sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PARA QUE SERVE A JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA?

Há muito tempo tenho vindo a alertar a Junta de Freguesia de Benfica, muito mal servida de autarcas, diga-se, pois nada fazem em prol da comunidade da zona remota do Bairro das Pedralvas, local onde vivo há mais de cinquenta anos e, desde essa altura, tenho sido um acérrimo defensor das melhores condições de vida e bem estar para os seus moradores.
Enviei a comunicação referente a agosto anteontem, com o seguinte texto:

Exmº Senhor
Francisco Mota Torres
Junta de Freguesia de Benfica
Boa tarde.
Como afirmei, cá estou, passado um mês depois de ter emitido a 11ª comunicação mensal, a dar conta de que pior não pode estar esta remota zona do Bairro das Pedralvas, pelo que, mais uma vez passo a descrever, sem antes deixar aqui o meu: Irra, que é demais...
Continua V. Exª a não corresponder ao exercício mínimo da cidadania e responsabilidade que deve imperar naqueles que detêm o poder da coisa pública e que não fazem caso das pertinentes e objectivas questões que lhe são colocados por pessoa de bem que zela e continuará a fazê-lo em benefício dos moradores desta comunidade.
Eis o rol dos assuntos que nos afetam:
REQUALIFICAÇÃO DAS RUAS MARIA LAMAS E ARY DOS SANTOS
Continua uma miragem a solução para resolver o trânsito caótico quando, às horas de ponta, vêm buscar as crianças que frequentam o Externato das Pedralvas. Já houve envolvimentos físicos ocasionados pelo caos que se instala nessas alturas. Espectáculo pouco edificante, diga-se.
PASSADEIRAS PARA PEÕES DAS REFERIDAS RUAS
Nota: Servem o Externato e o Lar de deficientes.
Também aqui V. Exª falha redondamente, já que os referidos espaços da João Ortigão Ramos foram novamente pintadas, e aquelas aguardam que V. Exª tenha boa disposição ou vontade para merecerem o respectivo tratamento.
Mais ainda, a sinalização vertical (passadeira de peões e escola) continua a ter espaço para a sua colocação, mas em vão...
Igualmente deveria V. Exª ter em consideração as inúmeras infracções cometidas pelos incautos, manhosos e maldosos que estacionam no espaço restrito para que, entre outros, passem em segurança as crianças, pessoas deficientes, cadeiras de rodas, etc.
LIMPEZA GERAL
Incluindo as sarjetas, deveria ser outra das suas preocupações, mas não. Há que manter como está, pois é uma situação que não o incomoda.
BURACOS FEITOS PELA RATARIA
Os já referidos anteriormente (são cinco) continuam a crescer. A Câmara já disse que é com a Junta e esta nada adianta. Em que ficamos? Será que os moradores do prédio da Ary dos Santos é que têm de pagar a factura? Há muitas semanas que o problema afecta gravemente os moradores. Há que ter respeito por quem paga os seus impostos, as suas contribuições...
DESNÍVEL EXISTENTE NAS SARJETAS DA ROTUNDA DA CALÇADA DO TOJAL
Assunto já com barbas. Quando chove é ver a montanha de água que está numa das passadeiras de peões. É um digno espectáculo aquático... Mas nós só queremos atravessar com segurança, nada mais. Assunto que a Junta e as Estradas de Portugal ficaram a resolver já lá vão mais de 7 anos!
PLACA TOPONÍMICA
Por fim, e entendo que a lista é maçadora, mas real e facilmente confirmada, direi que Ary dos Santos, o patrono da rua, merecia ter mais respeito e cuidado do que os bolores que vegetam junto ao seu nome. Um nojo!
Saudações e até Setembro.
Saudações
Alberto Hélder
Naturalmente que esta mensagem, assim como as anteriores, vai sempre ao conhecimento da presidência da CML e dos diversos departamentos que tratam destes assuntos.
Mas, surpresa, acontece que hoje temos mais um buraco, o sexto, logo vai ser comunicado à referida autarquia para que anote a circunstância e, quando estiverem bem dispostos ou acharem por bem, poderão analisar o assunto para que decidam de harmonia com a sua consciência cívica.
As imagens dos agora 6 buracos foram à momentos e a última é o registo do acontecimento de hoje!

1 comentário:

Anónimo disse...

O que é dito por Alberto Helder acerca do Bairro das Pedralvas é também sentido em outras zonas de Benfica, como no Bairro de Santa Cruz.
O que tem sido realizado em termos de obras no espaço público é da mais pura vergonha e que - sob pena de se estar a ser injusto - denota uma falta de qualidade dos autarcas e dos técnicos municipais ou impotência destes por ordens superiores.
O lixo parece ser uma constante por toda a parte e a paupérrima qualidade das intervenções nos passeios assumem contornos preocupantes. Não é de crer que um arquiteto ou um engenheiro se orgulhasse de ostentar a sua casa com obras de tão mísera qualidade.
O mais preocupante é ver que há pessoas que não se importam de viver no caos e apoiam esta gente nas urnas. De facto, lá diz o adágio popular que «cada um só tem aquilo que merece», pelo que se pode daí inferir que, para os autarcas, os residentes de Benfica merecem muito pouco.