domingo, 29 de julho de 2012

ASSEMBLEIA-GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL DE 28 DE JULHO DE 2012

QUERO O MELHOR PARA O FUTEBOL E PARA A ARBITRAGEM!
 
 
Na qualidade de um dos delegados eleitos pelos Árbitros Distritais, fui convocado para a referida reunião magna, que ocorreu ontem no auditório Manuel Quaresma, sede da Federação.
 
 
No ponto referente à ratificação do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol, pedi a palavra, e disse:  
 
 
POR SER UM DOCUMENTO ANTI-ÁRBITRO, NÃO O RATIFICAREI, VOTANDO CONTRA.
 
 
MAIS: DIREI ATÉ QUE O DITO CUJO TEM ARTIGOS QUE TOCAM A ÁREA DA GARGALHADA, COMO AQUELE QUE AFIRMA SER A LIGA RESPONSÁVEL PELO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DOS SEUS AGENTES SOMENTE ANTES DOS DESAFIOS.
 
 
DURANTE E APÓS OS JOGOS JÁ PODEM ELES FAZER DECLARAÇÕES OU EMITIR JUÍZOS EM DESABONO DOS ÁRBITROS, UMA VEZ QUE A LIGA NÃO ACTUA DISCIPLINARMENTE CONTRA OS PREVARICADORES.
 
 
POR FIM, CONGRATULO-ME QUE A MINHA ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, A APAF, TAMBÉM VAI VOTAR CONTRA, POIS OS ÁRBITROS COM ESTE REGULAMENTO SENTEM-SE ALTAMENTE PREJUDICADOS! 
 
 
TENHO DITO!
 
 
Em “Outros Assuntos”, observei que a colocação das 4 bandeiras que estavam no auditório não correspondiam à ordem determinada pelo Decreto-Lei (150/87, de 30 de Março) que regula a dignidade da bandeira portuguesa, facto que já tinha transmitido anteriormente aos serviços da FPF, mas, pelo que se constata, não fizeram caso algum… Dando agora conta da triste situação ao presidente da mesa da assembleia talvez as coisas melhorem, tanto que as bandeiras ali expostas mais parecem autênticas rodilhas, trapos pendurados, observando até que a minha mulher tem os panos de cozinha mais bem ordenados do que a postura dos estandartes oficiais que ali estão à nossa frente, sem qualquer solenidade.
 
 
O segundo ponto, afirmei: REPUDIAR COM VEEMÊNCIA A ATITUDE DO ACTUAL PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO AO TER ENVIADO À TUTELA A CARTA DATADA DE 10 DE MAIO ONDE PRETENDE ACINTOSAMENTE ACABAR COM A DEMOCRACIA NO FUTEBOL NA SUA LEGITIMA ASSEMBLEIA-GERAL, E QUEM ASSIM PROCEDE, DEIXA A ENTENDER QUE SÓ TEM UM ÚNICO OBJECTIVO: DETER O PODER ABSOLUTO, QUE, AFINAL, JÁ DISPÕE, COMO TODOS NÓS DELEGADOS ELEITOS PELOS SEUS PARES SABEMOS, FACE AO INTENCIONAL E INSIGNIFICANTERO PAPEL QUE NOS TEM SIDO DESTINADO, O QUE JÁ NÃO ACONTECE AOS INERENTES PELAS BENESES QUE ULTIMEMENTE LHES SÃO DADAS DE MÃO BEIJADA, E BEM SABEMOS PORQUÊ, NAS QUAIS SE INCLUI A VIAGEM À UCRÂNIA PARA ASSISTIR AO PORTUGAL-ESPANHA PARA O EURO 2012, QUANDO OS RESTANTES MEMBROS DA ASSEMBLEIA-GERAL FICARAM EM TERRA…
 
 
CONFIRMA-SE, ASSIM, QUE A DIRECÇÃO DIVIDE PARA REINAR A SEU BELO PRAZER, APADRINHANDO A EXISTÊNCIA, COMO SE CONSTATA, DE DELEGADOS DE PRIMEIRA (OS SÓCIOS ORDINÁRIOS) E DELEGADOS DE SEGUNDA (OS ELEITOS)…
 
 
A GANÂNCIA ATINGE PATAMARES QUE ULTRAPASSA A RAZOABILIDADE E O BOM SENSO, DESEJADOS EM QUALQUER AMBIENTE DESPORTIVO, CONCRETAMENTE NO FUTEBOL.
 
 
HÁ QUE PRATICAR O BEM E NÃO O CONTRÁRIO!
 
 
TENHO DITO!

(nota: o referido documento poderá ser lido em:

 
 
O terceiro e último assunto: EXPRESSEI O PROFUNDO LAMENTO DE QUE OS ÁRBITROS AO SERVIÇO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL NÃO SÃO AUMENTADOS HÁ MAIS DE 3 ANOS, O MESMO SE PASSANDO COM OS ÁRBITROS DE ALGUNS DISTRITOS!

MAS, OS ACTUAIS DIRECTORES FEDERATIVOS AUFEREM MILHARES DE EUROS MENSALMENTE, DEPOIS DO ORÇAMENTO TER SIDO APROVADO COM UM AUMENTO DE 700%, SEGUNDO A COMUNICAÇÃO SOCIAL, QUE CONSIDERO ESCANDALOSO E SEM SENTIDO.


HAJA A DESEJÁVEL COMPREENSÃO PARA COM OS SERVIDORES DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL, NO CASO DOS ÁRBITROS, QUE CONTINUAM A PUGNAR PELA DIGNIDADE DAS COMPETIÇÕES COM ESMERO, SENTIDO DE RESPONSABILIDADE E DEDICAÇÃO.

AS BOAS PRÁTICAS DEVEM SEGUIR-SE E NÃO SÓ OLHAR PARA O SEU PRÓPRIO UMBIGO.
 
 
JÁ AGORA DIREI QUE OS DELEGADOS AUFEREM POR PRESENÇA EM ASSEMBLEIA 13,75 EUROS (REPITO, TREZE EUROS E SETENTA E CINCO CÊNTIMOS), VALOR ESSE QUE SERÁ ENTREGUE POR MIM À ACREDITAR-ASSOCIAÇÃO DE PAIS E CRIANÇAS COM CANCRO) MAS, DESDE QUE EXERÇO FUNÇÕES ATÉ AGORA, NADA RECEBI, O QUE CONSIDERO UMA AFRONTA E A JÁ HABITUAL DESCONSIDERAÇÃO.
 
 
TENHO DITO!
 
 
Estes foram os temas da minha intervenção.
 
 
Quanto às respostas, foram as seguintes: o presidente, o tal que me telefonou na véspera das eleições a pedir que votasse nele, atitude que classifiquei de muito baixa e repugnante, e é uma das razões porque quando me quer cumprimentar fica com a mão estendida, disse que o facto de ir à Comunicação Social buscar informação, não me ficava bem… Como se tal facto fosse relevante, mas sobre o mais importante, o habitual, nicles…
 
 
Mais à frente, o presidente da mesa interveio mas fora do contexto, pois eu falei em alhos e ele falou em bugalhos. Não percebi… Como também não percebi o porquê da sessão estar marcada para as 10 horas e nessa altura ele não estava sentado no seu lugar... Iniciou a sessão com dezasseis minutos de atraso… Isto não é pontualidade, direi eu.
 
 
Mesmo no final o representante da Associação de Futebol de Aveiro, o sr. Tiago, também achou por bem repudiar a minha observação recolhida na Comunicação Social. Aqui direi que não é só ele que sabe o motivo da sua serôdia intervenção…

2 comentários:

CARLOS VIGÁRIO disse...

Mais uma democracia como na Síria. Já Salazar era assim e julgava que não era. São amigos, mas quando dizemos que somos contra, dizem logo que somos inimigos, confundem amizade com politica desportiva. Estes só olham para os seus umbigos. Grande Homem e muito boa intervenção. Quem não deve e luta por causas não se cansa. Parabéns Alberto Helder

CLIMÉRIO FERREIRA disse...

Quem fala assim, não é gago...
CLIMÉRIO FERREIRA