domingo, 2 de dezembro de 2007

ALBERTO HELDER – AGRADECIDO



Foi com redobrada satisfação que recebi mensagens de dois jovem árbitros que têm a seu cargo sítios que se dedicam à informação relacionada com o futebol, especialmente da sua zona geográfica e, claro está, do sector do seu agrado, a arbitragem.

São eles (por ordem alfabética): o José Carlos Silva Campos Rodrigues, de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra, filho do antigo Árbitro Abel Vasco Campos Rodrigues, que responde pela página do Núcleo de Árbitros de Futebol da Beira Serra (http://www.nafbeiraserra@hotmail.com/) e o Luís Miguel Branco Godinho, de Borba, Distrito de Évora, responsável pelo sítio APITO DE LATA (http://www.apitodelata.blogspot.com/).

Peço, pois, a vossa atenção às respostas que elaboraram, depois de lhes ter solicitado autorização para colocar os necessários elementos de acesso aos seus canais informativos no meu blog.

27.11.2007, 10H40 - Caro José Carlos Rodrigues

Vi com agrado o blog do Núcleo Beira Serra e, desde já as minhas felicitações pela sua qualidade, pela informação e pelos objectivos que pretendem atingir.

Agradeço a referência que fazem ao meu nome na tal foto onde me encontro com os meus veteranos companheiros da mesma causa. Se me é permitido uma pequena observação: Eu fui o árbitro do primeiro tempo e no segundo Ramiro Santiago. Junto, para vosso arquivo, algumas das imagens recolhidas naquele jogo-convívio.

Entretanto, caso não haja da vossa parte algo em contrário, poderei pôr na minha página o vosso link. Para tal solicito que me seja dada a respectiva autorização. Quanto ao meu, os seus conteúdos e fotos estão à vossa disposição. Poderei adiantar que assumi o compromisso pessoal de publicar uma notícia diariamente até Agosto próximo, depois já será esporadicamente, segundo as minhas previsões de agora. Vamos ver...

Saudações

Alberto Helder


27.11.2007, 11H41 - Caro Alberto Helder Antes de mais, agradecer as fotos e o tempo que nos dispensou ao envia-las. É para nós uma grande honra que o nosso blog esteja mencionado na sua página. É para nós motivo de orgulho ser "lembrado" por um nome incontornável da arbitragem portuguesa, como é o amigo Alberto Helder.Permita-me que o trate por "amigo", mas como "defensor da sua dama", e pelo carácter, bom humor e espírito jovem a que sempre nos habitou, leva-me a que o considere como um amigo. Eu pessoalmente sou um grande fã seu, nas poucas (infelizmente) conversas que tive consigo, aprendi sempre muito e sempre me deliciei a ouvi-lo. Não é o e-mail apropriado para lhe dizer isto, visto que não é o meu, é o do núcleo que estou integrado, mas acho que não é por aí que vem mal ao mundo. Tive consigo três ou quatro situações diferentes, uma das quais em Rio Maior, no IV Encontro Nacional do Árbitro Jovem, onde tive a oportunidade de o ouvir dissertar sobre "Ética e deontologia na arbitragem", discurso que ainda hoje, volvidos 3 anos, me recordo com a maior das clarezas, onde sempre me vem à memória que "o árbitro não pode cumprimentar alguém com a mão «mole», tem de ter a «coisa dura», é aí que se mostra que estamos lá, é onde as pessoas vêm que a segurança é característica que impera no seio da arbitragem". Outra situação, onde particularmente fiquei emocionado, foi numa visita minha às instalações da APAF. O Alberto Helder estava sozinho na sede, fez-me, amavelmente, uma visita-guiada às diversas divisões e, no final, deu-me bons conselhos, que ainda hoje os "ouço", como que narrados na 1.ª pessoa, na minha cabeça: "Por vezes o caminho nem sempre é fácil, existem muitas barreiras a ultrapassar, muitos «perigos» a superar. Com humildade, respeito (por ti e pelo próximo), trabalho, suor e dedicação, chegamos o mais alto que conseguimos e, ao olhar para baixo, vemos que voltaríamos a repetir tudo como foi. Passos lentos e com força são a chave para o sucesso na tua carreira! Força, acredita em ti!". Esses conselhos, digo-lhe muito sinceramente, serão, até ao fim do silvo do meu apito, os passos que darei, sempre com essa conversa em mente... Por fim, e porque não quero ser maçador, dizer-lhe que sou filho de um ex-árbitro de futebol que, curiosamente, começou na AFLisboa e fez muitos jogos consigo. De seu nome Abel Rodrigues, sempre me mostrou o Alberto Helder como uma pessoa muito amiga do seu amigo, amável, disciplinado e rigoroso. Sempre me disse que o rigor e a disciplina que o Alberto Helder tinha levou-o a ser o que é hoje, um gigante da arbitragem portuguesa, que mesmo não tendo FIFA no peito, em muito contribuiu para o bem dos homens do apito portugueses. Sempre me disse também, que qualquer árbitro que pelo Alberto Helder fosse instruído ou "trabalhado" não mais voltaria a ser o mesmo, evoluiria muitíssimo!É com base nestes ensinamentos, com base no seu percurso e na sua qualidade, que me orgulho muito de enviado um e-mail para o meu núcleo. Não são meras palavras, são realidade... Gostaria de saber também se posso ter o atrevimento de colocar no nosso blog o link associado à sua página. Deixo o meu contacto pessoal, para quando tiver a passar por Oliveira do Hospital, me dar o prazer que poder almoçar consigo, bem como para me informar de boas-novas do mundo da arbitragem. Desde já o meu bem-haja por tudo o que fez, e ainda faz, pela arbitragem, e por ser uma peça fulcral na construção do meu carácter enquanto árbitro de futebol. Com os meu melhores cumprimentos, votos de um bom natal e um próspero ano novo,José Carlos Rodrigues

28.11.2007, 18H43 - Caro

Afinal, quem está agradecido sou eu... Com tantas e afectuosas deferências que muito me honram e sensibilizam, não posso deixar de expressar o meu bem-haja!

Aquele abraço enorme e bem apertado a seu pai, o grande Abel Rodrigues.

Saudações

Alberto Helder

28.11.2007, 01H25 - Caro Luís Miguel Branco Godinho

Vi com agrado o blog Apito de Lata e expresso, desde já, as minhas felicitações pela sua qualidade, pela informação e pelos objectivos que pretende atingir.

Dou conta que também tenho endereço na net (albertohelder.blogspot.com), e, caso não haja da sua parte algo em contrário, poderei pôr na minha página o vosso link. Para tal solicito que me seja dada a respectiva autorização.

Quanto ao meu, os seus conteúdos e fotos estão à sua disposição. Poderei adiantar que assumi o compromisso pessoal de publicar uma notícia diariamente até Agosto próximo, depois já será esporadicamente, segundo as minhas previsões de agora. Vamos ver...

Saudações

Alberto Helder

28.11.2007, 08H52 - Bons Dias!
Caro amigo Alberto Helder,
Foi com muita satisfação que hoje de manhã, quando abri a caixa do meu correio pessoal verifiquei que tinha um e-mail seu. Desde já lhe digo que sou um visitante assíduo do seu espaço na blogosfera e que o felicito por tal, pois já são poucos com tanto amor á camisola.
Em relação ao seu pedido para colocar o link do meu blog no seu, é óbvio que autorizo, sem margem de para dúvida alguma.
O mesmo lhe digo em relação a tudo o que neste meu espaço é publicado, como diria eu, sinta-se em sua, e retire o que deste espaço achar interessante.
Faço votos para que continue com essa força a puxar pela arbitragem, é raro e eu tenho noção disso. Eu normalmente publico sempre uma notícia por dia, quando não são mais e descanso ao fim de semana.
Bem, despeço-me por aqui, deixando os meus maiores cumprimentos e tendo a certeza ser o início de uma amizade.
Luís Godinho
Nota: Ainda me lembro de você no único encontro de árbitros jovens em que fui em Rio Maior.

28.11.2007, 18H59 - Caro

A sua mensagem calou-me bem fundo pelas palavras amigas que me dedica, que muito agradeço.

Espero, pois, merecer a amizade de quem também sente a causa com fervor, empenho e voluntariado.

Saudações

Alberto Helder

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu querido amigo fico muito feliz e orgulhoso por saber que o Homem que mais sabe de Arbitragem em Portugal (e nao só)esteve no meu Distrito em nome do Futebol e a titulo particular.
Para quando o agradecimento publico das gentes do futebol ao Homem que consagrou a sua vida á arbitragem e «segurou» a APAF durante tantos anos?
Obrigado Alberto Helder 1 abraço