segunda-feira, 2 de março de 2009

IFAB REUNIU NA IRLANDA DO NORTE

O plenário do International Football Association Board (na foto), o organismo que superintende nas leis do jogo, realizou a sua 123ª reunião anual em Contry, nos dias 27 a 1 de Março, tendo analisado e decidido o seguinte:
A proposta de incluir mais dois assistentes na equipa de arbitragem para ajudar a controlar o jogo foi aceite e dada autorização à FIFA para seguir com a experiência no futebol profissional.
Com respeito à lei 11 (fora-de-jogo), foi elaborada nova redacção, passando a vigorar o seguinte texto: Qualquer jogador defensor que saia do terreno de jogo pela linha de baliza, seja por motivo que for, sem autorização do árbitro, será considerado em jogo para os efeitos de fora-de-jogo até ao momento em que o desafio é interrompido.
Para se evitarem conflitos desnecessários entre o quarto Árbitro e os Treinadores ou os ocupantes da área técnica foi acordado que uma só pessoa, sempre e quando se comporte de forma responsável, permaneça de pé na área técnica e não será exigível que regresse ao seu lugar (banco), depois de ter transmitido as instruções tácticas.
A questão dos pontapés a partir da marca de grande penalidade, face à exigência de igual número de jogadores executantes de ambas equipas, tem novo texto: Os jogadores excluídos por este procedimento não podem participar na execução dos referidos pontapés.
A FIFA retirou a proposta de ampliar o tempo máximo de descanso no intervalo dos encontros, de 15 para 20 minutos.
As comissões da FIFA foram encarregadas de estudar a hipótese de ampliar a quantidade máxima das substituições no caso de uma partida ter prolongamento, assim como o procedimento a seguir quando jogadores abandonem o terreno de jogo depois de terem recebido assistência médica.
Não foi aprovada a ideia quanto às exclusões momentâneas, onde seria exibido um cartão cor de laranja, logo foi posta de parte a criação de banco de advertidos.
Na regra 1 a frase FIFA QUALITY CONCEPT foi substituída por FOOTBALL TURF.
A próxima reunião anual será celebrada em Zurique (Suiça) do dia 5 a 7 de Março de 2010.
BREVE APONTAMENTO SOBRE O IFAB: Foi fundado em 1886 e é composto pelas Federações dos seguintes 4 países: Inglaterra (FA), Escócia, Gales e Irlanda do Norte, assim como a FIFA. Este organismo, desde a sua fundação, é o guardião das regras do jogo. Em plenário, cada Federação dispõe de 1 voto. A FIFA, que representa as outras 204 Federações, tem quatro. Para aprovação de qualquer proposta é necessária a maioria de três quartos, ou sejam 6 votos.

Sem comentários: