terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ESTADO DA ÍNDIA – III SÉRIE – SERVIÇO DE APOIO AO REPATRIAMENTO - EQUIPAS DA UAT-UNION AEROMARITIME DE TRANSPORT NO PERCURSO DABOLIM-KARACHI – 46º EPISÓDIO

  

As viagens entre os aeroportos de Dabolim (Goa) e de Karachi (Paquistão), distantes entre si 1272 quilómetros, foi feito por 2 aviões DC-6 da empresa parisiense UAT-Union Aeromaritime de Transport e capacitados para transportar até 100 passageiros e carga até 30 quilos/passageiro, com as matrículas FB-IAO e FB-GSN e com as seguintes equipas:

-Trajeto Dabolim/Krachi-

1ª TRIPULAÇÃO 

Comandante: Davies; Copiloto: Betiaux; Radiotelegrafista: Bedier; Mecânico: Malzac; e Hospedeiras: Canavey e Defretin.

-Aeroporto de Dabolim-

2ª TRIPULAÇÃO

Comandante: Durand; Copiloto: Michal; Radiotelegrafista: Bordonov; Mecânico: Vaillant; e Hospedeiras: Knoll e Bru.

-Aeroporto de Karachi-

3ª TRIPULAÇÃO

Comandante: Neutre; Copiloto: Rouveix; Radiotelegrafista: Dotte; Mecânico: Charmot; e Hospedeiras: Seveller e Simeon.


4ª TRIPULAÇÃO

Comandante: Le Nestowr; Copiloto: Rallet; Radiotelegrafista: Dijol; Mecânico: Trillot; e Hospedeiras: Weill e Tanner.

-Avião DC 6-

Previa-se que iniciassem os voos no dia 2 de maio de 1962, pelas 12H30, e que se estendesse entre 10 e 12 dias, mas foram utilizados 13, com a média diária de 360 passageiros, num total de 4596.

-Farda de Comandante da UAT-

Cada viagem levava cerca de 3 horas e meia.

-A Ilustre Oficial Pára-quedista portuguesa, Ivone Reis-

No dia 4 de maio o aeroporto de Dabolim esteve encerrado por ter sido descoberta uma bomba de avião na pista que não deflagrou. Retirada rapidamente, voltaram os voos e a alegria dos portugueses por sentirem estarem, cada vez, mais próximo de casa, dos familiares e dos amigos!

A UAT destacou o seu chefe de escala de Paris, senhor Serge Destruelle, para, em Mormugão, supervisionar o movimento aéreo.

A nossa, muito nossa, Oficial Paraquedista Ivone Reis, envergando fardamento não português, esteve ativamente envolvida no acompanhamento de familiares e militares, no transporte aéreo Dabolim/Karachi/Lisboa.

Sem comentários: