terça-feira, 29 de julho de 2008

NAQUELE TEMPO (XI)


Do número 13, do boletim O Árbitro, referente a Julho de 1958, ressalta o seguinte:


1. Comemorou-se o primeiro aniversário do Boletim com página alusiva, desenhada pelo Árbitro lisboeta Orlando de Sousa. A tónica da direcção resume-se na afirmação:

Um Ano de Vida… Um ano de luta! Cansados, sim! Desiludidos, não! -Entrega de distinções-

2. A Comissão Central de Árbitros de Futebol, a antecessora do actual Conselho de Arbitragem da Federação, levou a efeito a cerimónia da entrega de distinções a diversas personalidades, cabendo a Medalha de Bons Serviços ao Capitão Maia Loureiro, ao Jornalista Ricardo Ornelas (40 anos de profissão) e a Emílio Alvarez Perez, antigo Presidente do Colégio Central de Árbitros de Espanha. Ao Árbitro conimbricense Álvaro Rodrigues foi-lhe entregue o prémio destinado ao melhor Árbitro da época 1957/1958. Os seus colegas de equipa (António Neves e António Rosa) também foram homenageados. Na foto, aquando da escolha da face da moeda, entre os capitães do Futebol Clube do Porto (Virgílio) e do Sport Lisboa e Benfica (Calado). Este jogo corresponde à final da Taça de Portugal disputada no Estádio Nacional no dia 15 de Junho de 1958 tendo os dragões vencido por 1-0.
-Fritz Seipelt-

3. Os temas de autor publicados, foram: Um Árbitro estrangeiro de mês a mês, pelo austríaco Fritz Seipelt; Impressões sobre o Campeonato do Mundo, a Organização na parte referente à arbitragem, por Joaquim Campos; … E serás um Árbitro!, por Carmo Lourenço; As Leis do Jogo e a sua evolução, de Carl Koppehel; Isidro Fragoso, de Santarém elabora um criterioso estudo na esperança de poder a vir auxiliar Aureliano Fernandes e seus familiares. Nota: O muito que sugeriu está contemplado no actual Fundo de Auxílio de Arbitragem!; Diogo Manso, de Braga, reforça a prestação de auxílio ao Aureliano; Dá-se a conhecer que o montante entretanto recolhido é de 520$00. Ilídio Cacho, de Lisboa, escreve O Campeonato Nacional da III Divisão exige… É transcrito o artigo de Manuel Mariz sobre Ofensas Corporais em Jogos Desportivos.
-Final da Taça de Portugal de 1958-

Notas soltas: O Presidente da CCA, Filipe Gameiro Pereira, recebeu convite da Federação Angolana de Futebol para se deslocar a Luanda onde dirigirá uma escola de candidatos. Eduardo Gouveia, deslocou-se a Atenas e actuou num jogo da Taça da Grécia. A Direcção do Futebol Clube de Famalicão instaurou processo disciplinar a um seu associado por ter agredido o Árbitro do jogo da sua equipa! Por ter falecido a Dª Berta Craveiro Lopes, esposa do Chefe do Estado, a CCA enviou telegrama a apresentar condolências em nome de todos os Árbitros portugueses.

Sem comentários: