domingo, 16 de dezembro de 2007

PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA – ANIVERSARIANTE



Este meu Bom Amigo brasileiro faz hoje anos 34 anos e aqui estou a enviar-lhe um abração de parabéns!

Paulo César, por ter sido um mau guarda-redes enveredou pela carreira de árbitro na Federação Paulista de Futebol e em tão boa hora, diga-se, pois ostenta a insígnia da FIFA desde 1999 e, graças à sua classe, humildade e saber, tem sido chamado a dirigir imensos e importantíssimos encontros, não só no seu país – onde a fasquia dos jogos é elevada face à intensa competitividade e paixão inultrapassável que se verifica em cada partida – como a nível internacional, especialmente na Taça dos Libertadores e na Copa Sul-americana. Registe-se a sua participação no Mundial Sub-17, realizado em Trinidade e Tobago, em 2001.

Muito crítico para consigo próprio quando comete algum lapso nos rectângulos, o que é coisa raríssima, trabalha cada vez mais para prestigiar a arbitragem brasileira nos torneios mais relevantes do desporto-rei no mundo inteiro. É que os grandes eventos, tais como o 2010-África do Sul e 2014-Brasil, estão aí à porta…

Solidário e integro, sério e dedicado, simpático e respeitador, dotado de forte personalidade, valores de referência sempre exigidos a qualquer Árbitro, aliados à agradável postura que tem, à sua maneira de estar e ser e aos superiores conhecimentos que desenvolve, são uma mais-valia para o futebol, que se dignifica com a sua presença, com o seu contributo.

Patrícia Carla (sua sobrinha) e Luís Flávio (seu irmão), já formam o clã Oliveira no seio da causa de arbitragem. Um dia ainda vamos ver uma foto do trio a arbitrarem num qualquer Estádio!

Para mim, Paulo César Oliveira, que já o vi actuar ao vivo e na televisão, considero-o o mais europeu dos Árbitros sul-americanos, pela forma discreta, simples e objectiva, sem dar nas vistas… Sou seu admirador confesso.

NOTA: No Brasil um curso de candidatos a Árbitro de Futebol demora 18 meses: um ano para as aulas teóricas e o tempo restante para as sessões práticas…

Sem comentários: