quarta-feira, 3 de junho de 2009

COLEGAS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

Sílvia Regina, Cleidy Ribeiro e Maria Eliza Barbosa depois de terem estado ao serviço da FIFA, no Algarve, estiveram em Lisboa, em 2 curtos dias, para visitarem locais de interesse turístico e outros.
-Cleidy, Sílvia e Maria Eliza-

Sílvia, a antiga credenciada Árbitra FIFA, hoje instrutora de elite, esteve num curso de actualização para elementos da sua categoria a nível mundial e foi a única representante da Lusofonia num grupo de 45 participantes de 39 países!
-Na sede da APAF-

Cleidy e Eliza, acreditadas Assistentes FIFA, integrantes do quadro mais elevado, também participaram num outro seminário, onde estiveram com outras 29 colegas representantes de 26 países.
-No jantar oferecido pela APAF-

Nos cursos, que duraram 4 dias cada qual em períodos diferentes, os programas, a matéria leccionada e os objectivos, foram baseados no sentido de aprimorar o desempenho de cada qual com vista aos próximos compromissos, dos quais se destaca o 6º Mundial Feminino (2011-Alemanha). É assim que se deve trabalhar…
-No Núcleo de Lisboa-

Quem esteve de Portugal nestes cursos? Zero!!! Mas, apetece perguntar: para quando é que os Instrutores e as Árbitras portuguesas estão nestes patamares? O que é que os dirigentes do futebol português, incluindo os da arbitragem, têm feito para que ocupemos o lugar a que temos direito? Será que o futebol tem de suportar estas figuras cinzentas que não pensam, que não vivem, que não o sentem como se recomenda? O futebol precisa de dirigentes e não de dirigentezinhos… Dediquem-se, em regime de exclusividade, e logo verão os resultados surpreendentes que aparecerão! -Assistentes à apresentação-

A-propósito, aquando do Mundialito (Março 2009) realizou-se um workshop promovido pela FIFA, também no Algarve, só para Árbitras internacionais, mas as portuguesas não puderam estar presentes, a valorizarem-se, como era seu desejo, porque a Federação, segundo me disseram, não tinha dinheiro para suportar as suas despesas… Coisas… Entendo e aceite que a APAF, conforme soube, aqui neste caso tem uma palavra a dizer, bem forte e sonante! -Santuário de Fátima-

Voltando às nossas colegas brasileiras, dou conta que estive no Aeroporto de Lisboa, na manhã do dia 14 de Maio, na sua recepção e, no final da tarde, acompanhei-as na visita à sede da APAF, recebidas pelos dirigentes Luís Guilherme, Gustavo de Sousa e José Padinha tendo assinado o livro de honra. Depois dirigimo-nos a um restaurante onde jantámos. Ainda houve tempo para irmos ao Núcleo de Lisboa onde decorria uma sessão técnica.-Mosteiro da Batalha-

No dia seguinte demos um pulinho até ao Santuário de Fátima, Mosteiro da Batalha e à medieval, mas sempre jovem, Vila de Óbidos. Atravessámos a Ponte 25 de Abril para irmos jantar à Cova da Piedade.
-À porta da Vila de Óbidos-

O regresso ao Brasil foi no sábado e lá estivemos a despedir-nos. Voltem sempre! Serão sempre bem-vindas, assim como qualquer outro ou outra colega do imenso e amado país irmão!
-No interior da Vila de Óbidos-

Para além de lembranças que fizeram o favor de me distinguir fui presenteado com o Livro de Regras da FIFA 2008/2009 autografado por estas três encantadoras companheiras. Bem-hajam!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá HELDER
CHEGÁMOS MUITO BEM E FELIZES PRINCIPALMENTE PELOS DOIS ÚLTIMOS DIAS. FORAM ÓTIMOS. MAIS UMA VEZ OBRIGADA E VENHA LOGO PARA O BRASIL
ABRAÇOS
SILVIA

Anónimo disse...

Helder,
Muuuiittoo Obrigada por sua ENORME atenção conosco.
Foram dois dias MARAVILHOSOS em que o amigo nos deu uma atenção ESPETACULAR.
Somos muito Gratas ao amigo!
Até mais...
Cleidy

Anónimo disse...

Olá Helder
Gostaria de agradecer o carinho que teve comigo e com minhas amigas nos belos dias que ai estivemos. Para nós de grande valia!
Você é uma pessoal muito especial e querida esperamos vê-lo em breve. Saudades.
Maria Eliza