quarta-feira, 31 de outubro de 2007

NAQUELE TEMPO (II)











O número 3 de O Árbitro, de Setembro de 1957, deu-nos a conhecer o seguinte:

1. Filipe Gameiro Pereira escreve o artigo A Acção do Médico e do Massagista.
2. No dia 3 tomaram posse os novos dirigentes da Associação de Futebol de Lisboa, a cujos destinos preside Francisco Mega.
3. Raul Martins, FIFA, apresenta o tema: A propósito de uma decisão, será velho um indivíduo de 45 anos?
4. Foi feita a experiência em Portugal do modelo de arbitragem em vigor na Rússia (ver gráfico), onde o árbitro dirige a partida dentro do rectângulo de jogo, cerca de 10 metros ao comprimento do campo e entre as 2 linhas de baliza. Os seus colaboradores actuam fora do terreno de jogo, um em cada metade do campo, indo a sua zona de intervenção desde a linha do meio campo até ao primeiro poste da baliza do seu sector. O jogo experimental realizou-se no Campo da Tapadinha (Lisboa), entre as equipas do Atlético e do Torriense. O Árbitro: Virgílio Leitão. Só houve vantagens, já que, segundo o Árbitro, não se apercebeu de contra-indicações…
5. Vicente Caballero, correspondente de Espanha, divulga a organização da arbitragem espanhola.
6. O Mestre Joaquim Campos fez o relato do que foi o Curso de preparação para a época 1957/1958, destacando-se as deficiências encontradas na época finda, das quais reproduzo as seguintes: Casos de precária condição física. Divergência de critério sobre faltas cometidas dentro e fora da área de grande penalidade. Jogadores agressores que não foram expulsos. Intervenções indevidas de médicos e massagistas. Falta de coordenação entre o Árbitro e os seus auxiliares. Atraso na entrada em campo das equipas de arbitragem. Exuberância de gestos por parte do Árbitro. Rigorismo na execução do lançamento lateral. Pouco cuidado como alguns Árbitros se apresentam equipados.
7. Quanto à preparação física, o Prof. José Esteves, recomendava que os Árbitros deveriam correr, duas vezes por semana uma distância nunca inferior a 3 quilómetros. Dos títulos Alimentação, Repouso, Massagens e Excitantes, realço os seguintes: Banhos-Vantagens dos banhos quentes por conciliar o sono e retemperar os músculos. Vida Sexual-Abstenção total de todos e quaisquer actos que levem a um desgaste físico, pelo menos 48 horas antes dos jogos!!!...
8. O Comandante da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, determinou, em 11 de Maio de 1957, que os seus agentes, nos campos de futebol, logo que prevejam qualquer desacato com o Árbitro, façam evacuar a zona da sua cabina para que possa haver a necessária segurança. A Comissão Central congratulou-se com esta medida e pretende que seja extensiva a todo o país.
9. A Comissão Distrital de Beja dá conta do programa de palestras a levar a efeito nos próximos 3 meses.
10. O Secretário-Geral da FIFA, Kurt Gassman, elogia a participação de Filipe Gameiro Pereira no curso da Suiça.
11. Seriedade e Honestidade é o título do original de José Rosa Dias Nunes, Árbitro de Faro.
12. A Tribuna do Árbitro responde a 5 questões colocadas por leitores.
13. Curiosidades: O Árbitro espanhol Gardeazabal FIFA, vindo de Curaçau (Antilhas Holandesas), visitou a sede da Comissão Central e apresentou cumprimentos de cortesia. Registaram-se algumas reclamações pelo facto do Boletim O Árbitro não ser vendido pelos ardinas de Lisboa. Os fiscais de linha da 1ª Divisão, tencionam reunir-se num almoço íntimo (sic), a fim de comemorarem a sua estadia nas respectivas equipas, por mais dois anos…
Foto: Capitães do Benfica e Sevilha, perante a equipa de arbitragem francesa, cumprimentam-se antes do jogo da segunda-mão para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, realizado no Estádio da Luz, em 26 de Setembro de 1957 (5ª feira), terminando com o empate a zero golos. O clube português seria eliminado por ter perdido o primeiro jogo por 3-1.

Quanto ao número 4, de Outubro de 1957, realça-se:

1. Foram publicados os seguintes artigos: As Comissões Distritais, as suas funções e as suas necessidades…, de Filipe Gameiro Pereira (Lisboa). A Arbitragem Portuguesa no Estrangeiro, de Eduardo Gouveia (Lisboa). O Árbitros e o seu comportamento social, de Patrício Álvares (Lisboa). Os Árbitros! Eu conheci-os bem, do Arqº Anselmo Fernandez (Treinador). A Disciplina, de Isidro Fragoso (Porto). O Conceito da Obstrução, de Carl Koppehel (Alemão). Análise ao Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol e a sua utilização, do Dr. Décio de Freitas (na foto a fazer o sorteio entre duas capitãs num encontro internacional). O Árbitro e a sua actuação, de Barros de Campos (Vila Real).
2. Anuncia-se a Festa de Homenagem a Paulo Oliveira, que se retirou da actividade por limite de idade.
3. Curiosidades: O Boletim já está nas bancas de Lisboa. A revisão dos prémios continua por resolver, assim como o seguro do Árbitro. A gripe asiática atacou alguns colegas a quem se desejou rápidas melhoras para regressarem às lides do apito. Os Árbitros FIFA António Calheiros, Raul Martins, Manuel Andrade Pinto e Dr. Décio de Freitas ministraram lições sobre as Leis do Jogo aos jogadores do Belenenses, que foram muito proveitosas.
Foto: Equipa de arbitragem no Portugal-Inglaterra (Militares), disputado em Lisboa no dia 10 de Outubro de 1957 (5ª feira), constituída pelo espanhol Vicente Caballero (Árbitro), ao centro, auxiliado por Capitão Dennis (Inglês), à esquerda, e o Mestre Joaquim Campos.

Sem comentários: