sexta-feira, 4 de julho de 2008

NÚCLEOS VIANA DO CASTELO-LISBOA - TORNEIO INTER-NÚCLEOS DE FUTSAL DA APAF

-Dupla de categoria: Ricardo Eufrásio e António Cardoso-

No dia 24 de Junho (terça-feira), assisti em Quiaios (Distrito de Coimbra), que se situa a 220 quilómetros de minha casa, ao jogo dos quartos-de-final da competição de 2008, entre as equipas do Núcleo de Viana do Castelo e do Núcleo de Lisboa.

-Núcleo de Viana do Castelo-

Tive o grato prazer de encontrar um amigo de longa data, o Armando Nascimento, antigo Árbitro de futebol e actual dirigente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Coimbra, morador na terra onde se realizou o desafio, correspondente às meias-finais.

-Núcleo de Lisboa-

Registo, desde já, o facto de ter sido encarregue de organizar esta jornada, o que o fez impecavelmente, sem lapsos ou omissões.

-Árbitros e capitães-

Mais: O colega Paulo Nobre, valoroso praticante da equipa do Norte do país teve necessidade de recorrer aos serviços do Hospital da Figueira da Foz, devido a uma incidência do próprio jogo, e o Armando prontificou-se imediata e solidariamente em acompanhá-lo o que demonstra ser uma pessoa de enorme carácter. Já lhe expressei o meu apreço, mas não deixo de aqui referir este gesto que muito me sensibilizou.

-Armando Nascimento-

Voltando ao desafio, ganho pela turma do Núcleo de Lisboa, a marcha do marcador foi a seguinte: 0-1, 1-1, 1-2, 2-2 e 3-2. Depois do intervalo: 3-3 e 4-3.


-Expectantes-

Sob a direcção dos conceituados Árbitros António Cardoso (FIFA) e Ricardo Eufrásio (1ª categoria), ambos de Coimbra, eis como alinharam as equipas e as ocorrências que se verificaram:

-Golo de Lisboa-

NÚCLEO DE VIANA DO CASTELO

-Táctica-

1-Nelson Cunha, 3-José Carlos Rio, 4-Paulo Nobre (capitão), 5-Jorge Branco (Advertido e expulso), 7- Mário Lobo (1º e 3º golos), 8-Luís Peixoto (2º golo) e 10-Bruno Nunes. Treinador José Luís Moreira. Delegado, o Presidente, Henrique Parente.

-Golo de Viana do Castelo-

NÚCLEO DE LISBOA

-Alto comando: Pedro Henriques, Carlos Sales e Agostinho Correia-

1-Paulo Justo, 4-Pedro Silva, 5-Hugo Guerreiro, 6-Pedro Mota (2º e 4º golos e advertência), 7-Emanuel Franco (3º golo), 8-Rogério Correia, 10-José Gomes (1º golo), 11-Pedro Proença (capitão), 12-Ricardo Nascimento 13-Helder Malheiro (Advertência), 17-Pedro Vieira, 18-Tiago Martins e 22-Alexandre Marchão. Treinador Pedro Henriques. Adjunto Jorge Soares. Delegados: Agostinho Correia (Presidente) e Carlos Sales.

-Saudação final entre Pedro Proença (Lisboa) e José Moreira (Viana do Castelo)-

Ficou, assim, apurado o Núcleo de Lisboa para disputar a final-four que se realizou no último fim-de-semana (28 e 29 de Junho).

-Gomes Júnior, futura estrela!-

Agradeço à Direcção do Núcleo de Lisboa o facto de me ter facultado graciosamente o transporte no autocarro que utilizou para levar a sua equipa e acompanhantes proporcionando, assim, não só a realização desta reportagem, como estar e conviver com os amigos de Viana do Castelo e de Coimbra que muito me satisfez. Bem-hajam!

NOTA:

Face ao comentário de uma personagem sem nome, sem princípios e sem carácter, e muito menos sem qualquer cultura desportiva, que se expressa da forma como o faz, devo dizer que, como homem livre e independente, não recebo ordens e muito menos lições de quem se esconde atrás do anonimato.
Para se ser um simples desportista é preciso saber respeitar para se ser respeitado. E nota-se claramente que esta criatura não teve essa preparação. Mas também não sou eu que lha vou dar, com bastante pena, pois gostaria de fazê-lo como fiz a centenas de meus formandos que hoje e sempre são um exemplo vivo para a arbitragem portuguesa!

3 comentários:

Anónimo disse...

It enables us to express our feelings and opinions.

Anónimo disse...

teve que ganhar lisboa, quanto ao sr paulo nobre foi ao hospital porque foi agredido pelo sr. pedro proença. quanto ao jogo que davia ser uma festa acho que lisboa nao queria a festa mas ganhar a todo custo, marcaram o segundo golo e o seu jogar, insultou os colegas de viana de" tomai la filhos da puta" isto para nao dizer das faltas muito duras que eles faziam sobre os colegas de viana, o sr. alberto helder devia relatar o que vui e nao defender os de lisboa. tenha coragem e diga o que viu, muito triste tudo o que se viu la.

Anónimo disse...

ainda bem que nao ganharam estiveram nas meias final sem mercer com muita coisa a mistura...
agressoes e muito mais.