quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NAQUELE TEMPO (JANEIRO 1960) - XXIX

O exemplar 31 do Boletim O Árbitro, de Janeiro de 1960, anuncia o seguinte: -Hermínio Soares, com os marroquinos Zoria (Rabat) e Ziani (Casablanca)-
ARTIGOS ASSINADOS: Nem tudo é bom exemplo, de Décio de Freitas (Director da revista); Para que o exemplo frutifique, de Diogo Manso (Braga); Mentalidade de um dirigente-Dignidade do Árbitro, por Joaquim Campos; O trabalho do Árbitro, tal como do crítico, não pode contentar toda a gente, de Couto e Santos; Os protestantes, de Carmo Lourenço; A Prática da Bolinha, de Horácio Oliveira Rodrigues; Parabéns, Carlos Gomes, de Décio de Freitas, que enaltece a postura deste antigo guarda-redes internacional quando afirmou numa entrevista: Como entes humanos que são os Árbitros estão sujeitos a errar mas nem essa circunstância os deve impedir de serem os únicos juízes de um desafio de futebol. E mal do futebol se assim não fosse! -Vicente Caballero-
RUBRICAS: Aconteceu há 25 anos… e A morte de Eduardo Pombo-Perdi um bom amigo, de José Travassos. -Couto e Santos-
NOTÍCIAS REGIONAIS: Braga diz ter iniciado um Curso de Candidatos. Ponta Delgada tem falta de Árbitros. Guiné-Bissau dá conta da realização do último jogo da Taça Dr. Kwame Krumah, entre as selecções de Cabo Verde e da Guiné-Bissau dirigido por José Mateus Canhão. A Comissão de Árbitros guineense é dirigida por Hilário Valente, antigo Árbitro.
-Carlos Gomes-
UM ÁRBITRO ENTRANGEIRO DE MÊS A MÊS foca a figura do espanhol VICENTE José CABALLERO Camacho.
-Salvador do Carmo-
CURIOSIDADES - Três pequenas histórias: 1-O Presidente da Comissão de Árbitros da Federação Portuguesa de Futebol formado em Medicina no seu consultório ao atender um doente prescreveu uma receita que nem os farmacêuticos decifraram. Dizia o documento: Um penalty!... 2-Certo Árbitro a dirigir um jogo onde um jogador foi apertado por dois adversários e queixou-se dizendo: Não viu esta sandes? Logo respondeu, de queijo ou chouriço? 3-Num trânsito medonho a equipa de arbitragem dirigiu-se de automóvel para o Estádio mas em sentido contrário ao do trânsito para poder chegar a horas, mas merecedor de anotação da infracção por parte de um dos cívicos de serviço. Quando parou a viatura junto às cabinas e identificado pelo tal polícia disse que podia estar descansado que não há novidade. O que é preciso é que a gente ganhe…
A AGENDA DO ÁRBITRO – Dentre muitas informações merece destaque as seguintes: Hermínio Soares regressou de Rabat onde dirigiu dois encontros internacionais (Marrocos-Tunísia e Marrocos-Jugoslávia). A Associação de Futebol do Porto lançou livro das leis do jogo. Embarcou para a Ilha da Madeira o antigo Árbitro José Travassos que vai proferir palestras aos Árbitros locais. Faleceram António Cardoso, Inspector dos Desportos e Félix Bermudes, escritor. RETALHOS DAS CRÍTICAS – Entre seis comentários nesta rubrica escolhemos este “mimo”: Acerca de uma arbitragem feita em 27 de Dezembro na Taça de Portugal, dois jornalistas opinaram. Escrevia o primeiro: Arbitragem decepcionante, fraquíssima, caseira e incompetente. Outro camarada seu escreveu sobre a mesma arbitragem o seguinte: A melhor arbitragem que até hoje se terá visto em campos portugueses. Isto é de abismar!... BIBLIOTECA DO BOLETIM O ÁRBITRO – Era solicitada a colaboração dos leitores para cederem livros ou revistas, nacionais e estrangeiras de preferência sobre temas desportivos para que a formação desta ideia se concretize. APITADELAS – Dá-se conta que o Árbitro internacional José Correia da Costa retirou-se da actividade, dirigindo o encontro F.C.Porto-First de Viena, fechando a chave de ouro a sua brilhante carreira.

GALERIA DO PASSADO - O Director da Revista entrevista o antigo Árbitro Salvador do Carmo, filiado na Associação de Futebol de Lisboa que chegou a Presidente do Colégio de Árbitros.
CONTAS DE 1959 - Analise-se o Movimento de Caixa e o Balanço nos quadros anexos.

Sem comentários: