sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

INSÍGNIAS QUE OS ÁRBITROS INTERNACIONAIS PORTUGUESES USARAM

O projecto iniciado no final de 2010, que visava coleccionar a totalidade das insígnias FIFA dos Árbitros e Árbitras das variantes de F.11, Futsal e Futebol de Praia, está a chegar ao fim e com apreciável êxito, graças à participação de inúmeros e grandes amigos que ofereceram as suas recordações, as suas preciosidades, para que esta colecção inédita e única a nível mundial fosse uma agradável realidade e originariamente de Portugal. Desta feita são divulgadas as imagens dos distintivos que os nossos gloriosos antecessores ostentaram nas suas camisolas quando dirigiram partidas internacionais aquém e além fronteiras, como passamos a identificar. O admirável primeiro emblema, da Federação Portuguesa de Futebol, foi doado por Abel da Costa, do Porto, hoje com 99 anos de idade, que o utilizou enquanto internacional, facto que se verificou nas épocas de 1956/57 a 1962/63. O seguinte, o emblemático escudo português, bordado a ouro e à mão, do saudoso Manuel Lousada Rodrigues, de Santarém, foi por si usado logo no início da sua carreira internacional (1961/62), mais tarde substituído pelo da FIFA, por ter conseguido realizar o número mínimo exigido de jogos entre selecções nacionais. Os que se seguem, meras réplicas, que representam a esfera armilar, também foram utilizados por vários dos nossos internacionais nos anos sessenta. O último, era colocado na algibeira superior do casaco do fato escuro e civil, quando se viajava para o estrangeiro em representação da FIFA. Oferta de Alder Dante, de Santarém (integrou o quadro de elite entre 1981/82 e 1989).

7 comentários:

INÁCIO ALMEIDA disse...

Quando se oferece uma insignia,que para o próprio tem um valor inquestinável, é como entregar uma parte de nós próprios.
No entanto também já entreguei a minha.
Inácio Almeida

JORGE LAMAS disse...

Apaixonante.
Jorge Lamas

Joaquim Aldino Monteiro disse...

É um orgulho ver estes emblemas e é uma homenagem a quem os usou. Obrigado Helder, um abraço.
Joaquim Aldino Monteiro

Rogério Marques disse...

Lindo mas faltam os mais recentes.
Rogério Marques

Alberto Helder disse...

Rogério: Os mais recentes é como quem diz, pois começaram em 1950(!?). Antes destes, cuja colecção está completa, ainda há outros que serão publicados dentro de dias... Saudações.
Alberto Helder

Anónimo disse...

Ola.

Somos uns amigos de Espanha que creamos unha web sobre arbitrxa e gustaríanos intercambiar enlaces. A nosa web é arbitro10.com

Noraboa pola páxina.

Un saúdo.

ALBERTO HELDER disse...

Estimados Amigos
Grato pela vossa mensagem.
Já vi o vosso blogue.
Parabéns pela qualidade e dedicação.
O vosso link já está na minha página.
Saudações
Alberto Helder