quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CARLOS SALES, AMIGÃO QUE PARTIU BEM CEDO!

Pois a realidade, a vida, o dia-a-dia é assim. Muitas tristezas, muitos aborrecimentos, muitos infortúnios e muito, mas mesmo, muito poucas alegrias…
-COM A ESPOSA (FOTO GENTILMENTE CEDIDA PELO NÚCLEO DE LISBOA)-
Carlos Manuel Pinheiro Sales, lisboeta de gema, nasceu na Freguesia da Lapa, no dia 20 de Maio de 1947 e veio a perecer ontem, dia 23 de Outubro, entre as 12/13 horas, vítima de doença incurável.
-1999, COMIGO E FERNANDO COSTA, NUM JOGO AMIGÁVEL-
Durante três meses foi um resistente, um lutador contra tamanha adversidade, e aqui, lamentável e abruptamente venceu quem não devia…  
-06.06.2002, FESTA ENCERRAMENTO ACTIVIDADES DO NÚCLEO DE LISBOA-
É, sem dúvida, uma grande perda para todos nós, principalmente para todos os seus familiares, especialmente os mais próximos, como a esposa Dª Bina, e filhos, Tânia, Mauro e Hugo, para as montanhas dos seus amigos e admiradores que tinha no futebol!
-IDEM-
Para a arbitragem portuguesa contemporânea é o dia mais triste, por todas as razões: Carlos Sales era só o melhor Formador!
-IDEM-
Explicava tudo como deve ser, com método, olhos-nos-olhos, voz de líder, forte e colocada, sempre com alegria contagiante e com responsabilidade, com objectividade e com coerência, mas principalmente com conhecimento profundo de toda a matéria relacionada com o sector. Era um prazer enorme ouvi-lo.
-IDEM-
Conhecia-o desde 1979, como candidato a Árbitro de Futebol no curso “Octávio Ribeiro da Costa”, promovido pelo Conselho de Arbitragem de Lisboa, coincidindo com a minha primeira participação como Formador.
-IDEM-
Nesse curso distinguiu-se dos demais, pois como colaborador da IBM, tinha em seu poder um “pager” e, de vez em quando, nas aulas lá era incomodado profissionalmente, para acudir a serviços urgentes. Quando o aparelho “apitava”, ficava tudo em suspenso…
-19.06.2004, ENCERRAMENTO ACTIVIDADES CONSELHO ARBITRAGEM DA AFL-
Foi um privilégio tê-lo como aluno, mas, mais tarde, quando fui seu aluno é que foi um grande gozo para mim! Inolvidável, fantástico…
-IDEM-
Carlos Sales era polivalente, sempre muito solicitado, pela disponibilidade, empenho, dedicação e outras valências.
-IDEM-
Estava sempre pronto para servir a causa da arbitragem, onde achassem por bem envolvê-lo, foi Árbitro dos quadros nacionais, Observador, Dirigente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, membro da sua Comissão Técnica, filiado na APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol como no Núcleo de Lisboa, inscrições que se verificaram há muito tempo.
-25.06.2005, FESTA CONSELHO LISBOA-
Sem papas na língua, dizia o que tinha a dizer, fosse a quem fosse, no momento certo, como o que se passou num dos cursos de iniciação que comigo trabalhou, quando já tinha terminado a actividade de Árbitro, afirmando que o curso que ia iniciar-se era igual àquele que tinha frequentado no início da carreira… Que não havia qualquer evolução em termos de material didático, instalações, tecnologia, entre outras falhas. E na sala estavam dirigentes da Associação de Futebol de Lisboa que tiveram de ouvir a justa observação.
-IDEM-
Um dia fiz, como Observador, uma delegacia ao jogo por si dirigido: Mem Martins-Carcavelos.
Carlos Sales, auxiliado por Alfredo Pereira e Teixeira Ribeiro, teve algumas falhas que tiveram de ser contabilizadas na apreciação geral. Resultado: Mesmo com a penalização que lhe atribuí ascendeu ao quadro da 3ª categoria nacional.
-IDEM-
Mais tarde, no dia desse exame interpelei-o sobre a sua actuação naquele jogo e logo soube dizer-me: Há dias, nem tudo corre como queremos… Sintomático!   


-IDEM-
Foram prestadas poucas homenagens, mas como simples e humilde que era nunca se importou com tais deferências. A Associação de Futebol de Lisboa atribuiu-lhe o título de Sócio de Mérito.
-IDEM (FOTO AMAVELMENTE CEDIDA POR JOAQUIM ANTÓNIO REIS CARVALHO)-
No mês de Junho último, estivemos na habitual festa de encerramento das actividades do Núcleo de Lisboa, onde decorreu um torneio de F.7. e Carlos Sales alinhou numa das equipas participantes e até obteve um espectacular golo! Foi muito aplaudido, muito acarinhado…
-IDEM (FOTO AMAVELMENTE CEDIDA POR JOAQUIM ANTÓNIO REIS CARVALHO)-
Enfim, grande amigo que se foi, que já não voltamos a ver, senão nas imagens que aqui se divulgam como um vulgar e modesto, mas sentido tributo. Carlos Sales merecia muito mais…
13.08.2005, ACADEMIA DE VERÃO DO NÚCLEO DE LISBOA, NO SEIXAL-
Chamo a particular atenção para a primeira fotografia: é a imagem que irei guardar na minha memória. Sorridente, bonacheirão, alegre e bem-disposto, à Carlos Sales, naturalmente!
-IDEM-
A todos os seus familiares e amigos os meus mais sentidos pêsames. Perdi um bom amigo, perdi um camarada impar, verdadeiro e solidário. A saudade já me roí.
-IDEM-
NOTA: O seu corpo vai estar hoje, quarta-feira, na Igreja de São João de Deus (Praça de Londres, Lisboa), a partir das 18H30 e o funeral será amanhã, quinta-feira, dia 25, às 15 horas para o Cemitério do Alto de São João, onde será cremado.
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-IDEM-
-01.09.2005, NÚCLEO DE LISBOA-
-IDEM-
-IDEM-
-21.06.2008, NÚCLEO DE LISBOA, ENTREGA DE PRÉMIOS-
-24.06.2011, FUTSAL, NÚCLEOS DE LISBOA E VIANA DO CASTELO, EM QUIAIOS-
-24.04.2011, NO TORNEIO INTERNACIONAL DO CULTURAL, PONTINHA-
-29.11.2011, CURSO DE CANDIDATOS EM LISBOA-
-IDEM-
-17.06.2012-EQUIPA EM QUE PARTICIPOU NO TORNEIO DO NÚCLEO DE LISBOA-
-COM A ESPOSA-

2 comentários:

Anónimo disse...

Equipa
Vitor Correia X Carlos Sales X Teixeira Ribeiro

Eramos um trio inseparável desde o Futebol 11 passando pelo Futsal até ao Futebol de Praia. Nunca tivemos um momento de tristeza. E agora ? bom, como neste momento só fiquei eu prometo que vou levar um dia as ultimas noticias para refazer outra vez a nossa equipa mas com uma condição, respirar pureza.

Teixeira Ribeiro

Anónimo disse...

Equipa
Vitor Correia X Carlos Sales X Teixeira Ribeiro

Eramos um trio inseparável desde o Futebol 11 passando pelo Futsal até ao Futebol de Praia. Nunca tivemos um momento de tristeza. E agora ? bom, como neste momento só fiquei eu prometo que vou levar um dia as ultimas noticias para refazer outra vez a nossa equipa mas com uma condição, respirar pureza.

Teixeira Ribeiro