terça-feira, 17 de junho de 2008

NAQUELE TEMPO (X)

Do número 12, do boletim O Árbitro, referente a Junho de 1958 (já lá vão 50 anos!), avulta o seguinte:

Temas em destaque: Volta a referir-se a situação angustiante que a família do Árbitro Aureliano Augusto Fernandes – vítima de bárbara agressão – está a viver, pela sua incapacidade de poder trabalhar, o que originou uma onda de solidariedade com recolha de fundos; são publicadas as segundas e últimas partes dos títulos: A Preparação Física é um dos grandes segredos para uma melhoria do nível da arbitragem, Personalidade do Indivíduo quando Árbitro de Futebol e Árbitros Amadores ou Árbitros Profissionais?; Joaquim Campos assina dois artigos: A reunião da FIFA em Estocolmo e o Campeonato do Mundo e as Arbitragens; Relações entre o Árbitro e os Jogadores, de Romolo Ronzio; Caballero Dias, Treinador, opina sobre Jogadores Violentos; Carmo Lourenço (foto), assina As Reuniões periódicas são uma necessidade imperiosa.

-Cândido de Oliveira, um resistente-

Outros assuntos:

O Boletim homenageia Cândido de Oliveira (foto), um dos mais prestigiados jornalistas portugueses, antigo treinador e fundador do jornal A Bola por ter falecido em Estocolmo, aquando da realização do VI Campeonato do Mundo de Futebol. Cândido Fernandes Plácido de Oliveira nasceu em 24 de Setembro de 1896 na vila de Fronteira (Portalegre) e faleceu em 23 de Junho de 1958. Foi jogador e treinador de futebol de vários clubes e da selecção portuguesa em 1926 a 1929, 1935 a 1945 e 1952/53.

A Tribuna do Árbitro foca uma polémica situação relativa ao esvaziamento da bola quando se encontra em jogo.

Está em estudo a criação do Dia do Árbitro, para se obter valores que suprirão a falta do seguro de acidentes pessoais que tarda a aparecer para salvaguardar todos os acontecimentos fortuitos que afectam a classe.
-Carmo Lourenço, cronista-

Álvaro Rodrigues, de Coimbra, internacional, foi considerado o melhor Árbitro de 1958!

Com a mais profunda consternação anuncia-se o falecimento do Observador Fausto dos Santos, verificado em 15 de Junho (foto).
-Fausto dos Santos, uma saudade-

Na rubrica Apitadelas dá-se a conhecer a realidade belga onde os espectadores, as receitas, os clubes, os árbitros são cada vez mais e melhores; Em Portugal os prémios dos Árbitros, muito abaixo dos justos valores, vão ser revistos. Os Árbitros jubilados Correia da Costa, Porto, e Luís Magalhães, Lisboa, estão a dar a sua colaboração em jogos de escalões juvenis.

Sem comentários: