sábado, 20 de outubro de 2007

BOLETIM O ÁRBITRO




O primeiro órgão de comunicação social totalmente dedicado à arbitragem do futebol foi o Boletim O Árbitro, todo ele concebido, produzido e editado só por gente ligada à causa, cujo exemplar inicial saiu em Julho de 1957. Lamentavelmente a sua publicação terminou em Maio de 1978, no número 244, perda essa que muito abalou o sector.

Foi um periódico de muito interesse para os Árbitros, pelo seu conteúdo, pelos seus temas técnicos, pelo cuidado na sua apresentação (naquele tempo não havia tecnologia de ponta), mas, acima de tudo, foi elaborado com muita paixão, com muita responsabilidade e empenhamento. Basta dizer que, entre a saída do primeiro número até ao ano de 1974, isto é, durante 18 anos, conseguiu-se atingir o objectivo proposto de fazer sair mensalmente a revista, graças à dedicação e sacrifício de muito poucos carolas que tudo davam em troco do gosto de praticarem o voluntariado. Em todas as parcelas do então território metropolitano e ultramarino os correspondentes enriqueciam o Boletim com o envio de muitas notícias e fotografias.

Os seus primeiros gestores foram: O Dr. Décio de Freitas, Árbitro FIFA, o qual exerceu o cargo de Director até Junho de 1966. Editor: Joaquim Campos, FIFA (o Mestre já andava nestas andanças…). Redactores: Abel Macedo Pires, Eduardo Gouveia (FIFA), Raul Martins (FIFA), Virgílio Leitão e Joaquim Carvalho.

Os mandatos dos seus directores foram os seguintes: Engº Sousa Loureiro, de Julho/66 a Março/74; Francisco Rosado da Silva Caio, de Abril/74 a Outubro/77; Francisco Lacerda Barradas, de Novembro/Dezembro 1977 a Março de 1978; e Rogério dos Santos Crespo, nos dois últimos meses da revista: Abril e Maio de 1978.

Curiosamente fui assinante do Boletim, mas ainda não era Árbitro…

No 222, de Julho de 1976, conforme se pode ver num dos recortes, veio uma notícia referente a meu filho e ao seu 4º aniversário… Ai que saudades, ai, ai …

Resta dizer que possuo a colecção completa deste valioso tesouro da arbitragem portuguesa e é pena não ter tempo, por enquanto, para poder divulgar os seus preciosos artigos, informações, histórias, episódios, experiências, comunicados, luto, efemérides, sugestões, fotos, etc., etc.

Sem comentários: