domingo, 21 de outubro de 2007

GRALHAS (I)



Como se sabe a gralha (ver imagem) é uma ave de grandes dimensões – pode atingir meio metro – totalmente preta, inclusive o bico e as patas. Tem hábitos agressivos.

Mas, jornalisticamente falando a gralha (a outra) é de facto um inimigo dos tipógrafos desde tempos imemoriais até aos jornalistas actuais, mesmo com computador e tudo. Ela é, também, ofensiva e desagradável, mas às vezes hilariante e brejeira, para quem gosta de ler bom português. Não se deve confundir com erro. A gralha é involuntária, obra do acaso ou de distracção, enquanto o erro é por ignorância.

Ora, como tenho uma vasta colecção destes últimos bicharocos tenho o gosto de divulgá-la na sua totalidade. Assim, a partir de hoje, peço também a vossa colaboração, no sentido de detectarem a flagrante incorrecção e darem-me conta da vossa descoberta. Fico-lhes grato e à espera.

AVISO IMPORTANTE: Algumas gralhas tipográficas têm a classificação máxima, isto é, são mais propriamente para adultos. Mas como vieram publicadas em jornais ditos de referência, logo vulgares e sem qualquer anotação sobre o assunto, e que estão sempre ao alcance de quem sabe ler, aqui fica o alerta, que poderá ser, igualmente, o despertar da curiosidade…

Então, aí está a primeira, publicada no extinto jornal Diário Popular (1943 a 1991), no dia 22 de Outubro de 1973.

Sem comentários: