terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ESTADO DA ÍNDIA – II SÉRIE – CAMPOS DE PRISIONEIROS – PONDÁ – 43º EPISÓDIO

 

O quartel do Destacamento de Engenharia da Índia foi transformado num Campo de Prisioneiros, a quem os indianos batizaram de “Alfa Deteneu’s Camp”.


 Em 27 de dezembro de 1961 chegaram a este presidio os elementos do Agrupamento Dom João de Castro e a 29 de dezembro os de Mormugão, Margão e Pangim.

Neste Campo não existiam condições para albergar o elevado número de prisioneiros. A falta de camas, de colchões e de mantas obrigavam a que os detidos dormissem no chão. A comida muito deficiente e a não existência de talheres eram um tormento nas horas de refeição.

No dia 29 de dezembro de 1961 o Internúncio de Nova Deli, James Robert Knox, visita o Campo para saber do estado dos presos e leva-lhes alimentos, cobertores, calçado, tabaco, produtos higiénicos e mensagens de familiares, facto que repetiu a 20 de janeiro de 1962. No dia 31 de dezembro celebrou-se a missa alusiva. Os civis, nas suas visitas ao Campo de Pondá, também distribuíam comida, peças de fruta, roupa, medicamentos, cigarros, e o conforto das suas palavras. Os Hindus, tradicionalmente contra a presença dos portugueses naquelas paragens, também faziam visitas. Nesta altura houve tamanha afluência de visitas que, a partir do dia 1 de janeiro de 1962, ficaram proibidas, tendo sido construído um pequeno espaço com vedação para receber as visitas, um dia por semana e somente para parentes mais próximos. A 6 de janeiro foi celebrava a missa dos Reis.


 A 11 de janeiro de 1962 chegou o General Vassallo e Silva, que foi instalado numa vivenda, cercada com arame farpado e guarda à vista. No dia 16 de janeiro de 1962 foram recebidos os integrantes do Agrupamento Afonso de Albuquerque, vindos de Navelim o que veio piorar o ambiente, pese embora, para eles, encontrassem boas condições de habitabilidade bem melhor, já que havia água canalizada e sem restrições. Mas, na Polícia do Estado da Índia e na Guarda Fiscal o espírito de ajuda imperou e arranjou-se mantas para aqueles que dormiam ao relento. Foi criado, por alguns elementos da Polícia um sistema mutualista o “Alpha Police Bank”, baseado na simplicidade de quem tinha dinheiro emprestava-o a quem não o tinha. Em 18 de janeiro de 1962 elementos da Cruz Vermelha de Goa visitam os detidos e entrega-lhes alimentos, artigos de higiene, tabaco, livros, baralhos de cartas, encomendas e recados de familiares e amigos (telefonemas, cartas e telegramas). Escreveram ao Estado Maior do Exército, em Lisboa, a dar conta que os detidos não tinham roupa e calçado para a viagem de regresso a casa. Face à situação preocupante e confrangedora fizeram calções de caqui, balalaicas, mas era muito pouco para tantos. Distribuíram, ainda, leite em pó, açúcar, toalhas de rosto, sabonetes e barras de sabão, ação sempre agradecida pelos presos. A partir desta data é que chegaram as primeiras cartas de Portugal. A 23 de janeiro a vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros da União Indiana, Lakshmin Menon, foi ao Campo de Prisioneiros de Pondá, para se inteirar da situação dos presos, e só.


 Os detidos tinham acesso a jornais de Portugal continental, de Goa, da Índia e até internacionais. Através da rádio, também havia a possibilidade de se ouvir, mas só com autorização dos indianos, notícias de Portugal. O serviço de correio demorou um mês até estar operacional, mas, devido à censura, atrasava a sua distribuição pelos presos.


 Os condutores de viaturas gozavam de alguma liberdade nas deslocações, pois tinham acesso a bebidas e tabaco e, por vezes, a serviço “extra”, leia-se sexo. Oficiais e civis, dispensados dos trabalhos, tinham mais dificuldade em passar o tempo, mas leitura, escrita de cartas e ouvir rádio eram as atividades a que mais se dedicavam. Organizaram-se vários espetáculos de variedades produzidos pelos militares, onde as anedotas era o melhor momento das sessões, ajudando, assim, a passar as horas de tédio. Havia, também, um conjunto musical que encantava e divertia os espetadores, assim como, os cantos alentejanos.


 A maioria dos militares da Marinha Portuguesa e da Polícia do Estado da Índia, concentraram-se neste Campo, assim como os Jornalistas da Radiotelevisão Portuguesa e do jornal Diário Popular, e, ainda, um Oficial da Guarda Nacional Republicana, Tenente Carlos da Conceição Saraiva, que se encontrava no território a organizar a Banda de Música da Polícia local. Em fevereiro de 1962 começou a falta de medicamentos, água, a qualidade da alimentação piorou e aumentou a tensão quanto às negociações em curso para o repatriamento. Também aqueles que vieram do Campo do Altinho sentiram as mesmas dificuldades, apesar de terem podido tomar banho dias antes. Os presos foram vacinados para os principais problemas eram as infeções intestinais, diarreias e casos de anginas, que os atormentavam sobremaneira. A alimentação nos primeiros tempos era o que havia em depósito, até acabar, seguindo-se a fornecida pelos indianos. Para as refeições havia ordem: primeiros a servirem-se, Sargentos. Depois, Oficiais, e, por fim, as Praças. Géneros muito utilizados na confeção da comida: feijão miúdo, carne de vaca, hortaliça, arroz, batata, peixe e fruta, esta algumas vezes. Com a chegada dos militares da Marinha portuguesa o serviço de cozinha foi-lhes entregue e logo se viu substancial melhoria da sua qualidade. Contudo, as reclamações nunca acabaram. Foi instalada uma Cantina no Campo, explorada por civis que vendiam produtos a altos preços. Mesmo assim nunca faltaram filas de presos para comprarem comida, tabaco, artigos de higiene e encetarem conversas para saberem notícias. As visitas é que introduziram dinheiro no Campo. A 7 de fevereiro tropas paraquedistas indianas substituíram os sikhs, que guardavam o Campo.


 No dia 22 de fevereiro de 1962 saíram do Campo os Jornalistas detidos, repatriados para Portugal, mas o impasse, para a comunidade prisional, continuava. Em 27 de fevereiro foram transferidos para o Campo do Forte da Aguada 250 presos que pertenciam Polícia do Estado da Índia e à Guarda Fiscal, juntando-se aos cerca de 500 detidos que lá se encontravam, vindos de Alparqueiros. A vida do Campo de Pondá foi assinalada por uma tentativa de fuga a 19 de março de 1962, que originou uma situação de alguma gravidade, que marcou profundamente todos os prisioneiros. No dia de Carnaval (6 de março), houve presos que se mascararam proporcionando festejos com alegria e brincadeiras. A aprendizagem não era descurada, pois alguns presos habilitados possibilitavam o ensino do ciclo primário àqueles que ainda não o possuíam. As cerimónias religiosas, que se realizaram desde o início, também melhoraram, e muito, o moral dos detidos, ao mesmo tempo que atenuavam a dor e o sofrimento dos prisioneiros.


 Na parada (espaço amplo, descoberto, existente dentro das instalações do quartel militar), constava uma imagem da Nossa Senhora, trazida pelos presos vindos de Navelim, onde todos rezavam com o Capelão Ferreira da Silva. Um certo dia um dos detidos foi mordido por uma cobra capelo e é o Capelão que conseguiu o soro antiofídico junto das autoridades indianas, tendo uma atitude que lhe podia ter causado a morte, já que, desesperado com a situação, agarrou uma sentinela de tal forma violenta que apareceu um Oficial indiano de pistola em punho em sua defesa. Houve bom senso da sua parte, entendeu o que se estava a passar e o doente foi salvo, graças ao medicamento. A 7 de Março, na celebração católica da Quaresma, foi realizada uma grandiosa procissão com mais de 1300 participantes todos eles empunhando velas.


 A FALHADA FUGA DE 19 DE MARÇO DE 1962

Três soldados da brigada de limpeza tentaram evadir-se no carro do lixo. O Furriel português que comandava a brigada denunciou a situação e um dos evadidos fugiu e misturou-se com o restante pessoal prisional, não sendo detetado. Os dois seus colegas de fuga foram apanhados. Perante a confusão o Furriel teve para ser linchado. O comando indiano ordenou uma formatura com todos os prisioneiros. O Brigadeiro indiano Sagat Dingh (1918/2001), ordenou montar um grande cenário, com metralhadoras em toda a volta do Campo de Prisioneiros de Pondá, nas varandas, dentro e fora da porta de armas, um pelotão armado. Perante os presos perguntou se alguém queria castigar o delator, tendo recebido a resposta: “Todos!” O Oficial ficou desorientado e voltou a questionar, tendo recebido a mesma afirmação de todos os que estavam perfilados. Manda, então, preparar o pelotão de fuzilamento e ordena o carregamento das metralhadoras. Fora do perímetro, em frente e por trás, manda colocar bazucas e morteiros. Naturalmente que todos os prisioneiros estavam numa enorme e incalculável tensão, bastando o mais pequeno incidente para que tudo acabasse muito mal. Ouve-se até: “Quem se mexer será abatido já!”. Alguns desmaiaram. De repente o Capelão Ferreira da Silva dirige-se ao Brigadeiro que o identificou e disse-lhe se podia dizer alguma coisa aos seus camaradas de armas detidos. “Que não, era demasiado tarde, era preciso dar uma lição a todos!” O Capelão evocou que os militares portugueses nunca tinham sido maltratados e que mereciam uma oportunidade. Recebeu o “sim”, ouvindo, ainda, dizer que “esta a última oportunidade.” Com o pedido de desculpas coletivo a tempestade terminou. O Furriel delator foi retirado do Campo, mas mais tarde voltou a Pondá. Os dois soldados fugitivos foram punidos com 21 dias de prisão, regressando a 8 de abril de 1962 para junto dos restantes colegas prisioneiros. Como represália foram canceladas as visitas e a assistência da Cruz Vermelha. Após este episódio a moral dos prisioneiros foi muito afetada e os presos deixaram de obedecer a ordens dos superiores e o aprumo militar desapareceu.


 A 24 de março de 1962 o Governo Indiano convidava os presos a saírem às suas próprias custas, notícia que veio causar alguma agitação agradável. Perguntaram os presos a Lisboa como era e logo veio, em resposta, a desilusão: “que não lhes era permitido utilizarem tal meio de saída do Estado da Índia.” Foi a 2 de abril de 1962 que retornou a Portugal um grupo de 9 presos civis, que aceitou a sugestão indiana. Em 7 de abril os Oficiais indianos, no Campo, faziam constantes referências negativas à atitude do Governo de Portugal, que não apressava a repatriação, logo não estava nada interessado em resolver a situação dos militares portugueses. Pelo Campo de Pondá foi distribuída informação do texto do telegrama 816-A, de 14 de dezembro de 1961, oriundo do Governo de Lisboa que ordenava que “só poderiam haver soldados ou marinheiros vitoriosos ou mortos”. Este documento foi destruído, à ordem do comando português do Campo de Pondá. Para elevar o moral das tropas portuguesas contribuíram os espetáculos de variedades realizados, a receção e o envio de correspondências para os familiares, a audição dos programas radiofónicos da Emissora Nacional, “É Portugal que manda” ou a “Hora da Saudade”. No dia 13 de abril de 1962 é anunciado o repatriamento por um Secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia. Foi sentida uma enorme satisfação pelos militares portugueses.


 A 22 de Abril, na Páscoa, a alimentação foi melhorada havendo bife, com batatas fritas, arroz e vinho (este pela primeira vez…). Um luxo! Contudo, o estado psicológico dos detidos agravava-se, não sabendo onde ir buscar forças para superar o cativeiro, uma vez que queriam era ir para casa. A partir de 30 de abril começaram a sair os primeiros detidos a caminho do Campo de Dabolim, com vista ao seu repatriamento. Nos dias em que antecederam a saída do Campo de Pondá os hindus procederam à distribuição de roupa pelos presos tal era o estado deplorável que se encontravam. Contudo, dado os números da vestimenta e do calçado serem exagerados houve “passagem de modelos”, que libertavam gargalhadas e sorrisos.


 Entretanto, o programa radiofónico “É Portugal que manda” emite uma notícia que caiu como uma bomba junto dos portugueses: os militares com menos de 15 meses de comissão no Estado da Índia, teriam de completar as suas comissões no Ultramar, numa qualquer outra província. Toda a gente ficou em choque! Durante a detenção no Campo de Pondá muitos prisioneiros foram aliciados para ingressar no Exército da União Indiana, mediante assinatura de documento em que pedia a cidadania indiana e declaração de lealdade ao seu Governo. Alvo especial de atenção foram os elementos naturais do território da Polícia, muitos deles acederam às solicitações. Em 2 de maio de 1962 a grande vitória do Benfica, por 5-3, ao Real Madrid, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, foi motivo bastante para grandes manifestações de muita e contagiante alegria, emoção e algazarra durante muito tempo em todo o Campo de Pondá. Na última limpeza geral ao Campo de Pondá removeram-se montanhas de tralha e de lixo deixados por centenas de homens que ali viveram mais de 5 meses…

Eis os 1147 militares (do Exército e da Marinha) que estiveram no Campo de Pondá:

FORÇAS DO EXÉRCITO: 941

OFICIAIS:  77

CORONÉIS: 1

Amadeu Olímpio.


 MAJORES: 6

A. Tenreiro, Fernando Borges, Francisco Morais, João Carvalho, João Pimenta Oliveira e Manuel Peralta.

CAPITÃES: 25

Ângelo Guimarães, António Borda d’Água, António Menezes, António Peste, António Silva, Engrácia Antunes, F. Pedrosa, Flaviano Silva, João Falcão Cunha, João Fernandes Ressurreição Joaquim Farinha, Joaquim Maia, Joaquim Pinto Brás, José Grilo, José Manuel Martins Silva, M. Piedade, M. T. A. S. Sanches, Manuel Francisco Rodrigues Fangueiro, Manuel José Morgadinho, Marcelo Monteiro, Orlando Leite, Pedro Frazão, R. Andrade, R. Durão e R. Leitão.

TENENTES: 10

A. Lázaro, Abílio Gonçalves, B. Formosinho, C. E. S. Ramos, C. Saraiva, J. L. A. Menezes, Joaquim Ferreira Silva, Manuel Jacinto Ferreira, Octávio Leite e Rui Magalhães.

ALFERES: 35

Aguiar, Alberto Silva, Álvaro Lopes, António Manuel Brígido Redondo, António Menezes, António Pereira, Araújo, Artur Ferreira Carvalho, Artur Portugal, Botelho, Carlos Alberto Farinha Santos, Celestino Carmo Cavaco, D. Sobral, Domingos César, Fernando José Barros Barradas Ferreira, Fernando Manuel Santos Barrigas Lacerda, Gonçalo Carrilho, H. Vasconcelos, J. C. C. F. Pinto, J. C. C. P. Pinto, J. Sebag, João Trave, Jorge Ressurreição Vieira, José Alberto Menezes Pereira Monteiro, José Bernardo Pinto Morais,  José Manuel Vieira Machado, José Parra, Licínio Moreira Silva, M. Brogueira, Óscar António Gomes Silva, Paulo Portela, Sebastião José Pires Mourão, Silva, Vítor Augusto Barreto e Vítor Manuel Ribeiro Santos.

SARGENTOS: 157

PRIMEIROS E SEGUNDOS SARGENTOS: 87

A. Aleluia, A. Ascenção, A. Cardoso, A. Carvalho, A. Fernandes Martins, A. Ferro, A. Marques, A. Mateus, A. Moreira, A. Nunes, A. R. Sabino, A. R. Sabino, Alfredo Rodrigues Vieira, Amadeu Santos, António Castiço  Antunes Guerra, António Lúcio Rodrigues, António Manaus, Armando Silva, Augusto Pereira Macedo, B. M. Sousa, B. Pereira, C. Abrantes, C. Amante, C. Melo, C. Mendonça, C. Vieira, Carlos Almeida, D. Lopes, D. Silva, E. Amaral, F. Diabinho, F. Rebelo, Fausto Augusto Remédios Diabinho, Filipe Rebelo, Francisco Caetano, Francisco Silva, H. M. Sousa, I. Subean, Ivo Alves Roncon, J. Casaca, J. Duarte, J. Freitas, J. Guerreiro, J. Jarra, J. Lourenço, J. Massa, J. Reis, J. Teixeira, João Gil, Joaquim Soares Duarte, Jorge Garcês Silva, José Carlos Costa, José Figueiredo Mota, José Jesus Guerreiro, Lavado, Leal Duarte, Luís Pedro Ramos, M. Alves, M. Espanhol, M. Leiria, M. Luz, M. Morgado, M. Pedrosa, M. Santos, M. Vaz, Manuel António Pedrosa, Manuel Ledo Teixeira, Manuel Lopes, Manuel Luz, Manuel Pacheco Morgado, Manuel Silveira, Manuel Vieira, Monteiro, N. Félix, Nascimento Figueiredo, Nelson Duarte Reis, P. Miranda, Pinto Leite, R. Carvalho, R. Sotto Mayor, Ribeiro Leiteiro, S. Bernardo, S. Can, Sebastião Laranjeira, Veríssimo, Vítor Silva e X. Silva.

FURRIÉIS: 70

A. B. V. Félix, A. D. Santos, A. J. C. Gonçalves, A. Ramos, A. Silva, Abel Leite, Alberto Novo, António Fernandes, António José Dias, António Ricardo Correia, António Rodrigues Ferreira, Augusto, C. Cavaleiro, Carlos Alberto Conceição, Conceição Costa, Costa Alves, Edgar Faustino, Emílio Jorge Reis Leitão, Eusébio Arnaldo Carmo Fernandes, Flaviano Louro, Flaviano Lousão, Francisco Alberto Martins Praça, Francisco Manuel Tomás Correia, Francisco Palma Marques, Genro, Guimarães, H. J. S. Martins, J. Araújo, J. P. Salgueiro, J. Perdigão,  J. R. Freitas, João Almeida, Joaquim Domingos Brito, Joaquim Faria, Joaquim Salvador, Joaquim Vilaça, José Fernandes Madeira, José Tonel Guerreiro, Luciano Freire Nave, Luís Nogueira Vital, M. F. Afonso, M. F. Santos, M. Ferreira, M. Patrício, Manuel Alves Martins, Manuel Custódio Patrício, Manuel Mário Sá Cordeiro, Manuel Silva, Marques Oliveira, Martins, Mendes, Moita, Morais, Mota, Nossa, Pereira Malta, Pinheiro Machado, Pinto Faria, R. S. Silva, Raul Ferreira Antunes, S. A. P. S. Chiu, Santos, Santos Gomes, Santos Rodrigues, Serafim, Serrano, Silvério José Falcão Murta, Sousa, Sousa Alves e Valério Eugénio Nogueira.

PRAÇAS: 707

CABOS: 247

A. A. C. Chumbinho, A. C. Jesus, A. C. Narciso, A. C. Silva, A. C. Valente, A. Cardoso, A. Colaço, A. Cruz, A. D. Campos, A. D. N. Carreira, A. D. N. Carreira, A. E. R. Oliveira, A. F. Comprido, A. F. N. Malacão, A. Gomes, A. Gomes, A. Gonçalves, A. J. Alves, A. L. Barcelos, A. L. Barcelos, A. M. Prates, A. Martins, A. Martins, A. N. Martins, A. N. T. Pereira, A. Pandeiro, A. R. Custódio, A. R. Custódio, A. R. Martins, A. S. Santos, A. V. Morgado, A. Valente, A. Velez, A. Vinagre, Abel Henriques, Abel Paranhos, Alberto Pereira, Alberto Salgueiro, Alberto Salgueiro, Almeida Martins, Álvaro Cardoso, Álvaro Ferreira, António Eufémio, António Gonçalves, António  Monteiro, António Perpétuo, António Silva, António Tavares, Augusto Gonçalo, Augusto Martins, Azevedo Ferreira Dias, B. A. Afonso, B. C. V. Lopes, Barbosa Almeida, Batista Fidalgo, C. A. F. Massacote, C. D. Medeiros, C. Dias, C. E. N. Pires, C. E. N. Pires, Cação Abreu, Camilo Fernandes, Cândido Barreiro, Carlos Capuchinho, Carvalho Borges, Carvalho Sequeira, Costa Magalhães, Costa Marques, D. M. Gonçalves, E. J. Henriques, E. Jorge, E. S. Martins, E. S. Martins, E. S. T. Remédios, E. S. T. Remédios, Ezequiel Ferreira Velho Peixe Jesus Silva, F. Barroso, F. Dionísio, F. F. T. Silva, F. N. Ferreira, F. R. Ferreira, Farinha Pinheiro, Fernando Ferreira, Fernando Monteiro, Fernando Pires, Fernando Ramos, Fernando Santos, Ferreira Moreira, Francisco Augusto, Francisco Correia, Francisco Curvacheiro, Gonçalves Faria, Guilherme Guedes, Guilherme Guedes, H. A. Batista, H. Vilhena, Henrique Silva, I. Cardeira, I. Fonseca, J. A. Carvalho, J. A. G. Carapinha, J. A. Gonçalves, J. A. Mareco, J. A. T. C. Roque, J. Aveloso, J. B. Bule, J. B. Esteves, J. B. Ribeiro, J. B. Ribeiro, J. B. Ribeiro, J. C. Barros, J. C. Fernandes, J. C. Fernandes, J. C. Rodrigues, J. D. Coelho, J. Diabinho, J. Diniz, J. E. Almeida, J. E. R. C. Semedo, J. F. S. Carreira, J. Ferreira, J. Ferreira, J. Figueiredo, J. Figueiredo, J. G. J. Carvalho, J. Gonçalves, J. J. A. Parreira, J. J. I. Barreto, J. L. R. Cardoso, J. M. Ferreira, J. M. R. Gomes, J. M. S. Santos, J. Machado, J. Meireles, J. O. P.  Mourão, J. P. Almeida, J. P. C. Maia, J. P. Carvalho, J. R. Bacalhau, J. R. Gonçalves, J. R. Pereira, J. S. Capela, J. Sapateiro, J. Severino, J. Teixeira, João Caeiro, João Martins, João Vilaça, Joaquim Marques, Joaquim Neto, Joaquim Santos, Joaquim Simões, Jorge Teixeira, Jorge Vaz, José Almeida, José Almeida, José Antão, José Batista, José Bessa, José Ferreira, José Fortunato, José Gonçalves, José Lopes, José Lourenço, José Manta, José Manta, José Martins, José Nogueira, José Oliveira, José Pires, José Santos, José Silva, José Silva, José Teixeira, L. E. P. Braga, L. Estrela, L. F. G. Silva, L. F. G. Silva, L. F. R. Mendes, L. G. M. Ferreira, M. A. P. Sousa, M. A. Penela, M. A. S. Mota, M. Barata, M. F. P. Velez, M. Franco, M. Freitas, M. J. C. Almeida, M. M. Balhão, M. M. Batista, M. M. Cruz, M. M. Sá, M. Mendes, M. Moura, M. P. Gaspar, M. Rodrigues, M. Sequeira, Manuel Cabrita, Manuel Carneiro, Manuel Delgado, Manuel Dias, Manuel Freitas, Manuel Leal, Manuel Mendes, Manuel Pacheco, Manuel Pinto, Manuel Santos, Manuel Soares, Manuel Souto, Mário Roldão, Mendes Castela, Moreira Dias, Moreira Pinto, Moreira Santos, N. F. Coelho, N. N. Bragança, N. P. C. Gomes, N. R. Grilo, N. Silva, O. Lopes, O. Sereias, Oliveira Monteiro, Orlando Silva, Óscar Gonçalves, Otílio Guerreiro, P. M. B. Batista, Pedro Gonçalves, R. S. G. Pina, Rafael Rodrigues, Rocha Silva, S. Bolarigo, S. Pereira, Santos Plácido, Santos Sousa, Santos Tavares, Silva Cardoso, Silva Dias, Silva Tavares, Teixeira Costa, Teodoro Jesus Graciano, V. E. Vieira, V. Janota, V. M. Leopoldino, V. Nogueira, Valdemar Araújo, Venâncio Panelas e W. Marques.

SOLDADOS: 460

A. A. André, A. A. Antunes, A. A. Gomes, A. A. L. Mendes, A. A. Oliveira, A. A. Paulino, A. A. Pereira, A. A. Pereira, A. B. Miguel, A. B. Monteiro, A. B. Morais Serra, A. B. Oliveira, A. B. Pedro, A. B. Tarouca, A. Batista, A. Brandão, A. C. Coelho, A. C. Coelho, A. C. Gorgulho, A. C. Guimarães, A. C. M. David, A. C. Magalhães, A. C. Morato, A. C. Pereira, A. C. Pereira, A. Coito,  A. Costa, A. E. C. Mesquita, A. F. Carvalho, A. F. Duarte, A. F. S. Neto, A. L. G. Penas, A. M. Almeida, A. M. António, A. M. Matado, A. M. P. Anjo, A. M. Paiva, A. Maria Fernandes A. Morais, A. Morais, A. Moreira, A. Mota, A. N. Lopes, A. P. Campos, A. P. Coelho, A. P. F. Francisco, A. P. Rodrigues, A. P. Rosa, A. Pereira, A. Pinto, A. R. Filipe, A. Ribeiro, A. Roncon, A. S. Anjos, A. S. Dias, A. S. Pimentel, A. S. Pimentel, A. S. Rocha, A. S. Rodrigues, A. Silva, A. Sousa, A.C. C. Fonseca, A.C. Reis, Acácio Gouveia, Adão Cardoso, Adão Xavier, Adrião Lopes, Aguiar Rafael, Alberto Pereira, Alexandre Almeida, Alfredo Lino, Alfredo Pereira, Alfredo Silva, Álvaro Conceição, Alves Quinta, Amândio Monteiro, Aníbal Martins, Aníbal Pinto, Aniceto Monteiro, António Araújo, António Ascenção, António Borges, António Brás, António Carpinteiro, António Correia, António Couto, António Dias, António Fernandes, António Fernandes, António Fonseca, António Gonçalves, António Henriques, António Lopes, António Martinho, António Oliveira Sales Cruz, António Paiva, António Paixão, António Pinto, António Rodrigues, António Silva, António Soares, António Soares, Araújo Carvalho, Armando Cardoso, Armando Madeira, Armando Pedrosa, Arménio Silva, Armindo Pacheco, Artur Almeida, Augusto Caetano, Augusto Domingues, Augusto Santos, Augusto Silva, Aurélio Martins, Avelino Moreira, B. C. Machado, B. J. Castro,- B. M. Almeida, Barroso Costa, C .S. Correia, C. A. I. Coelho, C. A. L. Neves, C. A. S. Valério, C. Ramos, C. Rodrigues, C. Violante, Cabedo Alves, Carlos Costa,  Carlos Monteiro, Carlos Silva, Casimiro Santos, Cláudio Silva, Costa Mota, Costa Oliveira, Cunha Esteves, Cunha Moreira, D. A. Sousa, D. A. Sousa,  D. M. Almeida, D. V. S. Ramos, Daniel Aurores, Deodoro Alves, Dias Luís, Diniz Correia, Diogo Signo, Domingos Campos, Domingos Cobaio, Duarte Moutinho, E. Elias, E. Rodrigues, E. S. Branco, E. Simões, Edmundo Alexandre, F. A. Teixeira, F. A. Teixeira, F. B. Silva, F. Figueira, F. Figueira, F. G. Alvéolos, F. G. Alvéolos, F. G. N. Silva, F. J. T. Silva, F. José Anacleto, F. M. S. Ribeiro, F. N. Melo, F. R. Marques, F. S. Carreira, F. Trindade Oliveira, Felgueira Casimiro, Feliciano Mota, Felisberto Miranda, Felisberto Miranda, Felisberto Mota, Fernandes Correia, Fernandes Lopes, Fernandes Monteiro, Fernandes Rodrigues, Fernando Guimarães, Fernando Morais, Ferreira Barros, Ferreira Bento, Ferreira Carneiro, Ferreira Costa, Ferreira Machado, Ferreira Martins, Ferreira Martins, Ferreira Pinho, Ferreira Pinto, Ferreira Ribeiro, Francisco Rato, Francisco Rosa, Francisco Rosa, Francisco Rosário, Francisco Vale, G. B. Tacor, G. C. P. Lourenço, G. D. Tacor, G. D. Vera, G. S. Ramos, G. V. Xetcar, G. V. Xetcar, Gabriel Maurício, Gaspar Conceição, Gonçalves Castro, Gonçalves Pinto, Gonçalves Silva, Gregório Alves, Guilherme António, Guilherme Carneiro, Guilherme Tavares, H. F. Nascimento, H. J. P. Quaresma, H. J. R. Paulino, H. Pedro, Herculano Araújo, J. A. Miranda, J. A. S. A. Pereira, J. A. Silva, J. A. Tavares, J. A. Tavares, J. Alves, J. André, J. B. M. P. Freitas, J. C. Carloto, J. C. Cordeiro, J. C. Fernandes, J. C. Rodrigues, J. C. Silva, J. C. Silva, J. C. Silva, J. C. Silva, J. Cardoso, J. Carmo, J. D. C. Pombo, J. D. G. Pombo, J. D. O. Carreira, J. E. Alves, J. E. Lebre, J. E. Lebre, J. E. P. Cavaco,  J. E. Santos, J. F. F. Orelhas, J. F. Geraldes, J. F. M. Ramos, J. Ferreira, J. G. Moreira, J. G. Moreira, J. Garcia, J. Garcia, J. Gomes, J. J. S. Henriques, J. J. S. Henriques, J. L. Brito, J. L. Veríssimo, J. L. Veríssimo, J. M. C. Serra, J. M. C. Taborda, J. M. N. Sousa, J. Martins, J. Moura, J. N. F. Caseiro, J. Neto, J. P. Batista, J. P. Geraldes, J. P. Pereira, J. Póvoa, J. R. C. Marques, J. R. C. Marques, J. Ramos, J. Rodrigues, J. Rodrigues, J. S. Alves, J. S. Alves, J. S. Alves, J. S. Lisboa, J. S. Silva, J. Sampaio, J. Santos, J. Teixeira, J. V. Rodrigues, J. Veiga, Jaime Simões, Jesus Pinto, Jesus Portada, Jesus Soeiro, João Barreiros, João Carvalho, João Cruz, João Francisco, João Jesus, João Lemos, João Saraiva, Joaquim Afonso, Joaquim Afonso, Joaquim Costa, Joaquim Gonçalves, Joaquim Henriques, Joaquim Leite, Joaquim Monteiro, Joaquim Ramos, Joaquim Ribeiro, Joaquim Santos, Joaquim Silva, Joaquim Teixeira, José A. Peralta, José Almeida, José Bento, José Carvalho Melo, José Carvalho, José Cascalho, José Cruz,  José Evangelista, José Félix, José Jesus, José Joaquim, José Madrugueiro, José  Magalhães, José Martins, José Paixão, José Ramos, José Rodeia, José Rodrigues, José Rodrigues, José Silva, José Sousa, Júlio Rocha, L. A. Severino, L. F. Albuquerque Neto, Lima Matos, Lopes Nogueira, Lourenço  Fragata, Luís Azevedo, Luís Barata, Luís Máximo, Luís Nascimento, M. D. Amaral, M. D. Silva, M. D. Silva, M. Daniel, M. F. Perestrelo, M. F. S. F. Cunha, M. H. Feliciano, M. M. C. Brito, M. M. M. Carvalho, M. M. Maia, M. M. Maia, M. M. Silva, M. Martins, M. N. Rosa, M. Nogueira, M. Oliveira, M. P. Pagaimo, M. Pereira, M. R. Loureiro, M. S. Almeida, M. Simões, M. V. Gad, M. V. Gad, M. V. Gama, Machado Silva, Malta, Manuel  Balhau, Manuel Costa, Manuel Fernandes, Manuel Freitas, Manuel Lopes, Manuel Meireles, Manuel Messias, Manuel Rosa, Manuel Silva, Mário Dias, Mário Gonçalves, Mário Guerreiro, Mário Pereira, Mário Silva, Martins Coelho, Martins Ramos, Mata Barrosão, Mateus Leote, Matos Andrade, Mendes Silva, Mesquita Correia, Miguel Ferreira, Miguel Galvão, Miranda Gomes, Monteiro Palma, Monteiro Pires, Moreira Jesus Silva, Moreira Mendes, Moreira Vinhas, N. C. Fortunato, N. Santos, Nascimento Afonso, Nascimento Gonçalves, Nascimento Grande, Neves Martins, Nuno Souto, O. A. S. Quaresma, O. D. Borges, Oliveira Ferreira, Oliveira Gomes, Oliveira Leite, Oliveira Matos, P. A. Monteiro, Passos Sousa Bastos, Pedro Duarte, Pedro Gonçalves, Pereira Assunção, Pinho Monteiro, R. Fanfarra, R. M. V. Madalena, R. R. M. Vidreira, R. S. Correia, R. Santos, R. Silva, R. V. P. Marques, R. V.P. Marques, Raul Colaço, Renato Calvário, Ribeiro Araújo, Rodrigues Galvão, Rui Rodrigues, S. J. R. Paulino, S. Maturi, S. Moreira, S. S. Rodrigues, Santos Couto, Secosto Pais, Serafim Miguel, Silva Costa, Silva Ferreira, Silva Gonçalves, Silva Moreira, Silva Neves, Silva Vidinha, Soares Gonçalves, Soares Mateus, Sousa Bessa, Sousa Pinto, T. P. Roque, Teixeira Pereira, U. V. C. Santos, V. Fernandes, V. M. A. Abreu, V. M. A. Conde, V. M. A. Neves, V. Machado, V. O. Espinheiro, V. Oliveira, V. V. Barreiro, Valdemar Simão, Vieira Ferreira, Vieira Teixeira, Vilhena Ferreira, Vítor Afonso, Vitoriano Oliveira, X. F. Dessai, X. F. Dessai, X. L. Naique e X. L. Naique.

FORÇAS DA MARINHA: 206

OFICIAIS: 12

CAPITÃES DE FRAGATA: 1

J. M. C. F. P. Cruz.

CAPITÃES-TENENTES: 2

A. C. C. Oliveira e J. V. S. Felner.

PRIMEIROS-TENENTES: 4

F. M. N. Gonçalves, J. M. C. Mendes Rebelo, L. S. M. Rebelo e V. M. Pedroso.

SEGUNDOS-TENENTES: 5

F. Gomes, J. A. M. S. Gouveia, J. A. V. C. Rodrigues, J. V. Cabrita e M. J. B. Coelho.

SARGENTOS: 55

SARGENTOS AJUDANTES: 2

A. F. Gonçalves e J. Ventura.

PRIMEIROS-SARGENTOS: 8

A. Santos, C. S. M. Piedade, J. C. Vilaça, M. M. Fernandes, R. R. Santos, S. A. Gonçalves, S. Lima e S. P. Coelho.

SEGUNDOS SARGENTOS: 45

A. A. Campos, A. L. Oliveira, A. P. Vieira, A. R. Viegas, Alves Ribeiro, Américo Gonçalves, António Campos, António Santos, Arlindo Rosa Viegas, Artur Pires Vieira, Carlos S. Duarte, Carlos São Marcos Piedade, Casimiro Duarte, D. C. Barbosa, Daniel Barbasó, Eduardo Pires Coelho, F. Aldos, Francisco Aidos, Francisco Lima, Henrique Duarte, J. A. Ribeiro,  J. D. Pinto, J. F. O. Coelho, J. Matias, J. S. D. Damas, J. S. Dias, João Domingues Damas, João Duarte Pinto, João Silva Dias, Joaquim Matias, Joaquim Oliveira, Joaquim Vilaça, José Ventura,  M. Duarte, M. M. Santos, M. S. Ramos, Manuel Alves Gonçalves, Manuel F. Fernandes, Manuel Sousa  Ramos, Mário Matos Anjos, O. J. R. Ferreira, Orlando José Ferreira, Raul Ribeiro Santos, S. A. Pinto e Secundino Alves Pinto.

PRAÇAS: 139

CABOS: 16

A. França, A. M. Alexandre, A. M. Oliveira, F. A. S. Morais, F. F. Martins, J. C. Dionisio, J. C. Salgado, J. L. Rosário, J. M. Batista, J. R. Lopes, Luís Barreiros, M. A. Caldeira, M. Blayer, M. G. Buco, R. A. Cardoso e R. C. Sota.

MARINHEIROS: 63

A. Botelho, A. C. Dias, A. D. A. Rego, A. F. Santos, A. J. Duarte, A. J. Luz, A. J. M. Raposo, A. J. R. Chambel, A. L. Alonso, A. M. Cerejo, A. P. Cristóvão, A. S. Marques, A. S. Marques, A. S. Sousa, C. Rodrigues, D. Francisco, E. Pires, F. A. Carnação, F. D. Fonseca, F. G. S. Carriço, F. Henrique, F. J. Oliveira, F. J. R. Ralos, F. J. Sobral, F. M. Vaz, F. Martins, F. S. Miguel, F. V. S. Lourenço, G. M. Sousa, G. R. Ferreira, H. J. Mendes, I. A. M. Varge, J. A. C. Miranda, J. A. Dias, J. C. Pombo, J. C. Ramalho, J. Faria, J. Isabel, J. José, J. M. Agueira, J. M. R. Horta, J. S. Marques, J. S. Mendes, J. V. Nunes, L. J. Marta, L. M. Delgado, M. A. Almas, M. G. Carvalho, M. J. C. Branquinho, M. J. L. Santos, M. J. Pires, M. N. Ferreira, M. P. Júnior, M. R. Paz, M. S. Faria, M. Trindade, R. P. Batista, Rolo, S. A. Sá, S. S. Sá, V. F. Ronca, V. M. Carvalho e V. N. P. Cid.

GRUMETES: 50

A. A. Pereira, A. A. Pires, A. D. Fonseca, A. D. Rodrigues, A. J. S. Bento, A. L. Araújo, A. L. Mateus, A. Marques, A. N. Pena, A. Oliveira, A. P. Fernandes, A. P. P. Cantante, A. R. Brás, A. Romualdo, A. Rosa, C. A. C. Tavares, E. A. Lopes, Espírito Santo, F. A. A. Zorro, F. C. Horta, F. C. Pires, F. C. Vasconcelos, F. F. Lopes, F. M. Emídio, F. Marreiros, Henrique Costa, I. A. Alvino, J. A. L. Pólvora, J. B. Neto, J. C. Roldão, J. F. Alves, J. G. Duarte, J. M.   Dias, J. M. Fernandes, J. M. O. Teixeira, J. M. Rodrigues, J. M. Soromenho, J. Pereira, J. R. F. Taborda, J. R. Moço, J. S. M. Silva, L. C. Lobo, M. A. Correia, M. A. Filipe, M. F. C. Silveira, M. J. Nunes, M. Rafael, S. O. Pinto, V. J. S. Cordeiro e V. R. V. Simões.

COZINHEIROS: 3

A. F. Canceiro, A. S. Graça e M. Pestana.

CRIADOS: 3

J. A. Belchior, J. Pimenta e Lobato.

DESPENSEIROS: 3

J. F. R. Caldeira, J. M. T. Rana e J. V. Franco.

PADEIROS: 1

I. S. Nunes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, o meu nome é Nelson Costa e procuro todo o tipo de informações sobre o avô da minha esposa que esteve na india e foi tambem ele feito prisioneiro de guerra, ele era segundo ou primeiro sargento José Ribeiro Leite. Caso tenho alguma informação por favor contacte para o email costacmnelson@gmail.com

alberto helder disse...

Ilustre Nelson Costa
Boa tarde.
Imensamente grato pela questão referente ao senhor José Ribeiro Leite, 2º Sargento da Companhia de Artilharia 249, que estava no Estado da Índia, a cumprir a sua grata e honrosa missão militar, aquando da brutal invasão do território.
Naturalmente que não tenho informação privilegiada mas poderei dar a seguinte pista no sentido de vir a tentar obter os elementos que procura.
Bom será que, dos nomes dos sargentos que compuseram o contingente da CART249, ainda haja quem se possa recordar de José Ribeiro Leite. É saber se têm telefone. Para tal há que ver os nomes no post da CART249 e o contato em: http://www.118net.pt/
A unidade mobilizadora da CART249 foi o Regimento de Artilharia Pesada nº 2, em Vila Nova de Gaia, que foi extinta há muito. Logo, aqui, nada feito.
Já agora, se houver imagens do senhor José Ribeiro Leite no Estado da Índia e que queiram ceder para ilustrar o post da CART249, poderão enviar-mas, o que agradeço bastante.
Saudações.
Alberto Helder
913 671 154

Anónimo disse...

olá boa tarde, o meu nome é Pedro Serrazina e enviei-lhe uma sms para o número acima. gostava de falar consigo sobre este campo de Pondá, se não se importar de me responder. Muito obrigado