A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da
agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de
Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de
2014 e maio de 2016.
Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de
preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente… d
01.10.2015-QUINTA
3.Voltei a escrever, pela 3ª vez, ao novo diretor da Hemeroteca Municipal de Lisboa, Dr. João Carlos Oliveira a solicitar reunião de trabalho, uma vez que temos vários assuntos pendentes para tratar neste importante departamento camarário.
1.Entrei
às 08H15
2.Remeti
para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe o Relatório de Atividades do Museu em
setembro de 2015.3.Voltei a escrever, pela 3ª vez, ao novo diretor da Hemeroteca Municipal de Lisboa, Dr. João Carlos Oliveira a solicitar reunião de trabalho, uma vez que temos vários assuntos pendentes para tratar neste importante departamento camarário.
4.O
Dr. Tiago Vaz, vice-presidente da direção, agradeceu a colaboração dos
elementos operacionais do Museu na festa da comemoração dos 105 anos da AFL.
Mais pediu que lhe sejam indicadas datas para os formandos dos 3 cursos de
treinadores, com vista à visita ao Museu.
5.Identificada e legendada a fotografia da seleção de Lisboa vencedora do Torneio Interassociações Sub-14, realizado em 24 e 30 de junho de 1993, no Estádio Nacional.
6.Iniciou-se o processo de digitalização dos desenhos das fichas com os equipamentos dos filiados da AFL, existentes em 1940.
7.Continuou-se à procura da data do 1º Lisboa-Santarém.
2.Ontem, entreguei no Externato das Pedralvas prospetos de divulgação do Museu da AFL na expectativa de organizarem uma visita ao Museu.
3.Solicitei ao diretor-executivo 50 cartões de visita com as seguintes alterações: Telemóvel, 960 385 917. Telefaxe, 213 224 886. Endereço eletrónico, museu@afl.pt. Sítio, www.afl.pt.
4.Voltou-se a comunicar àJunta de Freguesia de Santa Maria Maior
o deplorável estado de limpeza que se encontra o passeio que serve o edifício
da rua Nova da Trindade, 2, pelo cheiro pestilento de urina e outros detritos
que deve ter o tratamento adequado, com a lavagem periódica e eficaz. Ainda não
nos responderam ao mesmo pedido, remetido em 11 de agosto.
7.O sr. João Silva, solicita colaboração histórica em estudo que está a realizar. Respondeu-se em conformidade.
8.Agradecemos ao sr. Américo Lopes Rebelo a hipótese de se expor a sua coleção de selos relacionada com o Sport Lisboa e Benfica.
9.Saí às 16H40.
2.No sábado, dia 3, estive no Estádio do Casa Pia, onde assisti ao encontro entre os anfitriões e o Loures. Aproveitei a oportunidade para distribuir prospetos do Museu, a: Casa Pia, Loures, Núcleo de Torres Vedras, Núcleo do Barlavento Algarvio, Museu Casapiano, diversos, 50 impressos a todos. Total: 300
3.O sr. Helder Tavares, responsável pelo Museu Casapiano, ofereceu diversos documentos ao Museu da AFL. Agradecemos.
4.O sr. João Silva agradece a resposta e diz voltar a contactar-nos. Propõe visitar-nos amanhã, às 13H30. Aceite.
9.O sr. Manuel Arons de Carvalho volta a solicitar informação quanto à Taça de Honra da AFL. Foi-lhe respondido que nada de novo existe. Logo que surjam novidade disso será informado. Aceitou o esclarecimento.
10.Terminou a digitalização dos 193 desenhos com os equipamentos dos clubes filiados na AFL, em 1940
11.Saí às 16H50.
2.Wiki Sporting agradece a informação que lhe enviámos sobre o livro “50 anos ao serviço do desporto e da Pátria”.
3.Remeti para o Dr. Alberto Miguéns as 193 imagens da coleção de desenhos com os equipamentos usados pelos clubes filiados na AFL, em 1940.
4.O sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, solicita informações sobre a história do futebol, que lhe vão ser facultadas. Visitou o Museu.
5.O dr. Nuno Lobo entregou os objetos recebidos no aniversário da AFL. Irá ser feito o devido inventário e a sua recolha no Museu da AFL. Mais informou que vai marcar a reunião solicitada.
6.Saímos às 16H00 com destino à Hemeroteca Municipal de Lisboa, Rua Lúcio de Azevedo, à Estrada da Luz, endereço que substituiu o da Lapa, para apresentarmos cumprimentos de cortesia ao seu novo diretor, Dr. João Oliveira, e sabermos o sistema de consultas ao seu acervo.
2.Da visita de ontem à Hemeroteca dou conta que chegámos a casa depois das 19 horas. Sem custos para a Associação de Futebol de Lisboa.
3.Para o sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva seguiu, através do WeTransfer, a edição digitalizada do livro de Júlio Araújo, o qual agradeceu a recepção.
4.Felicitou-se a Agenda Cultural Lisboa pela passagem dos seus 25 anos de existência, assim como se solicitou alteração do horário das visitas do Museu da AFL, informação que fazem o favor de divulgar.
5.As bandeiras da fachada principal foram desfraldadas.
6.Procedeu-se à digitalização das profissões dos jogadores que participaram nos campeonatos lisboetas, conforme Relatório e Contas de 1928/1929.
7.O computador durante a manhã, durante 3 horas, esteve inoperacional.
8.A Dª Benedita, responsável pelo Economato da AFL, diz que só na próxima segunda-feira é que pode satisfazer o pedido de 1 caixa de sobrescritos AFL e 2 tubos de cola, artigos pedidos ontem.
9.Saí às 16H45
2.Preparado o kit com o necessário para ajudar nas pesquisas a efetuar pelo sr.Guilherme Henriques na Hemeroteca Municipal de Lisboa.
5.Enviou-se para a diretora do Palácio Nacional de Queluz,Inês
Ferro , informação quanto a obra editada em 1925 e que realça
o seu Museu. Formalizou-se o convite para visitar o Museu da AFL.
6.Solicitou-se a Pedro Dias, do Zero/Zero, ajuda para encontrar a foto original do jogo de juniores entre as seleções de Lisboa e Porto, realizado em 23 de junho de 1946.
7.Contactou-se os Museus do Clube de Futebol “Os Belenenses”, Dª Argentina Fonseca, Sporting Clube de Portugal, Engª Lúcia Henriques, Sport Lisboa e Benfica, Drª Rita Costa, na expectativa de darmos a conhecer o prospeto do Museu da AFL, entregando-lhes alguns exemplares na próxima semana.
8.Saí às 16H50.
2.Preparou-se as imagens das profissões dos jogadores inscritos na época 1928/1929, para serem cedidas ao sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, que as solicitou, com vista a estudo académico.
3.Levantei 1000 impressos de divulgação do Museu para eventual distribuição no fim-de-semana nos campos onde se realizem competições promovidas pela AFL.
4.Elaborada lista com as 20 lembranças recebidas no jantar dos 105 anos da Associação de Futebol de Lisboa, cujo original foi entregue ao Dr. Nuno Lobo.
6.Saí às 12H00, para tratar assunto pessoal, contudo o serviço do Museu foi assegurado pelo diretor-adjunto, sr.Guilherme Henriques .
2.Ainda na sexta-feira, dia 9, entreguei 100 impressos do Museu no Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz (Praça dos Restauradores).
3.Respondeu-se ao sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, enviando os quadros com as profissões dos jogadores inscritos na época 1928/1929, trabalho que teve de ser fotografado e preparado no meu computador pessoal e em minha casa.
4.Telefonou-se para o Agrupamento de Escolas Francisco dos Santos, diretora Cristina Frazão, para sugerir visita ao Museu da AFL, mas não fui bem-sucedido, pois não me atendeu cortesmente. Pediu para lhe enviar informação através de correio eletrónico o que fiz. A senhora diz que fui sarcástico, o que ripostei veementemente.
5.O sr.Guilherme Henriques deslocou-se
ao Arquivo Nacional da Torre do
Tombo, Alameda da Universidade, para saber informações quanto aos 8 exemplares
dos Relatórios e Contas (Anuários) em falta, épocas 1921/22, 1922/23, 1924/25,
1925/26, 1930/31, 1931/32, 1953/54 e 1955/56. É necessário pedir através de correio
eletrónico o que hoje se fez.
6.A diretora Cristina Frazão do Agrupamento de Escolas Francisco dos Santos respondeu à nossa proposta dizendo que talvez seja possível a visita ao Museu no próximo ano.
7.A Dª Benedita, responsável pelo economato da AFL, respondendo à nossa solicitação telefónica de hoje, diz que o nosso pedido de 6 de outubro só amanhã à tarde é que é satisfeito.
8.Solicitou-se ao serviço de Utilidade Pública, da Presidência do Conselho de Ministros, cópias dos Relatórios e Contas em falta, acima referidos.
9.Saí às 16H50.
2.Obtida a fotografia dos presidentes da AFL (1951) para efeitos do alinhamento para a sessão de abertura do Curso de Treinadores.
3.O sr.Carlos Almeida pretende saber quem é a pessoa que
está junto da fotografia assinada do Ronaldo. Foi informado que é o sr. Carlos
Alexandre Peres, Técnico de Equipamentos da AFL, desde 1988.
4.Por não ter obtido resposta à mensagem de 5 de outubro, desloquei-me ao Museu Nacional de Arte Contemporânea para falar com Dr. Samuel Rego, Subdiretor, sobre Francisco dos Santos fundador da AFL e exímio escultor. Não fui recebido. Disseram-me para repetir o pedido por correio eletrónico o que fiz.
5.No trajeto encontrei um grupo de jovens dos Salesianos e entreguei o prospeto do Museu a dos seus responsáveis na expectativa de virem visitar o Museu.
6.Também deixei ficar alguns impressos do Museu na Pastelaria Tartine, rua Serpa Pinto.
7.O sr. Carlos Almeida voltou a solicitar informações sobre a fotografia de Ronaldo, sendo prontamente atendido.
8.Falou o Dr. Tiago Vaz a dar conta que os responsáveis do Museu Ronaldo pretendem cópia da sua ficha de jogador para exposição. Aguarda-se o pedido formal.
9.O sr.Guilherme Henriques entregou à Engª Lúcia dos
Santos, responsável pelo Museu do Sporting Clube de Portugal, 50 prospetos de
divulgação do Museu.
10.Continuou-se à procura no jornal Diário de Lisboa, a data do 1º Lisboa-Santarém.
11.A Dª Benedita não satisfez o pedido, devolvendo a requisição do material pedido em 6 de outubro, alegando que falta autorização do presidente, Dr. Nuno Lobo. Lamento o tempo que teve para assumir esta sua decisão (1 semana), que prejudicou sobremaneira os nossos serviços. Contudo, se o Regulamento do Museu da AFL já estivesse aprovado esta simples competência era da responsabilidade do seu diretor...
12.Sai às 17H00.
2.Continua-se a procurar a data do 1º Lisboa-Santarém.
3.Enviou-se notícia à Junta de Freguesia da Costa de Caparica, ao mesmo tempo que se formaliza convite para visitarem o Museu da AFL.
4.Preparou-se o alinhamento para a presença do Museu na abertura do Curso de Treinadores, marcada para hoje.
5.Na reunião que tive com o Dr. Tiago Vaz e Dr. Castanheira de Oliveira foram acertados os pormenores de atuação de cada qual nas boas vindas dos candidatos a Treinadores.
Guilherme Henriques ).
8.Saímos às 22H30. Sem despesas para a AFL.
2.Preparei texto e imagens da abertura do curso de treinadores e consequente visita ao Museu, tendo remetido ao sr. Vítor Badalinho para a correspondente divulgação na página da AFL.
3.Foram desfraldadas as bandeiras colocadas nos mastros da frontaria do prédio.
4.Como sempre, foi feita a avaliação do desempenho da dupla operacional do Museu na cerimónia de abertura do curso de treinadores, ontem realizada.
5.Falando com o Prof. Marco Guerreiro sobre a avaliação da abertura do curso ficou acordado que, numa circunstância idêntica, poderei fazer a exposição do Museu com imagens a serem projetadas no ecrã e não através do modelo expositivo, em papel, como foi desta vez.
6.Procedeu-se à arrumação das lembranças recebidas no jantar da celebração do 105º aniversário da AFL.
7.Na expectativa de se fazer a apresentação da galeria fotográfica dos árbitros internacionais lisboetas, pronta desde 20 de abril de 2015, perguntei ao árbitro internacional lisboeta João Capela qual o melhor dia e hora para o efeito. Respondeu que existe obrigatoriamente treinos físicos às segundas-feiras (das 14 às 18 horas), quartas (das 9 às 12 horas) e, às quintas, das 14 às 18 horas. Estarão, eventualmente, disponíveis as terças, quartas e sextas-feiras para o efeito. Será o Dr. Nuno Lobo a marcar a data para o efeito.
8.Falei com o Dr. Miguel Pacheco, da Câmara Municipal de Lisboa, sobre o ponto de situação quanto ao pedido de comenda para a AFL, que disse estar o assunto em andamento. Aguarda-se, pois, que nos transmita os desenvolvimentos que se venham a verificar.
9.O Dr. Tiago Vaz agradeceu a colaboração prestada pela equipa operacional do Museu na abertura do curso de Treinadores. Pediu, ainda, que recebesse o sr. António Mira e que recolhesse o que tem a dizer quanto a um projeto que uma sua empresa lidera na área do treino de guarda-redes. No final da conversa sugeri que enviasse mensagem ao Dr. Tiago Vaz a dar conta das suas pretensões.
10.Saí às 17H05, com destino àAPAF onde
entreguei 100 impressos do Museu, assim como distribui uns quantos por pessoas
amigas que têm as suas lojas bem perto daquela entidade.
2.Ontem, de minha casa, perto da meia-noite, voltei a inquirir o sr. Vítor Badalinho pela publicação da reportagem da abertura do curso dos Treinadores, pois tinha prometido que seria colocada por volta das 18 horas, facto que não aconteceu. Esta manhã respondeu-me a dar conta que o assunto está resolvido, está publicado.
3.Voltei a pedir ao diretor-executivo da AFL os cartões de identificação já solicitados em 2 de outubro de 2015.
4.Remeti, por correio eletrónico, ao Dr. Tiago Vaz o teor da conversação que tive com o sr. António Mira.
5.O sr. José Augusto Martinho, presidente do Bairro de São João Atlético Clube, solicitou informação referente ao Ginásio Clube 1º de Maio de Queluz para satisfazer um amigo, foi-lhe dito que “existe impedimento legal de se prestar informações (a título pessoal) relacionadas com os registos da AFL, este pedido deverá ser endereçado diretamente ao Museu da Associação de Futebol de Lisboa. Será necessária a identificação do requerente (nome e contactos, telefone ou telemóvel ou endereço eletrónico) e a razão do pedido”.
6.Enviada informação de 1925, encontrada e referente à inauguração do crematório do Cemitério do Alto de São João, sr. José Pereira, seu administrador.
7.Falou de Inglaterra o sr. Diamantino Barata, primeiro selecionador da equipa feminina de Lisboa, a dar conta que não teve a oportunidade de se despedir, pedindo, por isso, as devidas desculpas que, naturalmente, foram aceites.
10.O Dr. Nuno Lobo pretendeu que se obtivesse foto com administrador do jornal A Bola no Museu, mas não foi possível, pois não me encontrava devidamente equipado com a máquina fotográfica.
11.Saímos às 15H30 para entregarmos impressos do Museu àAPAF
(150) e ao Museu do Clube de Futebol “Os Belenenses” (200).
17.10.2015-SÁBADO
3.1-Clube Atlético e Cultural.
3.2-União Desportiva da Alta de Lisboa.
3.3-Sport Futebol Palmense.
3.4-Associação Desportiva Bobadelense.
4.À tarde no Branca Lucas, para além de distribuir cerca de 50 prospetos a diversos espetadores que assistiram ao jogo disputado pelos clubes a seguir indicados, também entreguei, a estes e a cada, 50 impressos:
4.1-Sport Lisboa e Olivais.
4.2-Sociedade Recreativa Catujalense.
7.O sr.Guilherme Henriques deslocou-se ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo para saber algo
sobre os Relatórios e Contas, mas nada encontrou. Sugeriram que se contacte a Secretaria do Ministério da Administração Interna e
na Assembleia da República, Assuntos Parlamentares. Quanto ao Boletim editado
pela AFL também nada encontrou.
8.Pediu-se à secretaria geral do Ministério da Administração Interna e ao Arquivo Histórico Parlamentar (pedido direto através da net), informação quanto aos Relatórios e Contas em falta na Biblioteca.
9.Recebi do diretor-executivo 50 cartões de visita solicitados no dia 2 de outubro (1ª vez) e no dia 16 (lembrança). O número de telefaxe estava errado, alertou-se para o facto dando o número correto, mas, agora, o cartão está com os dois números...
10.Saí às 16H50
2.Adquiri o passe social (€ 26,75), válido até 19 de novembro de 2015.
3.O sr. Vítor de Sousa necessita de informação quanto a um clube filiado na AFL. Dado que não esclareceu qual foi-lhe solicitada a devida identificação, assim como o seu nome completo e contactos, isto para efeitos de registo estatístico.
4.As bandeiras da frontaria foram desfraldadas.
5.Dei conta ao sr.Jorge Pereira da
questão dos 2 telefaxes no cartão de visita e para retificar o endereço
eletrónico do Museu, o qual, na página da AFL, continua a não estar correto…
Guilherme Henriques deslocou-se à Biblioteca do
Ministério da Educação e foi atendido pela Dª Ana Paula Moreira, que o avisará
se houver algo relacionado com os Relatórios e Contas em falta.
8.Pediu-se ajuda à Dª Cidália Maria Ferreira, do Departamento de Documentação e Arquivo da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, para encontrar Relatórios e Contas em falta da AFL.
9.Uma vez mais a Dª Benedita não entregou o material de promoção solicitado, alegando que tinha muito que fazer…
Guilherme Henriques que o pedido da AFL está em
andamento.
12.Saí às 17H50.
2.Ontem, para minha casa, o sr. Vítor Badalinho informou ter divulgado a reportagem do sr. Romeu. Contudo, verifiquei que o título não correspondia ao que tinha sido escrito e pedi que retificasse o grave erro, tendo procedido em conformidade. O sr. Romeu estava a ser tratado por tu. Incrível!
3.Falei com a Dª Benedita sobre a entrega do material solicitado. Diz que o fará amanhã de manhã.
4.Para o Arqº António Joaquim de Sá Gonçalves Henriques, fiz seguir notícia de 1933 relacionada com o seu avô, Dr. António Joaquim de Sá Oliveira, o primeiro presidente eleito da AFL.
5.Respondeu a Drª Manuela Magalhães, diretora do Arquivo Histórico Parlamentar a dar conta que não tem os solicitados Relatórios e Contas da AFL. Agradecemos a informação.
6.Procedeu-se a pesquisa de diversos assuntos em documentação antiga.
7.Elaborou-se lista com as 18 publicações digitalizadas que poderão ser consultadas na net.
8.Saí às 17H00.
2.A Dª Paula Pimentel, da Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo da secretaria geral do Ministério de Educação e Ciência enviou mensagem para o sr.Guilherme Henriques com a lista dos
documentos que existem naquele departamento estatal. Agradecemos a informação.
3.Também a Dª Cidália Maria Ferreira, da Divisão de Documentação e Arquivo da secretaria geral do Ministério da Administração Interna diz ir procurar os documentos solicitados.
4.O Arquiteto António Joaquim de Sá Gonçalves, agradeceu a informação que lhe foi prestada.
5.A Dª Benedita veio entregar todo o material solicitado.
8.Saí às 11H30 para tratar assuntos pessoais.
9.Entretanto, recebeu-se lista telefónica com os números que servem os diversos departamentos da AFL.
10.A assistência ao Museu foi assegurada pelo diretor-adjunto, sr.Guilherme Henriques .
11.Visitaram o Museu os senhores Fernando António Rodrigues Correia (árbitro jubilado), Carlos Severino, Romeu Silva (novamente), acompanhados do diretor Carlos Seixas.
2.Voltei a solicitar aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe urgência na marcação de reunião de trabalho já pedida em 5 de outubro de 2015.
3.Solicitou-se ao Club Deportivo Arquitectura, de Madrid, informação correspondente à participação da seleção lisboeta no seu Torneio de Futebol de Salão, V Maratón-bol, que se julga ter sido disputado em 1980.
4.Desloquei-me ao Teatro Nacional São Carlos (Dª Maria Luísa Carles), sobre o mesmo assunto. Vai responder-nos, via correio eletrónico.
5.Também contactamos o Sport União Sintrense (Dª Fernanda Peixoto sobre o mesmo assunto.
6.Assim como o clube espanhol Rayo Vallecano.
7.E, ainda, contactámos a Federació Catalana de Futbol de Sala.
8.Iniciou-se a atualização da página da AFL quanto aos clubes que competem esta época.
9.Os Drs. Nuno Lobo eVítor Filipe
inteiraram-se de alguns (poucos) assuntos relacionados com o Museu. Voltei a
solicitar que marquem a reunião de trabalho já solicitada.
10.Saí às 17H00.
2.No passado sábado, na Assembleia da Federação Portuguesa de Futebol, procedi à distribuição de 50 impressos do Museu e convidei várias pessoas entre eles os presidentes da Mesa e da direção para visitarem o Museu.
3.O Serviço de Utilidade Pública, através da Drª Ana Sassetti da Mota, dá conta que não tem os Relatórios e Contas solicitados. Indica outras pistas que já consultámos.
4.Enviada foto da seleção lisboeta de Futebol de Salão (1980), ao Dr.Vítor Filipe , correspondendo assim ao seu pedido.
5.A atualização da página da AFL, referente aos clubes em competição nesta época, continua.
6.Volta a Drª Ana Sassetti da Mota a sugerir novas pistas. Agradecemos a sua vontade em ajudar-nos.
7.Procedeu-se a contactos a diversas personalidades sobre a identificação de clubes que participam nas competições da AFL.
8.Saí às 16H45.
2.Falei ao sr. Max Nunes, da Foto Fixarte, mas a foto da seleção lisboeta de Futebol de Salão ainda não está pronta.
3.Pedi informações aos responsáveis dos clubes: Estoril AC, União Futsal Queijas Carnaxide e Real Futsal, a quem agradecemos.
6.Falou a Dª Aida Santos, da Câmara Municipal de Lisboa a dar conta que na quinta-feira, dia 29, virá o último grupo de visitantes, composto por 4/5 pessoas.
7.No sentido de atualizar a página dos clubes participantes na presente época contactei os seguintes filiados: Casa do Benfica de Torres Vedras, Atibá, Amadora Clube, Academia Johnson, Casa Concelho Arcos Valdevez, Colégio Sagrado Coração Maria, Fundação Salesianos, Associação Desportiva Marista, Colégio Pedro Arrupe, Estoril AC, Real Futsal, São João de Deus, União Futsal e Casa Povo Manique Intendente, todos eles responderam à solicitação. Agradeci a colaboração.
8.Com vista à atualização da página da AFL, enviei ao sr.Jorge
Pereira , responsável pela Informática da AFL, relação de
clubes que não se inscreveram esta época.
8.Continuamos a processar outras pesquisas para melhorar a prestação do Museu da AFL.
9.Saí às 16H45.
2.Ontem, o sr. Armando Carmezim, deu o contacto de Carlos Albuquerque jornalista da RTP o qual, eventualmente, poderá vir a fazer reportagem no Museu. Foi contactado, mas nada adiantou.
3.O sr.Rui Melo pediu para se enviar à Dª Madalena Louro recorte com notícia da seleção de
Futebol de Salão, na expectativa de nos habilitar com dados identificativos.
4.Enviados aJorge Pereira novos dados para atualizar
a página dos clubes na net (lista dos clubes que se inscreveram esta época,
datas de fundação de 25 filiados que tinham erradamente o dia 01.01.1970 e
sugestão de alteração a dados que, na nossa perspetiva, não estão bem).
2.De minha casa preparei o texto e imagens dos referidos livros para divulgação na página da AFL.
7.Saí às 16H45.
2.De minha casa enviei ontem para o sr. Vítor Badalinho a reportagem dos visitantes da CML. Hoje, ao conferir o trabalho publicado na página da AFL, os dois posts (Joaquim Campos e visitas da CML) estão datados com o ano de 2014, quando na verdade se indicou 2015.
3.O sistema informático voltou ao normal funcionamento logo de manhã.
4.Depois do sr. Vítor Badalinho ter procedido à retificação de 2014 para 2015, informou-se o Departamento de Cultura da CML que a reportagem da visita já está disponível na página da AFL.
7.Saí às 16H45.
Acumulado:
Em 2014: 218.
Em 2015: 422
Soma: 640.
5.Identificada e legendada a fotografia da seleção de Lisboa vencedora do Torneio Interassociações Sub-14, realizado em 24 e 30 de junho de 1993, no Estádio Nacional.
6.Iniciou-se o processo de digitalização dos desenhos das fichas com os equipamentos dos filiados da AFL, existentes em 1940.
7.Continuou-se à procura da data do 1º Lisboa-Santarém.
8.Visitaram
o Museu os srs. Tenente-Coronel José Correia André e o árbitro Daniel Silva
Farinha.
9.Saí
às 16H55.
02.10.2015-SEXTA
1.Entrei
às 08H00.2.Ontem, entreguei no Externato das Pedralvas prospetos de divulgação do Museu da AFL na expectativa de organizarem uma visita ao Museu.
3.Solicitei ao diretor-executivo 50 cartões de visita com as seguintes alterações: Telemóvel, 960 385 917. Telefaxe, 213 224 886. Endereço eletrónico, museu@afl.pt. Sítio, www.afl.pt.
4.Voltou-se a comunicar à
5.O sr. Zamor
Nazaré dos Santos, de A-dos-Cunhados, visitou o Museu da AFL, e levou 50
impressos para distribuir localmente.
6.Respondeu-se
ao Dr. Tiago Vaz a dar conta que a visita dos formandos do Curso de Treinadores
de Futebol, grau I, se faça logo após o tempo de antena da ANTF, dia 14.10.2015,
depois das 22H30.7.O sr. João Silva, solicita colaboração histórica em estudo que está a realizar. Respondeu-se em conformidade.
8.Agradecemos ao sr. Américo Lopes Rebelo a hipótese de se expor a sua coleção de selos relacionada com o Sport Lisboa e Benfica.
9.Saí às 16H40.
03.10.2015-SÁBADO
04.10.2015-DOMINGO
05.10.2015-SEGUNDA
1.Entrei
às 07H55.2.No sábado, dia 3, estive no Estádio do Casa Pia, onde assisti ao encontro entre os anfitriões e o Loures. Aproveitei a oportunidade para distribuir prospetos do Museu, a: Casa Pia, Loures, Núcleo de Torres Vedras, Núcleo do Barlavento Algarvio, Museu Casapiano, diversos, 50 impressos a todos. Total: 300
3.O sr. Helder Tavares, responsável pelo Museu Casapiano, ofereceu diversos documentos ao Museu da AFL. Agradecemos.
4.O sr. João Silva agradece a resposta e diz voltar a contactar-nos. Propõe visitar-nos amanhã, às 13H30. Aceite.
5.Comunicou-se com o Dr. Samuel Rego, subdiretor do Museu Nacional de
Arte Contemporânea do Chiado, a dar-lhe conta que Francisco Santos, escultor e
autor de imensas, valiosas e importantes obras de arte que o seu Museu tem em
exposição, foi sócio fundador da AFL e o primeiro jogador português a jogar no
estrangeiro (Itália).
6.O sr.
Dr. Tiago Vaz aceita a data de 14 de outubro de 2015, abertura do Curso de
Treinadores Futebol Nível I, para a intervenção do Museu junto dos formandos.
7.Ao sr.
Alexandre Luís Resende dos Santos Neves, jogador do Prainha Futebol Clube, da
Associação de Futebol da Horta, entreguei 50 prospetos da divulgação do Museu.
8.Enviada
mensagem para o Palácio Nacional de Queluz sobre notícia publicada no Jornal
Diário de Lisboa, 1311, de 19.07.2015, domingo, página 3 colunas 1 a 4. Se
estiverem interessados que nos peçam que enviaremos o respetivo texto.9.O sr. Manuel Arons de Carvalho volta a solicitar informação quanto à Taça de Honra da AFL. Foi-lhe respondido que nada de novo existe. Logo que surjam novidade disso será informado. Aceitou o esclarecimento.
10.Terminou a digitalização dos 193 desenhos com os equipamentos dos clubes filiados na AFL, em 1940
11.Saí às 16H50.
06.10.2015-TERÇA
1.Entrei
às 07H55.2.Wiki Sporting agradece a informação que lhe enviámos sobre o livro “50 anos ao serviço do desporto e da Pátria”.
3.Remeti para o Dr. Alberto Miguéns as 193 imagens da coleção de desenhos com os equipamentos usados pelos clubes filiados na AFL, em 1940.
4.O sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, solicita informações sobre a história do futebol, que lhe vão ser facultadas. Visitou o Museu.
5.O dr. Nuno Lobo entregou os objetos recebidos no aniversário da AFL. Irá ser feito o devido inventário e a sua recolha no Museu da AFL. Mais informou que vai marcar a reunião solicitada.
6.Saímos às 16H00 com destino à Hemeroteca Municipal de Lisboa, Rua Lúcio de Azevedo, à Estrada da Luz, endereço que substituiu o da Lapa, para apresentarmos cumprimentos de cortesia ao seu novo diretor, Dr. João Oliveira, e sabermos o sistema de consultas ao seu acervo.
07.10.2015-QUARTA
1.Entrei
às 07H40.2.Da visita de ontem à Hemeroteca dou conta que chegámos a casa depois das 19 horas. Sem custos para a Associação de Futebol de Lisboa.
3.Para o sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva seguiu, através do WeTransfer, a edição digitalizada do livro de Júlio Araújo, o qual agradeceu a recepção.
4.Felicitou-se a Agenda Cultural Lisboa pela passagem dos seus 25 anos de existência, assim como se solicitou alteração do horário das visitas do Museu da AFL, informação que fazem o favor de divulgar.
5.As bandeiras da fachada principal foram desfraldadas.
6.Procedeu-se à digitalização das profissões dos jogadores que participaram nos campeonatos lisboetas, conforme Relatório e Contas de 1928/1929.
7.O computador durante a manhã, durante 3 horas, esteve inoperacional.
8.A Dª Benedita, responsável pelo Economato da AFL, diz que só na próxima segunda-feira é que pode satisfazer o pedido de 1 caixa de sobrescritos AFL e 2 tubos de cola, artigos pedidos ontem.
9.Saí às 16H45
08.10.2015-QUINTA
1.Entrei
às 08H00.2.Preparado o kit com o necessário para ajudar nas pesquisas a efetuar pelo sr.
3.O sr.
Jorge Augusto dos Santos Nogueira deslocou-se ao Museu e recebeu a informação
da sua inscrição como atleta na AFL.
Prometeu ir juntar um grupo de jogadores
da seleção de juniores de 1961, que representou a AFL, para visitar o Museu.
4.O sr.
Joaquim Manuel Pinto Lopes e esposa visitaram o Museu da AFL. Foi pedida
colaboração no sentido de obter uma melhor imagem daquele que foi o presidente
da AFL, sr. João Rosa, do Clube Oriental de Lisboa, cujo mandato ocorreu
entre 04.12.1954 a 04.09.1957.5.Enviou-se para a diretora do Palácio Nacional de Queluz,
6.Solicitou-se a Pedro Dias, do Zero/Zero, ajuda para encontrar a foto original do jogo de juniores entre as seleções de Lisboa e Porto, realizado em 23 de junho de 1946.
7.Contactou-se os Museus do Clube de Futebol “Os Belenenses”, Dª Argentina Fonseca, Sporting Clube de Portugal, Engª Lúcia Henriques, Sport Lisboa e Benfica, Drª Rita Costa, na expectativa de darmos a conhecer o prospeto do Museu da AFL, entregando-lhes alguns exemplares na próxima semana.
8.Saí às 16H50.
09.10.2015-SEXTA
1.Entrei
às 07H50.2.Preparou-se as imagens das profissões dos jogadores inscritos na época 1928/1929, para serem cedidas ao sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, que as solicitou, com vista a estudo académico.
3.Levantei 1000 impressos de divulgação do Museu para eventual distribuição no fim-de-semana nos campos onde se realizem competições promovidas pela AFL.
4.Elaborada lista com as 20 lembranças recebidas no jantar dos 105 anos da Associação de Futebol de Lisboa, cujo original foi entregue ao Dr. Nuno Lobo.
6.Saí às 12H00, para tratar assunto pessoal, contudo o serviço do Museu foi assegurado pelo diretor-adjunto, sr.
10.10.2015-SÁBADO
11.10.2015-DOMINGO
12.10.2015-SEGUNDA
1.Entrei
às 08H15.2.Ainda na sexta-feira, dia 9, entreguei 100 impressos do Museu no Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz (Praça dos Restauradores).
3.Respondeu-se ao sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, enviando os quadros com as profissões dos jogadores inscritos na época 1928/1929, trabalho que teve de ser fotografado e preparado no meu computador pessoal e em minha casa.
4.Telefonou-se para o Agrupamento de Escolas Francisco dos Santos, diretora Cristina Frazão, para sugerir visita ao Museu da AFL, mas não fui bem-sucedido, pois não me atendeu cortesmente. Pediu para lhe enviar informação através de correio eletrónico o que fiz. A senhora diz que fui sarcástico, o que ripostei veementemente.
5.O sr.
6.A diretora Cristina Frazão do Agrupamento de Escolas Francisco dos Santos respondeu à nossa proposta dizendo que talvez seja possível a visita ao Museu no próximo ano.
7.A Dª Benedita, responsável pelo economato da AFL, respondendo à nossa solicitação telefónica de hoje, diz que o nosso pedido de 6 de outubro só amanhã à tarde é que é satisfeito.
8.Solicitou-se ao serviço de Utilidade Pública, da Presidência do Conselho de Ministros, cópias dos Relatórios e Contas em falta, acima referidos.
9.Saí às 16H50.
13.10.2015-TERÇA
1.Entrei
às 07H50.2.Obtida a fotografia dos presidentes da AFL (1951) para efeitos do alinhamento para a sessão de abertura do Curso de Treinadores.
3.O sr.
4.Por não ter obtido resposta à mensagem de 5 de outubro, desloquei-me ao Museu Nacional de Arte Contemporânea para falar com Dr. Samuel Rego, Subdiretor, sobre Francisco dos Santos fundador da AFL e exímio escultor. Não fui recebido. Disseram-me para repetir o pedido por correio eletrónico o que fiz.
5.No trajeto encontrei um grupo de jovens dos Salesianos e entreguei o prospeto do Museu a dos seus responsáveis na expectativa de virem visitar o Museu.
6.Também deixei ficar alguns impressos do Museu na Pastelaria Tartine, rua Serpa Pinto.
7.O sr. Carlos Almeida voltou a solicitar informações sobre a fotografia de Ronaldo, sendo prontamente atendido.
8.Falou o Dr. Tiago Vaz a dar conta que os responsáveis do Museu Ronaldo pretendem cópia da sua ficha de jogador para exposição. Aguarda-se o pedido formal.
9.O sr.
10.Continuou-se à procura no jornal Diário de Lisboa, a data do 1º Lisboa-Santarém.
11.A Dª Benedita não satisfez o pedido, devolvendo a requisição do material pedido em 6 de outubro, alegando que falta autorização do presidente, Dr. Nuno Lobo. Lamento o tempo que teve para assumir esta sua decisão (1 semana), que prejudicou sobremaneira os nossos serviços. Contudo, se o Regulamento do Museu da AFL já estivesse aprovado esta simples competência era da responsabilidade do seu diretor...
12.Sai às 17H00.
14.10.2015-QUARTA
1.Entrei
às 08H10.2.Continua-se a procurar a data do 1º Lisboa-Santarém.
3.Enviou-se notícia à Junta de Freguesia da Costa de Caparica, ao mesmo tempo que se formaliza convite para visitarem o Museu da AFL.
4.Preparou-se o alinhamento para a presença do Museu na abertura do Curso de Treinadores, marcada para hoje.
5.Na reunião que tive com o Dr. Tiago Vaz e Dr. Castanheira de Oliveira foram acertados os pormenores de atuação de cada qual nas boas vindas dos candidatos a Treinadores.
6.A
intervenção da área do Museu fez-se logo a seguir à apresentação pelo diretor
da Formação, Dr. Tiago Vaz, sendo o conjunto de 59 participantes divido em duas
partes que se deslocaram ao Museu onde posaram para a foto de grupo e assinaram
o livro de honra. Receberam esferográfica e pins da AFL.
7.Esta
missão foi devidamente acompanhada pela dupla operacional do Museu (Alberto
Helder e 8.Saímos às 22H30. Sem despesas para a AFL.
15.10.2015-QUINTA
1.Entrei
às 07H55.2.Preparei texto e imagens da abertura do curso de treinadores e consequente visita ao Museu, tendo remetido ao sr. Vítor Badalinho para a correspondente divulgação na página da AFL.
3.Foram desfraldadas as bandeiras colocadas nos mastros da frontaria do prédio.
4.Como sempre, foi feita a avaliação do desempenho da dupla operacional do Museu na cerimónia de abertura do curso de treinadores, ontem realizada.
5.Falando com o Prof. Marco Guerreiro sobre a avaliação da abertura do curso ficou acordado que, numa circunstância idêntica, poderei fazer a exposição do Museu com imagens a serem projetadas no ecrã e não através do modelo expositivo, em papel, como foi desta vez.
6.Procedeu-se à arrumação das lembranças recebidas no jantar da celebração do 105º aniversário da AFL.
7.Na expectativa de se fazer a apresentação da galeria fotográfica dos árbitros internacionais lisboetas, pronta desde 20 de abril de 2015, perguntei ao árbitro internacional lisboeta João Capela qual o melhor dia e hora para o efeito. Respondeu que existe obrigatoriamente treinos físicos às segundas-feiras (das 14 às 18 horas), quartas (das 9 às 12 horas) e, às quintas, das 14 às 18 horas. Estarão, eventualmente, disponíveis as terças, quartas e sextas-feiras para o efeito. Será o Dr. Nuno Lobo a marcar a data para o efeito.
8.Falei com o Dr. Miguel Pacheco, da Câmara Municipal de Lisboa, sobre o ponto de situação quanto ao pedido de comenda para a AFL, que disse estar o assunto em andamento. Aguarda-se, pois, que nos transmita os desenvolvimentos que se venham a verificar.
9.O Dr. Tiago Vaz agradeceu a colaboração prestada pela equipa operacional do Museu na abertura do curso de Treinadores. Pediu, ainda, que recebesse o sr. António Mira e que recolhesse o que tem a dizer quanto a um projeto que uma sua empresa lidera na área do treino de guarda-redes. No final da conversa sugeri que enviasse mensagem ao Dr. Tiago Vaz a dar conta das suas pretensões.
10.Saí às 17H05, com destino à
16.10.2015-SEXTA
1.Entrei
às 08H10.2.Ontem, de minha casa, perto da meia-noite, voltei a inquirir o sr. Vítor Badalinho pela publicação da reportagem da abertura do curso dos Treinadores, pois tinha prometido que seria colocada por volta das 18 horas, facto que não aconteceu. Esta manhã respondeu-me a dar conta que o assunto está resolvido, está publicado.
3.Voltei a pedir ao diretor-executivo da AFL os cartões de identificação já solicitados em 2 de outubro de 2015.
4.Remeti, por correio eletrónico, ao Dr. Tiago Vaz o teor da conversação que tive com o sr. António Mira.
5.O sr. José Augusto Martinho, presidente do Bairro de São João Atlético Clube, solicitou informação referente ao Ginásio Clube 1º de Maio de Queluz para satisfazer um amigo, foi-lhe dito que “existe impedimento legal de se prestar informações (a título pessoal) relacionadas com os registos da AFL, este pedido deverá ser endereçado diretamente ao Museu da Associação de Futebol de Lisboa. Será necessária a identificação do requerente (nome e contactos, telefone ou telemóvel ou endereço eletrónico) e a razão do pedido”.
6.Enviada informação de 1925, encontrada e referente à inauguração do crematório do Cemitério do Alto de São João, sr. José Pereira, seu administrador.
7.Falou de Inglaterra o sr. Diamantino Barata, primeiro selecionador da equipa feminina de Lisboa, a dar conta que não teve a oportunidade de se despedir, pedindo, por isso, as devidas desculpas que, naturalmente, foram aceites.
8.Enviei
convite para visitar o Museu ao sr. Vítor Cândido, jornalista de A Bola.
9.Os
estores do segundo andar foram verificados pelo sr. João, responsável pela manutenção.10.O Dr. Nuno Lobo pretendeu que se obtivesse foto com administrador do jornal A Bola no Museu, mas não foi possível, pois não me encontrava devidamente equipado com a máquina fotográfica.
11.Saímos às 15H30 para entregarmos impressos do Museu à
17.10.2015-SÁBADO
18.10.2015-DOMINGO
19.10.2015-SEGUNDA
1.Entrei
às 08H20.
2.Na
sexta-feira, no Museu do Clube de Futebol “Os Belenenses” a sua responsável, Dª
Argentina Fonseca, ofereceu o livro “Belenenses-O primeiro campeonato de
Portugal (1926-1927)”, com dedicatória à AFL.
3.Ontem, de manhã,
desenvolvi atividade na distribuição de prospetos do Museu, no Campo José Ramos
(Palma), 50 exemplares a cada um dos seguintes:3.1-Clube Atlético e Cultural.
3.2-União Desportiva da Alta de Lisboa.
3.3-Sport Futebol Palmense.
3.4-Associação Desportiva Bobadelense.
4.À tarde no Branca Lucas, para além de distribuir cerca de 50 prospetos a diversos espetadores que assistiram ao jogo disputado pelos clubes a seguir indicados, também entreguei, a estes e a cada, 50 impressos:
4.1-Sport Lisboa e Olivais.
4.2-Sociedade Recreativa Catujalense.
5.O sr.
Vítor Badalinho dá conta que satisfez o pedido de 23 de setembro de 2015,
divulgando na página da AFL o prospeto de divulgação do Museu. Respondi-lhe em
conformidade, agradecendo o seu trabalho.
6.A Drª
Ana Sassetti da Mota, diretora de Serviços de Assuntos Jurídicos e Documentação
da Presidência do Conselho de Ministros, dá conta que não possui os Relatórios
e Contas em falta na Biblioteca da AFL, mas vai contactar o Arquivo Histórico
na esperança de nos poder valer. Agradeci a sua disponibilidade. 7.O sr.
8.Pediu-se à secretaria geral do Ministério da Administração Interna e ao Arquivo Histórico Parlamentar (pedido direto através da net), informação quanto aos Relatórios e Contas em falta na Biblioteca.
9.Recebi do diretor-executivo 50 cartões de visita solicitados no dia 2 de outubro (1ª vez) e no dia 16 (lembrança). O número de telefaxe estava errado, alertou-se para o facto dando o número correto, mas, agora, o cartão está com os dois números...
10.Saí às 16H50
20.10.2015-TERÇA
1.Entrei
às 07H50.2.Adquiri o passe social (€ 26,75), válido até 19 de novembro de 2015.
3.O sr. Vítor de Sousa necessita de informação quanto a um clube filiado na AFL. Dado que não esclareceu qual foi-lhe solicitada a devida identificação, assim como o seu nome completo e contactos, isto para efeitos de registo estatístico.
4.As bandeiras da frontaria foram desfraldadas.
5.Dei conta ao sr.
6.O
francês, sr. Antoine visitou o Museu, com a ajuda de intérprete, sr. Rui Melo , dado terem utilizado o inglês com língua
de entendimento.
7.O sr. 8.Pediu-se ajuda à Dª Cidália Maria Ferreira, do Departamento de Documentação e Arquivo da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, para encontrar Relatórios e Contas em falta da AFL.
9.Uma vez mais a Dª Benedita não entregou o material de promoção solicitado, alegando que tinha muito que fazer…
10.O
diretor Carlos Seixas acompanhou o sr. Romeu Fernando Fernandes da Silva,
jogador de futebol jubilado, na visita ao Museu. Procedeu-se à recolha de
imagens para ilustrar a reportagem que seguirá, de minha casa, para o sr. Vítor
Badalinho.
11.A Dª
Ana Paula Moreira do Ministério da Educação informou o sr. 12.Saí às 17H50.
21.10.2015-QUARTA
1.Entrei
às 07H452.Ontem, para minha casa, o sr. Vítor Badalinho informou ter divulgado a reportagem do sr. Romeu. Contudo, verifiquei que o título não correspondia ao que tinha sido escrito e pedi que retificasse o grave erro, tendo procedido em conformidade. O sr. Romeu estava a ser tratado por tu. Incrível!
3.Falei com a Dª Benedita sobre a entrega do material solicitado. Diz que o fará amanhã de manhã.
4.Para o Arqº António Joaquim de Sá Gonçalves Henriques, fiz seguir notícia de 1933 relacionada com o seu avô, Dr. António Joaquim de Sá Oliveira, o primeiro presidente eleito da AFL.
5.Respondeu a Drª Manuela Magalhães, diretora do Arquivo Histórico Parlamentar a dar conta que não tem os solicitados Relatórios e Contas da AFL. Agradecemos a informação.
6.Procedeu-se a pesquisa de diversos assuntos em documentação antiga.
7.Elaborou-se lista com as 18 publicações digitalizadas que poderão ser consultadas na net.
8.Saí às 17H00.
22.10.2015-QUINTA
1.Entrei
às 08H102.A Dª Paula Pimentel, da Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo da secretaria geral do Ministério de Educação e Ciência enviou mensagem para o sr.
3.Também a Dª Cidália Maria Ferreira, da Divisão de Documentação e Arquivo da secretaria geral do Ministério da Administração Interna diz ir procurar os documentos solicitados.
4.O Arquiteto António Joaquim de Sá Gonçalves, agradeceu a informação que lhe foi prestada.
5.A Dª Benedita veio entregar todo o material solicitado.
6.Recebemos
do sr. Rui Melo , a título
devolutivo, o álbum fotográfico pertença do sr. Marcelino José Pausinho Barbado
que integrou a seleção lisboeta de futebol de salão que foi disputar em Madrid
torneio organizado pelo Club Deportivo Arquitectura, em 1980. Vamos mandar
ampliar a foto para expor no Museu, devidamente identificada.
7.Desloquei-me
ao Teatro Nacional de São Carlos para nos ajudar a identificar a data do torneio
de futebol de salão espanhol, dado que a notícia do evento tem referências a
uma récita pela cantora Elsa Saque.8.Saí às 11H30 para tratar assuntos pessoais.
9.Entretanto, recebeu-se lista telefónica com os números que servem os diversos departamentos da AFL.
10.A assistência ao Museu foi assegurada pelo diretor-adjunto, sr.
11.Visitaram o Museu os senhores Fernando António Rodrigues Correia (árbitro jubilado), Carlos Severino, Romeu Silva (novamente), acompanhados do diretor Carlos Seixas.
23.10.2015-SEXTA
1.Entrei
às 08H10.2.Voltei a solicitar aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe urgência na marcação de reunião de trabalho já pedida em 5 de outubro de 2015.
3.Solicitou-se ao Club Deportivo Arquitectura, de Madrid, informação correspondente à participação da seleção lisboeta no seu Torneio de Futebol de Salão, V Maratón-bol, que se julga ter sido disputado em 1980.
4.Desloquei-me ao Teatro Nacional São Carlos (Dª Maria Luísa Carles), sobre o mesmo assunto. Vai responder-nos, via correio eletrónico.
5.Também contactamos o Sport União Sintrense (Dª Fernanda Peixoto sobre o mesmo assunto.
6.Assim como o clube espanhol Rayo Vallecano.
7.E, ainda, contactámos a Federació Catalana de Futbol de Sala.
8.Iniciou-se a atualização da página da AFL quanto aos clubes que competem esta época.
9.Os Drs. Nuno Lobo e
10.Saí às 17H00.
24.10.2015-SÁBADO
25.10.2015-DOMINGO
26.10.2015-SEGUNDA
1.Entrei
às 07H50.2.No passado sábado, na Assembleia da Federação Portuguesa de Futebol, procedi à distribuição de 50 impressos do Museu e convidei várias pessoas entre eles os presidentes da Mesa e da direção para visitarem o Museu.
3.O Serviço de Utilidade Pública, através da Drª Ana Sassetti da Mota, dá conta que não tem os Relatórios e Contas solicitados. Indica outras pistas que já consultámos.
4.Enviada foto da seleção lisboeta de Futebol de Salão (1980), ao Dr.
5.A atualização da página da AFL, referente aos clubes em competição nesta época, continua.
6.Volta a Drª Ana Sassetti da Mota a sugerir novas pistas. Agradecemos a sua vontade em ajudar-nos.
7.Procedeu-se a contactos a diversas personalidades sobre a identificação de clubes que participam nas competições da AFL.
8.Saí às 16H45.
27.10.2015-TERÇA
1.Entrei
às 07H55.2.Falei ao sr. Max Nunes, da Foto Fixarte, mas a foto da seleção lisboeta de Futebol de Salão ainda não está pronta.
3.Pedi informações aos responsáveis dos clubes: Estoril AC, União Futsal Queijas Carnaxide e Real Futsal, a quem agradecemos.
4.A Dª Ana
Cristina Arsénio facultou, a título devolutivo, 47 programas de festas de
homenagem a diversos árbitros de futebol que vão ser fotocopiados.
5.Indicámos
ao Departamento de Informática a lista de 21 clubes que não se inscreveram na
presente época, logo devem ser retirados da respetiva página da net da AFL.6.Falou a Dª Aida Santos, da Câmara Municipal de Lisboa a dar conta que na quinta-feira, dia 29, virá o último grupo de visitantes, composto por 4/5 pessoas.
7.No sentido de atualizar a página dos clubes participantes na presente época contactei os seguintes filiados: Casa do Benfica de Torres Vedras, Atibá, Amadora Clube, Academia Johnson, Casa Concelho Arcos Valdevez, Colégio Sagrado Coração Maria, Fundação Salesianos, Associação Desportiva Marista, Colégio Pedro Arrupe, Estoril AC, Real Futsal, São João de Deus, União Futsal e Casa Povo Manique Intendente, todos eles responderam à solicitação. Agradeci a colaboração.
8.Com vista à atualização da página da AFL, enviei ao sr.
8.Continuamos a processar outras pesquisas para melhorar a prestação do Museu da AFL.
9.Saí às 16H45.
28.10.2015-QUARTA
1.Entrei
às 10H10, vindo de consulta médica com a Drª Elvira Manarte, Centro Saúde de
Benfica.2.Ontem, o sr. Armando Carmezim, deu o contacto de Carlos Albuquerque jornalista da RTP o qual, eventualmente, poderá vir a fazer reportagem no Museu. Foi contactado, mas nada adiantou.
3.O sr.
4.Enviados a
5.Iniciou-se
a duplicação dos programas de homenagem a diversos árbitros.
6.Saí às
16H45, com destino à Foto Fixarte (vai repetir a foto que ampliou) e casa do
mestre Joaquim Campos para lhe entregar cópia do programa da sua festa de
homenagem, que ocorreu em 1974, documento que não possuía. Na oportunidade
ofereceu, ao Museu, os seguintes 5 livros:
6.1-“Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol”, de Flavio Lazzetti,
João Carvalhaes e Durval Silva. Editora Legislação Esportiva, São Paulo, 1954.
6.2-“Apontamentos sobre a arbitragem do futebol”, de Filipe Gameiro Pereira.
Editora Gráfica Portuguesa, Lisboa, 1963.
6.3-“Le football, sport et spectacle”, de Marcel de Leener. Editora
Dargaud, SA, Bruxelas, 1967.
6.4-“Agenda do Árbitro-10º edição”, de Núcleo de Árbitros de Francisco
Guerra. Editora Borges, Mendonça & Companhia, Limitada, Porto, 1995.
6.5-“A violência no Esporte”, de Secretaria da Justiça e da Defesa da
Cidadania. Editor Júlio Lerner, São Paulo, 1996.
29.10.2015-QUINTA
1.Entrei
às 08H10.2.De minha casa preparei o texto e imagens dos referidos livros para divulgação na página da AFL.
3.Continuou-se
a fotocopiar os programas de festas de homenagem aos árbitros de futebol.
4.Contactou-se
o sr. Climério Ferreira a pedir ajuda na identificação de jogadores da primeira
seleção de Futebol de Salão da AFL que atuou em Espanha.
5.Um segundo grupo, oriundo da Câmara Municipal de Lisboa, composto por 6 pessoas,
visitou o Museu.
6.O
computador do Museu esteve inoperacional desde as 16 horas.7.Saí às 16H45.
30.10.2015-SEXTA
1.Entrei
às 08H002.De minha casa enviei ontem para o sr. Vítor Badalinho a reportagem dos visitantes da CML. Hoje, ao conferir o trabalho publicado na página da AFL, os dois posts (Joaquim Campos e visitas da CML) estão datados com o ano de 2014, quando na verdade se indicou 2015.
3.O sistema informático voltou ao normal funcionamento logo de manhã.
4.Depois do sr. Vítor Badalinho ter procedido à retificação de 2014 para 2015, informou-se o Departamento de Cultura da CML que a reportagem da visita já está disponível na página da AFL.
5.Procedeu-se
à digitalização dos 48 programas de festas de homenagem aos árbitros de Futebol.
6.Lamenta-se
que ainda não tenha sido marcada a reunião de trabalho entre os operacionais e
os responsáveis do Museu (Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe), solicitada em 5 de
outubro de 2015.7.Saí às 16H45.
31.10.2015-SÁBADO
VISITAS AO MUSEU:
No mês: 75Acumulado:
Em 2014: 218.
Em 2015: 422
Soma: 640.
Sem comentários:
Enviar um comentário