segunda-feira, 1 de outubro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 17º DE 29 EPISÓDIOS – MAIO 2015

 

A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…

01.05.2015-SEXTA
Feriado nacional.

02.05.2015-SÁBADO
1.Estive presente no jogo de futebol Feminino Futebol Benfica-Fundação D. Laura Santos e aproveitei para inquirir o Vereador de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Jorge Máximo, sobre a comenda que irá ser concedida à centenária Associação de Futebol de Lisboa. Disse que está em bom andamento, independentemente de ter sido constituída nova Comissão da Medalha que dará o seu parecer quanto à petição apresentada por mim em 13 de outubro de 2014. Reforcei quanto seria muito importante o facto de se considerar a celebração dos 105 anos de existência da AFL (setembro 2015) para proceder à entrega, embora tardia, de tão prestigiante galardão.
2.Ainda neste dia e a solicitação do Dr. Nuno Lobo contactei o sr. António da Silva Quadros, presidente do Recreativo Águias da Musgueira, dando-lhe conta que a AFL não recebeu convite para a comemoração do aniversário do clube (ocorrido na véspera, dia 1 de Maio), ao que respondeu ter sido a Junta de Freguesia de Lumiar a dar a última palavra e o seu aval para uma pequena festa, que ocorreu nas bancadas do Estádio da Alta de Lisboa, razão porque não houve condições para proceder a qualquer convite formal.
3.Ao sr. Domingos Estanislau, presidente do Clube Futebol Benfica, dei conta que o patrono da cabina dos árbitros do Estádio Francisco Lázaro, o árbitro internacional lisboeta Aníbal da Silva Oliveira (na foto) tem novos dados para juntar ao seu memorial, que lhe serão enviados logo que possível.

03.05.2015-DOMINGO

04.05.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H00
2.Enviei o Relatório de Atividades do Museu de Abril de 2015 aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe.
3.Dei conta aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe da minha ausência a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de maio, devido a prestar assistência à minha Mulher, Maria Júlia, que vai ser submetida a intervenção cirúrgica.
4.Contactada a Hemeroteca Municipal de Lisboa sobre a abertura nas novas instalações na Lapa, responderam que está para breve, dado ter-se já iniciado o processo da transferência dos serviços e material.
5.Devido ao forte vento que se verificou na manhã de hoje foi retirada a enorme faixa que, ao longo do segundo andar e do lado exterior, indicava “ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA”.
6.Procedeu-se a pesquisas relacionadas com o historial do árbitro lisboeta Aníbal da Silva Oliveira.
7.Saí às 16H50.

05.05.2015-TERÇA
1.Entre às 07H50
2.Ontem, por volta das 18H30, solicitei aos serviços do Diário da República informação referente à constituição e divulgação oficial da criação das três entidades que geriram o futebol nos seus primórdios: Liga de Football Association, Liga Portugueza de Football e Associação de Football de Lisboa.
3.O sr. Guilherme Henriques dá como terminada a tarefa do alinhamento das seleções da AFL, faltando agora o seu registo.
4.Informa, também, que já recebeu os cartões de visita da AFL, depois de retificados.
5.De manhã, desloquei-me à APAF, para recolher informação quanto ao árbitro internacional lisboeta Aníbal da Silva Oliveira.
6.Perante o deficiente e anacrónico dossier existente, fez-se a primeira abordagem dos registos dos sócios especiais (Fundadores, Honorários, Mérito, Auxiliares e outros).
7.Do Colégio Vasco da Gama, de Meleças a Dª Ana Paula Loureiro, indica que os alunos do 9º ano, turma D, pretendem visitar o Museu da AFL na próxima quinta-feira, dia 7, às 11 horas, mas devido a compromissos inadiáveis dos dois responsáveis do Museu, que não podem estar presentes, foi sugerida outra data.
8.Contactado o sr. José Marques Alexandre sobre informação relacionada com o árbitro Aníbal da Silva Oliveira.
9.O Dr. Nuno Lobo determinou que a visita ao Museu por parte dos jovens do Colégio Vasco da Gama se faça no dia indicado, graças à disponibilidade do Rui Melo, secretário da direção da AFL que irá, então, acompanhá-los durante a sua permanência nas instalações da AFL.
10.Remetida ao presidente do Clube Futebol Benfica, sr. Domingos Estanislau, a informação recolhida e referente ao árbitro Aníbal da Silva Oliveira.
11.Atlético Clube Barroense solicita as classificações que obteve nas competições da AFL, na época 2013/2014. Respondeu-se em conformidade.
12.Escrevi para o Colégio Vasco da Gama a dar conta que, de harmonia com a determinação do Dr. Nuno Lobo, a mensagem anterior ficou sem efeito e que se mantém a visita para o dia e hora marcados.
13.Requisitei uma bola de futebol nº 5 para oferecer ao Colégio Vasco da Gama.
14.Entregue ao sr. Rui Melo 25 conjuntos, constituídos por 1 esferográfica e dois pins AFL, destinados aos visitantes do Colégio Vasco da Gama.
15.Requisitou-se ao Economato da AFL 200 esferográficas e 200 conjuntos de pins (acuais e antigos), para distribuir a visitantes do Museu.
16.Recebi telefonema do secretário-geral da Federação Santomense de Futebol, sr. Arlindo Carneiro Rodrigues a dar conta que se encontra em Lisboa, de passagem, e que o Dr. Nuno Lobo não o contactou na sua visita anterior (26.03.2015), apesar de ter deixado o seu contacto telefónico ao secretário da direção, sr. Rui Melo.
17.Os formandos que estão a frequentar o Curso de Treinadores de Futebol (I Nível), a decorrer, em número de 24, compareceram para visitaram o Museu da AFL, às 19H45, quando a hora marcada era às 19H00. Dado que após este acontecimento os alunos tinham de ser submetidos a um exame, volto a referir que assim não estão reunidas as condições para, com calma e concentração, se expor o historial riquíssimo da centenária AFL, quer para os formandos quer para quem tem de debitar a correspondente e imensa informação.
18.Saímos (eu e o sr. Guilherme Henriques) às 20H30, logo após ter terminado esta iniciativa. Sem custos para a AFL.

06.05.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H50.
2.Ontem, às 23H12, de minha casa, enviei para o sr. Vítor Badalinho texto e 11 imagens da visita ao Museu dos formandos do Curso de Treinadores para que procedesse em conformidade.
3.A Dª Ana Paula Loureiro, do Colégio Vasco da Gama, enviou mensagem a acusar a recepção da orientação que preconizamos para a visita de amanhã. Respondemos em conformidade.
4.Mandei mensagem para o Dr. Nuno Lobo da situação relatada pelo secretário-geral da Federação Santomense de Futebol, sr. Arlindo Carneiro Rodrigues.
5.O diretor-executivo da AFL, sr. José Ribeiro deu conta que está a tratar de encontrar uma solução para guardar a pequena rampa existente no Museu, por desnecessária e estar a ocupar espaço vital na área do salão nobre.
6.O sr. Domingos Estanislau, presidente do Clube Futebol Benfica, dá conta da recepção do historial do árbitro sr. Aníbal da Silva Oliveira.
7.Saí às 16H55.

07.05.2015-QUINTA
1.Ausente. Assistência a familiar.
2.O sr. Guilherme Henriques, diretor-adjunto deu a sua habitual colaboração do Museu.
3.Ontem, às 17H26, recebi chamada telefónica do Dr. Tiago Vaz, vice-Presidente da direção da AFL, que pretendia saber como tinha decorrido a visita dos formandos do curso de Treinadores. Respondi-lhe que, em termos organizativos, não foi a melhor, relatando-lhe os factos relevantes. Pediu-me que passasse a escrito, o que farei oportunamente.
4.Às 18H19, recebi telefonema do sr. Manuel Arons de Carvalho, a informar que, na próxima terça-feira, dia 12, pelas 14H30, pretende deslocar-se ao Museu da AFGL e falar sobre a Taça de Honra, cujos números finais, quanto a vencedores, não estão corretos.
5.Estiveram presentes 22 alunos e 2 acompanhantes do Colégio de Vasco da Gama, de Meleças, a quem foi bola, conjuntos de 2 pins e esferográficas. Assinaram o livro de honra. A reportagem deste acontecimento irá ser enviada para o sr. Vítor Badalinho.

08.05.2015-SEXTA
1.Ausente: Assistência a familiar
2.O sr. Guilherme Henriques, diretor-adjunto deu a sua habitual colaboração ao Museu.
3.Assim, como deu os seus préstimos no arranjo do estore da sala principal do Museu.

09.05.2015-SÁBADO

10.05.2015-DOMINGO

11.05.2015-SEGUNDA
1.Ausente: Assistência a familiar
2.O sr. Guilherme Henriques, diretor-adjunto deu a sua habitual colaboração ao Museu, procedendo à elaboração de lista de assuntos relacionados com a falta dos Relatórios e Contas de determinados períodos.
3.Recebi telefonema do sr. Guilherme Henriques.
4.Recebi telefonema do sr. Carlos Peres.
5.Recebi telefonema do sr. Teodoro Castro Lino, de Goiás, Brasil, que pretende encontrar-se comigo amanhã.
6.O sr. Teodoro de Castro Lino e acompanhante visitaram o Museu e foram devidamente acompanhados pelo sr. Guilherme Henriques.
7.O Presidente, Dr. Nuno Lobo entregou ao sr. Guilherme Henriques, com destino ao Museu, dois troféus que vão ser identificados, como está determinado.

12.05.2015-TERÇA
1.Entrei às 07H50
2.Tomei conhecimento de dois troféus que estavam em cima na minha secretária.
2.1-Do “Desportivo Domingos Sávio, alusivo ao XVIII Torneio da Páscoa 2015 (Sílvio Sá Pereira), oferecido ao executivo da Associação de Futebol de Lisboa pela colaboração prestada para este Torneio 04/04/2015, A Direção” O objeto é em plástico.
2.2-Da Associação de Futebol do Porto, referente ao “1º Torneio Interassociações Sub-17 Dr. Fernando Sardoeira Pinto, Póvoa de Varzim, abril 2015”. Uma pequena salva de estanho puro, com estojo.
3.O diretor-executivo, sr. José Ribeiro dá conta que o assunto da deslocação da pequena rampa do Museu e dos bancos será resolvido o mais tardar até à próxima semana.
4.O sr. Carlos Peres deu conta da sua disponibilidade para se proceder à arrumação do 6º piso. Contudo, só para a semana é que estarei em condições de avançar com esta tarefa.
5.Compareceu o sr. Teodoro Castro Lino (de Goiás), numa visita rápida, a dar conta da sua indisponibilidade para almoçar hoje, mas que na próxima sexta-feira virá com vagar para estar connosco. Ofereceu o livro “O outro lado do futebol”, de sua autoria.
6.José Ribeiro entregou para o Museu diversos documentos e fotografias.
7.Enviada reportagem da visita do Colégio Vasco da Gama (07.05.2015) ao sr. Vítor Badalinho para proceder em conformidade, ou seja, divulgar o acontecimento na página da AFL.
8.José Borges, telefonou a dar conta que amanhã, quarta-feira, dia 13, virá uma representação do Núcleo da Brandoa/Amadora visitar o Museu, o que se verificará por volta das 14 horas. Serão 10 pessoas.
9.Este assunto foi tratado formalmente, tendo respondido em conformidade, ontem, através do meu endereço pessoal.
-Dr. Alberto Miguéns-
 
-Manuel Arons de Carvalho-
10.Visitaram o Museu o Dr. Alberto Miguéns e Manuel Arons de Carvalho, jornalistas, os quais, preocupados com a indefinição quanto aos vencedores da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, aproveitaram para manifestar os seus convergentes pontos de vista.
11.Saí às 17H15.

13.05.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H55.
2.Respondi ao sr. Rui Melo, secretário da direção da AFL, à comunicação do Núcleo de Árbitros de Futebol Brandoa/Amadora, quanto à visita programada para hoje.
3.O sr. Artur Costa, do Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide, visitou o Museu.
4.Informou-se a Dª Ana Paula Loureiro, do Colégio Vasco da Gama, de Meleças, de que a reportagem da visita dos alunos já se encontra na página da AFL.
5.As três bandeiras colocadas na varanda do edifício da sede foram alvo de tratamento, pois estavam a desfiar-se. 
6.Actualizaram-se os dados do movimento desportivo anual/mensal da Associação.
7.Retirou-se a pequena rampa que estava no Museu, por desnecessária, assim como os 4 apoios de madeira. Material guardado no saguão.
8.Recebido o material de promoção solicitado em 5 de maio à Dª Benedita.
9.Prepararam-se os brindes a oferecer aos visitantes de logo à tarde.
10.Iniciaram-se os trabalhos de repor a faixa “Associação de Futebol de Lisboa” no exterior do segundo andar da sede.
11.A representação do Núcleo da Brandoa/Amadora visitou o Museu da AFL (Pedro Mota, presidente, José Saraiva Santos, Vítor Correia e Gonçalo Cruz). Ofereceram o emblema do Núcleo (de pano) ao Museu.
12.Saí às 16H55.

14.05.2015-QUINTA
Não compareci devido à greve da Carris

15.05.2015-SEXTA
1.Entrei às 07H50.
2.O sr. António Xavier Dias, da Wiki Sporting, facultou-nos informação da prova de infantis, anos 1920 e 30.
3.O Núcleo da Brandoa/Amadora felicita a Associação de Futebol de Lisboa pela recepção que teve no Museu.
4.O sr. Guilherme Henriques continua a trabalhar no prospeto que irá ser impresso com elementos relacionados com a visita ao Museu da AFL.
5.Enviada mensagem para o sr. Vítor Badalinho divulgar na página da AFL, celebrando a passagem do dia internacional dos Museus, a comemorar-se na próxima segunda-feira, dia 18.
6.Voltei a devolver os dois objetos (DDS e AFP) ao Dr. Nuno Lobo para que sejam preenchidos os apropriados impressos, conforme combinado. Falei com o presidente sobre o assunto.
7.Presente o Dr. Nuno Lobo a quem informei de pequenas coisas para melhorar a qualidade do sítio da AFL, como títulos, notícias e informações.
8.Teodoro Castro Lino, Erlisva Carlos Serafim e Geraldo Mendonça de Lima Neto, todos da Televisão Anhanguera, de Goiás, visitaram o Museu e foram oferecidos pins e esferográficas da AFL.
9.Saí às 16H55.

16.05.2015-SÁBADO

17.05.2015-DOMINGO

18.05.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 10H30, por prestar assistência a familiar.
2.Enviou-se para o sr. Simão Silva, morador em Landim, 2 pins.
3.O Dr. Luís Duque, presidente da Liga de Clubes e antigo presidente da direção da AFL, fez uma curta e rápida visita ao Museu, prometendo voltar com mais tempo.
4.Vamos tentar indagar junto da Casa da Moeda e do Museu do Banco de Portugal a identificação das moedas cunhadas nos regimes da Monarquia (última) e da República (primeira), dado ser interessante ter um modelo de cada no Museu da AFL.
5.Falei com o Dr. Nuno Lobo sobre a cedência de ingressos para a Taça de Portugal a Pedro Gomes, que virá à AFL resolver o assunto.
6.O sr. Vítor Badalinho colocou no sítio da AFL a mensagem referente ao dia internacional dos Museus (hoje comemorado), onde se expressa o convite formal para a comunidade dar uma saltada até nós.
7.Visitaram o Museu o jogador jubilado internacional sr. Joaquim da Silva Carvalho (guarda-redes do Sporting
Clube de Portugal) e o diretor da AFL, sr. Carlos Seixas.
8.Saí às 17H20.

19.05.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H15 (greve no Metropolitano de Lisboa).
2.Respondendo à Dª Telma Alves, de César, que pretende o pin da AFL, solicitei o seu endereço postal.
3.Recebi o programa do Congresso História e Desporto, marcado para 28 e 29 de maio de 2015.
4.Elaborada notícia da visita do jogador internacional Carvalho e remetida ao sr. Vítor Badalinho, com as respetivas imagens.
5.Através de correio postal, satisfez-se o pedido da Dª Telma Alves.
6.Fui encarregue pelo sr. Rui Melo de entregar a José Padinha, do Núcleo da Brandoa, uma bandeira da AFL, o que se verificou na minha casa.
7.Contactou-se o Museu do Banco de Portugal sobre a identificação das moedas cunhadas pela Monarquia (a última) e pela República (a primeira), mas não se conseguiu a desejada informação. Falar amanhã.
8.Recebi os 50 cartões de visita solicitados.
9.O sr. Manuel Pimentel, árbitro internacional jubilado angolano, da cidade de Lubango, província de Huíla, pretende visitar o Museu da AFL proximamente.
10.Esperei pelo sr. Pedro Gomes para lhe entregar os ingressos para a Taça de Portugal.
11.Saí às 17H35.

20.05.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H10.
2.Recebi informação do Congresso História e Desporto.
3.Enviei informação para o Wiki Sporting, relacionada com os cartões de identificação desportiva de Manuel Pedro Gomes.
4.O Museu do Banco de não soube responder à questão da cunhagem das moedas.
5.O Dr. Jaime Ayash, filho do antigo presidente da Mesa da Assembleia-geral da AFL, visitou rapidamente o Museu e interessou-se em ajudar a AFL, quer saber se existem documentos apropriados, quer eventualmente oferecer duas moedas (a última cunhada pelo regime monárquico e a primeira pela República portuguesa). Vamos escrever-lhe em conformidade.
6.Inquirindo a Hemeroteca Municipal de Lisboa, quanto à reabertura nas novas instalações da Lapa, dado que os serviços da rua de São Pedro de Alcântara encerraram ao público em outubro de 2013, informaram que está para breve a inauguração. A data precisa será divulgada na oportunidade.
7.O diretor sr. Carlos Seixas viu a reportagem da visita do sr. Joaquim Carvalho na AFL.
8.Saí às 17H00.

21.05.2015-QUINTA
1.Entre às 08H25.
2.Ontem estive em casa do Mestre Joaquim Campos, decano da arbitragem portuguesa, e procedeu à oferta de várias preciosidades da sua coleção ao Museu da AFL, solicitando, apenas, que sejam reproduzidos em fotocópias, o que irá fazer.
3.Enviada mensagem ao Dr. Jaime Ayash a dar conta da ideia de que o Museu pode vir a ter 2 moedas em exposição permanente, a última cunhada na Monarquia, assim como a primeira da República portuguesa, sendo esta cunhada pelo artista e fundador da AFL Francisco dos Santos. Respondeu a dar conta que vai interessar-se pela sugestão.
4.A duplicação (fotocópias) dos cartões do sr. Manuel Pedro Gomes já está pronta e arquivada. Vamos avisá-lo para acordarmos o dia e hora para proceder à devolução dos originais.
5.O Dr. Nuno Lobo e acompanhante visitaram o Museu, assim como 2 franceses e um português.
6.Fotocopiou-se os documentos oferecidos pelo Mestre Joaquim Campos, cuja cópia lhe vão ser entregues.
7.Continuou-se a pesquisar a constituição da Comissão Central de Árbitros de Futebol, desde a sua criação 1938.
8.Saí às 16H55

22.05.2015-SEXTA
1.Entrei à 08H10.
2.Fui ressarcido do valor do passe social (€ 26,75).
 
3.Obtidas cópias das novas fotos do local onde se situou o “campo do pau do fio”, em Belém (atual rua Vieira Portuense), com o intuito de as mostrar aos vindouros visitantes do Museu. Sem custos para a AFL.
4.Falou o Dr. Vítor Filipe a dar conta que contactou uma empresa que irá apresentar orçamento para a inventariação dos objetos expostos no Museu da AFL
5.O piso do Museu foi encerado.
6.Saí às 16H55.

23.05.2015-SÁBADO

24.05.2015-DOMINGO

25.05.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H15.
2.Recebida mensagem do Dr. Vítor Filipe a dar conta que já procedeu à solicitação do orçamento à firma DADOS ID.
3.O Departamento de Organizações da AFL solicitou que se responda ao Sporting Clube Lourinhanense sobre as classificações do seu clube nos escalões jovens (de Infantis a Juniores, ou seja dos juniores A a D).
4.Contactou-se o Sporting Clube Lourinhanense, na pessoa do sr. Gonçalo Carvalho, sobre esta solicitação.
5.Iniciou-se a correspondente pesquisa nos Relatórios e Contas da AFL.
6.Respondi ao vice-presidente da direção da AFL, Engº José Loureiro a dar conta da disponibilidade para a entrega de troféus aos vencedores dos jogos marcados para domingo de manhã, no Estádio Pina Manique, campo 3, às 9,30 e às 11 horas.
7.Saí às 16H50.

26.05.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H20 (greve do Metropolitano de Lisboa).
2.Acusei a recepção do troféu recebido do Desportivo Domingos Sávio, acompanhado do documento criado para o efeito, pelo Museu.
3.Solicitei aos serviços da AFL a alteração do contacto telefónico do Clube Futebol Benfica.
4.Respondeu-se ao pedido de pin do sr. Pedro Ricardo Faria, morador Rio Côvo (Santa Eulália).
5.Continuou-se a pesquisar informação do Sporting Clube Lourinhanense.
6.Deu-se conhecimento à Dª Virgínia Pinto, da Divisão de Apoio à Câmara Municipal de Lisboa, do ponto de situação quanto à carta remetida em outubro de 2014, a solicitar a atribuição de comenda à AFL, pedindo a sua ajuda na expectativa de se saber do andamento do processo
7.O Dr. Nuno Lobo esteve no gabinete a falar sobre a Taça de Honra da AFL.
8.Saí às 17H05.

27.05.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H50.
2.O diretor-executivo da AFL, José Ribeiro, entregou 2 livros e 2 DVD “Sport União Sintrense, 1911/2011", de Victor Manuel Seco Gaspar, um com dedicatória à Associação de Futebol de Lisboa e outro para o sr. Guilherme Bandeira Henriques, diretor adjunto do Museu da AFL. Irá ser elaborada carta de agradecimento ao autor da história do Sintrense.
 
3.O sr. Carlos Rodrigues Ferreira, do Caselas Futebol Clube, solicita informações (urgentes) para trabalho escolar que foque equipas, jogadores, troféus e história deste clube. Assunto a acompanhar com a habitual atenção.
4.Continua-se a recolher informação do Sporting Clube Lourinhanense.
5.Saí às 17H00.

28.05.2015-QUINTA
1.Ausente, dada a participação no Congresso História e Desporto, promovido pelo Instituto de História Contemporânea, em Lisboa. Para além dos contactos convidei os congressistas a visitarem o Museu da AFL. A inscrição cifrou-se em 5 euros. Receberei o respetivo valor da AFL logo que a organização envie o correspondente recibo.

29.05.2015-SEXTA
1.Continuei ausente, mas presente no referido Congresso. Falei com a Drª Ana Semblano, diretora do Museu Nacional do Desporto, que acordou fazer permutas entre as entidades que representamos, quanto a obras que se encontrem em duplicado.

30.05.2015-SÁBADO

31.05.2015-DOMINGO
 
1. Das 07H30 às 13H00 estive, ininterruptamente, no Estádio Pina Manique (campo 2), onde decorreram as finais de futebol de 7, Benjamins, E-2 (10 anos de idade), entre as equipas do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica (0-2) e E-1 (9 anos), entre as turmas do Sport Lisboa e Benfica e do Clube de Futebol “Os Belenenses” (6-3), tendo ajudado o Coronel José Manuel Fazendeiro (vice-presidente do Conselho da Arbitragem da AFL), que entregou aos participantes troféus e medalhas. Desta minha participação não resultaram despesas para a AFL.

Sem comentários: