheira de Oliveira, para a sala das Organizações, na expectativa de ver assinado o documento de despesa do passe social dos transportes públicos que a AFL faz o favor de me pagar mensalmente, encontrei o diretor-executivo, sr. José Ribeiro a conversar com o sr. Vítor Gonçalves. No balcão de atendimento encontrava-se uma pessoa que saudei e perguntei se já estava atendido – como o já fiz dezenas e dezenas de vezes – e que me disse pretender inscrever o seu clube (Carenque, salvo erro), nas competições da AFL. Dado que o sr. Vítor continuava ocupado com o sr. Ribeiro perguntei ao sr. João Oliveira se o assunto poderia ser tratado consigo, o qual, de imediato, se levantou, indo na direção do visitante. Inesperadamente, insurgiu-se o sr. Ribeiro – que estava a ainda a falar com o sr. Vítor – contra mim, em tom de voz alterado, a dar conta que ele é que dá ordens aos empregados do sector e mais ninguém. E que já estava a tratar do assunto, situação que só vim a saber naquele momento. Que eu tenho de me limitar ao Museu e nada mais. Ripostei, dizendo que é assim que sempre tenho tratado as pessoas que saúdo e que as auxílio a encaminhar os seus anseios para que, tão depressa quanto possível, fiquem resolvidos, sempre com dignidade para as partes (utente e AFL). A discussão com o diretor-executivo manteve-se contra minha vontade, pois não entendo que, desde a primeira hora, estou ao serviço da AFL e tudo tenho feito para respeitar as normas e os compromissos e venha agora o diretor-executivo a dizer que tenho de me restringir à minha zona de ação (o Museu), como fosse algo separado de um todo que se pretende uniforme, saudável e compreensivelmente admissível. Desde janeiro de 2014, altura que assumi o cargo para que fui convidado, nunca me imiscui nas tarefas de cada qual e muito menos do diretor-executivo, ao ponto de lhe dizer que deveria ter respeito por mim, pois, como pessoa de bem que sou, só quero o melhor para a AFL e só tratando como deve ser as pessoas é que poderão dizer bem da própria Associação de Futebol de Lisboa. Mais adianto que ontem quando me dirigi aos serviços do andar inferior (rés-do-chão) com o sr. José Farinha, dirigente do Sport Lisboa e Águias, que veio buscar processo que o Museu elaborou com o palmarés do clube e visitou o Museu, que pretendia saber o que era necessário para que o clube voltasse a inscrever-se na AFL, não gostei do método de atendimento feito pelo referido diretor-executivo, que não teve uma palavra de cortesia para quem quer, em boa hora, regressar a esta casa, usando, isso sim, o rigor da formalismo, remetendo a pessoa para a montanha de informação que está na net e nada mais. O referido diretor-executivo não tem de ser simpático, mas poderia, pelo menos, ser cortês e agradecer a iniciativa do Sport Lisboa e Águias em querer voltar ao seio da AFL, o que eu faria, isto sempre em sintonia com os princípios e os interesses da Associação de Futebol de Lisboa, mas ele não o fez.
5.Terminei a pesquisa no jornal A Capital, acontecimento que terminou na edição 1585, de 31.12.1914.
6.Feitas as retificações ao esboço do panfleto de propaganda do Museu foi o prospeto reenviado ao sr. Francisco Godinho.
7.Saí às 16H40.

22.08.2015-SÁBADO

23.08.2015-DOMINGO

24.08.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H20.
2.Recebido do sr. Francisco Godinho o novo prospeto de divulgação do Museu, seu orçamento e bem assim do painel das atividades de 2013/2014.
3.O vice-Presidente da direção, Engº José Loureiro, solicitou que fizesse um pequeno texto sobre a atleta de futsal, Rita Isabel Costa Martins, após serem recolhidos os seus dados, tendo-se respondido em conformidade.
4.Estudou-se alterações ao modelo de prospeto recebido hoje do sr. Francisco Godinho.
5.O Engº José Loureiro pede fotografia da atleta. Vai-se proceder em conformidade.
6.Sobre a imagem da seleção feminina da AFL que participou no Interassociações, em 2012, contactei o Prof. Ricardo Monsanto solicitando a sua colaboração. Diz que vai procurar.
7.Saí às 16H55.

25.08.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H20.
2.Recebido do sr. Francisco Godinho o modelo de expositor para divulgar as fotografias dos árbitros Internacionais lisboetas. Foi-lhe perguntado quais as medidas, assim como o seu valor.
3.Solicitei ao sr. Rui Melo, secretário da direção, para procurar a foto da seleção lisboeta de futsal, mas diz não ter encontrado.
4.Falou-se com o Dr. Miguel Alexandre Almeida Pacheco, da Câmara Municipal de Lisboa a saber do ponto de situação quanto à distinção a ser entregue à AF, pois está a ser elaborado prospeto de divulgação do Museu onde vão constar as comendas recebidas e gostaríamos de ver a da Câmara Municipal de Lisboa. A seu pedido remeteu-se mensagem nesse sentido.
5.Saí às 16H45.

26.08.2015-QUARTA
1.Ausente durante todo o dia por motivo de tratar assunto pessoal na Segurança Social e almoço de convivência, com camarada de armas de África.

27.08.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H10.
2.Ontem, de minha casa, solicitei aos autores do filme “Benfica-Torino, 4-3”, Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo a oferta da sua obra, se possível em cerimónia protocolar para efeitos de divulgação na página da AFL.
3.O sr. Edgar Nascimento, do Porto Salvo, envia notícia da seleção de Lisboa com um jogador do seu clube que participou na equipa lisboeta no Torneio da Vila de Cascais, disputado em 10 e 12 de fevereiro de 1991. Respondemos em conformidade, dando-lhe conta que o atleta em questão é o sr. João Miguel Ferreira Ramos Raimundo (ficha AFL 2175/2176).
4.Perguntei ao Engº José Loureiro, da AFL, se posso contactar a atleta de futsal, Rita Isabel Costa Martins, sobre a hipótese de facultar uma sua foto, integrada na seleção de Lisboa. Respondeu que sim.
5.Os srs. Mário Real (árbitro jubilado da AFL, antigo dirigente do seu Conselho de Arbitragem e ex-presidente da APAF e José Manuel Lopes Martins (ex-chefe de serviços da FPF e atual diretor da Associação de Futebol de Santarém), pretenderam visitar o Museu (o que fizeram) e fui com eles almoçar. Sem despesas para a AFL.   
6.Ao sr. José Manuel Lopes Martins, para além de lhe ter sido facultado, a título devolutivo, o que fará na próxima semana, o dossier com emblemas de clubes antigos, perguntou-se por dados mais pormenorizados dos jogos entre as seleções de Lisboa e Santarém, principalmente os disputados nas épocas de 1926/1927, 1929/1930, 1931/32 e 1932/1933. Os elementos que dispomos não são suficientes. Indicou o sr. Paulo Narciso, do jornal Correio do Ribatejo, que poderá eventualmente ajudar na busca dos dados pretendidos.
7.Recebemos da Dª Fátima Bernardo quatro fotografias da primeira seleção feminina de futsal da AFL (1992), mas a qualidade de imagem não é a melhor. Vamos providenciar a identificação das atletas que consta no documento. 
8.Saí às 17H10.

28.08.2015-SEXTA
1.Entre às 08H10.
2.Ontem, enviei ao sr. Vítor Badalinho imagens e texto da visita daqueles ilustres visitantes.
3.Chamei a atenção do sr. Vítor Badalinho para o facto de ter introduzido na página da AFL a reportagem que já lá estava e não a atual.
4.Falei com o Prof. Ricardo Monsanto sobre a foto da atleta Rita Martins. Disse que não consegue satisfazer o pedido.
5.Solicitado à Dª Fátima Bernardo a identificação das atletas nas fotos que enviou.
6.Recebido convite pessoal, em nome de Alberto Helder, para a inauguração do relvado sintético do Grupo Desportivo do Barril, acontecimento que se verificará no dia 5 de setembro de 2015 (sábado), às 15H30. Agradeci e aproveitei para o convidar a visitar o Museu.
7.Falei com a atleta Rita Isabel Costa Martins629) que dá conta não ter fotografia quer da seleção de Lisboa, quer individual. Sugeriu que se contacte a Federação. Convidei-a a visitar o Museu.
8.Contactei a Drª Luísa Cotrim, da Biblioteca Municipal de Santarém, sobre a possibilidade de consultar jornais antigos. Têm digitalizados os periódicos santarenos desde 1891 a 1954. Consulta só no local e é gratuita. Desde facto dei conhecimento ao sr. José Manuel Martins.
9.Saí às 17H00.

29.08.2015-SÁBADO

30.08.2015-DOMINGO

31.08.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H20.
2.Ontem, no I Estágio promovido pelo Núcleo de Árbitros de Futebol da Brandoa/Amadora, realizado em Peniche, no tempo de intervenção que me foi destinado aproveitei para convidar os presentes a visitarem o Museu da AFL.
3.No estádio do Grupo Desportivo de Peniche tive a oportunidade de conhecer o vice-presidente da direção, sr. João Frederico Soares que teve a amabilidade de oferecer ao Museu da AFL o livro com a história do clube (1941/2001), assim como um cachecol. Também formulei o convite para visitar o Museu da AFL.
4.A Dª Fátima Bernardo responde, informando os nomes das pessoas que constam na fotografia, adiantando que também foi integrado na comitiva Orlando Duarte, nome que não consta no Relatório e Contas de 1992. Agradeceu-se tal informação.
5.Informei o sr. Max Nunes (Foto Fixarte) da necessidade de fazer uma foto da primeira seleção feminina de Futsal, cujos modelos já remetemos, mas com muita falta de qualidade. No final da tarde passarei por lá para se decidir em conformidade.
6.Falei com o sr. José Manuel Lopes Martins, da Associação de Futebol de Santarém, a solicitar o oferecimento do livro editado pela sua Associação quando comemorou os seus 75 anos de existência.
7.A loja Frenesi, especialista em livros antigos, ao oferecer os seus préstimos solicitei ajuda para encontrar os 8 Relatórios e Contas (Anuários) da AFL em falta: 1921/1922, 1922/1923, 1924/1925, 1925/1926, 1930/1931, 1931/1932, 1953/1954 e 1955/1956. Responderam a dar conta que continuam a não poder satisfazer o pedido.
8.O sr. António Xavier Dias, da Wiki Sporting, a solicitar informação do antigo jogador do Sporting Clube de Portugal, sr. Aníbal Fonseca Paciência, licença 18.307. Respondemos a dar conta do que se encontrou.
9.Fátima Bernardo, dá conta que virá visitar o Museu em outubro próximo.   
10.O orçamento da firma Francisco Godinho sobre o painel com os dados estatísticos e atuais da AFL foi remetido aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe para urgente decisão, dada a necessidade do referido painel estar exposto em próximas atividades da Associação, pela importância da sua informação.
11.O Dr. Vítor Filipe deu o seu acordo ao orçamento do painel, sujeito a decisão superior.
12.O Dr. Nuno Lobo autorizou a feitura do painel.
13.Comunicou-se ao sr. Francisco Godinho a aceitação do seu orçamento para o painel e pediu-se a sua presença na AFL para receber as instruções retificativas ao projeto apresentado.
14.Sai às 16H50, com destino à Foto Fixarte, para tratar da imagem da seleção de Futsal.

VISITAS AO MUSEU:
No mês: 20 
Acumulado:
Em 2014: 218.
Em 2015: 335.
Soma: 553.

Sem comentários: