sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O FUTEBOL NO MUNDO (EPISÓDIO 45)

TÍTULO:
AGRADECIMENTO
23 ANOS DE HISTÓRIA!
AUTORIA:
ALTEMIR HAUSMANN *
No mundo do futebol nasci.
No da arbitragem, vivi.
Uma vida pra contar.
No Estrela, mascote, com Tadeu,
no campo adentrar.
Gandula, Falcão, Renato,
vendo a rede balançar.
Categoria de base, nem pensar.
Aos 13, precisava trabalhar.
E o futebol? Era pra quem sabia jogar...
Aos 18, era hora de homem virar,
quartel precisava servir,
comprar o primeiro disco.
Era só música que eu queria ouvir.
Comecei então viajar.
Uma tal de São Paulo era o lugar.
Ver meu primo, Everton jogar.
Emoção, no campo, melhor coisa não há
Comecei, então a cachaça tomar.
E agora?
Como no campo, eu vou entrar?
Quem é aquele de preto,
pelo campo a correr?
Deve ser louco, pra cá e pra lá
atrás dos outros.
-Opa! Mudou, todos querem ele pegar,
todos loucos, devem estar!
-Será que quero ser ele?
Quis o destino,
que um dia um faltou,
meu tio Ingor me convidou
e eu sem nada a perder,
vamos ver no que vai dar.
Belmiro, na tela botaram,
e eu, metido:
- Pára lá! Nele, ninguém mete a mão!
Desgraça, que coisa e essa que vicia?
Descobri, nome ela tinha:
-Chamavam de arbitragem.
Curso feito. Começa a carreira.
Jogo após jogo, não existia geladeira.
Seu Barreto, pró canto chamou:
- Meu filho, tu é muito bobin vai ver apitar Mocelin, fica ali, no ladin.
Um campo é muito pra ti,
vou te dar só a metade.
Mas toma cuidado:
você tem muita vontade.
Nascia então uma nova função,
juiz de linha, eu era então.
Comecei a pegar jeito e, como dizem:
-Eta trem bao!
Já era hora, do Brasil conhecer.
Viajar, bah! De avião!
Dois medos!
O de nele entrar
e dele não sair!
-Reza! vamos lá.
É preciso seguir!
Novos amigos fiz:
nomes não quero citar.
Mas, José Carlos Oliveira,
me ensinou bandeirar.
O Brasil agora conheço.
Outro homem fui visitar.
Armando, o nome dele,
dá medo, só de falar.
-Um pai, assim o defino.
Voz firme, cada palavra, um ensino.
Agora, já Fifa
a América vou conhecer,
é mais um passo a dar,
preciso crescer.
Caramba! Preciso parar,
minha família abraçar,
esse ritmo é muito louco.
meus filhos, cresceram
não estão mais uns tocos.
Azar! Foi o que eu escolhi.
Agora é tarde,
não tem mais como regredir.
Simon me liga: Lá vem a noticia!
Vamos pra Dubai!
E eu logo pergunto:
até lá o avião não cai?
Rapaz!
esse mundo é muito estranho.
Tudo diferente,
mas para ser alguém
é preciso esse passo à frente.
Vinte dias se passam:
coração quase explode.
Ficar tanto tempo longe de casa.
Isso não pode!
Voltei, agora é férias.
Xi! nem pensar!
o Mundo continua girando,
pra Copa preciso treinar.
Simon, o homem das Copas,
preciso auxiliar.
África do Sul,
Um sonho, Mandela conhecer,
Um exemplo a seguir.
Infelizmente, não deu.
Maracanã, Mandela não vai vir,
morreu!
Quis o destino
Na data que nasci,
Maracanã Deus quis
Como árbitro,
morri!
Essa é minha história!
Aos amigos, agradeço por ter construído comigo esta história linda da qual me sinto apenas coadjuvante!
Seguimos vivo!
* Este meu bom e nobre amigo brasileiro nasceu em 5 de Dezembro de 1968, no Rio Grande do Sul, na cidade Estrela, que dista 113 quilómetros da Capital (Porto Alegre). É empresário e iniciou-se na arbitragem em 1991, colaborando em mais de 900 jogos. Ostentou a insígnia FIFA, como Árbitro Assistente, de 2004 a 2013. Participou no Mundial de 2010-África do Sul. Tive a subida honra de receber das suas mãos o seu “ASSISTANT REFEREE FIFA 2009” que valorizou sobremaneira a minha colecção de insígnias FIFA, única no mundo! Bem-haja!
 

2 comentários:

ALTEMIR HAUSMANN disse...

HELDER,
POR AQUI, DIZEM QUE AMIGOS NÃO SE COMPRAM NO BOTECO DA ESQUINA.
AQUI ESTOU EU, ME PONDO A CHORAR, VISUALIZANDO ESSA LINDA HOMENAGEM QUE ME FIZESTE. JAMAIS PENSEI QUE MINHA HISTÓRIA FOSSE CONTADA COM FOTOS. ESSA IDEIA SÓ PODIA SER ESCRITA POR UMA PESSOA QUE TEM EM SEU SANGUE O DNA DA ARBITRAGEM.
NESSAS FOTOS POSSO DIZER QUE ESTÁ AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DA MINHA VIDA. DESCULPAS, MAS TAMBÉM NÃO LEMBRAVA QUE HAVIA TE DADO O ESCUDO.
QUANDO SE DÁ DE CORAÇÃO, ATÉ SE ESQUECE!
AGRADEÇO À DEUS, POR TER ME DADO O PRIVILÉGIO DE TE CONHECER!
ESPERO EM BREVE, SONHO, EM CONHECER "MEU PAÍS PAPAI"!
FORTE ABRAÇO E BOM 2014!
ESPERO TE VER NA COPA DO MUNDO DO BRASIL! TU VENS?

TEODORO CASTRO LINO disse...

Meu grande amigo irmão Alberto Helder.
Você é o verdadeiro embaixador de Portugal no Brasil e para toda a comunidade da arbitragem, você é a referencia mundial.
Tenho estado muito tempo na China do que no Brasil.
Estou gravando um DVD de curiosidades sobre futebol as origens das regras.
Vou citar sua pessoa quando for falar de Matateu e a sua chuteira de travessas altas na sola do pé e trava baixa na frente para facilitar os cruzamentos. As redes de pesca de Cascais que foram levadas para Inglaterra foram usadas em 1825 pelo Aston Villa. Vamos mantendo contacto. Gostaria de saber onde anda José Pratas que tivemos junto no Japão e António Marçal que esteve comigo em Dalas Cup.