segunda-feira, 28 de junho de 2021

OS COMANDOS NOS TRÊS TEATROS DA GUERRA DO ULTRAMAR - REFERÊNCIAS

 

Faz hoje um mês que conclui este trabalho, logo é oportuno divulgar as mensagens recebidas:

13.01.2020 – de Duarte Borges: Hermengardo Borges (Grupo de Comandos “Destemidos”-Angola) é o meu Pai :)

13.04.2020 – de Mário Casaca (Grupo de Comandos “Os Gatos”-Angola): Página do Grupo "Os Gatos"-Angola https://www.facebook.com/mario.casaca.92 e O Grupo de Comandos "Os Gatos", do Batalhão de Artilharia 400 tem a sua página no Facebook, gerida pelo Furriel Miliciano Comando Mário Casaca https://www.facebook.com/mario.casaca.92

25.04.2020 – De: Briote (Grupo de Comandos “Diabólicos”-Guiné) Se for necessário algum esclarecimento ou fotos favor contactar-me.

01.06.2020 – De José Rebocho (14ª Companhia de Comandos-Angola): Parabéns! Muito bom e louvável trabalho! Mama Sume.

16.06.2020 – De José Pessi (Rio Grande do Sul-Brasil): Abraço Amigo! Sucesso aí!

16.06.2020 – De Prof. Dr. Fernando Maia: Parabéns pelo trabalho realizado. Não estive nos Comandos, mas como muita gente da minha geração que participou na guerra relembra os bons e os maus tempos que ali foram passados. Lamentamos as vidas perdidas e em momento de reflexão desejamos paz à alma dos camaradas que tombaram em combate.

01.07.2020 – De Salvador Monteiro: Obrigado, Amigo!

03.08.2020 – De Vítor Águas (14ª Companhia de Comandos-Angola): Bom artigo. Simples, claro e conciso. Só uma ligeira correção, embarcamos de regresso a 6 de Abril e não a 3.

11.08.2020 – De Júlio Damas Paiva (Grupo de Comandos “Tigres”-Angola: Um abraço ao Alberto Helder pela sua vontade de fazer esta história. Da minha leitura considero a informação correta. Do comandante do grupo Júlio Damas Paiva.

14.08.2020 – De António Rodrigues: Aplausos!

26.08.2020 – De Manuel Bernardo (Oficial reformado): Apenas para recordar que dois dos alferes desta companhia, Vítor Ribeiro (civil) e Sousa Gonçalves (de novo militar) ambos falecidos, foram, de novo comandados pelo então Coronel Jaime Neves, no 25 de Novembro de 1975, contragolpe necessário para a reposição da Democracia em Portugal. Jaime Neves, posteriormente seria galardoado com a Torre Espada, e depois promovido a título excepcional a Major General.

28.08.2020 – De António Carlos: Excelente trabalho que tenho vindo a acompanhar. Eu próprio sou um estudioso da matéria. Talvez pudéssemos trocar algumas ideias, se entender estou ao seu dispor. Abraço.

11.09.2020 – De Guilherme Bandeira Henriques: Bom e bonito trabalho de pesquisa, que vai ficar na memória de muitos, meu amigo Helder. A minha guerra foi outra, 62 - 65 em Vendas Novas, mas...gosto de ver toda a história destes camaradas, em destaque as fotos. Aqui vai um abração.

17.09.2020 – De Cândido Carmo Azevedo (17ª Companhia de Comandos-Moçambique): Estimado Senhor. Os meus cumprimentos. O seu artigo no seu blogue sobre a 17ª Companhia de Comandos tem uma falha, porque se guiou pela História da Unidade, e não por culpa sua. É que por lapso não foi referido que em meados de Abril de 1970 foi colocado na 17ª, devido ao falecimento do Alferes Costa e para comandante do grupo dele o Alferes Miliciano Comando 70229669, Cândido Ramiro Filomeno do Carmo Azevedo. Também foram os Furriéis Milicianos Comando 70381169, Manuel Augusto de Meneses Cabral e o 70156469, Anselmo Augusto Duarte. Porque senti e sinto enorme orgulho de ter pertencido a tal Companhia, grato ficaria se fossem estes nomes acrescentados. Respeitosamente, Cândido Azevedo.

06.10.2020 – De Marli Matias: Boa noite, nesta lista aparece o nome do meu pai Manuel Alberto Mendes Matias (2046ª Companhia de Comandos-Angola), falecido em 2000. Não sei se será o mesmo, mas ele esteve na 2046ª Companhia de Comandos.

17.10.2020 – De Carlos Campos (Coimbra): Encontrei no seu blogue a menção de um amigo de juventude de quem tento saber notícias faz tempo. Pertenceu à 5ª Companhia de Comandos, Furriel 06452965 Henrique M.N. Tibúrcio, Guiné, Dez 66/Out 68. Se me pudesse dar pista do seu contacto ou outras informações muito lhe agradeço. Cumprimentos. Carlos Campos.

30.11.2020 – De Nuno Soares: Caro Alberto Helder, muitos parabéns pelo seu excelente e importante blog. Gostaria de lhe colocar duas perguntas. Qual a divisa da 5ª Companhia de Comandos e onde posso encontrar a lista dos militares condecorados. O meu tio, Fernando Pinto Soares está em algumas das fotos acima. Cumprimentos.

13.12.2020 – De Rui Guerra: Muito obrigado Sr. Alberto pela publicação deste documento. O meu pai (Agostinho Guerra) pertencia à 23ª Companhia de Comandos-Moçambique. Fez-me recordar as suas histórias e a paixão que tinha em contá-las. Bem-haja Rui Guerra.

26.12.2020 – De Manuel Bernardo (Oficial reformado): A certa altura é referido: "Martinho Gramunha Marques, Alferes 00165359-Faleceu em 30 de janeiro de 1965-Foi distinguido, a título póstumo, com a Cruz de Guerra de 1ª classe (OE 15/II/1965)”. Ora se a 3ª Companhia de Comandos Africana foi constituída em 1972, julgo que o Alferes Martinho Marques se morreu em 1965, não terá pertencido a esta Companhia.

30.12.2020 – De desconhecido: Esta é uma recordação para a 2043ª Companhia de Comandos-Angola e Moçambique! MAMA-SUMAE!

13.01.2021 – De Valter Valente: Boa tarde. Gostaria de contactar o Sr. Francisco Lima Freitas Rato, Furriel 18921369, da 3ª Companhia de Comandos Africana, de Moçambique. Os melhores cumprimentos.

17.01.2021 – De Manuel Ferreira Pinto (12ª Companhia de Comandos-Angola): Cumprimentos a todos. Sou ex-Furriel Miliciano Ferreira Pinto do grupo do Celestino Rodrigues, a quem envio um grande abraço. Um bem hajam.

20.01.2021 – De Rogério: Boa tarde, meu pai está nesta lista (24ª Companhia de Comandos-Angola), gostaria de saber mais. Favor entrar em contato, obrigado.

30.01.2021 – De Ana Catarina Catinana: Boa noite! Pedimos uma pequena correção: não é António Luís Cordeiro Catinana, Soldado 11662267, mas sim Fernando Luís Cordeiro Catinana. Aproveitamos para informar que o meu pai faleceu a 10 de Dezembro de 2018 e foi sepultado no Talhão dos Combatentes em Portalegre. Obrigada, Ana Catinana.

04.02.2021 – De Moisés Cavadas: Porque veio a morrer o alferes Jose Luis Empis de Bragança (2046ª Companhia de Comandos-Angola) se era dos comandos veio a ser morto numa companhia de Caçadores, em 1975?

10.02.2021 – De Amadeu Rodrigues: Grande abraço!

13.02.2021 – De RME: Obrigado pela publicação. O meu pai pertenceu à 23ª Companhia de Comandos-Moçambique (Alberto Estêvão). Tinha um grande orgulho em ter pertencido. Falava sempre da elevada preparação que tiveram.

16.02.2021 – De Cláudia Marques: Olá, boa noite. O meu pai esteve nesta 2ª Companhia de Comandos Africana-Moçambique). Chama-se João Gonçalves Marques, Furriel 52371569. Ficou muito contente por saber que está nesta lista. Atentamente Cláudia Marques.

17.02.2021 – De António Nascimento Vaz: Um abraço, Caro Amigo!

10.03.2021 – De Jorge Graça: Eu estava em Luanda nessa altura, na companhia de Comandos 112/74, formada na Amadora. Lembro que foram feridos em emboscada um Soldado e um Alferes, segundo disseram por soldados do Movimento Popular de Libertação de Angola. Da 2046ª Companhia de Comandos-Angola faleceu já há uns 10 anos em França o Furriel CMD Fernando Flores Duarte natural de Comenda, Gavião.

11.03.2021 – De José António Correia Lino (2043ª Companhia de Comandos-Moçambique): O meu número mecanográfico está errado. O correto é 18525772. Abraço José Correia Lino.

18.03.2021 – De Desconhecida: Sou sobrinha de Raul Nunes Esteves Robalo (12ª Companhia de Comandos-Angola), tinha 6 anos quando faleceu, mas lembro-me de o ir ver embarcar, pelo impressionante que era o navio e a multidão. Sei que morreu num acidente, herdei 2 ou 3 fotografias do meu tio dessa época. Foi a primeira vez que pesquisei o seu nome no google e surpreendeu-me encontrá-lo, fico grata que ele e todos os que faleceram e combateram na Guerra Colonial não tenham caído no esquecimento. Era o meu tio favorito, brincalhão, divertido, permaneceu no meu coração e memória. Grata ao autor do blogue.

27.03.2021 – De Rui Pinho Bandeira: Exmo. Senhor Humberto Helder, Bom dia. Em primeiro lugar, saúdo-o, louvando-o pelo seu excelente trabalho de recolha, estudo, organização e divulgação de informação sobre o Historial dos COMANDOS. Permita-me, apenas, indicar-lhe duas - que julgo poderem ser - pequenas imprecisões: 1. Não há, s.e., referência à 22.ª Companhia de Comandos-Angola, que teve como comandantes o Capitão Comando José de Almeida Pinho Bandeira (meu Pai), primeiro, e o Capitão Comando Fernando Amante Crujeira, depois. 2. Relativamente ao 16.º Curso de Comandos (que deu origem às 22.ª e 23.ª Companhias de Comandos, esta última comandada pelo Capitão Comando Luís Carlos Loureiro Cadete, estão referidas as seguintes datas de início/fim: «de 07.05.1970 a 15.08.1970 = 100 dias» Julgo (diria mesmo, com certeza) que as datas corretas serão as que estão indicadas quanto ao 14.º Curso de Comandos: «de 19.08.1969 a 28.11.1969 = 101 dias». Creia-me, com consideração Rui Pinho Bandeira.

28.03.2021 – De Rui Pinho Bandeira: Estimado Senhor Alberto Helder. Em primeiro lugar, apresento-lhe o meu pedido de desculpa pelo (indesculpável) erro que cometi ao escrever o seu nome. Depois, quero agradecer-lhe a amabilidade do seu telefonema de hoje, bem como a sua pronta resposta à sugestão anteriormente feita quanto aos dois referidos pontos. Quanto às fotografias da 22ª Companhia de Comandos, terei todo o gosto em enviar-lhe algumas que tenho, referindo, no entanto, que existem muitas publicadas na página da 22ª Companha de Comandos na internet, da autoria do senhor Tenente-Coronel Comando Amaro Teixeira Ligeiro - http://22companhiadecomandos.yolasite.com/ -, que, possivelmente, já conhecerá. Logo que tiver oportunidade, enviar-lhe-ei algumas fotografias. Muito obrigado. Com os cumprimentos de estima e consideração Rui Bandeira.

03.04.2021 – De Manuel Bernardo (Oficial reformado): Se o louvor deu origem a uma condecoração porque não ser indicado nesta referência? Abraço.

08.04.2021 – De Júlio Alves Fraga: Alguém conheceu o meu avô Júlio Alves Fraga, da 11ª Companhia de Comandos-Angola?

21.04.2021 – De Sandra Pereira: Meu pai está nesta lista, orgulho. Gostava de saber mais.

18.05.2021 – De Manuel Dias: És para mim um grande homem! Quem faz um trabalho destes tem de ter uma grande paciência! Um dia feliz com um grande abraço.

18.05.2021 – De José Paixão: Aplausos e parabéns! Ditosa gente da guerra ousada! Estamos juntos! 

28.05.2021 – Do Coronel Nuno Andrade: Excelente investigação Alberto Helder. Forte abraço!

28.05.2021 – De António Geraldes Pinto: Bom dia, ilustre e mui caro amigo Alberto Helder. Muitos Parabéns por este nobre e dignificante trabalho sobre as Forças Armadas Portuguesas que cumpriram o seu honroso dever na Guerra do Ultramar. A minha homenagem com Distinção a tão sublime trabalho, o meu Louvor e a minha Condecoração. Para se atingir este patamar de sucesso é preciso muita dedicação, sacrifício, amor ao que se faz, muita disciplina, esforço, motivação, talento, caráter forte e tudo isto está reunido na personalidade do meu caríssimo amigo Alberto Helder. Meu amigo, só tenho uma palavra: OBRIGADO. O meu abraço com muita estima e amizade.

28.05.2021 – De Dr. Carlos Ribeiro: Bom dia caro amigo Alberto Helder. Parabéns pelo inestimável trabalho e obrigado pela partilha. Abraço. Carlos Ribeiro.

28.05.2021 – De Dr. Rui Fernando Pires Henrique dos Santos: Excelente! Obrigado.
28.05.2021 – Da Delegação de Lisboa da Associação de Comandos: Alberto Helder. Com satisfação acrescida, envio um abraço de parabéns. Gostei de ver o reconhecimento e a lembrança do nosso amigo JOSÉ MANUEL PINTO GOMES... Vou reencaminhar esta mensagem para a sua família. Abraço. Jaime Silveira.

28.05.2021 – De Nelson Antunes: Amigo Alberto Helder. Gostei imenso em conhecê-lo pelo seu altruísmo no trabalho efetuado, tanto com a Polícia Militar e os Comandos e sobre os militares que estiveram em São Tomé e Príncipe. Mais, pela sua dedicação ao desporto, pelas modalidades por onde militou e em muitas das atividades "pró bônus", como eu, primeiro na Associação de Atletismo de Lisboa e na Federação Portuguesa de Ginástica, atual Federação de Ginástica de Portugal. Espero que não pare, continue em prol dos Portugueses que muito o admiram, pois houve alguém que uniu os camaradas de duas especialidades militares que honraram o seu país, morrendo também por Portugal. Com os meus melhores cumprimentos, com aquele abração, nesta altura, sem vírus. Nelson Antunes.

31.05.2021 – De Dr. João Horta: Exmo. Senhor Alberto Helder. Espero que se encontre bem. A Biblioteca da Liga dos Combatentes gostava de congratulá-lo pelas suas iniciativas de preservação da memória coletiva nacional de todos os combatentes que prestaram serviço em nome de Portugal, caminhando assim para um maior reconhecimento de todos a cada dia que passa. Agradecemos igualmente a menção da nossa instituição como entidade que apoiou o desenvolvimento do seu trabalho. Desejamos o maior sucesso para este novo espaço de disponibilização de história, cultura e informação, bem como dos próximos projetos que se avizinham. Votos de enorme sucesso! Com os melhores cumprimentos, João Horta. LIGA DOS COMBATENTES – BIBLIOTECA.

31.05.2021 – De Câmara Municipal de Tarouca: Exmo. Senhor. Foi com enorme gosto que tomei conhecimento da conclusão do seu projeto. Parabéns! Continuação de muito sucesso em posteriores trabalhos e de muita saúde para os concluir.  Cumprimentos. Ana Borges, Técnica Superior – Divisão Administrativa e Financeira.

31.05.2021 – Do Centro de Tropas de Operações Especiais (Lamego): Exmo. Senhor Alberto Helder. O Comando do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), congratula-se com  a materialização deste desafiante e árduo projeto e agradece as amáveis palavras enviadas na vossa missiva de reconhecimento.  Manifesta igualmente a V. Exa. a inteira disponibilidade e total cooperação, desta Unidade do Exército no apoio a futuros projetos desta natureza. Aproveitamos esta oportunidade para desejar os maiores êxitos pessoais e profissionais. Atenciosamente Carlos Cordeiro, Tenente-Coronel-Chefe da SOIS.

01.06.2021 – De Dr. Rui Pinho Bandeira: Exmo. Senhor Alberto Helder. Em primeiro lugar, agradeço-lhe a sua grande amabilidade de me ter dirigido a sua mensagem, que muito me honra. Depois, louvo a sua ímpar e extraordinária obra, quer pelo enorme esforço e dedicação pessoal que lhe exigiu quer pela excelência da informação que recolhe, sistematiza e - aspeto vital - divulga. É um trabalho verdadeiramente fantástico e que merece todos e os maiores louvores, tornando os COMANDOS, o Exército e todos os Portugueses portadores de uma grande dívida de reconhecimento e gratidão, pelo enriquecimento que trouxe aos seus patrimónios históricos e documentais, realçando-se a generosidade e o rigor com que foi realizado e graciosamente ofertado a todos nós, de uma forma simples, verdadeira, sem vaidades, mas com um justificado orgulho! Apreciei a dedicatória que faz ao nosso saudoso Camarada e Amigo José Pinto Gomes, sendo este gesto, por si só, revelador e altamente significativo do espírito, ânimo, carácter e valor da Obra e do seu Autor. Agradeço-lhe, também, a sua disponibilidade e gentileza na confirmação de alguns pequenos aspetos relativos à 22ª Companhia de Comandos-Angola. Por tudo, o meu muito bem-haja! Com um abraço amigo, Rui Pinho Bandeira.

02.06.2021 – De Hemeroteca Municipal de Lisboa: Ex.mo Sr. Alberto Helder. Felicito-o pelo seu imenso trabalho. Sempre ao dispor. Com os melhores cumprimentos, Eunice Relvas, Coordenadora da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

03.06.2021 – De Desconhecido: Homens valentes e abnegados, que são denegridos por gente que não sabe o que é sofrer e sem um mínimo de dignidade.

05.06.2021 – De Aristides Muhate: Estou orgulhoso em ver o nome do meu Pai! (Erasmo Cardoso Muhate, Alferes, frequentou o 9º Curso da especialidade em Moçambique).

15.06.2021 – De Desconhecido: Um Grande bem haja a Carlos Manuel Ferreira Dionísio (2ª Companhia de Comandos Africana-Moçambique), esteja ele onde estiver...

18.06.2021 – De Desconhecido: Bom dia Sr. Alberto Helder. Queria agradece-lhe, por ter criado este blog. O meu pai fez parte do grupo Comandos "Os Sombras" criado em Moçambique em 1964. O nome do meu pai é Domingos dos Santos Marinheiro, soldado 1813/63, da Companhia de Caçadores 548. Pela primeira vez vi uma foto do grupo todo a cores, onde também esta o meu pai e todos com uma garrafa de cerveja na mão. No dia seguinte "contou o meu pai" levaram todos uma grande carecada. Mais uma vez muito obrigado por manter viva esta memoria destes grandes soldados.

27.06.2021 – De Manuel Oliveira: António Álvaro de Oliveira (Soldado 02621068, da 18ª Companhia de Comandos-Moçambique) meu pai faleceu ontem 26.06.2021. Um soldado ferido em Moçambique.

 A todos o meu muito obrigado!

2 comentários:

geracasca disse...

Fui para os comandos em Zemba centro de instrução n 21 em 1962 onde tirei o curso de comando no grupo os Falcões. Atenciosamente Geraldo Cascais

alberto helder disse...


Ilustre Geraldo Anjos Cascais, Furriel do Grupo de Comandos Falcões. Grato pela deferência. Se quiser ver os dados do Grupo de Comandos Falcões, basta aceder a:

http://albertohelder.blogspot.com/2019/12/os-comandos-nos-tres-teatros-da-guerra_24.html