domingo, 20 de abril de 2008

O PROF. DR. MANUEL SÉRGIO COMEMORA AS SUAS BODAS DE DIAMANTE (75 ANOS DE VIVA BEM VIVIDA)


Este meu Bom Amigo está de parabéns, por mais um aniversário que espero seja tão bem festejado como, desde sempre, tem sido a sua brilhante e inigualável carreira académica, social e, acima de tudo, como formador de pessoas ávidas de assimilarem toda a sua experiência, todos os seus saberes, incuindo os da Universidade da Vida, onde o seu dia-a-dia, a sua vivência entre culturas, falares e sentires são momentos marcantes e deliciosamente absorvidos para quem deles quer partilhar e saborear…

-Com Mário Real a entregar-lhe a Distinção da APAF-


Orgulhamo-nos de ter um Amigo com esta dimensão. Também Portugal sente-se honrado por ter um filho que o prestigia profundamente, o dignifica de forma superior. Regozijamo-nos, ainda, pelo facto do Prof. Dr. Manuel Sérgio ser sublimemente considerado por tudo o que tem feito, aquém e além fronteiras.

-Com o Prof. Dr. José Alves-


Manuel Sérgio Vieira e Cunha, nasceu em Lisboa, no dia 20 de Abril de 1933 e, para além de ser um grande apoiante do Clube Futebol Os Belenenses, clube do seu coração, foi deputado e político. É ensaísta, poeta, professor universitário e mais o que adiante se lerá…

-Da direita: Dr. António Sérgio (Presidente da APAF), o aniversariante, Prof. Moniz Pereira e eu-


Está considerado mundialmente como o maior pensador vivo da Educação Física contemporânea. Notabilizou-se como ensaísta do fenómeno desportivo e filósofo da motricidade humana, onde defende o homem como atleta e não como máquina.

Eis o seu pensamento, nestas suas simples expressões:
“Vivi 50 anos em ditaduras o que é suficiente para não acreditar nelas. Nem das de direita, nem tão pouco nas de esquerda”.
”O Desporto não é apenas correr e pular. É preciso passar do físico ao humano. O Desporto é, sobretudo, a expressão corporal do desenvolvimento social de um povo”. “Há mais de vinte e cinco anos, quando o José Mourinho era meu aluno, ele quis saber de mim o que era preciso para ser um grande técnico de futebol. Eu disse apenas uma frase, que, segundo ele próprio, mudou sua forma de observar o desporto: Estude Ciências Humanas, disse-lhe eu”.

-Numa alocução, onde tive o privilégio de o apresentar-


A propósito de José Mourinho, o técnico de futebol, português, conceituado internacionalmente, seu antigo formando, já afirmou que Bobby Robson e Luís Van Gaal, grandes figuras no meio, não lhe ensinaram o que o seu Mestre lhe ensinara!

-Amizade, Consideração e Respeito-

Para que não surjam dúvidas quanto à classe, personalidade e humildade deste meu bom Amigo, tomo a liberdade de transcrever o seu magnífico currículo:

É licenciado em Filosofia, pela Universidade Clássica de Lisboa, e Doutor de Professor Agregado em Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana”, defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência.
É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e co-autor de 37 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e estrangeiras.
É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia. É actualmente Presidente do ISEIT (Instituto Piaget-Almada).
É sócio fundador da Sociedade Internacional de MotricidadeHumana e da Sociedade Português de Motricidade Humana.
É o sócio 852 do Clube de Futebol Os Belenenses e foi presidente da assembleia-geral do seu clube de sempre (1991/93) e vice-presidente da sua Direcção. Foi também presidente da assembleia-geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa.
Entre 1952 e 1965 foi funcionário do Arsenal do Alfeite (Ministério da Marinha).
De 1965 a 1968 foi professor de Português e História na Escola Comercial e Industrial Emídio Navarro e professor de Filosofia no Colégio padre António Vieira, ambos em Almada.
Em 1968 ingressou no Centro de Informação e Documentação do Fundo de Fomento do Desporto e começou a leccionar na Escola de Educação Física de Lisboa, que diplomava instrutores desta especialidade.
Em 1971 participou em Madrid no congresso da FIEP-Fédération Internationale d’Education Physique, e passou a ser o redactor da Revista desta organização para os países de língua portuguesa.
Em 1972 pertenceu ao Comité Director do Boreau Internationale de Documentation et d’Education Physique et Sport (CIEPS-UNESCO), cargo que deixou em 1978 para seguir a vida universitária.
Em 1975, a convite de uma delegação de alunos do INEF-Instituto Nacional de Educação Física foi convidado para professor deste estabelecimento estatal, onde começou a leccionar Introdução à Política. Seria depois professor no ISEF-Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa das disciplinas Introdução à Educação Física, Filosofia das Actividades Corporais, e, já na Faculdade de Motricidade Humana, Epistemologia da Motricidade Humana.
Em 1976, 1983 e 1985, respectivamente, recebeu convites para ensinar no INEF (Madrid), Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A partir de 1977, é colaborador da Editorial Verbo, na sua enciclopédia Polis. É também director da colecção “Educação Física e Desportos”, da Editorial Compendium-coleção que fundou, na companhia de Noronha Feio.
Acedendo a convite de Pierre Parlebas, foi representante, em Portugal, da revista Motricité Humaine.
Em 1980, é equiparado a professor auxiliar convidado, sob parecer dos doutores João Evangelista Loureiro, Augusto Mesquitela Lima, Henrique de Melo Barreiros e Francisco Sobral Leal, o qual acentuava, no Dr. Manuel Sérgio, “um currículo científico brilhante”, de que resultará “um inestimável benefício e prestígio para a instituição que acolher o seu fecundo labor”.
Conferencista no I Congresso Nacional de Medicina Desportiva, organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (Lisboa, 22 a 24 de Outubro de 1981).
Em 1982, foi prelector, no ciclo de palestras “O Desporto e a Sociedade Moderna”, organizado pelo Instituto Nacional dos Desportos. Neste mesmo ciclo de palestras, orientou um colóquio na companhia dos Professores Doutores José Maria Cagical e José Barata-Moura.
Em 1983, nos dias 8 e 9 de Abril, participou nas I Jornadas Científico-Desportivas da Associação de Profissionais de Educação Física de Braga.
Ainda em 1983 e nos dias 4, 5 e 6 de Junho, participou no XIV Congresso do Grupo Latino de Medicina Desportiva, realizado em Madrid, no Hospital Provincial, a convite do vice-presidente, Dr. Marcos Barroco.
Em Setembro de 1983, visitou pela primeira vez o Brasil, a convite dos Profs. Doutores Laércio Elias Pereira e Lino Castellani Filho (Secretário nacional do Desenvolvimento do Esporte e do Lazer do primeiro mandato do Presidente Lula), para participar no Congresso do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, de que foi eleito “sócio benemérito”. De então até hoje, tem visitado anualmente o Brasil designadamente a convite de várias instituições universitárias.
Nos dias 23 e 24 de Maio de 1984 participou no ciclo de conferências “Motricidade Humana-Ciência e Filosofia”, organizadas pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa (ISEF/UTL), na companhia de Armando Castro, Ana Luiza Janeira e Jorge Correia Jesuíno. Apresentou o trabalho seguinte: “A Investigação Epistemológica, na Ciência da Motricidade Humana”.
Em 20 de Julho de 1984, por proposta de Acácio Rosa, foi eleito, em assembleia-geral do Clube de Futebol Os Belenenses, seu sócio de mérito.
Durante o mês de Novembro de 1984, proferiu palestras em sete ilhas da Região Autónoma dos Açores, a convite do director regional da Educação Física e Desportos, Dr. Eduardo Monteiro.
Entre 10 de Janeiro e 4 de Abril de 1985, integrou o corpo docente do IV Curso de Actualização em Medicina Desportiva, destinado a médicos que pretendiam dedicar-se ao exercício desta especialidade.
Durante o mês de Setembro de 1985, visitou o Brasil, a convite da Universidade Federal da Paraíba e do Colégio Brasileiro das Ciências do Esporte.
Em Novembro de 1985 é o director do I Curso de Treinadores de Futebol de Salão, organizado pela Associação lisboeta desta variante.
Em 6 de Junho de 1986, defende a sua tese de doutoramento, sob a orientação do Prof. Dr. João Evangelista Loureiro, vice-reitor da Universidade de Aveiro, no ISEF/UTL. Nesta sua tese, ele defendeu, não só a existência da ciência da motricidade humana (CMH) que integra, no seu entender, o desporto, a dança, a ergonomia e a reabilitação, como fundamentou, epistemologicamente, a criação da Faculdade de Motricidade Humana que, administrativa e politicamente, se deveu ao Prof. Doutor Henrique de Melo Barreiros, então presidente do conselho cientifico do ISEF/UTL. A tese é anti-dualista, anti-positivista e pós-moderna, dado que se integra numa transição paradigmática e num conhecimento-emancipação (Boaventura Sousa Santos) e portanto anti-colonialista e anti-imperialista. Do ponto de vista epistemológico, a tese é pós-cartesiana, pois que rejeita o dualismo “res gogitans versus res extensa” (reflexo do dualismo social e político) e até as duas culturas sugeridas por C.P. Snow e aceita a complexidade humana. Manuel Sérgio cria mesmo uma definição nova de motricidade: “a energia para o movimento intencional da transcendência, ou superação”. Trata-se de um “paradigma emergente”, mas que sabe que “o princípio da incompletude de todos os saberes é condição de possibilidade de diálogo e debate epistemológicos, entre diferentes formas de conhecimento (Boaventura de Sousa Santos, “a gramática do tempo - para uma nova cultura política”, Edições Afrontamento, Porto, 2006).
A CMH é, para Manuel Sérgio e para a Sociedade Internacional de Motricidade Humana, uma nova ciência social e humana. Para eles, a educação física, epistemológica e ontologicamente, não existe, porque não existe uma educação unicamente de físicos. Manuel Sérgio, no entanto, nas aulas e nas conversas particulares, já vai chamando também à CMH um “híbrido cultural”, misto de ciência, tecnologia, arte, filosofia e senso comum. De igual modo e de acordo com o que este autor defende, há mais de 20 anos, a própria “preparação física” do desporto altamente competitivo não tem sentido, já que o treino se deve subordinar a um modelo de jogo, onde são trabalhados simultaneamente os vários aspectos do humano.
Os brasileiros Anna Feitosa (na Universidade do Porto), Ubirajara Oro (na Universidade Técnica de Lisboa), João Batista Tojal (na Universidade Técnica de Lisboa), Vera Luza Lins Costa (na Universidade Técnica de Lisboa), Luciana do nascimento Couto (na Universidade da Beira Interior), a espanhola Ana Rey Cão (na Universidade da Corunha), os portugueses Paulo Dantas e Abel Aurélio Abreu de Figueiredo (na Universidade Técnica de Lisboa), e o chileno Sérgio Toro Arévalo (na Pontifícia Universidade Católica do Chile) fizeram as suas teses de doutoramento, fundamentados na CMH, que Manuel Sérgio criou. Outro tanto poderá dizer-se das teses de mestrado dos mestres Vítor Ló e Carlos Pires (na Universidade da Beira Interior), do Prof. Doutor Gonçalo M. Tavares (na Universidade Nova de Lisboa) e do doutoramento de Ermelinda Ribeiro Jaques, doutorada em Ciências da Enfermagem (no ICBAS/Universidade do Porto). Apresta-se a defender, na Universidade da Beira Interior, a sua tese de doutoramento, à luz deste mesmo paradigma, a luso-brasileira Ana Maria Pereira.
Foi professor convidado, durante os anos de 1987 e 1988, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-Brasil). Leccionou nos cursos de graduação da Faculdade de Educação Física e nos doutoramentos da Faculdade de Educação. O convite foi subscrito pelo reitor Paulo Renato da Costa e Sousa (que seria depois o Ministro da Educação dos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso), sob p+proposta do Prof. Doutor João Batista Tojal, ao tempo director da Faculdade de Educação Física da Unicamp.
Foi conferencista, na 40ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (São Paulo, 10 a 16 de Junho de 1988).
Em 1988, foi patrono, eleito pelos alunos, do primeiro curso de Educação Física da Unicamp.
Em 1990, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo, concedida pelo presidente da República do Brasil, Dr. José Sarney (Diário Oficial, de 19 de Fevereiro de 1990).
De 1991 a 1995, foi deputado (Assembleia da República), na VI Legislatura, pelo Partido de Solidariedade Nacional, de que foi o primeiro presidente.
Conferencias ta no I Congresso Brasileiro de Educação Motora, que decorreu, na Unicamp, de 16 a 28 de Setembro de 1994.
No dia 23 de Agosto de 1996 profere uma palestra na Escola de Educação Física da USP (Universidade de São Paulo, intitulada “Questões Epistemológicas da Motricidade Humana”.
Conferencista do colóquio “Heresia e Ciência - lições do milénio”, organizado pela UTL (Universidade Técnica de Lisboa, no auditório 3 do Instituto Superior de Economia e Gestão, nos dias 8 e 9 de Março de 1999.
Convidado especial, durante a celebração dos 500 anos do “achamento” do Brasil, da prefeitura municipal de Passo Fundo. Leu um discurso da sua autoria, na catedral desta cidade (22/4/2000). Foi mesmo considerado, pelo prefeito Dr. Júlio César Canfild Teixeira, Hospede Oficial do Município, de 20 a 26 de Abril de 2000.
Prelector do curso de Treinadores de Futebol do IV Nível/Pró-UEFA/Lisboa, 2001, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.
Conferencista da semana “Paulo Freire-80 anos”, de 27 a 31 de Agosto de 2001. O convite foi-lhe endereçado pelo Partido dos Trabalhadores de São Paulo.
Leccionou, entre 2002 e 2005, no mestrado em Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior.
Orientou um Seminário, sob o tema “Motricidad Humana-un paradigma emergente”, na Universidad Metropolitana de Ciências de Educacion, Santiago, Chile, de 8 a 12 de Abril de 2002.
Conferencista no I Congresso “Desporto e Motricidade Humana”, realizado pela Universidade Jean Piaget de Luanda (Angola), nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2004.
Conferencista no Colóquio Internacional sobre Vergílio Ferreira (Universidade Católica, Lisboa), realizado nos dias 10, 11 e 12 de Março de 2004, com o tema “O Corpo de Vergílio Ferreira”.
Membro da comissão científica e conferencista nas III Jornadas da Saúde Mental do Idoso, efectuadas em Braga, entre 13 e 15 de Março de 2004.
Conferencista no I Congresso Bienal da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no Instituto Piaget, Viseu, nos dias 19, 20 e 21 de Abril de 2004.
Distinguido pela APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol com a Medalha “Reconhecimento”, em sessão pública, no dia 12 de Maio de 2004, 25º aniversário da sua fundação.
Convidado de honra e conferencista do Simpósio Internacional “Cuerpo, Motricidad Y Desarrollo Humano-una mirada transdisciplinar”, efectuado em Medellin, Colômbia, de 19 a 22 de Maio de 2004. Nesta mesma cidade, a Universidade de Antioquia distinguiu-o com o título de “professor honorário”.
Professor visitante, na Pontifícia Universidade Católica do Chile, durante o mês de Novembro de 2004.
Em 10 de Outubro de 2004, foi homenageado, em sessão pública, pela Universidade Fernando pessoa (Porto).
Conferencista no “Colóquio sobre Epistemologia da Educação Física”, organizado pelo Conselho Federal de Educação Física, Rio de Janeiro, 18 a 20 de Julho de 2005.
Em Dezembro de 2005, voltou à PUC do Chile, onde proferiu duas conferências e foi arguente do doutoramento do chileno Sérgio Toro Arévalo.
No dia 19 de Fevereiro de 2006, foi prelector no Congresso do Desporto (Portugal)-fase distrital de Setúbal.
Nos dias 24 e 25 de Março de 2006 na Região Autónoma dos Açores foi conferencista no I Congresso de Futebol do Clube Desportivo de Santa Clara.
No dia 17 de Setembro de 2006, apresentou um trabalho a um grupo de treinadores de futebol brasileiros, convidado pelo Dr. João Paulo Medina, também treinador de futebol e antigo professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Assistiu a esta palestra a Doutora Regina Brandão, psicóloga com muitos anos de trabalho no futebol.
Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2006, participou, em São Paulo, no Congresso Internacional de Epistemologia da Educação Física, organizado pelo Conselho Federal de Educação Física.
Daqui para a frente só consegui obter mais os seguintes registos:
Em 21 de Junho de 2007, aquando duma festa de homenagem promovida pelo Instituto Piaget, em Almada, que juntou largas centenas de seus amigos, alguns vindos do estrangeiro, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias, entregou-lhe a medalha de Honra ao Mérito Desportivo, atribuída pelo Governo da República Portuguesa.
Em 10 de Julho de 2007 a Câmara Municipal de Almada condecorou-o com a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação pelos feitos em prol da ciência do desporto.
Para além deste fantástico e maravilhoso registo das actividades dum Homem que a Sociedade muito lhe deve, dou conta que colaborou, como sempre de forma superior,
no encerramento do curso de candidatos a árbitro de futebol da Associação de Futebol de Lisboa, proferindo uma palestra que a todos encantou.

Ainda com a associação de classe dos Árbitros portugueses, a APAF, em 2002, na tomada de posse dos seus dirigentes, proferiu um discurso apropriado e circunstanciado à actividade que respeita e admira. A sua presença e a sua intervenção no III Encontro Nacional dos Árbitros Jovens, em Rio Maior, também foi de alto nível e muito bem aceite pelos rapazes e raparigas, recolhendo assim proveitosa aula para o seu futuro desportivo.

Por último, é-lhe dedicado o livro “Motrisofia, Homenagem a Manuel Sérgio” (Edição Instituto Piaget, 2007, 440 páginas), onde um grupo de notáveis exprime o seu tributo a Manuel Sérgio, dedicando-lhe palavras sentidas e carregadas de muito simbolismo e respeito, reconhecendo, desta forma, o seu contributo e o seu valor, académico e social, para a comunidade desportiva universal.

A título de curiosidade, deixo aqui o nome de alguns dos subscritores, suas funções e o título da dedicatória:

Dr. Laurentino Dias, Secretário de Estado Desporto:
“Ao Meu Amigo Manuel Sérgio”.
Dr. António de Almeida Santos, Presidente do Partido Socialista:
“O Meu Amigo Manuel Sérgio”.
Dr. José Medeiros Ferreira, Professor da Universidade Nova de Lisboa:
“O futebol como democratização do corpo-ou a minha homenagem a Manuel Sérgio”.
Dr. Jorge Steinhilber, Presidente do Conselho Federal de Educação Física (Brasil): “Manuel Sérgio e Manoel Tubino: Dois Idealistas”.
Dr. Simão Pedro (Sociólogo e deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (São Paulo) e Prof. Rogério dos Anjos (Professor de Educação Física): Manuel Sérgio:
“O Desporto e a Política”.
Professor Catedrático Manuel Ferreira Patrício, Universidade de Évora:
“Manuel Sérgio-Uma Vida Sob o Signo de Ser”.
Vítor Serpa, Director do jornal A Bola:
“Manuel Sérgio, o Navegador de Pensamentos”.
José Mourinho, Treinador de futebol:
“Para um Conhecimento-emancipação”.
José Maria Pazos Couto, Presidente Sociedade Internacional de Motricidade Humana:
“Gracias Professor”.
Dr. Vítor Machado Reis, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro:
“Ao Encontro de Manuel Sérgio: Coincidências e Contingências”.
Dr. Augusto Camacho Vieira, médico ortopedista:
“Manuel Sérgio: Um homem de Cultura”.
Homero Serpa, jornalista:
“O Meu Amigo Manuel Sérgio”.
Dr. Lino Castellani Filho, Unicamp-Brasil:
“Manuel Sérgio-Uma Lembrança Que Não Esquece”.
Fernando Correia, jornalista e docente universitário:
“Manuel Sérgio Amigo, Irmão e Mestre”.
Dr. João Batista Freire, Psicólogo e escritor:
“Meu Querido Professor”.
Mariano Barreto, Treinador de futebol:
“Manuel Sérgio-o Professor”.
Juca Kfouri, Jornalista e escritor brasileiro:
“Esse Estranho Pensador”.
Mestre João Paulo Subirá Medina, Professor Educação Física:
“Manuel Sérgio e o Futebol”.
Padre Mário de Oliveira, jornalista:
“Meu Querido Amigo, Prof. Manuel Sérgio”.
João Emanuel Diogo, Editor e aluno universitário:
“Resistir”.
Dr. Fernando Vinhais Guedes, Professor Ensino Secundário:
“O Homem, o Professor e o Amigo”.
Engº António Caeiro, Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa:
“Manuel Sérgio e José Maria Cagigal”.




Sem comentários: