2009.07.03 – Com a capacidade lotada do Teatro de São Luiz, em Lisboa, foi levado a efeito durante todo o dia um simpósio em que o mote principal foi a análise e discussão pública do importantíssimo projecto para a Capital de Portugal.
Dos destacados oradores refira-se que a intervenção de Jaime Lerner (na foto), arquitecto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba (Brasil) e Consultor das Nações Unidas para assuntos urbanos, que abordou o tema Políticas de Cidade e Estratégias Urbanas foi uma autêntica lição para os presentes, pelo seu conteúdo, maneira clara e objectiva de expor as questões e o interesse em consolidar uma cidade para pessoas e não para tudo aquilo que as prejudica diariamente. A Carta Estratégica de Lisboa pretende dar resposta a um conjunto de questões com as quais a cidade de Lisboa se debate e que constituem os actuais desafios estratégicos no planeamento da Cidade, para perspectivar o futuro, planeando e concretizando aquilo que hoje, em conjunto, ambicionamos para Lisboa.Há seis questões estratégicas que se colocam para o futuro da cidade:
. Como recuperar, rejuvenescer e equilibrar socialmente a população?. Como tornar Lisboa uma cidade amigável, segura e inclusiva para todos?
. Como tornar Lisboa uma cidade ambientalmente sustentável e energeticamente eficiente?
. Como transformar Lisboa numa cidade inovadora, criativa e capaz de competir num contexto global, gerando riqueza e emprego?
. Como afirmar a identidade de Lisboa, num Mundo globalizado?
. Como criar um modelo de governo eficiente, participado e financeiramente sustentado?
A Carta Estratégica de Lisboa pretende dar respostas a estas questões. Encontrar as melhores soluções para enfrentar esses desafios. Lançar as bases para o futuro da cidade. As decisões que tomarmos hoje definirão como será Lisboa amanhã. E todos os contributos são importantes. Acompanhe o desenvolvimento da Carta Estratégica de Lisboa em http://cartaestrategica.cm-lisboa.pt/
Participe. Faça as suas perguntas. Dê as suas respostas. O futuro de Lisboa também está nas suas mãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário