sábado, 2 de janeiro de 2021

HOMENAGEM À COMPANHIA DE ARTILHARIA 840 (SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE 1965/1967) 2ª PARTE


 Ilustres e Nobres Amigos e Camaradas de Armas da Companhia de Artilharia 840!


A segunda publicação (junho de 1966), com 21 páginas tem muita, mas mesmo muita matéria de entretenimento, desde a meditação sobre o passado, como as entrevistas que foram desenvolvidas a elementos preponderantes da Companhia de Artilharia 840, tais como o seu Comandante, Capitão António Carlos Alves Pancada da Silveira, que aborda o balanço geral da unidade; o Alferes Mário Cardoso Vidal Pereira (curiosamente o meu chefe direto, nas Transmissões, que não pertencia à vossa Companhia), o Alferes Sérgio Óscar Rodrigues da Silva, fala sobre atividade física e futebol, destacando o José Martins Morgado (5037/64) e o Manuel Rui Ribeiro Maia (4322/64) como executantes de eleição; o Alferes João Maria Pascoal Martins, refere-se ao Teatro; o 1º Sargento João Augusto Gomes, para além de destacar o brio desportivo das equipas da Companhia, assim como dos condutores auto, conta um episódio engraçado, o caso das batatas no rancho melhorado no dia da Artilharia; o Furriel João Manuel Soares Salvadorinho, observa a atividade operacional; o 1º Cabo João Augusto Moura Ribeiro (5454/63) realça o interesse da campanha de alfabetização e subscreve “O Despertar”; o Soldado Rafael António Canhoto (5021/64), com a área da Cultura a seu cargo, descreve um ano de recordações, a CART 840 e o Desporto e é autor de “O Meu Pai”. O 1º Cabo Vasconcelos enaltece os estudos a que se dedicou.

Mais se adiantou sobre as obras que beneficiaram todos os elementos da CART 840 e não só, como a biblioteca, lavandaria e a boa compra de ferros de passar a roupa; Sala do Soldado; jornal de parede, entre outras.

Destaque para o Desporto, com apontamentos das participações das equipas de Futebol, Voleibol e Basquetebol.

E, ainda, inclui as sempre importantes presenças dos maiores: Eça de Queiroz (“Uma Campanha Alegre”, apontamento) e José Régio (“Cântico Negro”).

Entretanto, quem souber da existência de outras publicações da CART 840 para além destas, é favor entrar em contato comigo (913 671 154), atenção que muito agradeço.

Dado que tenho estes dois exemplares em papel, direi que os vou oferecer graciosamente à Biblioteca do Exército, entidade que tem a responsabilidade de preservar estas relíquias, edições fantásticas, publicadas pelas unidades que estiveram no Ultramar, durante a Guerra Colonial, para que a memória não de apague e os novos saibam o que se passou.

Por último, quem quiser obter estas duas edições da CART 840 é só dizer-me que de imediato as enviarei por correio eletrónico.

Abração e Festas Felizes!

Alberto Helder 






















Sem comentários: