
-Jogo de paint ball (combate, destreza, emoção, suor e nódoas negras…)
-Almoço de confraternização (convívio em alta)
-Distribuição de prémios (aos que trabalharam em prol da arbitragem e em representação do Núcleo de Santiago do Cacém).
Comecei por comparecer na Quinta das Tílias de Baixo, em Santiago do Cacém, que dista 175 quilómetros de minha casa, onde presenciei todos os preparativos e registei algumas imagens da peleja entre as duas equipas se defrontaram galhardamente. A troca de galhardetes entre si (o tiroteio) foi muito intensa, incisiva e deixou algumas nódoas negras que sararão com gelo e paciência. Registe-se que foram utilizados, mais 1.800 projécteis…

As equipas alinharam da seguinte forma: Os Kamikaze, Nuno Campos, Pedro Gamito Rodrigo Pereira, Ilídio Pereira e Valter Pereira (estes três últimos não têm afinidade familiar).

Os Dragon Ball: Paulo Jorge, Maria José, Teresa Campos, David Viegas, José António Costa e Hugo Guerreiro.
O Árbitro do sensacional encontro foi o já famoso Bola (isso mesmo!...).
A vitória sorriu aos Pereiras e Companhia por 4-0. Não deram qualquer hipótese, tal era a sua superioridade física, mental, intelectual, espiritual, astral e muitas outras palavras acabadas em al…
Quanto ao almoço, devo dizer que foi bem serviço e de muita qualidade, isto para além de ter estado sempre em boa companhia, quer com os responsáveis do Núcleo (Amílcar Pinela, José António Costa, entre outros), quer pelos convidados: Dr. Sousa Marques Presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Dionísio Sesinando, do Conselho de Arbitragem e Tomás Baltazar, da APAF, que proferiram palavras elogiosas ao trabalho sério e profícuo que o Núcleo tem desenvolvido. Ofereci 2 livros temáticos ao Núcleo para a sua biblioteca.

Depois de muitas horas de alegre cavaqueira os filiados do Núcleo que se distinguiram durante a temporada foram merecedores de troféus e de aplausos por terem atingido os seus objectivos. Anote-se que dois deles (o Valter e o Rodrigo) vão integrar o quadro dos Assistentes da 1ª categoria nacional, ou seja, na próxima época actuarão nos campeonatos profissionais.
Terminou a festa já ao fim da tarde sem antes porém haver o habitual lanche que a todos satisfez. Um dia bem passado, que sempre se recordará.
O Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol de Santiago do Cacém (Distrito de Setúbal), para além de editar regularmente a revista O APITO, com excelente aspecto gráfico e profusamente ilustrada, poderá ser contactado para os seguintes endereços electrónicos:
SÍTIO = http://www.arbitrosdesantiago.com/
E-MAIL = arbitros.santiago@gmail.com
Como nota final devo dizer que encontrei um contemporâneo da minha presença em São Tomé e Príncipe, o Firmino Pinela, antigo árbitro dos quadros nacionais, que, na altura pertencia à Polícia Militar e que cumpriu o serviço obrigatória naquelas lindas ilhas africanas de 1965 a 1967. Muito falámos daquele tempo, contando experiências, factos, episódios, histórias, lembranças, solidariedade, enfim…
Ai que saudades, ai, ai…
Sem comentários:
Enviar um comentário