terça-feira, 3 de junho de 2014

NAQUELE TEMPO – JUNHO 1964 – EPISÓDIO 82



No Boletim “O Árbitro” nº 84 (Ano VIII), publicado há cinquenta anos, destacou-se o seguinte:
Sir Stanley Rous agradece a recepção que teve em Lisboa e coloca-se à disposição para apoiar os projectos que a arbitragem portuguesa queira levar a efeito.
Fernando Pimenta, presidente da Comissão Central, saúda o oitavo ano da publicação do Boletim desejando que a classe tenha um forte espírito de união e que apoiem o seu órgão oficial ao qual deseja longa vida!


Foi considerado pela Comissão Central o melhor da época de 1963/1964. Recebeu o correspondente troféu atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol.
Ver mais sobre Aníbal de Oliveira em:
1.A Comissão Central de Árbitros de Futebol escreve ao Director-geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar a dar conta do atraso verificado na elaboração do Regulamento Geral da Arbitragem, documento importante para o sector. 2. Informa a constituição da Comissão que irá trabalhar para apresentar o projecto de Estatuto e Regulamento de Arbitragem, trabalho que deverá ser concluído até 31 de Julho de 1964. Eis as entidades representadas: Federação Portuguesa de Futebol, Comissão Central de Árbitros de Futebol, presidentes das Comissões Distritais de Lisboa e Porto e, ainda, um Árbitro (Joaquim Fernandes de Campos).
1.O Árbitro lisboeta Eduardo Gouveia e os seus colegas Fernando Pereira Martins e José Augusto Rolo, os setubalenses Virgílio Baptista, Carlos Monteiro e João Nogueira e  António Amaro Antunes Farias, de Aveiro, encontram-se nos Açores. 2.Encontra-se doente o Árbitro Eduardo Neves (Viseu). 3.Ausentou-se para o Brasil Tibério Augusto (Bragança). 4.Vítor Santos, jornalista de A Bola está em recuperação depois do acidente que sofreu em Antuérpia. Também Carlos José Silva, Árbitro lisboeta, está em convalescença da operação a que foi submetido no joelho. 5.No almoço de homenagem a José Fernandes, presidente do Sindicato Nacional de Treinadores, a representar a Comissão Central esteve Orlando de Sousa, presidente da Comissão Distrital do Porto. 6.Manuel Balseiro Fragata, Árbitro de Setúbal, pediu a demissão. 7.António José Luís regressou a Lisboa vindo de Nampula (Moçambique).
8.Hernâni Carvalho Santos, de Bragança, está ao serviço da Polícia de Segurança Pública algures em África, assim como Manuel Serejo da Silva, em Macau. 9.A medalha de Bons Serviços que tinha sido outorgada pela Comissão Central em Outubro de 1959 a Amadeu Rodrigues, director da Voz Desportiva, de Coimbra, foi entregue por Marques Bom, membro da referida Comissão. 10.Faleceu o pai de Jorge Cipriano, de Angra do Heroísmo. 11.A Federação Portuguesa de Futebol atribuiu e entregou prémios ao melhor jornalista, treinador e Árbitro do ano numa sessão realizada na Associação Comercial de Lisboa. 12.Leonel Joaquim dos reis Cruz, de Beja, está a prestar serviço nos Correios, Telégrafos e Telefones do Cadaval. 13.Armando Edgar dos Santos (na imagem) é o novo Delegado do Boletim em Bragança. 14.A subscrição para a família de Mário Costa atingiu os 2.890$00.
1.O Prof. Marques de Matos continua a desenvolver o tema de “Faltas simultâneas” e descreve alguns episódios da sua vida. 2.”O capitão de equipa”, por João Gomes, que responde a Joaquim Caixeiro.
Constantino Menino, o responsável por este espaço, responde ao treinador brasileiro que passou pelo Sporting Clube de Portugal, Gentil Cardoso o qual, em entrevista, atacou os Árbitros, dizendo: Os Árbitros em Portugal são todos caseiros e inimigos do Sporting. Por isso, pela forma parcial como eram tratados, os jogadores do seu plantel não rendiam o que deviam fora de casa. Ele, que tantos campeões fez lá no Brasil, cá também teve de fazer alguns, e então vai disto: escolhe os Árbitros para campeões dos erros, disparates, caseirismos e causadores dos desastres do seu “escrete”. Nós já estávamos admirados de ainda não termos sido atacados por “seu“ Gentil, ele que atacou o futebol português, porque os campos não são relvados, porque o jogador português se julga ídolo e vai ao estádio de manhã e quando são dez ou onze horas já passeia no Chiado e não se aperfeiçoa como todo o profissional, os dirigentes não sabem aquilo que fazer, a torcida só quer vitórias e não sabe esperar…
FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS
Seguiu para a Venezuela com contrato para actuar como Árbitro profissional, depois de ter lá estado nos anos cinquenta. Foi dirigente do Desportivo Português e dirigiu, na altura algumas partidas dos campeonatos locais. Em 1962 voltou a Portugal e deu a sua colaboração à Comissão Distrital de Aveiro.
1.O segundo Curso de Aperfeiçoamento promovido pela Comissão Central está programado para os dias 21 e 25 de Agosto, nas instalações do Instituto Nacional de Educação Física, no Vale do Jamor, com a presença sessenta filiados. 2.Foi editado pela FPF novo Guia Universal para uso dos Árbitros de Futebol, pelo preço de 7$50. O Boletim faz referência às alterações nas páginas centrais deste número. 3.Joaquim Campos proferiu palestra no Entroncamento e discutiu o projecto do Regulamento Interno da Comissão Central do qual é o representante dos Árbitros junto desta entidade. 4.Hermínio Soares, de Lisboa, esteve na Madeira a dirigir o encontro das selecções do Funchal e do Porto. 5.O Comité Nacional de Árbitros de Espanha leva a efeito um curso de actualização nos dias 3 e 5 de Julho, tendo convidado o Presidente da Comissão Central, Dr. Fernando Pimenta e Francisco Guerra, do Porto. 6.Disputou-se em Barcelona o jogo final da Taça das Cidades com Feiras, entre Saragoça e o Valência, e teve a dirigi-lo Joaquim Campos, Marcos Lobato e João Pinto Ferreira.
ACTIVIDADE NAS COMISSÕES DISTRITAIS
ALGARVE
Dos 16 candidatos presentes às provas finais 14 foram aprovados e os restantes excluídos.
AVEIRO
O curso de pretendentes ao estatuto de Árbitro de futebol tem os seguintes pólos e instrutores:
Águeda, Nicanor de Oliveira. Albergaria-a-Velha, Henrique Castro. Anadia, Joaquim Ribeiro Freire. Arrifana, José Soares de Matos. Aveiro, Manuel da Silva Soares. Cucujães, Francisco Silva Costa. Estarreja, Jorge da Silva. Lamas, Lourosa, Paços de Brandão e São João de Ver, Manuel de Oliveira Cadete. Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, Alfredo Fernandes de Carvalho. Pampilhosa, Edmundo de Carvalho. Salreu, José dos Santos Pereira. Vagos, Manuel Maria Valente. As palestras estão agendadas para os dias 13 de Junho, em Aveiro e 20 de Junho, em Oliveira de Azeméis, com David Costa. Em 27 de Junho e em São João da Madeira, Joaquim Azevedo.
COIMBRA
Os cinquenta alunos do curso de jovens candidatos ministrado por Amadeu Rodrigues, vão ser submetidos à prova final.
SANTARÉM
Os novos dirigentes da Comissão Distrital estão dispostos a levarem a cabo as ideias que têm em mente, e vão lançar-se na organização de um curso de iniciação à arbitragem em duas localidades mais populosas, assim como palestras com prelectores de nomeada.   
VISEU
Espera-se que seja no mês de Agosto os exames finais dos candidatos do último curso. Para melhor preparação dos alunos levou-se a cabo um ciclo de conferências sobre a história do futebol, sua introdução em Portugal, evolução das suas leis, lições de psicologia e outros temas importantíssimos para os formandos.
(Apontamentos traduzidos pelo Prof. Marques de Matos)
1.O Responsável desta rubrica, Joaquim Campos, conta um episódio passado com o antigo e prestigiado Árbitro britânico Harry Barward, com 62 anos de idade, quando dirigiu o seu primeiro encontro. Ambas equipas tinham equipamento idêntico, sem possibilidades de conseguirem outro. Assistiam ao jogo um grupo de indivíduos de um asilo que vestiam blusões iguais. Pedi-lhes que emprestassem aquela peça de vestuário e assim se resolveu a questão. 2. O conceituado treinador inglês George Swindin, do Arsenal, resolveu comunicar com os seus jogadores através de uma pequena emissora de baixa frequência, ouvindo os seus jogadores as suas instruções por meio de uma aparelho que colocavam nos ouvidos. 3.Regressou à sua pátria o Árbitro nigeriano James Kehinde, mais conhecido por Jimmy Fak’s, depois de, durante dois anos, frequentar o curso de instrutor físico e ter dirigido algumas partidas no país de acolhimento. À partida, disse: “Irei para o meu país para educar o povo a compreender as leis do jogo”. 4.Os Árbitros ingleses tiveram a grata satisfação de se verem defendidos com os ataques da crítica pela Comissão de Administração da Liga de Futebol. Os Árbitros em cada desafio são classificados por pontos até ao máximo de quatro, pelos clubes em confronto. Só uma diminuta percentagem (treze em noventa Árbitros), tinham uma média abaixo do mínimo estabelecido que era de 2,5 pontos!

(Por: Dr. Fernando Pimenta)
.O Árbitro deve seleccionar amizades e não ter vedetismo. 2.Comandar consiste em não deixar o jogador trocar a falta pelo castigo. A violência disfarça a falta de classe do jogador. 3.Autoridade, coragem e personalidade são atributos a observar para uma arbitragem melhor. 4.Protelar a solução de problemas de ordem disciplinar e transgredir, significa: prejudicar os lesados, favorecer os infractores, convidar todos a picardias e represálias. 5. O Árbitro é por vezes o maior inimigo do próprio Árbitro! Há que acabar com as invejas e os despeitos. Unida, a classe poderá ser forte. Dividida, ficará ao sabor dos fados e esses fados nunca se sabe o que são! 6.Se o futebol se joga a correr, o Árbitro também tem de julgar a correr. Simplesmente o jogador pode executar mal, mas ao Árbitro ninguém perdoa.
1.Não falemos só das nossas virtudes para não darmos possibilidades aos outros de falarem dos nossos defeitos. 2.Não é fazendo o elogio de si próprio que se convencem os outros do mérito que se tem ou que se julga ter. 3.Se a História é a ciência que serve para mostrar as grandes barbaridades que os outros fizeram, não a tomemos de exemplo para desculpar as nossas.
(Por: Adelino Antunes)
1.Há muito que se diz que os homens amam o perigo. Por isso vão para Árbitros. 2.Os Árbitros de futebol são muito prudentes. Nunca passam dos 50… anos. 3.Em casa, ao serão, o filho interroga o pai: – Paizinho, quando não havia Árbitros de que falavam as pessoas? 4.Os futebolistas ganham dinheiro… aos pontapés. 5. Nada há pior para um Árbitro do que quando deixam de dizer mal dele.
Maracanã (Rio de Janeiro-Brasil), 180.000 espectadores. Hampden Park (Glasgow-Escócia), 153.059. Morumbi (São Paulo-Brasil) e Nou Camp (Barcelona-Espanha), 150.000. Kirov (São Peterburgo-Rússia) e Ibrox (Glasgow-Escócia), 120.000. Chamartin (Madrid-Espanha) 110.000. Recorde-se que o maior estádio do mundo comportou 200.000 pessoas no jogo final do campeonato do mundo 1950.
(Soluções do número anterior)
Campos, Amorosa, Alvalade, Antas, Salésias e Luz.
Jogadores, Simões, Matateu, Osvaldo Silva, Nóbrega e Silveira.
Golos, 3, ?, 2, 4 e 1
Castigos, Livre-directo, Penalty, Pontapé de canto, ?, livre indirecto.
Multas, 50$00, 100$00, 200$00, 150$00 e ?
Matateu, nenhum golo. Nóbrega Advertido e Silveira 1.000$00.
Fernando Antero Gomes Barbosa é o novo delegado do Boletim em Inhambane (Moçambique) substituindo Joaquim da Costa Deitado, que foi transferido para Lourenço Marques [hoje Maputo].
Fernando Barbosa (na foto) tem um extenso e rico currículo na área desportiva, tanto como praticante como dirigente. 
FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS ÁRBITROS ALGARVIOS
Esta grande festa realizou-se no dia 10 de Junho nas instalações da FNAT, em Albufeira, iniciando-se com um jogo de futebol entre as equipas representativas da cidade de Faro e do resto do Distrito, acabando num empate (3-3). Seguiram-se provas de natação na praia com imenso entusiasmo. No almoço estiveram muitos convidados, destacando-se a presença de dirigentes da Comissão Central e outras gradas figuras. Nos discursos a tónica de sempre direccionada aos filiados: trabalho, lealdade e dedicação…
1.Registam-se agressões que os Árbitros têm sido alvo por parte de jogadores do escalão de juniores. Não haverá ninguém que diga a estes jovens que a figura do Árbitro deve ser respeitada, estimada e considerada? Por este andar, onde irá isto tudo parar? 2.Diz-se que na cidade da Horta (Faial, Açores) que o campo de jogos é o maior do mundo, visto que os oito mil habitantes daquela ilha cabem lá todos, o que não acontece noutras regiões do mundo! Uma regalia que nem todos se podem gabar! 3.Algures na Ilha Terceira (Açores) um encontro que se previa complicado o Árbitro nomeado ao saber de antemão a rivalidade existente, resolveu reunir os jogadores no campo e antes de dar início à partida, disse-lhes: “Rapazes, isto é um jogo tão difícil que pela vossa rica saúde vos peço que não me estraguem a vidinha!” Depois, tudo correu às mil maravilhas… 4.Destaca-se o critério utilizado pela Comissão Central nas nomeações dos juízes de linha [hoje, Árbitros assistentes) para jogos internacionais, abrangendo, assim, todos os Árbitros da primeira categoria que irão tomar contacto com encontros daquele nível o que é um estímulo e, sem dúvida, uma situação de justiça. 5.A Comissão Distrital de Árbitros de Futebol de Angra do Heroísmo pretende que um dos seus filiados esteja presente no Curso promovido pela Comissão Central para recolher informação importante a ser divulgada aos seus filiados açorianos.

O encarregado deste espaço, recebeu de João do Nascimento Correia Tavares, da Guiné-Bissau, as seguintes cinco questões: 1.Se é obrigatório o delegado de uma das equipas que teve um jogador expulso informar o Árbitro qual o nome do prevaricador. 2.Se há penalidade para o Delegado por ter dito que esse assunto é da responsabilidade do Árbitro e não seu. Ou haverá castigo para o Árbitro por este não ter cumprido as suas obrigações e deveres. 3.Poderá a entidade organizadora de uma competição punir um jogador como tendo agredido um adversário quando o Árbitro o não fez? 4.Poderá um Árbitro depois de atingir o limite de idade – 50 anos – voltar à actividade? 5.Qual o castigo a uma equipa que não concorda com a expulsão de um seu jogador e, em protesto, abandona o rectângulo de jogo? Eis a resposta às perguntas colocadas: 1.Nos regulamentos não existe nada que obrigue o delegado a dizer ao Árbitro o nome dos jogadores por ele expulsos. 2.Face ao exposto a Comissão Distrital de Árbitros deveria ter punido o Árbitro devido à sua negligência. 3.A regulamentação diz que a punição pode ocorrer, como se verificou. 4.Não pode voltar à actividade. 5.No caso em apreço o clube pode ser punido com multas de 100$00 a 5.000$00.  
Equipa da Comissão Distrital de Braga
José Azevedo tem 36 anos de idade e é Serralheiro Mecânico. Iniciou-se na época de 1952/53 e passou ao quadro nacional em 1960/61.
Amadeu Martins é Tipógrafo e conta com 42 anos de idade. Começou em 1945/46 e quatro anos depois atingiu a 1ª categoria nacional.
Fulgêncio Rodrigues nasceu há 32 anos e é Empregado de escritório. Principiou a arbitrar em 1954/55 e na temporada de 1960/61 entrou para os quadros nacionais.
Equipa da Comissão Distrital de Portalegre
José Luís Vacas nasceu em Campo Maior há 44 anos. É funcionário camarário. Começou a dirigir jogos em 1954, passando à Comissão Central em 1963/64.
Alberto Martins natural de Portalegre onde nasceu em 1925. É Industrial e redactor desportivo no jornal A Rabeca. Iniciou-se na arbitragem em 1956 e em 1960 actou já em encontros federativos.
Severiano Ferro conta com 42 anos de idade e nasceu em Portalegre, onde é chefe de secção de uma fábrica de lanifícios. Iniciou-se em 1955 e desde 1961 está nos quadros nacionais.
Equipa da Comissão Distrital de Viseu
Ernesto Borrego nasceu em Couço de Mouraz (Tondela), em 1926. É funcionário dos Caminhos de Ferro. Começou em 31 de Outubro de 1954 e em 1957 estava nos nacionais.
Eduardo Neves tem 47 anos de idade e é funcionário municipal. Actuou pela primeira vez em 26 de Novembro de 1947 e na época 1950/51 ingressava na Comissão Central.
José Albano Pereira tem 35 anos de idade e é funcionário administrativo. Estreou-se em 4 de Janeiro de 1953 e no ano seguinte ascendeu ao quadro federativo.

Sem comentários: