quarta-feira, 10 de outubro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 26º DE 29 EPISÓDIOS – FEVEREIRO 2016

-Nova imagem do Campo do Pau do Fio, em Belém, primeiro recinto do Clube de Futebol "Os Belenenses"-
 

A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…

01.02.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 07H40.
2.Enviei o Relatório de Atividades do mês de janeiro de 2016 aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe.
3.O Dr. Nuno Lobo estará disponível para receber o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que virá fazer visita ao Museu na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, às 16H00.
4.Tentei contactar a Drª Luísa Sousa Pereira Marques Anastácio, a primeira dirigente feminina na AFL, vice-presidente do Conselho de Disciplina em 1992/1993, dado pretende-se fazer tal referência na publicação que está em elaboração. Ficou o recado para me falar.
5.Saí às 14H05, com destino ao jornal Diário de Notícias para continuar a consulta às notícias dos anos de 1910/1911, onde estive até às 16H45. Sem custos para a AFL. A assistência ao Museu foi assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

02.02.2016-TERÇA
1.Entrei às 07H35.
2.Bandeira ao vento!
3.Por sugestão da Drª Iolanda Ávila, a reunião prevista para amanhã no Ginásio Clube Português, é adiada para quinta-feira, às 11H00.
4.A Engª Lúcia, do Museu do Sporting, pediu que, na reportagem publicada na página da AFL, se alterasse a designação de Investigadora (título por nós atribuído à sua acompanhante) por Voluntária, o que se fez.
5.Respondeu-se à Drª Sara Carolina dos Santos Veríssimo Silvestre de Freitas, que visitou o Museu e que por aqui se ter evocado erradamente a sua qualidade de Investigadora foi afastada do serviço de voluntariado no Sporting Clube de Portugal.
6.Apuraram-se os dados do 2º jogo internacional da seleção portuguesa com a França (16.03.1927).
7.Registe-se a obtenção de imagens recolhidas no sítio da Torres do Tombo e relacionadas com a AFL.
8.Contactámos a Drª Luísa Sousa Pereira Marques Anastácio, dado não ter correspondido ao nosso pedido e demos conta da pretensão em editarmos publicação com as primeiras iniciativas da AFL desde a sua fundação, logo evocarmos ser a primeira dirigente da AFL. Vai enviar-nos fotografia.
9.Encontraram-se algumas fotos de antigas instalações utilizadas pela AFL, incluindo sedes, que vão merecer tratamento adequado com vista a promover a respetiva galeria fotográfica.
10.Saí às 16H45.

03.02.2016-QUARTA
1.Entrei às 07H20.
2.Solicitou-se à firma ADLC-Audiovisuais, Ldª orçamento para pôr o operacional o aparelho “Touch Screen”.
3.Procedemos a listagem das informações recolhidas no jornal Diário de Notícias.
4.Foram entregues 50 impressos de divulgação do Museu da AFL à Comissão Organizadora do Torneio de Futebol Papa Francisco.
5.O sr. Luís Gonçalves visitou o Museu.
6.Continuou-se a listar os apontamentos recolhidos no jornal Diário de Notícias.
7.Saí às 17H00

04.02.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H45.
2.Continuou-se a procurar elementos para a publicação que se pretende levar a efeito, com o título “Primeiramente...”
3.Desloquei-me ao Ginásio Clube Português, em Lisboa, onde falei com a Drª Iolanda Ávila, responsável do Arquivo, para saber se existem Relatórios e Contas da AFL. Entre as 10H30 e as 14H00, visitei as instalações e almocei no edifício. Sem despesas para a AFL. Entreguei 50 impressos de divulgação do Museu. Também sugeri que a Drª Luísa Ministro tenha em consideração a visita ao Museu da AFL por parte dos sócios do GCP.
4.Passei pela Biblioteca da Faculdade de Ciências, rua da Escola Politécnica, cuja equipa de futebol participou, em tempos idos, em competições organizadas pela AFL, mas não estava aberta.
5.A Dª Conceição Silva, da Secretaria das AFL, pediu informação quanto à data da Assembleia-geral que deliberou a atribuição do título de Sócio Honorário ao sr. João Carlos Simões Morais, dirigente, mas não foi possível recolher a desejada notícia nos Relatórios e Contas. O sr. Guilherme Henriques deslocou-se ao serviço da Dª Conceição Silva e, na sua ausência, transmitiu a informação, à Dª Benedita.
6.Às 16H26, enviei a seguinte mensagem:
"Exmºs Senhores Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe. Boa tarde! Há pouco, perto das 15H50, entrei, com o sr. Guilherme Henriques, na biblioteca do Museu e encontrei a Exmª Senhora Dª Benedita, funcionária da AFL, nessa dependência, mas com a luz apagada, numa posição que deduzi estar a procurar algo na zona dos Relatórios e Contas. Perguntei-lhe, como responsável do Museu, se procurava alguma coisa que deveria dizer-me para tratar do assunto como todos aqueles que tenho assumido desde 15 de janeiro de 2014, desde quando entrei ao serviço voluntário da AFL. Respondeu-me que estava autorizada para ir ali e saiu, tranquilamente, sem ter havido mais troca de palavras. Ora, como eu e o sr. Guilherme Henriques nada sabíamos da sua presença naquele local, solicito e agradeço que os srs. Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe me digam se deram a referida autorização ou, em caso negativo, se é de aceitar esta prática de se poder ter acesso ao Museu sem termos conhecimento. Aguardo, pois, a vossa estimada resposta. Saudações. Alberto Helder, Diretor do Museu.”
7.O Dr. Nuno Lobo respondeu:
Senhor Diretor, Não foi autorizada tal pesquisa. Não é de aceitar tal prática, conforme nossa deliberação. Toda e qualquer pesquisa ao Museu deve ser precedida de autorização de V. Exa. Cumprimentos. Nuno Lobo”.
8.Recebeu-se comunicação da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior sobre a visita do seu presidente ao Museu. Respondeu-se em conformidade.
9. O sr. Euprémio Scarpa apresentou questões que foram respondidas por correio eletrónico.
10.Saí às 17H00

05.02.2016-SEXTA
1.Entrei às 07H55.
2.O sr. Guilherme Henriques esteve presente na apresentação do Torneio Papa Francisco e o sr. Helder Tavares, do Museu do Casa Pia Atlético Clube deu-lhe conta de que podemos ir buscar mais documentos antigos para analisarmos e recolhermos o que de interesse tem para a AFL.
3.A Drª Cidália Maria Ferreira, da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, respondeu a dizer que os documentos que estavam à guarda do Governo Civil de Lisboa foram para a Torre do Tombo, entidade que ainda os não colocou disponíveis.
4.O Dr. Vítor Gens, da biblioteca da Faculdade de Ciências, respondeu por correio eletrónico a dar conta do que é necessário para procedermos a desejada pesquisa. Agradecemos e dissemos que voltaremos ao assunto.
 
5.O historiador sr. Francisco Pinheiro visitou-nos e solicita o envio dos documentos que a FIFA em tempos me enviou. Fomos almoçar. Sem despesas para a AFL.
6.Contactou a firma ADLC-Audiovisuais para saber se tinham recebido o nosso pedido datado de 03.02.2016. Perante a resposta remetemos novo e-mail.
7.Saí às 14H00 com destino ao Diário de Notícias onde continuei com as buscas de informação relacionada com os primórdios da AFL.

06.02.2016-SÁBADO

07.02.2016-DOMINGO

08.02.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 07H30.
2.Preparação de elementos para recolher moradas de entidades ligadas ao futebol nas listas telefónicas (Páginas Amarelas) e imagens das sedes da AFL ou locais onde realizou as suas primeiras reuniões (Atheneu Commercial de Lisboa e Gymnásio Club Portuguez), no Arquivo Fotográfico Municipal.
3.O sr. Guilherme Henriques deslocou-se ao Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (rua da Palma), onde obteve informações quanto à aquisição de imagens das sedes da AFL.
4.Contactou-se a Biblioteca Nacional para se saber se possuem listas telefónicas antigas. Responderam que sim. Vamos consultá-las.
5.O sr. Euprémio Scarpa perguntou se o Futebol Clube Os Repentinos foi filiado na AFL. Respondeu-se a dar conta que tal não se verificou.
6.Informou-se dois historiadores do Clube Oriental de Lisboa, srs. António Manuel Pereira Ribeiro e João Carlos Nascimento Santana da Silva que o sócio nº 1 do clube, sr. Raul Caetano, está num lar (com o Mestre Joaquim Campos) e disponível para responder às questões que lhe queiram colocar. O sr. António Ribeiro compareceu à tarde nas nossas instalações para se inteirar desta sugestão, tendo sido devidamente informado quanto à disponibilidade do sr. Raul Caetano.
7.Para o historiador sr. Francisco Pinheiro remeti documentação relacionada com os primórdios da FIFA. Acusou e agradeceu.
8.O sr. José Manuel Fernandes Camacho visitou o Museu da AFL
9.Saí às 11H45 com destino ao jornal Diário Notícias, para proceder a consultas, onde estive até às 16H45. Sem despesas para a AFL. A assistência ao Museu foi assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

09.02.2016-TERÇA (Carnaval)
Tolerância de ponto – Comunicado Oficial 86, de 04.02.2016.

10.02.2016-QUARTA
1.Entrei às 07H35.
2.Ontem, em casa, preparei parte do Roteiro para apresentar amanhã aos Formandos do Curso de Treinadores de Futsal que visitarão o Museu.
3.O sr. Guilherme Henriques deslocou-se à empresa das listas telefónicas (Avenida D. João II, à Gare do Oriente) para recolher moradas de entidades desportivas.
4.Recolhida imagens no Museu com vista ao Roteiro.
5.A Dª Ana Paula Patrício, do sector de limpeza, ofereceu embalagem de Xilophene, produto para tratar madeira, dado que algumas bases das taças estão afetadas com bicho.
6.Afinal a visita ao Museu por parte dos formandos do Curso de Treinadores de Futsal (I nível), já não se realiza, pois, ao certificar-me da sua concretização junto do Dr. Castanheira Oliveira disse que, no seu 8º programa do evento, nada constava...
7.Para o historiador sr. Francisco Pinheiro foi a segunda remessa de documentos da FIFA. Agradeceu.
8.Contactou-nos o sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva sobre a viabilidade da visita ao sócio número um do Clube Oriental de Lisboa. Respondeu-se em conformidade.
9.Termina a relação dos temas recolhidos no jornal Diário de Notícias e relacionados com os princípios da AFL.
10.Informei a Drª Maria João Gaiato, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda de que tínhamos imagens da fabricação da primeira moeda cunhada na era da República e se estava interessada em receber tal informação. Respondeu afirmativamente. Só que não foi possível enviar as notícias dado que o sistema informático ao serviço do Museu, por obsoleto, não possibilitou concretizar o processo. Tive de levar para minha casa e resolvi o assunto através do meu computador.
11.Saí às 16H55.

11.02.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H30.
2.Remeti para o Sport Clube Borbense informação relacionada com um desafio de futebol realizado na cidade de Borba em 1910.
3.Informei o historiador sr. António Jesus Soares da existência do Grupo Foot-ball Independente Almadense, em 1911.
4.Bandeiras ao vento.
5.Enviei para a Drª Maria João Gaiato, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda três páginas da Illustração Portugueza, com informação interessante ao seu serviço.
6.Para o historiador Francisco Pinheiro seguiu a terceira remessa de documentação FIFA. Acusou a recepção.
7.Falei com a Drª Iolanda Ávila, do Ginásio Clube Português a dar conta de que o clube também participou da prova de atletismo em 7 de maio de 1911, assim como agradeceu o envio da mensagem de agradecimento pela recepção que tive aquando da minha visita. Vai responder às diversas solicitações que colocamos.
8.O historiado italiano Euprémio Scarpa pediu informação quanto a Sociedade Musical Ordem e Progresso, filiado da AFL 486, cuja inscrição se efetuou em 8 de abril de 1963 e participou, pelo menos, em campeonatos de futebol (Amadores, nas épocas 1964/1965 a 1966/9167) e de futsal (segunda categoria, em 1985/1986). Também quis saber informações das competições do Inatel e locais onde poderá proceder a pesquisas. Respondeu-me em conformidade.
9.Saí às 16H55.

12.02.2016-SEXTA
1.Entrei às 07H35.
2.A Drª Maria João Gaiato agradeceu as imagens da fabricação da moeda no início da República.
3.Para o historiador sr. Francisco Pinheiro expedi também a quarta remessa de documentos FIFA. Agradeceu.
4.Recebida da direção da AFL a comunicação interna 9, de 11.02.2016, a solicitar o Relatório Anual de 2015 do Museu da AFL, a ser entregue até ao próximo dia 29. Respondemos que vamos proceder de harmonia com o pedido.
5.Aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe transmiti o meu lamento pelo facto da APAF estar a sugerir a visita ao Museu Nacional do Desporto, quando, desde 16 de outubro de 2015, foram-lhe entregues 250 impressos de divulgação do Museu da AFL, e deste nada diz...
6.O sr. Manuel Francisco Feliciano Amiguinho, árbitro jubilado de futebol da AFL, visitou o Museu.
7.Encontrado no Wiki Sporting indicação quanto às 12 Taças de Honra que o Sporting Clube de Portugal venceu nas finais da referida competição, promovida pela AFL, e referente às épocas de: 1914/15, 1915/16, 1916/17, 1961/62, 1963/64, 1965/66, 1970/71, 1984/85, 1990/91, 1991/92, 2013/14 e 2014/15.
8.Terminada a elaboração da lista dos jogadores cujos nomes foram recolhidos nas pesquisas no jornal Diário de Notícias.
9.Saí às 17H00

13.02.2016-SÁBADO

14.02.2016-DOMINGO

15.02.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 08H35.
2.Está-se a trabalhar para apresentar as atividades do Museu durante o ano de 2015, com vista à sua publicação no Relatório e Contas da AFL.
3.Elaborados os mapas de assiduidade no Museu da AFL, que estarão prontos antes da data exigida (29.02.2016).
4.Recebida fotografia da Drª Luísa Sousa Pereira Maques Anastácio, a primeira dirigente feminina da AFL.
5.O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Dr. Artur Miguel Claro da Fonseca Mora Coelho, visitou o Museu acompanhado de Francisco Maia e Leila Alexandre, respetivamente, secretário do executivo e assessora de imprensa. Com destino à Biblioteca da Junta de Freguesia foi oferecido o livro “100 anos de futebol”, assim como se entregaram 50 impressos de divulgação do Museu para distribuir pelos fregueses.
6.Recebeu-se currículo espontânea da Dª Carolina Torres a quem respondemos que o Museu da AFL nada ter a ver com o assunto.
7.Neste fim-de-semana, em casa, elaborei alguns trabalhos de interesse para o Museu da AFL.
8.Saí às 17H25

16.02.2016-TERÇA
1.Entrei às 13H50, vindo da Biblioteca Nacional de Lisboa onde, desde as 09H30, procedi à compra de cartão de eleitor válido por um ano, pelo valor de € 12,00, assim como consultei Listas telefónicas de Lisboa, mas os resultados não foram os melhores. Das edições anuais, entre 1906 até 1950, só foi possível aceder somente a 6 delas!
2.Solicitei ao Dr. Miguel Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa, para apresentar três temas de interesse para as duas entidades (Junta e AFL).
3.Enviei para o historiador sr. Francisco Pinheiro o quinto lote de imagens antigas, recebidas da FIFA.
4.O sr. Arménio Santana oferece serviços de digitalização para acervos de Museu. Respondeu-se em conformidade.
5.Volta o sr. Manuel Amiguinho a visitar o Museu, desta vez acompanhado de um amigo.
6.Saí às 16H55.

17.02.2016-QUARTA
1.Entrei às 07H50.
2.Adquiri o passe social para os próximos trinta dias.
3.Bandeiras ao vento.
4.Expedi para o historiador sr. Francisco Pinheiro, via WeTransfer, a sexta e última remessa de documentos antigos.
5.Terminei a elaboração do Roteiro da Visita ao Museu da AFL, necessário para a sessão com os frequentadores do Curso de Treinadores de Futebol (grau 2), prevista para o próximo dia 2 de março.
6.O sr. João Eduardo Franco Pereira Gonçalves, veio ao nosso encontro no sentido de pedir colaboração para o livro que está a elaborar e relacionado com os 75 anos de existência do Inatel, e aproveitou para visitar o Museu. Quanto ao pedido respondeu-se em conformidade.
7.Contactou-se a empresa Lista telefónicas sobre a coleção destes documentos que possam possuir. Dizem que só têm as edições a partir dos anos 70.
8.Saí às 16H55.

18.02.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H55.
2.Recebemos informação da Biblioteca Nacional de Lisboa que se pode digitalizar documento da AFL, de 1912, o seu boletim informativo, preciosidade que irá fazer furor no Museu desta casa. Solicitamos que nos avisem quando tiverem o trabalho pronto para proceder ao seu pagamento e levantamento.
3.Remeteu-se para o sr. João Eduardo Franco Pereira Gonçalves, a documentação solicitada e demais informações inerentes ao seu pedido.
4.Falámos com a Dª Conceição Silva, funcionária superior da AFL, a dar conta do nosso desapontamento quanto ao episódio protagonizado no dia 4 de fevereiro de 2016. Disse-nos que quando receber ordens da direção é que terá a indicação em conta. Até lá procede como até aqui... Adiantou que têm de ter acesso ao selo branco da AFL que, lamente-se, está no Museu, mas deve estar num local onde possa ser utilizado, que não onde se encontra... Referimos nós a falta da aprovação do Regulamento do Museu, onde este caso está considerado, evitando esta e outras situações que só interessam a quem gosta deste género de conflitos, que não é o nosso caso.
5.Para o sr. Rui Melo enviou-se o seguinte Relatório das Atividades do Museu em 2015:
ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA
MUSEU
RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EM 2015
Durante o ano estiveram connosco 459 veneráveis visitantes, que mereceram o devido acompanhamento personalizado, tendo, todos eles, recebido pequenas lembranças (pins e esferográficas) e, nalguns casos, destacou-se a sua presença com reportagem divulgada na nossa página na net. Recolhemos, ainda, as suas mensagens no livro de honra desta casa. Realce-se a iniciativa de proporcionar aos frequentadores dos cursos iniciais promovidos pela AFL (treinadores e árbitros) o conhecimento do seu riquíssimo, extenso e impressionante historial, o qual, por exemplar, é fator importante e marcante a considerar por quem quer que seja e em qualquer atividade. 
Para além do seguimento diário pormenorizado das áreas do nosso espaço, também se respondeu a catorze solicitações de ajuda histórica-desportiva a quem nos procurou, entidades e clubes filiados na AFL.
Elaborou-se o necessário prospeto de divulgação do Museu e procedeu-se à sua distribuição pessoal (sem custos para a AFL) de mais de 7.400 exemplares, isto por várias entidades e campos de futebol, concretamente junto das competições de jovens.
Procedeu-se à digitalização das bobinas com a microfilmagem das fichas de jogadores e Relatórios e Contas (de 1910 a 1990)
Organizou-se o arquivo dos programas de homenagens agentes desportivos ligados ao futebol, enriquecendo substancialmente o arquivo histórico existente.
Durante o ano registou-se a entrada de 54 objetos, com relevo para as ofertas, especialmente das moedas dos regimes da Monarquia e da República, respetivamente a última e a primeira a serem cunhadas
Atualizou-se o painel com informação das competições e respetivos participantes da época 2013/2014.
Colaborou-se na atualização da página da AFL na net na rubrica clubes em prova.
Recebeu-se da Televisão Anhanguera, de Goiás (Brasil), um DVD com reportagem que fizeram da sua visita em 15 de maio de 2015.
Minimizou-se a falta de relatórios e contas da AFL no arquivo, obtendo-se, entretanto, 10 anuários. Para completar a coleção continua-se a procurar os das épocas: 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1925/26, 1930/31, 1931/32, 1953/54 e 1955/56.
Atualizaram-se as galerias fotográficas dos 44 presidentes da direção e dos 46 árbitros internacionais lisboetas.
Deslocámo-nos a diversos locais, para pesquisas e contactos, objetivamente aos Museus do Desporto, Sporting, Benfica, Casa Pia e Belenenses, com quem mantemos cordial relacionamento.
Em dezembro elaborou-se o 2º Relatório da Taça de Honra.
Por fim, dizer que os serviços de apoio ao Museu, assegurados por Alberto Helder e Guilherme Henriques, estiveram disponíveis durante todo o ano, em 252 dias úteis e ambos totalizaram mais de 3.000 horas de labor voluntariado.
6.Recebemos da Dª Iolanda Ávila, do Ginásio Clube Português, diversa documentação e imagens relacionados com os primórdios do GCP, a quem agradecemos.
7.Voltou-se a contactar o Dr. João Pereira, dos seguros do Benfica, para saber se fazem o seguro da Taça de Honra enquanto estiver em restauro no Museu Cosme Damião. Pediu para se lhe enviar pedido por escrito, o que se fez.
8.Deixou-se mensagem à Prof. Luísa Ministro na expectativa de programar visita ao Museu da AFL por parte dos sócios dos Ginásio Clube Português.
9.Recebemos, devolvido, o Relatório do Museu para proceder a alterações que nos foram colocadas. Foi devolvido com as retificações pedidas.
10.Reunimos com o Dr. Nuno Lobo e tratamos de alguns assuntos pendentes.
11.Saí às 17H10.

19.02.2016-SEXTA
1.Entrei às 14H00, vindo da Biblioteca Nacional de Lisboa onde procedi a pesquisas relacionadas com os primórdios da AFL. Sem despesas para a AFL. Entretanto, falei com a Dª Luísa Vaz, do Sector de Reprografia, sobre o pedido de digitalização do Boletim da AFL, de 1912.
2.O sr. Guilherme Henriques de manhã encontrou em cima da secretária a taça conquistada pela seleção de futebol sénior no Torneio das Regiões (UEFA), Guarda, 29 a 31 de janeiro de 2016. Procedeu-se ao respetivo registo sem saber o nome de quem deixou o troféu no referido local.
3.Continua-se a atualizar os dados do painel de competições e agentes em atividade na época 2014/2015.
4.O sr. Guilherme Henriques está a indagar qual a seguradora que trabalha com a AFL, a fim de solicitar orçamento para a Taça de Honra.
5.Remeteu-se para a Benfica Seguros os tópicos para apresentarem orçamento do transporte e seguro da Taça de Honra que irá ser restaurada no Museu Cosme Damião. Responderam a dar conta de que precisam de saber o valor do objeto.
6.Contatou-se o historiador sr. António Jesus Soares, de Almada, a dar conta de que no jornal “O Século” 10.302, de 18.08.1910 (5ª feira), é citada a existência do Vitória Sport Almada.
7.Está a tratar-se das fotografias dos locais onde a Associação de Futebol de Lisboa teve as suas primeiras reuniões, assim como as sedes.
8.Saí às 17H00.

20.02.2016-SÁBADO
Das 09H30 até às 14H35 estive a consultar o jornal “O Século”, tendo encontrado duas importantes notícias relacionadas com os primórdios da Associação de Futebol de Lisboa, a lista com os nomes dos primeiros dirigentes que foi submetida a votação no dia 03.10.1910 e a razão principal da criação da própria AFL. Sem custos para a AFL.

21.02.2016-DOMINGO

22.02.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 07H50.
2.O sr. João Gonçalves remeteu a declaração para obter informações no Museu, assim como agradece a colaboração que lhe foi prestada.
3.A Biblioteca Nacional de Portugal informa qual o valor da digitalização do documento de 1912. Um euro e vinte cêntimos! Vamos proceder ao respetivo pagamento para obter tão importante e imprescindível preciosidade.
4.Remeteu-se para o sr. João Pereira, da Benfica Seguros, a informação pretendida.
5.Continuou-se a trabalhar na elaboração do painel referente às atividades e agentes envolventes no decorrer da época 2014/2015.
6.O historiador sr. António Ribeiro, agradeceu ter tido a possibilidade de ter contactado o sócio número um do Clube Oriental de Lisboa, conforme indicação prestada por nós.
7.Saí às 16H00 para ir à Foto Fixarte (rua Palmira) tratar das fotos das sedes da AFL.

23.02.2016-TERÇA

1.Entrei às 07H55.
2.Ontem em casa e durante duas horas procurei na net e encontrei imagens relacionadas com a sede da AFL na rua Nova da Trindade.
2.A polaca Renata Pawelec volta a questionar-nos sobre a data do jogo com o Benfica. Respondeu-se a dar conta que nada temos a ver com o assunto. Quando os seus compatriotas estiverem em Portugal e quiserem visitar o Museu é comunicarem-nos o dia e hora que estarão connosco.
3.Remeteu-se ao sr. João Gonçalves informação adicional relacionada com a sua visita ao Museu.
4.Voltou-se a solicitar reunião ao presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
5.O sr. João Carlos Santana da Silva solicitou informação quanto aos antigos jogadores do Fósforos, Raul Caetano Viana e Mário Caetano Viana.
6.O sr. Jorge Pereira, responsável pelo Departamento de Informática da AFL, entregou um rato para o computador do Museu, dado que o anterior não estava operacional.
7.Saí às 12H00 com destino à Foto Fixarte (encomendar as fotos das sedes da AFL) e à Biblioteca Nacional de Lisboa (pagar o valor de digitalização do Boletim da AFL, de 1912) e proceder a consulta no jornal O Século. Terminei esta tarefa às 17H00. Sem despesas para a AFL.

24.02.2016-QUARTA
1.Entrei às 07H50.
2.Respondeu-se ao sr. João Carlos Santana da Silva sobre o pedido que nos fez dos dois jogadores do Fósforos, cujos nomes não foram encontrados nos registos existentes.
3. A polaca Dª Renata Pawelec pediu desculpa, mas a mensagem que enviou era para o Benfica e não para a AFL.
4.O historiador sr. Pedro Serra, solicita informações quanto ao horário das visitas e da colaboração que podemos prestar num trabalho de investigação que está a elaborar sobre o guarda-redes António Fernandes Roquete, jogador internacional de futebol.
5.O sr. João Pereira, da Benfica Seguros, solicita mais informações sobre a Taça de Honra para apresentar o correspondente orçamento do seu seguro.
6.Procedeu-se ao arranjo de 8 antigas molduras necessárias à galeria das imagens relacionadas com as sedes da AFL, desde a sua fundação.
7.Computador de serviço ao Museu avariou. O sr. Jorge Pereira, responsável pelo Departamento de Informática da AFL, está a resolver a questão.
8.O sr. Bacar Camará, da Guiné-Bissau contactou-me a dar conta que vem uma delegação do seu país a Lisboa e solicitou os meus préstimos para o devido acompanhamento, que foi por mim recusado por não se enquadrar nas funções que desempenho no Museu.
9.Solicitou-se ao sr. Francisco Godinho que mantivesse o valor do ano passado na atualização do painel estatístico da época 2014/2015, que foi de € 80,00 (oitenta euros). Respondeu positivamente. Solicitei autorização ao Dr. Nuno Lobo e Vítor Filipe que deram luz verde para avançar com este trabalho, cujos números estão em ultimação.
10.O sr. Guilherme Henriques levantou na Foto Fixarte as 8 imagens das sedes da AFL e do sr. Francisco dos Santos, cujo valor total atingiu os € 45,00 (quarenta e cinco euros).
11.Saí às 17H00.

25.02.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H50.
2.Concluida a colocação no Museu da galeria fotográfica com os locais (8) onde a Associação de Futebol teve as suas origens até à atualidade.
3.Escrevi à Biblioteca Nacional de Portugal a agradecer a valiosa colaboração das suas profissionais, Dª Luísa Vaz e Ana Sabido, pelo empenho que tiveram em responder à nossa solicitação. Digitalização do Boletim nº 1, da AFL, datado de 6 de novembro de 1912! O custo deste trabalho foi de € 1,20 (um euro e vinte cêntimos).
4. O sr. Jorge Tomás, de Castanheira de Pêra volta a solicitar pins. Consultado o respetivo registo da AFL, respondeu-se que o seu pedido foi satisfeito em 23.04.2015, cuja comunicação seguiu via e-mail, às 11H07. Disto se deu conta a diversas personalidades da AFL a quem também apresentou o seu pedido de oferta.
5.O sr. Luís Almeida visitou o Museu da AFL.
6.Com os srs. Carlos Lourenço e António Nascimento, membros da Comissão Organizadora do Torneio Papa Francisco, foi estruturado o alinhamento para a visita dos jogadores jovens argentinos ao Museu da AFL, programada para a sexta-feira, dia 4 de março, pelas 15H30.
7.Aprontou-se o painel estatístico das competições da AFL referente à época 2014/2015 e disso se deu conta ao sr. Francisco Godinho que irá executar o trabalho pelo mesmo valor do ano passado (€ 80,00, mais imposto). Irá substituir o anterior (2013/2014), que se encontra em estado deplorável, conforme imagem.
8.O sr. Rodrigo Dias, da FPF, solicitou fotografia do sr. Renato Sanches. Vamos promover o seu envio.
9.Saí às 17H00

26.02.2016-SEXTA
1.Entrei às 07H50.
2.Enviei a comunicação seguinte aos srs. Drs. Nuno Lobo e Vítor Filie:
"Com os melhores cumprimentos dou conta do seguinte:
Nas tarefas desenvolvidas no âmbito das competências que me estão atribuídas como responsável pelas atividades relacionadas com o Museu da AFL, tenho verificado a falta de práticas saudáveis, rigorosas e objetivas que acautelem não só o rico historial como o valioso património da Associação de Futebol de Lisboa, o qual, infelizmente, se foi degradando por obra e arte de gente inqualificável, que não olhou a meios para destruir autênticas preciosidades que hoje muita falta fazem no seio da primeira, a maior e a mais credenciada Associação de Futebol de Portugal.
Ignorância, incúria, insensibilidade, malvadez? Desconheço a motivação. O que sei é que aquele comportamento e culpados impunes ficaram perante a delapidação dos preciosos, únicos e irrecuperáveis bens desta casa...
Entretanto, no sentido de se melhorar a qualidade do serviço prestado ao passado da AFL, venho sugerir que a direção adote medidas para que nunca sejam esquecidos todos aqueles que tão brilhantemente a têm servido, sugerindo o seguinte:
Em todos os documentos emitidos pela AFL (cursos, convocatórias, comitivas, etc.), onde constem nomes dos seus representantes (atletas, dirigentes, técnicos e demais), todos eles sejam identificados pelos seus nomes completos, sem iniciais, seguido, quando for o caso, das alcunhas por que são conhecidos. De igual forma se deve referir o clube que representam, assim como o seu número de inscrição ou licença desportiva.
Mais acrescento que já transmiti esta ideia ao atual Coordenador Técnico, sr. Marco Guerreiro, que a aceitou e está a proceder em conformidade. Contudo, a ser aprovada esta proposta deverá, no meu entender, ser do conhecimento geral.
Numa segunda fase, e dada a sua inexistência, deve ser criado um arquivo fotográfico condigno com a grandeza da AFL, obtendo-se a imagem individual de cada elemento que esteja em representação da Associação. No caso dos atletas, devem envergar a respetiva camisola oficial. Naturalmente que, com esta tarefa, a fotografia de grupo é imprescindível.
Importante: Estas imagens deverão ser totalmente identificadas e ficarem à guarda de quem tem de preservar o histórico da AFL."
3.Respondemos ao sr. Filipe Miguel Martins sobre as questões que nos colocou e referentes ao Desportivo Domingos Sávio e Grupo Excursionista “Os Económicos”.
4.Falou o escultor sr. Jorge Melício a dar conta que o Dr. Vítor Ramalho, presidente da UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa virá visitar o Museu da AFGL, após o regresso de Angola, para onde viajou há dias.
5.Respondeu-se ao sr. Rodrigo Dias com duas imagens da seleção da Associação de Futebol de Lisboa onde se encontra o jogador sr. Renato Sanches.
6.O sr. Francisco Godinho não apareceu para receber o trabalho a efetuar.
7.Tomou-se conhecimento de que a Taça das Regiões registada no dia 19, foi entregue pelo dirigente sr. José Rodrigues.
8.Perguntei à Biblioteca Nacional de Portugal, Depósito Legal, qual a data do registo efetuado pela Revista Futebol, da AFL, 51970/91.
9.Falei com o Dr. Mendes Palitos (na imagem), antigo presidente da direção da AFL e ex-diretor da Revista Futebol, editada em 1995, na expectativa de ter algum dos exemplares em falta na coleção: 7, 8 e 9. Vai saber e informará logo que lhe seja possível. Também convidei-o visitar o Museu da AFL.
10.Saí às 16H45.

27.02.2016-SÁBADO
1.Pelas 09H00 desloquei-me à Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, para consultar o jornal “O Século”, ano de 1910, mas tal não foi possível dado que estava encerrada, por motivo de obras na sala de leitura.
2.De imediato segui para a Foto Fixarte (rua Palmira) e falei com o sr. Maximiliano Nunes sobre as três fotografias das publicações da AFL, que, em breve, irão estar expostas no Museu da AFL. Qualquer das deslocações sem custos para a AFL.

28.02.2016-DOMINGO

29.02.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 07H50.
2.Soliciou-se ao antigo dirigente da AFL, sr. António José da Silva a saber se possui os números em falta na coleção “Futebol”, de 1995.
3.Criou-se o Arquivo Fotográfico da AFL, que irá tomar conta de todas as imagens relacionadas com a Associação desde a sua criação. Haverá registo próprio com as informações inerentes, assim como as fotos serão digitalizadas.
4.Na expectativa de se encontrar os 8 Relatórios e Contas (Anuários) da AFL, em falta e relacionados com as épocas: 1921/1922, 1922/1923, 1924/1925, 1925/1926, 1930/1931, 1931/1932, 1953/1954 e 1955/1956, nessa expectativa, escreveu-se às bibliotecas das seguintes 10 entidades: Academia das Ciências de Lisboa, Municípios de Lisboa, Coimbra e Porto, Distrital de Évora, Arquivo Histórico da Universidade do Minho, Macau, real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
5.Solicitou-se ao Depósito Legal a data do registo existente na coleção “Futebol” com a referência 51970/91, dado que o número inicial saiu sem a imprescindível identificação. Responderam a dar conta que o primeiro número da Revista se reporta a março/abril 1991. Agradecemos.
6.O Dr. Nuno Lobo solicitou colaboração na elaboração de mensagem para placa a oferecer ao árbitro Internacional Duarte Gomes, ao serviço da AFL desde 1991.
7.O Dr. Nuno Lobo autorizou a despesa de € 2,00 (dois euros), referente à digitalização de 2 páginas (7 e 8) que faltam no Relatório e Contas da AFL de 1932/1933, existente na nossa Biblioteca. Serviço a efetuar pela Biblioteca Municipal do Porto.
8.Tivemos a visita do sr. Francisco Godinho a quem transmitimos elementos para o Painel estatístico de 2014/2015, assim como a publicação que estamos a preparar, a “Primeiramente, pois então...”.
 
 


 
 
9.Preparei as molduras (recuperadas) para expor as imagens das capas das publicações editadas pela AFL, em 1912, 1965 e 1991.
 10.O sr. Pedro Duarte, do Operário Futebol Clube de Lisboa, solicita informação quanto a resultados que se verificaram nos jogos disputados pelo seu clube, fundado em 26 de maio de 1921. Respondemos em conformidade.
11.Saí às 17H00.

VISITAS AO MUSEU
No mês: 11
Acumulado:
Em 2014: 218
Em 2015: 459
Em 2016: 37
Soma 714

DISTRIBUIÇÃO DE IMPRESSOS DE DIVULGAÇÃO DO MUSEU
No mês: 250
Acumulado:
Em 2015: 7.418
Em 2016: 425
Soma: 7.843
Em stock: 2.325

Sem comentários: