segunda-feira, 16 de julho de 2012

REUNIÃO HISTÓRICA COM O CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERATIVO (3)

17-Que as nomeações postas no sítio da FPF pelo CA, não se cinjam aos nomes dos Árbitros, Assistentes e Observadores quando tal se verifique, mas, com uma acção concertada, poderá indicar a competição, o jogo, o local, o dia e a hora da sua realização.

18-Apontei que deve ser exigido da Direcção da FPF a publicação anual do Livro de Regras do Jogo, das três variantes e sempre em tempo útil, com vista à sua ampla distribuição em Portugal e nos PALOP, aqui sempre em defesa da língua portuguesa que, como se sabe, estão geograficamente em zonas de influência estrangeira (francófona e anglófona).  

19-Coloquei a questão dos Formadores portugueses que muito pouco ou nada têm participado, nos últimos anos, em acções nos países da lusofonia. Que acções concretas vai o CA FPF desenvolver?

20-Pedi que fosse facilitado ao Núcleo dos Antigos Árbitros de Futebol a divulgação do seu encontro anual, através dos canais do CA. Que sim, foi autorizado esse meio de difusão.

21-Informei que o saudoso e antigo Árbitro Manuel Lousada Rodrigues iria ser perpetuado em Santarém, com a inauguração de arruamento com o seu nome. Disseram-me aguardar convite para decidir estar ou não o CA representado. Promovi a chegada do convite ao CA e estiveram dois seus represententes na cerimónia.

22-A cerimónia da entrega das insígnias FIFA em Santarém foi tardia, foi em 21 de Janeiro, o que talvez se devesse à ida do VP ao Brasil (Paraná) a dar um curso aos Árbitros locais, o que, penso, adiou igualmente o Curso de Actualização dos Árbitros da 2ª categoria nacional que passou de 14 para 21.01.2012, o do que aconteceu em Santarém que não gostei (eu sou assim, gosto do melhor para a arbitragem), e para que, na minha opinião, não se venham a repetir, adiantei os seguintes erros que detectei:

A-Esteve presente o Mestre Joaquim Campos, antigo Árbitro internacional possuidor de invejável e extenso currículo, não só não foi anunciada a sua presença – o que era uma mais-valia para a cerimónia – como não foi opção para entregar um dos 28 emblemas. Responderam-me que Joaquim Campos não se fez apresentar. Pergunto eu: quem o convidou para a cerimónia?

B-Foi estrondosamente apregoado várias vezes a que “A família do futebol” estava ali reunida! Contudo, não vi um qualquer dirigente, treinador, jogador, médico, massagista ou alguém das suas Associações de classe. Responderam-me que foram convidados, e, se não apareceram…

C-Foi dito pelo apresentador que as insígnias de Mário Lobo (Viana do Castelo) e Nuno Bogalho (Coimbra) ambos árbitros do futsal, “eram entregues pela primeira vez, logo deveriam estar nervosos”. Mas não correspondeu à verdade, pois já tinham sido distinguidos com o estatuto FIFA no ano anterior…

D-Os Árbitros do Futebol de Praia não tiveram direito a slide individual como todos os 26 restantes colegas, mas sim a um com as suas duas imagens? Mais: foi dito que não puderam estar presentes na gala por motivos profissionais, o que não corresponde à verdade. Ainda: A dois dias do acontecimento (5ª feira, dia 19), por não terem recebido a correspondente convocação contactaram o CA a perguntar se também receberiam os escudos FIFA, pois ninguém se lembrou dos Árbitros daquela variante… E que lhes iam enviar os respectivos fato de treino (?!) para o acto…

E-Foi realçado e bem demorado o elogio ao Árbitro João Ferreira receberia o emblema FIFA pela última vez, mas, nada se disse quanto aos restantes colegas do João Ferreira (Árbitros e Assistentes) que acabaram a sua carreira internacional e que estavam presentes no auditório. Mereciam ser lembrados pelo muito que deram às competições internas (Liga e Federação), assim como às internacionais (UEFA e FIFA).

F-Inquiri quais as consequências para o não cumprimento por parte dos clubes em indicarem elementos para frequentarem curso de candidatos a Árbitros, como consta no artigo 116 e seguintes, aprovado em Assembleia-geral, no longínquo 4 de Maio de 2002. Responderam que vai sair novo Regulamento.

E por aqui fiquei… Tinha mais assuntos para expor, mas as condições de relacionamento não eram já as melhores. E porquê?

VP disse estar incomodado com a minha exposição. “Em vez de vires aqui dar-me elogios pelo trabalho desenvolvido, estás só a fazer críticas”. Mais adiantou que trabalha montanhas de horas na Federação.

Naturalmente que respondi que se lhe estava a causar mal-estar com os temas sérios, verdadeiros e objectivos era melhor eu sair, o que fiz pouco depois de me ter despedido pessoalmente de cada qual.

-continua-

Ver 2: http://albertohelder.blogspot.pt/2012/07/reuniao-historica-com-o-conselho-de_14.html

Sem comentários: