quarta-feira, 19 de abril de 2023

AS COMPANHIAS MÓVEIS DE POLÍCIA MOBILIZADAS PARA O ULTRAMAR - 1960/1975

Conforme estava acordado, fiz, no fim da manhã de hoje, visita à Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública onde fui cordialmente recebido pelo seu Diretor Nacional, o Superintendente-Chefe, Manuel Augusto Magina da Silva, e pela chefe do seu gabinete, a Intendente Lúcia Maria dos Reis Antunes da Silva, tendo feito a entrega do trabalho final relacionado com o projeto “As Companhias Móveis de Polícia mobilizadas para o Ultramar - 1960/1975”.

Foram trocadas palavras sobre o tema e sobre o propósito deste empreendimento, já que nada existia sobre o assunto e que fica, agora, um documento com a informação básica para aquilo que se queira desenvolver.

Amavelmente foi-me oferecido, com dedicatória, o livro “Momentos”, de João Taborda, fantástica obra que ilustra a vida da Polícia de Segurança Pública, nas suas variadíssimas vertentes operacionais, tendo sempre presente a sua mensagem orientativa: “Pela Ordem e pela Pátria”.

Nesta visita tive a acompanhar-me os ilustres e nobres amigos, agentes principais, Abílio Pedro e José Miranda que contribuíram de forma dedicada, acentuada e persistente para que terminasse este trabalho, com o brilho e a finalidade desejada, o qual decorreu durante um ano, no Arquivo que superintendem, a quem agradeço penhoradamente a sua profícua ajuda.

 

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr Alberto gostaria de lhe fazer uma pergunta ,foi o senhor que fez a lista da história da minha companhia de comandos 28cc ,pois gostaria de ter a certeza para assim poder falar consigo por escrito. .

Alberto Helder disse...

Senhor Anónimo, boa tarde. O trabalho que desenvolvi com a 28ª Companhia de Comandos só foi possível com a preciosa ajuda da Associação de Comandos, que me facultou os dados para concluir um projeto histórico e único, e que muito gostei de fazer e que muito me orgulho. Saudações. Alberto Helder