quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ESCULTURAS MAL ACOMPANHADAS...

A valorizar uma zona mais emblemática de Algés (Concelho de Oeiras) a rua Afonso Palla, tem um maravilhoso conjunto de 15 estátuas da autoria de António Quina, intitulado Passeios Públicos-Histórias Privadas que, pela sua beleza, traço e enquadramento merecem um cuidado maior do que o habitual, quanto à sua conservação. Acontece que algumas das figuras estão vandalizadas e carecem de limpeza urgente, para não dar um aspecto de mero desleixo ou desinteresse pela obra alheia. Já agora, nos dias que visitei este encantador local, onde circulam centenas de pessoas diariamente, a questão do saneamento da referida rua também deixa muito a desejar, já que os contentores do lixo ficam misturados com as estátuas e os detritos também. Porque não uma acção de sensibilização junto dos estabelecimentos daquele espaço para que mantenham o local com elevada taxa de asseio, não só pela obra do grande escultor como pelo próprio ambiente? Outra questão é o facto das aves, com os seus dejectos contribuírem também para a deterioração das esculturas. O que fazer para evitar? Vamos melhorar a qualidade de vida, com iniciativas que nos agradem e satisfaçam! Vídeos sobre o tema:
http://www.youtube.com/watch?v=3bzuI-qEscs
http://www.youtube.com/watch?v=LvbLmtjTTTw&feature=related

1 comentário:

alberto helder disse...

Sobre o assunto supra referenciado, acusamos a recepção da reclamação de V. Exa., recebido via E-Mail, nesta Junta de Freguesia em 1 de Outubro de 2008, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente ao teor do mesmo, desde já agradecemos toda a preocupação e empenho demonstrado por V. Exa., em denunciar-nos situações tão alarmantes como a exposta e acredite V. Exa., que a Signatária compartilha desta preocupação e de outras com as quais a Freguesia de Algés se debate.
Contudo, relativamente ao assunto especificado, cumpre-nos informar que a situação relatada resulta da construção de um condomínio de grande porte, em termos de extensão na Rua Major Afonso Palla, e não se executará qualquer outra intervenção profunda sem que as obras do prédio em questão se encontrem em fase de conclusão.
Não obstante, tanto a própria Rua como as Estátuas irão consequentemente ser alvo em tempo oportuno da necessária e adequada acção de recuperação/requalificação, como aliás se impõe.
Permito-me a este respeito informar V. Exa., que já existe e encontra-se aprovado um projecto de requalificação da Rua Major Afonso Palla, que incluirá a alteração das cores dos prédios, entre outras beneficiações, o qual poderá ser alvo de consulta nesta Junta de Freguesia.
A Junta de Freguesia está sempre atenta a este tipo de situações, no entanto reconhecemos que é com a participação de uma população cívica e empenhada que se torna possível realizar um trabalho positivo na Freguesia, aliás é com esse objectivo que diariamente dedicamos muito do nosso tempo, com vista a proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos da Freguesia.
É nosso dever, mas também é com todo o gosto e empenho que cumprimos o nosso cargo, sempre na tentativa de todos os dias ser um dia novo e podermos realizar boas coisas.
Creia estar a Signatária sempre à disposição de V. Exa., agradecendo desde já as reclamações/ sugestões que possam de alguma forma contribuir para a melhoria das condições de vida da nossa Freguesia.
Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
A PRESIDENTE
Alda Maria Reis Gouveia Lima

Cara Presidente
Grato pela sua atenciosa resposta, o que revela ser pessoa de bem e que, na verdade, está ao serviço dos cidadãos.
Quando se verificarem melhorias na Afonso Palla, assumo que as divulgarei no meu blogue, que sendo mais enérgico na área da arbitragem do futebol, futsal e futebol de praia, não deixa de apontar o que está menos bem, para que o nosso Portugal seja um exemplo, para além dos que por cá habitam, como aqueles os que nos visitam.
E Algés não foge à regra, pois constato imensos turistas a deliciarem-se com o seu belo espaço ribeirinho.
Saudações
Alberto Helder