terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NAQUELE TEMPO – FEVEREIRO 1964 – EPISÓDIO 78



No Boletim “O Árbitro” nº 80 (Ano VII), de há cinquenta anos, os temas em destaque foram:
Barros Araújo desenvolve num artigo que deveria criar-se a UFAE (União Futebolística da Aliança Europeia), com sede por um período de tempo em cada país membro – já aqui se pensava que estes organismos, como agora a Comunidade Europeia, deveria existir a rotatividade nas presidências (!) – organizando encontros de futebol entre os seus filiados com forte presença de Árbitros de outras nações, especialmente portugueses.
António Augusto Santos, assina “A lei décima nona, a da desvantagem”. O Dr. Furtado Lima continua a dar ênfase a “Desporto e Medicina”. “Os Árbitros ingleses e os Árbitros continentais” escreve Joaquim Campos.
O texto “A mão” é da autoria de Carmo Lourenço. João Gomes (na imagem) subscreve “Árbitros e Dirigentes”.
ASSIM VAI O MUNDO DA ARBITRAGEM
Joaquim Campos, o incansável coordenador desta rubrica salienta os seguintes acontecimentos:
1. O inglês Roger Kirkpatrick estava a dirigir o encontro Corby Town e o Barry Town quando mordeu com imensa força o apito de tal forma em pedaços que uma das partes ficou entalada na sua garganta e teve de ser assistido pelos massagistas que o recuperaram de asfixia. Um seu colega continuo na direcção da partida, mas dez minutos depois, refeito, regressou à sua função e acabou por arbitrar o resto do desafio, com novo apito, claro.
2. No Haiti jogador expulso vira escritor, pois tem de fazer um trabalho sobre a disciplina que deve imperar nos rectângulos de jogo…     
3.Num jogo na Turquia, realizado no Estádio Mithat Pasa, em Estambul, o Árbitro não apitou uma única vez… A partida era entre surdos-mudos e a equipa turca ganhou aos seus pares gregos por 2-1.
3. Faleceu o dirigente belga e da FIFA François Meert, vítima de doença prolongada.
4. O Comité Central de Árbitros espanhol tem uma viatura própria para os seus dirigentes se fazerem deslocar, quando em serviço, claro!
NOTÍCIAS REGIONAIS
BRAGA
A Direcção da Associação elogia o trabalho desenvolvido pelo seu Conselho de Arbitragem, distinção que é realçada no Relatório e Contas da época 1963/1964.
Duas imagens de aulas teóricas para os filiados da Comissão Distrital de Braga, donde se destacam os formadores Adolfo Silva e Diogo Manso.
Repare-se nos apetrechos didácticos e veja-se as diferenças que se verificaram até hoje!
ÉVORA
Realizou-se o exame final dos candidatos e foram considerados aptos Elvino José Madeira de Carvalho, José Machado carrilho, Vítor Manuel Chaves, José António Varela, Joaquim António Charneca Barreto, João Paulo Correia e Artur Manuel Rosa Mendes.
VILA REAL
Houve substituição do presidente da Comissão de Arbitragem, passando a desempenhar essas funções Amílcar da Costa Pires. O vogal José Manuel Gomes de Melo pediu a demissão. António Pereira Marcelino foi eleito representante dos Árbitros para fazer parte da Comissão de Arbitragem. Os filiados Manuel Vermelho Moreira e Albino de Oliveira, ambos sargentos do Exército Português vão ausentar-se para cumprirem missões no exterior.
1.Francisco Guiomar, de Beja, Luís Caetano Arruda e Evaristo Alfredo da Silva, ambos de Lisboa, pediram o licenciamento.
2.Para França viajaram António Manuel Seis Dedos Branco e Silva, de Setúbal e João Pinto Ferreira, do Porto. Eugénio Quaresma Santos e Francisco Alves Gomes, ambos de Lisboa, ausentaram-se para os Estados Unidos da América e Holanda, respectivamente. Emídio dos Santos, de Aveiro, encontra-se na capital da Venezuela e está a actuar como Árbitro.
3.Jaime Loureiro, do Porto, ofertou um artístico calendário.
4.Voltaram à actividade Francisco Adriano e Agostinho Ferreira, ambos de Viseu, e Renato Santos, de Coimbra.
5.O presidente da Comissão Distrital de Árbitros de Portalegre, João Laranjo Morato, encontra-se em Angola e João Barbosa Rodrigues, de Braga, está em Tavira a frequentar um curso militar.
6.Está internado em Coimbra Ernesto Borrego, de Viseu, esperando-se a sua rápida recuperação.
7.Joaquim José Magro, de Évora, consorciou-se.
8.Ivo da Cruz, ex-dirigente da Comissão Central, está de luto pelo falecimento de seu irmão.
  


1.Dois Árbitros internacionais portugueses vão actuar em Espanha: Hermínio Soares em Múrcia e Manuel Lousada nas Canárias. Dirigirão as selecções de Espanha e Inglaterra na categoria de juniores, que se defrontam naquelas localidades.
2.Coimbra formou novas equipas para actuarem nos campeonatos nacionais: A, Álvaro Rodrigues, Armando Teixeira e Carlos Lopes. B, Renato Santos, Virgílio Ventura e António Rodrigues Simões. C, António Amaro, Graciano Marques e José Bernardes. D, Henrique Graça, Gilberto Gonçalves e António Ferreira dos Santos.
3.A Comissão Central vai levar a efeito colóquios que incidem principalmente na crítica feita por um Árbitro ao trabalho do seu colega, podendo intervir no debate todos os elementos presentes nas sessões.
4.Para dirigirem as partidas de 1 e 8 de Março de 1964, de apuramento do representante da Madeira foram escalados Aníbal de Oliveira e Salvador Garcia.
5.Abel da Costa, já retirado, e Eduardo Gouveia (sua última época) vão receber uma insígnia destinada a premiar todos os Árbitros internacionais que, pela sua actividade ao serviço da FIFA, mesmo sem terem arbitrado o número de jogos que davam direito ao emblema, por serem merecedores de tal distinção. Esta proposta foi apresentada pelo jugoslavo Professor Mihailo Andrejevic, membro do executivo daquela entidade.
1.Destaque-se o exemplo do boletim do Clube Desportivo da Cova da Piedade que mantém uma secção intitulada “Arbitrar é tão difícil” da autoria do Árbitro lisboeta André de Oliveira Santos que analisa e esclarece as situações verificadas nos rectângulos de jogo.
2.A Federação Portuguesa de Futebol adquiriu todos os exemplares do livro “Tratado Ilustrado de Leis do Futebol”, da autoria do Professor Marques de Matos, com a finalidade de serem distribuídos pelos Árbitros que participam nas provas nacionais.
3.A Comissão Distrital de Coimbra está a estudar a hipótese de alargar aos seus filiados o seguro de acidentes pessoais, já em vigor para aqueles que actuam nas competições federativas.
ÁRBITROS DOS QUADROS NACIONAIS
Equipa da Comissão Distrital de Évora
Mário Salvado nasceu em Évora em 12 de Fevereiro de 1923. Iniciou-se em 1952 e em 1957 ingressou nos nacionais.
Manuel Joaquim Fortunato nasceu em Igrejinha em 1928. Iniciou-se em 1951 e em 1954 actuava na 3ª Divisão nacional. Dirigiu a final da Taça de Portugal de 1961/62.
  Helder Correia Silveira, 39 anos. Começou em 1952 e 1957 estreou-se nas provas federativas.
Equipa da Comissão Distrital de Faro
César Correia, 28 anos. Começou há cinco anos e ascendeu aos nacionais em 1960/61.
José Rosa Nunes, 40 anos, Iniciou-se em 1950 e em 1954 estava nos nacionais.
Vítor Pinto Coelho, 42 anos. Iniciou-se em 1948/49 e passadas três épocas ingressava nos quadros da Comissão Central.
Equipa da Comissão Distrital do Porto
Fernando Leite, Industrial, 37 anos de idade, Iniciou-se em 1956 e em 1963 ascendeu à 3ª categoria nacional.
Clemente Henriques, Comerciante, 49 anos. Começou em 1943. Chegou ao nacional em 1949. Foi internacional em 1960. Dirigiu duas finais da Taça de Portugal.
António Azevedo Costa, Empregado, 35 anos. Começou em 1956 e subiu à 3ª categoria nacional em 1963.
A sua publicação continua a bom ritmo, com a divulgação dos artigos 20º ao 26º, sendo de destacar o texto que classifica os Árbitros observados nas provas práticas em “mau”, “medíocre”, “suficiente”, “bom” ou “muito bom”. Eram excluídos os que obtinham uma nota de “mau” ou duas “medíocre”.
O prof. Marques de Matos desenvolve este tema que, diz, tem feito correr muita tinta, e que qualifica a sua definição em sentido amplo ou lato, estrito e especialíssimo, baseado em decisões do International Board.
1.O coordenador desta rubrica dá conta que um venerável Árbitro francês, de Limoges, Georges Couloulb, quando vai para qualquer campo em missão arbitral leva sempre consigo o seu muito querido bulldog, companheiro para as boas e más horas… O cão forte e bem treinado não convida a desabafos por parte de quem quer melindrar o dono… 2.Um jornal desportivo põe em questão o facto de os Árbitros não promoverem com rapidez o recomeço de jogo quando a equipa que defende e provocou falta, tudo faz para que assim seja. O articulista tem a mesma opinião. O jogo deve ser célere e não o contrário.
1.Aqui se conta que o clube inglês Harris Social Club resolveu suspender o seu jogador Andy Brewer por trinta dias devido a ter saído do rectângulo de jogo e, assim, reduzir o número de elementos da sua equipa para ir à cabina fumar! Tal é o vício… 2.Outro inglês, o treinador Jimmy Hill, do Coventry City que, apesar de o Árbitro ter assinalado uma grande penalidade contra a sua equipa, considerou não ter havido qualquer má intenção, apesar de terem perdido a partida!
Álvaro Braga, distinto jornalista profissional da imprensa desportiva, no artigo que dedicou ao Boletim “O Árbitro” reconhece quão difícil é a missão do Árbitro que tem de decidir numa fracção de tempo e tudo à primeira vista!
1.O orientador deste título Eduardo Gouveia refere-se à indisciplina que reina nos campos de futebol nacionais, considerando a falta de desportivismo entre jogadores, apesar dos castigos que sofrem. Apela a todos proferindo a velha máxima: Futebol sem correcção não é desporto!
2.Carlos Diniz, que também é internacional na modalidade de andebol, esteve recentemente em Espanha cujas actuações mereceram os maiores encómios dos nuestros hermanos. 3.A Comissão Distrital de Lisboa, numa excelente iniciativa, homenageou Joaquim Campos e Hermínio Soares, os distinguidos com a insígnia FIFA, entregando-lhes o prémio “Troféu de Mérito”. 4.O frio que se fez sentir no sul de França foi tal que os habitantes de uma povoação tiveram de serrar os postes das balizas para fazer fogueiras para se aquecerem… 5.Nas entrevistas dadas antes dos jogos existe boa gente (jogadores, treinadores, dirigentes, etc.) que deseja que o seu clube vença, o que é legítimo. Já não se pode dizer o mesmo quando sentem o travo da derrota. Aí, para sobressaírem, imputam logo o desaire ao Árbitro, pois claro!      
Luís Coelho dos Santos, delegado do Boletim em Benguela, Angola.
 Nas últimas duas imagens registam-se os momentos em que o lisboeta HERMÍNIO Henrique SOARES [n. 23.05.1915†26.09.1981] (em cima) e o portuense FRANCISCO Gonçalves GUERRA [n. 04.09.1917†30.11.1986] receberam as merecidas insígnias FIFA.

Sem comentários: