quarta-feira, 18 de março de 2009

CARTA PARA O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

Na passada segunda-feira, dia 16, enviei ao Presidente da FPF (na foto) a seguinte mensagem electrónica: Exmº Senhor
Dr. Gilberto Parca Madaíl
Ilustre Presidente da
Federação Portuguesa de Futebol

Como deve ser do conhecimento de V. Exª tenho uma página na net onde, desde Agosto de 2007 e diariamente, divulgo notícias, estudos curiosidades, sugestões, criticas, preferencialmente sobre arbitragem do futebol, futsal e futebol de praia.

Dentro deste ideário acabei de revelar as listas de todos os agentes da arbitragem que chegaram ao topo da carreira, isto é, à internacionalização. Trabalho, diga-se, que me deu um particular e imenso gozo, pelas inúmeras situações vividas por que fui passando na busca da informação pretendida.

Para constatar, sugiro a sua visita:
http://albertohelder.blogspot.com/2009/03/arbitros-internacionais-portugueses-f11.html

Outro tema, que também julgo ser importante para a história da arbitragem portuguesa, que como V. Exª sabe, pouco ou nada existe, consegui obter a constituição total das equipas de arbitragem que dirigiram os 73 jogos das 68 finais da Taça de Portugal, que podem ser consultadas em: http://albertohelder.blogspot.com/2008/05/taa-de-portugal-68-edio.html

Entretanto, devido à experiência que fui adquirindo nas buscas dos elementos que serviram de apoio às iniciativas que levei a cabo, e pensando ser útil à FPF, resolvi escrever ao Secretário-Geral, Engº Ângelo Brou a propor colaboração graciosa e, até hoje, aguardo a sua estimada resposta. Ver em: http://albertohelder.blogspot.com/2009/02/fazer-bem-sem-olhar-quem.html

Também destaco o acompanhamento semanal que faço a jogos de futebol, cuja reportagem exponho no meu blogue, iniciativa que considero ser forte incentivo aos Árbitros mais novos ao dar a conhecer a sua importante contribuição ao futebol nacional. Observar em: http://albertohelder.blogspot.com/2009/02/damaiense-algueirao.html


Dou conta que para fazer referência à arbitragem do Mundialito (Algarve-2009), como no ano anterior, pedi, cordialmente, em 23 de Fevereiro último à FPF que me facultasse o nome das Árbitras presentes. Face a não ter tido a devida resposta, voltei a insistir em 1 de Março. O Mundialito já lá vai e até agora não mereci a solicitada informação.

Como nota final, direi que nos últimos dias deste mês de Março irei assistir e participar, como habitual convidado, no maior acontecimento da arbitragem brasileira: o XXVIII Congresso da ANAF-Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, que se realizará, desta feita, em Teresina, no Piauí, conforme dei a conhecer em:
http://albertohelder.blogspot.com/2009/03/xxviii-congresso-da-anaf-associacao.html

Caro Presidente, gostaria de saber a sua opinião sobre o que explanei, mas principalmente, por ser o principal responsável pelo futebol em Portugal, o porquê de Portugal não ter Árbitras Assistentes FIFA, assim como Árbitras de Futsal FIFA. As jovens que se inscrevem actualmente nos cursos da candidatas já sabem, à partida, que nunca podem ascender aos quadros da FIFA! Isto, porque há gente dentro da FPF que, injusta e arrogantemente, assim determinou (mal, digo eu)!

No meu entender, como Formador Jubilado, a continuar-se com estas teimosas e convictas atitudes que prejudicam as mulheres na arbitragem portuguesa não fica bem à Federação Portuguesa de Futebol apadrinhar tais discrepâncias. Para os Homens e para o F.11 tudo, para as Mulheres e outras variantes, nada!

Aguardo, pois, as suas prezadas notícias.

Saudações

Alberto Helder

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Hélder
Se estás à espera de resposta ou ver que o teu trabalho é importante. Esquece, amigo...
"Eles são os senhores do mundo todo" e não ligam à "plebe".
Mas quem alto sobe, também cai.
Aguardemos...