terça-feira, 6 de novembro de 2007

PARABÉNS BRASIL!












A FIFA escolheu bem. O Brasil merece ser a sede do 20º. Mundial, o de 2014, por tudo o que tem feito pela modalidade, quer no futebol clássico, no futebol de Praia e no Futsal a todos os níveis, onde o seu nome está gravado com letras de ouro nas mais elevadas classificações e na conquista dos mais cobiçados títulos e troféus.

Brasil, o quinto maior país do Mundo, mas o mais destacado no universo do futebol, graças ao seu deslumbrante povo, mais de 180 milhões de apaixonados pelo timão, que respira, transpira, vive, vibra e chora com o desporto-rei de forma inigualável batendo tudo e todos em querer, paixão e dedicação. E o estilo de jogo da sua selecção é um perfume maravilhoso e agradável que gostaria ver adoptado no desporto mundial hoje em dia…

Será o segundo torneio que se realizará em território pátrio, rivalizando com a Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998) e México (1970 e 1986). Já era tempo… Outras competições de gabarito já se efectuaram entre portas, mas uma Copa Mundial é outra loiça, como dizemos em Portugal…

Subscrevo as palavras proferidas pelo Presidente da República Federativa do Brasil Lula da Silva, que transcrevo: Somos um país com muitos problemas, mas temos uma nação acostumada a superar-se e lutar por conseguir coisas maravilhosas. Este torneio será uma delas. Realizaremos um Mundial extraordinário. O mundo do futebol, de pé, aguarda ansioso.

Haverá tempo para se preparar uma organização exemplar, já que, em termos de estádios, existem 18 cidades candidatas a albergar a competição: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiaba, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mas só 12 é que serão as preferidas. Considero que para se constituir a equipa que irá defender as cores do Brasil será problema de fácil solução, pois o campo de recrutamento é imenso e na quantidade que felizmente impera será escolhida a qualidade, sempre bem patente nas escolhas do seleccionador da CBF.

Quanto à componente arbitragem, dou conta que não se deve esquecer este importante e imprescindível sector. Há que preparar também os Árbitros que, previsivelmente, na altura estarão em condições de serem os seus legítimos representantes, dando-lhes condições indispensáveis para desempenharem a função com dignidade, esmero e respeito, como todos queremos.

Vou desejar as maiores felicidades ao meu país irmão e aos meus Amigos brasileiros, dizendo que espero ir assistir a alguns dos jogos (mas antes de 2014 ainda quero voltar ao vosso convívio) e darei todo apoio, com a minha máxima força para que uma selecção que fale o português conquiste o primeiro lugar e a desejada Taça do Mundo.

Por fim direi que o futebol é uma força incomensurável, basta dizer que os 208 países filiados na FIFA superam os 192 que estão reconhecidos na ONU! Palavras para quê!

Sem comentários: