segunda-feira, 11 de outubro de 2021

ESTADO DA ÍNDIA – I SÉRIE – AGRUPAMENTO VASCO DA GAMA (GOA) – 6º DE 36 EPISÓDIOS

 

ARMAS:

Artilharia, Engenharia e Infantaria.

UNIDADE MOBILIZADORA:

Comando Territorial Independente do Estado da Índia.

 DATA DA SUA CRIAÇÃO:


AQUARTELAMENTO:

Alparqueiros.

LOCALIDADES À SUA GUARDA

Aeroporto, Alparqueiros, Baina, Bogmaló, Cais de Ferro, Cais Mecanizado, Chicalim, Chicolna, Cola, Consua, Cortalim, Dabolim, Estaleiros Navais, Ilha de São Jacinto, Ilhéu Pequeno, Issorsim, Mangor, Pale, Planalto de Mormugão, Porto de Mar, Vadem, Vasco da Gama, Velsão e o rio Zuári.

ÁREA DE ATUAÇÃO EM 18.12.1961:

De harmonia com o Plano de Operações “Sentinela”, que visava a retirada faseada das forças portuguesas da fronteira até à costa, cuja entrada em vigor seria quando se iniciasse a invasão,o Agrupamento tinha à sua guarda a península de Mormugão e o eixo Chincalim/Dabolim/Cola.

COMANDANTE:

Joaquim Francisco Rijo Cardeira da Silva, Major

COMPOSIÇÃO:

Comando do Agrupamento; Bataria de Artilharia 2 (tropas goesas), de Alto de Mangor, destacada para o Aeroporto, Praia de Begmalé e Vadem a); Companhia de Caçadores 2 (tropas naturais), de Vasco da Gama, destacada para o Planalto de Mormugão e Paióis a); Companhia de Caçadores 7, de Alparqueiros, destacada para Baina, para a guarda aos Paióis de Chicalim e Vasco da Gama; Companhia de Caçadores 8 (menos 2 Pelotões), de Forte da Aguada, destacada para Alparqueiros, Estaleiros Navais de Goa, Aguada e Mangor; Depósito de Material Sanitário; Destacamento de Engenharia da Índia, de Pondá, 3 seções destacadas para Chicalim, Cola e Dabolim; Destacamento de Intendência; Destacamento de Manutenção de Material, destacado para Cola, Consua, Ilha de São Jacinto e Paióis de Chicalim; Pelotão de Artilharia Antiaérea 40, comparece no dia 17, pelas 14H00, à civil, no Aeroporto, para verificar as peças de artilharia que estavam por estrear, mas os seus elementos não puderam desenvolver a sua experiência na área especializada, por nunca terem executado tiro das referidas peças. Foi destacado para a defesa da posição junto do aquartelamento da Bataria 2, no Alto de Mangor; Guarda Fiscal, destacada para Mormugão; Polícia do Estado da Índia, destacada para Issorsim e Mormugão, mas verificaram-se imensas deserções do pessoal natural, só os graduados é que ficaram a cumprir ordens.

NOTA:

a)       dados incompletos, por não terem sido encontradas as listas com os nomes das Praças, naturais do Estado da Índia, que pertenciam a esta unidade militar.

CONTINGENTE: 10

 OFICIAIS: 4

Carlos Orlando Carvalho Jesus, Alferes, Joaquim Francisco Rijo Cardeira Silva, Major, Joaquim Silva Valadas, Alferes e Manuel Dayrell Marrecas Portela Ribeiro, Capitão.

SARGENTOS: 4

António Júlio Direito, 1º Sargento; Manuel Correia Rico, 1º Sargento; Paulo José Silva Araújo, 2º Sargento e Ricardo Osório, 2º Sargento.

PRAÇAS: 2

Constantino Nunes, Soldado e João Batista Samagaio, Soldado.

NOTAS:

Perante a ineficácia da defesa, a impotência do próprio armamento e a enorme desproporção entre as forças em confronto, o Agrupamento Vasco da Gama rendeu-se.

CAMPO DE PRISIONEIROS:

Alparqueiros (Vasco da Gama-Goa).

 REGRESSO A CASA:

No navio “Vera Cruz” (Karachi, 09.05.1962/Lisboa, 22.05.1962=13 dias) e no navio “Moçambique” (Karachi, 15.05.1962/Lisboa, 30.05.1962=15 dias), viajaram, respetivamente, 2 e 7 elementos, deste Agrupamento.

ÓBITOS:

 DISTINÇÕES:

 PUNIÇÕES:

Sem comentários: