terça-feira, 20 de maio de 2008

ACADEMIA DE FUTSAL - 3º ANO DE EXISTÊNCIA


A Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul comemorou na passada sexta-feira, dia 16, o seu terceiro aniversário com a realização de um colóquio, convidando para o efeito o Prof. Michael Santos (Treinador da equipa do Grupo Sportivo de Loures) que dissertou sobre “As arbitragens de futsal vistas do banco do técnico” e Fernando Jorge Pereira, coordenador nacional, que falou do seu tema predilecto a “Formação e desempenho dos Árbitros de Futsal”. Havia um terceiro tema, “O Futsal no Distrito de Setúbal-Análise e perspectivas”, mas a Associação de Futebol de Setúbal não se fez representar.
-Convidados e moderador-

Quem moderou a sessão e dirigiu os trabalhos foi o Presidente da Mesa da Assembleia-geral, o Comandante Abílio Marques.
-Prof. Michael Santos-

Sessão animada e participativa, que prendeu a atenção das mais de quatro dezenas de assistentes, destacando-se naturalmente as intervenções dos convidados que, com a sua experiência, o seu à-vontade, os seus conhecimentos e saberes proporcionaram condições para que lhe fossem colocadas questões que, duma forma geral, deram as necessárias explicações. Houve um diálogo aberto, profícuo e interessante.
-Fernando Jorge Pereira, o senhor Futsal-

Quanto às presenças registe-se a vinda de Árbitros de outras paragens, casos de Beja (Teodósio Queimada, Diniz Gorjão, Mário Burrica e Daniel Lança), de Lisboa (Francisco Parrinha, Árbitro FIFA, Paulo Teixeira, Fernando Oliveira e outros) e do próprio Distrito de Setúbal, Armando Mira, Pedro Peixoto, João Cordeiro, entre tantos).
-Comandante Abílio Marques-

Quanto à minha intervenção, para além de agradecer o convite, o reconhecimento que me foi prestado e fazer pequenas referências às personalidades presentes, expus o seguinte:
-Na segunda fila a representação de Beja-

Voltei a manifestar publicamente o meu desagrado pelo facto do Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol ter afirmado desconhecer que a FIFA tem, desde 2007, um quadro de Árbitras de Futsal, assim como afirma não reconhecer que o nosso conceituadíssimo António Cardoso, que, com muito mérito faz parte da elite mundial, e Filipa Santos, há 7 épocas na primeira categoria nacional (!), como Instrutores para a área de arbitragem nomeados pela própria FIFA… Este procedimento não será a prova provada da consideração que o órgão responsável português tem pelo futsal?!
-Francisco Parrinha, em primeiro plano-

Ao Prof. Michael Santos dei-lhe a conhecer que não existe um plano uniforme de Formação de Árbitros a nível nacional, o que ocasiona que cada Conselho de Arbitragem nessa área entenda fazer o que lhe aprouver. A carência de Árbitros é tanta que todos aqueles que se inscrevem são bem-vindos. Só que ao aceitar-se tudo o que aparece, as consequências são aquilo que se sabe. Que, quando se pede aos Árbitros que sejam pedagogos, formadores, relações públicas, psicólogos e possuírem conhecimentos profundos de outras importantes áreas de relacionamento, esclareci-o que existe carência destes temas em qualquer dos cursos que lhes são proporcionados durante a sua carreira desportiva. Contudo, os contributos que transmitiu na sua excelente explanação, foram bem entendidos e aceites.
-Palmas à Academia...-

Quando terminou a sessão, já no dia do aniversário da Academia, todos cantámos os parabéns com fortes e vibrantes aplausos…

1 comentário:

Anónimo disse...

DE FACTO ESTIVE PRESENTE NO COLÓQUIO DA ACADEMIA E DESDE JÁ DOU OS MEUS PARABÉNS AOS CONVIDADOS,SR FERNANDO JORGE E AO PROF.MICHAEL SANTOS,ASSIM COMO AO MODERADOR,COMANDANTE ABÍLIO MARQUES,POIS A SESSÃO FOI DE EXCELENTE NÍVEL EM TODOS ASPECTOS.VIVA A ACADEMIA!