domingo, 6 de abril de 2008

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBITRAGEM (II)



Começou da melhor maneira o segundo dia da minha permanência em Porto Alegre, na 5ª feira, dia 27 de Março, com uma útil reunião no Hotel perante o Dr. Ademar Pedro Scheffler e José Pessi para falarmos dos primeiros tempos da APAF e da legislação desportiva portuguesa, dado que o advogado está a interessado em recolher elementos de outros países para futuro enquadramento na regulamentação brasileira. Contudo, prometi (e já o fiz) pô-lo em contacto com o Dr. António Sérgio, Presidente da APAF que está habilitado a satisfazer o pormenor das questões. Curiosamente ambos advogados têm semelhantes atributos físicos e intelectuais, assim como a sua maneira de ser, de estar e de proceder. São francamente coincidentes…

José Pessi, o incansável e sempre prestimoso Secretário-Geral da ANAF, levou-me, pouco depois, a conhecer a Federação Gaúcha de Futebol, na altura em que a Comissão de Arbitragem, constituída por Luís Fernando Moreira (Presidente), Leonel Pandolfo, Rodrigo Amaro, José Mocellin, Luís Cunha, Flávio Pinheiro Abreu (primeiro Presidente da ANAF, de 25/10/1997 a 7/3/1998) e Emílio Marques, estava a proceder às escalas para os jogos do fim de semana. Apresentei cumprimentos de cortesia e permitiram-me ver e apreciar o seu método de trabalho que reporto de eficiente, moderno e funcional.


Fui convidado para almoçar com os dirigentes num restaurante onde encontrei um patrício e lá tivemos de falar do nosso futebol e, claro, do Benfica, clube reconhecidamente implantado em todo o mundo…
Depois fomos ao SAFERGS-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul, onde conheci novos Amigos (o Secretário Carlos Castro, o jovem Árbitro António Maurício o simpático e provecto massagista, Abraam Herman), e, naturalmente, cheguei à fala com o seu Presidente, Carlos Eugénio Simon, meu ilustre Amigo, que conheci em São Paulo. Refira-se que Carlos Simon, Árbitro FIFA, está em plena actividade e, recorde-se, esteve nos dois últimos mundiais (2004-Coreia/Japão e 2006-Alemanha) e está no grupo dos seleccionados para o 2010-África do Sul.

Admirei a laboração exaustiva que estavam a desenvolver para que, como parceira da ANAF e entidade organizadora do Congresso, estivesse tudo pronto em tempo útil.

Quer na Federação quer no Sindicato entreguei lembranças que levei da APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e da Federação Português de Futebol. Carlos Simon ofereceu-me o livro Regras do Jogo de Futebol editado pelo seu Sindicato, com uma dedicatória pessoal.

Depois de jantar acompanhei José Pessi ao Aeroporto onde fomos esperar representantes de outras paragens, tais como o Presidente da ANAF, Jorge Paulo de Oliveira Gomes, de Brasília e, vindos de Goiás, o Prof. Lindonor Santos, psicólogo, Urias Crescente, Árbitro jubilado, com os seus 82 anos de idade, um grande Mestre, mas que diz ser antes um eterno aprendiz… Tem histórias fantásticas da arbitragem brasileira dos anos idos que encantam tudo e todos. Eu, a ouvi-las, até chorei de tanto rir, pois o ser humano tem limites... Voltarei a este alegre tema.
Regressado ao Hotel, já um tanto tarde, fui descansar, pois amanhã inicia-se o Congresso e foi para isso que vim até cá.

FOTOS: De cima – 1-No Hotel com Pessi e Dr. Scheffler. 2/3-Na Federação Gaúcha de Futebol com os dirigentes da Arbitragem. Da direita: Pandolfo, Amaro, Moreira, Mocellin, Cunha, Abreu, Marques e Pessi. 4-No Sindicato, com Carlos Castro e José Pessi. 5-Com o Presidente Carlos Simon. 6- No escritório de José Pessi numa sua sala dedicada à ANAF. 7-Carlos Simon com o Presidente da República Federativa Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva.

Sem comentários: