segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

ODIVELAS-OPERÁRIO, O ÚLTIMO JOGO QUE PRESENCIEI EM 2007


Foi na tarde de anteontem, dia 29 de Dezembro, sábado, no Estádio Arnaldo Dias, entre as equipas do clube da casa, o Odivelas Futebol Clube (Fundado em 1939) e o Clube Operário Desportivo, de Lagoa, da Região Autónoma dos Açores (F. 02.01.1948), da 16ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, série D, tendo vencido os primeiros por 2-0.
Equipa de Arbitragem: André Miguel Furtado Alves Gralha (Árbitro), Adelino José Casimiro Crespo e Gonçalo Rodrigues Dias, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém.
Tive o privilégio de me fazer acompanhar com Hamed Oult, Presidente da Associação de Treinadores de Futebol da Guiné-Bissau, que se encontra em Lisboa, que apresentei ao amigo José Miguel Correia Vedor, Vice-Presidente da Associação de Futebol de Beja, que assistiu ao desafio connosco.
A propósito deste jogo e ao consultar o sítio da equipa açoriana, (www.clubeoperario.com), deparei com uma crónica sobre a equipa de arbitragem que me obrigou a remeter, no dia do jogo, a seguinte mensagem:

Caros

Ao pretender obter informações sobre o vosso prestimoso clube para divulgar na minha página na net (albertohelder.blogspot.com) deparei-me surpreendentemente com uma critica à equipa de arbitragem do jogo de hoje, em que a vossa equipa saiu vencida, a qual, em abono da verdade, não corresponde ao que se passou no jogo.

A equipa de arbitragem não contribuiu, em nada, para o resultado adverso que se verificou para o COD. As referências que lhe são dirigidas são injustas e incorrectas, pois do que é afirmado não corresponde ao que se passou, o que lamento.

Como podem verificar no meu currículo, não sou simpatizante do clube que jogou em casa e vi o jogo com dois amigos, também eles sem qualquer vínculo aos contendores, srs. Hamed Oult (da Guiné-Bissau) e José Miguel Vedor (de Beja), os quais, ao apreciarem o trabalho da equipa de arbitragem no final, foram unânimes comigo ao dizerem que a sua actuação foi muito boa, sem erros, sem influência ou prejuízo para ambas as equipas. Quanto ao lance que V. Exª dizem não ter sido validado um hipotético golo para o Operário, deve-se somente há existência de um simples fora-de-jogo que é assinalado de imediato e peremptoriamente pelo Árbitro Assistente, sr. Gonçalo Dias.

Pelo punho de alguém que não se identifica, foi escrita a palavra "sonegada", que como V. Exªs sabem é um termo ofensivo. Isto para quem tem um historial brilhante e limpo, que é o caso dos elementos da equipa de arbitragem, é uma afronta grosseira e gratuita . Só é possível por vir expressa num sítio clubista onde tudo é permitido, incluindo este modo de estar no Futebol. No meu entender só para agradar aos seus ilustres sócios e adeptos, justificando o injustificável, com o palavreado mais apropriado à circunstância de momento. Há que assumir responsabilidades no que se diz, pois doutra forma é contribuir para a negação do desporto que se pretende seja uma escola de virtudes, mesmo para os cronistas que têm comportamentos menos felizes, como foi o caso de hoje.

A informação que procurei e recolhi do vosso clube refere-se à data da sua fundação. Obrigado.

Saudações Festivas

Alberto Helder

2 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre "esta no sitio certo a hora certa", com a globalizaçao apareceu as paginas dos clubes e se o Alberto Helder perder um bocadinho a analizar paginas dos clubes de outras modalidades e precisamente a mesma coisa. Felizmente para os arbitros ainda existem pessoas como o Alberto Helder.

Um abraço e continue,

Jaime Vieira

Anónimo disse...

EPOCA 2008/2009

27-08-2008


O ODIVELAS FUTEBOL CLUBE NO ESCALAO DE INICIADOS VISITOU O CLUBE DE FUTEBOL OS BELENENSES NO ESTADIO DO RESTELO PARA UMA PARTIDA DE CARACTER PARTICULAR QUE TERMINOU COM O RESULTADO FINAL DE 4-1 FAVORAVEL AOS AZUIS DO RESTELO.


C.F.BELENENSES-4
ODIVIELAS F.C.-1


EQUIPA DO C.F.BELENENSES

1-MIGUEL SANTOS-G.R.
2-FLAVIO
3-NUNO-CAP.
4-DIOGO
5-HUGO VINHA
6-ANDRE RODRIGUES
7-JOAO FERREIRA
8-TOMAS GREGORIO
9-GONÇALO RIBEIRO
10-FRED
11-DORIVALDO

SUPLENTES:
12-JOAO MANUEL-G.R.
13-OSCAR
14-DANIEL MBALA
15-SIMAO
16-KIKO
17-GONÇALO BARROSO
18-JOAO PITEIRA
19-RICARDO VINHA
20-PEDRO GUSMAO

TREINADORES:
JOAO MADURO
RICARDO GODINHO